BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

Zagreb, a cidade dos museus

Zagreb, a cidade dos museus.

Você sabia que Zagreb é a cidade europeia com o maior número de museus e galerias per capita?!

Além de todos os museus tradicionais de arte e história, a capital da Croácia tem também uma quantidade significativa de museus temáticos interessantes e um tanto incomuns.

Confira alguns dos mais curiosos abaixo:

Museu das Relações Quebradas

O curioso Museu das Relações Quebradas (Museum of Broken Relationships) já é famoso no mundo todo.

Ele está situado na Cidade Alta, no centro histórico de Zagreb. O Museu das Relações Quebradas começou como um projeto de arte criativa de dois artistas croatas em 2006.

Os artistas, cuja história de amor acabou, não sabiam o que fazer com todas as coisas que reuniram ao longo dos anos juntos e, assim, surgiu a ideia de um projeto dedicado às coisas que se acumulam e que representam relações sem sucesso.

A exposição viajou o mundo inteiro, coletando “doações” ao longo do caminho. Em 2010, o museu ganhou o Prêmio EMYA Kenneth Hudson como o museu mais inovador e ousado da Europa.

Leia também: Recordes mundiais croatas

A exposição contém objetos pessoais que ex-amantes de todo o mundo doaram ao museu. Cada objeto vem com uma breve descrição, e um pouquinho da história do relacionamento “quebrado” que ele representa.

São histórias tristes, engraçadas, curiosas e inesquecíveis. Hoje, além da exposição permanente em Zagreb, também há uma exposição permanente em Los Angeles e uma exposição itinerante que ainda viaja pelo mundo, criando uma coleção cada vez maior de itens e lembranças de relacionamentos passados.

Museu das Ilusões

Outro lugar super bacana para visitar em Zagreb, principalmente com crianças, é o Museu das Ilusões (Museum of Illusions).

O museu oferece uma experiência interativa, envolvente e divertida para crianças, pais, avôs, casais, grupos de amigos ou visitantes solo – é um lugar perfeito, incomum e emocionante para todas as gerações.

Truques divertidos e impressionantes irão ensiná-lo sobre visão, percepção, o cérebro humano e a ciência para que seja mais fácil perceber por que seus olhos veem coisas que seu cérebro não consegue entender.

Leia também: Casamentos na Croácia

É uma experiência divertida que vai aguçar todos os seus sentidos. Além de oferecer muita diversão, também é possível fazer fotos super bacanas e curiosas.

O museu começou como um projeto especial, mas logo se tornou um dos principais locais de educação e entretenimento pelo mundo.

Hoje, além de Zagreb, existem mais instalações em 15 cidades ao redor do mundo e o projeto continua crescendo.

Este conceito original foi lançado em Zagreb em 2015 e rapidamente se tornou uma marca reconhecível e uma atração única em cada cidade onde é lançado.

Museu do Chocolate

O Museu do Chocolate quase dispensa explicações, né? O local é basicamente um parque temático dedicado ao chocolate, ressaltando seu significado histórico, geográfico e cultural.

Por meio de uma abordagem interativa, o museu leva os visitantes a uma viagem no tempo e no espaço, que vai aguçar todos os seus sentidos: visão, olfato, tato, audição e, claro, paladar.

A exposição do museu é adaptada a todos, independente da idade! A parte histórica consiste em um total de seis unidades completamente separadas que seguem o desenvolvimento do chocolate.

Cada sala tem uma história única: com exposições, cenários, músicas, elementos interativos e, claro, chocolate para degustação.

Os visitantes têm a oportunidade de provar o chocolate em várias formas, além de ver e conhecer 200 objetos de antigas culturas mesoamericanas, passando desde as luxuosas cortes europeias até a Revolução Industrial.

E, é claro, ao final do passeio você pode levar pra casa o melhor tipo de souvenir: chocolate! O museu abriga uma loja de chocolate super charmosa que oferece produtos de pequenos fabricantes croatas.

Museu da Tortura

Um museu inusitado e desconfortável é o Tortureum – O Museu da Tortura. O museu abriga uma coleção única de vários instrumentos de tortura e execução que têm sido empregados desde os tempos antigos até os dias de hoje.

O museu retrata a noção de violência, ao longo da história, com mais de 70 instrumentos de tortura que vão dar frio na espinha dos visitantes!

Em um ambiente sonoro desconfortável, com conteúdo original de áudio e vídeo, os visitantes fazem uma visita a alguns dos momentos mais sombrios da história humana.

Museu dos Anos 80

Museu dos Anos 80 oferece um recorte interessante da história. O museu foi criado para apresentar o passado de uma nova maneira.

O espaço do museu é uma reconstrução da vida cotidiana de uma família local de Zagreb. Através de sua sala de estar confortável, cozinha aconchegante, quarto charmoso e escritório, os visitantes são atraídos para os anos 80 – a época de ouro.

De uma forma única e interativa, o museu mostra o modo de vida, herança, memórias e emoções de uma época. O museu encoraja os seus visitantes a tocar, sentir e interagir com a exposição, relembrar momentos e cheiros do passado e sentir saudades.

Por outro lado, a geração jovem tem a oportunidade de vivenciar o modo de vida de um passado recente e positivo, tão apreciado em todo o mundo.

Neste museu sem guias, vedações ou vidros, os visitantes são convidados a interagir com toda a exposição – o prazer e a experiência única de Zagreb nos tempos dourados estão garantidos!

Outros museus

Outros museus temáticos que vale a pena mencionar são Backo Mini Express, um museu de modelos ferroviários; Museu da Escola, um museu dedicado à história e ao desenvolvimento da educação; e o Museu da Ressaca, cheio de histórias loucas e “bêbadas”.

Um lugar imperdível para todos os amantes da ciência é o Museu Técnico de Nikola Tesla. Os visitantes podem visitar a réplica do laboratório de Nikola Tesla, uma mina e um planetário. Os fãs de esportes são bem-vindos ao Museu Memorial de Dražen Petrović, dedicado ao maior jogador croata de basquete.

Para quem prefere arte clássica e uma abordagem mais tradicional da história, recomendamos visitar o Museu Mimara, os Arquivos do Estado, o Museu Arqueológico, o Museu da Cidade de Zagreb e o Museu de Arte Contemporânea.

Independente do seu estilo Zagreb, com certeza, tem um museu pra você.

Related posts

Carnaval e a tradição dos bailes de Viena

Fernanda Stortecky

Nove dicas importantes na hora de visitar um suíço

Teca Hungria

Coisas que não devemos fazer na Coreia do Sul

Amanda Gomes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação