BrasileirasPeloMundo.com

Colabore

Ann Moeller

 

colabore-header

O Brasileiras pelo Mundo é uma plataforma colaborativa feminina e está procurando por mais Brasileiras Pelo Mundo para fazerem parte do grupo crescente de colunistas.

Se você morar fora do Brasil e quiser colaborar com o BPM escrevendo sobre a vida e a cultura local do país onde está, envie um e-mail para contato@brasileiraspelomundo.com com um resumo falando sobre você (incluindo onde mora e profissão) e um texto-teste com máximo de 900 palavras.

bpm-map

Sobre a colaboração

Cada colunista deve enviar, no mínimo, uma matéria por mês. Em retorno fará exposição de links para o blog/business/site pessoal e páginas de várias redes sociais resultando num aumento de visualizações e seguidores.

Não é necessário ser blogueira para participar. A colaboração também é perfeita para quem gosta de escrever e quer ver os seus artigos lidos e apreciados por milhares de leitores todos os meses. Entretanto, é necessário ter uma escrita clara e fluente e disponibilidade de enviar 1 texto por mês, como mencionado acima.

Por que eu deveria colaborar?

  • O BPM é seguido por milhares de pessoas todos os meses. Você terá o seu artigo lido e apreciado por pessoas no mundo inteiro, destacado na fanpage do BPM no Facebook que já conta com mais de 45 mil seguidores, e poderá ter suas fotos no galeria do Instagram do BPM, que já tem mais de 12 mil seguidores. Siga @brasileiras.pelo.mundo e use a nossa hashtag #BrasileirasPeloMundo
  • Várias colaboradoras têm sido convidadas a colaborar com outros blogs/sites devido à exposição no BPM. Uma colunista terá um texto reproduzido e publicado em livros didáticos no Brasil e outras já apareceram nos programas Fantástico e Globo Repórter.
  • Você fará parte de um projeto totalmente feminino.
  •  Oportunidade de informar de maneira atualizada todas as mulheres que estejam procurando informação sobre determinado país.
  • Chance de dividir experiências com milhares de leitores, pessoas que possam se relacionar com a sua estória e textos.

Comentários de algumas colunistas do BPM

“Eu comecei a escrever para o Brasileiras pelo Mundo com o intuito de melhorar minha escrita e ser uma voz brasileira compartilhando experiências e informações sobre esse pequeno país Báltico chamado Estônia. Além disso, as visitas ao meu blog pessoal aumentaram e muitas pessoas chegaram até mim para pedir ajuda ou apenas bater um papo – ajudar os demais é uma tarefa muito gratificante e tenho a sorte de ter criado amizades por esse meio! Colaborar com o BPM também me deu a oportunidade de conceder entrevistas para jornais brasileiros como o Zero Hora, e mais recentemente para a rede Globo nos programas Sem Fronteiras e no Fantástico, em uma reportagem sobre a vida na Estônia.” Ana Carolina Policolunista da Estônia

 

“Quando li sobre o Brasileiras Pelo Mundo, tive a certeza de que queria fazer parte deste time. Mudei de país e perdi um pouco da minha identidade, precisava agir, precisava compartilhar minhas reflexões e percepções. E a cada texto que escrevo me sinto mais empoderada a continuar em busca do que acredito. O BPM só me trouxe bons frutos. Conheci pessoas incríveis, ganhei de presente para a vida toda amigas que me inspiram e me fazem ser uma pessoa melhor. Além disso, fui entrevistada por dois PodCasts: um foi o ONDEM no qual falei sobre minha relação com brasileiros no exterior. E outro foi o Kia Ora Brazil, da Nova Zelândia, no qual falei sobre minha experiência com educação de filhos bilíngues. Tive também o privilégio de ver um dos textos que mais gostei de escrever, o “Essa nova geração de brasileiros gringos”, ser publicado em um livro didático e ter seus direitos autorais comprados pela editora. E foi, com muita alegria, que optei por doar o valor para uma Instituição dedicada à educação de crianças no Brasil. Recentemente, fui convidada para escrever para o site Saúde em Contexto, no qual escreverei mensalmente sobre minha área de atuação. Sinto uma gratidão enorme por fazer parte do BPM. Passei por Inglaterra, Portugal e agora, Estados Unidos, sempre com muitas histórias para dividir com vocês.” Ana Tavela – colunista dos EUA

Há quase 2 anos escrevo pro BPM, e desde a primeira vez que li um texto soube que queria fazer parte desse time e rede de mulheres incríveis. Sou comunicadora por profissão, mas mais por natureza e instinto, adoro escrever e estar sempre compartilhando tudo. O Brasileiras pelo Mundo foi e é uma forma de atingir mais pessoas e mulheres por esse mundão. Eu me sinto diariamente grata e emocionada em receber feedbacks de leitoras, poder ajudar quem está com dúvidas de como é a vida morando no exterior, as vezes uma simples mensagem faz toda diferença na vida da outra que nem imaginamos. Além disso, a visibilidade do BPM me trouxe alguns momentos de “fama” muito gostosos, fui chamada pela Band RS a fazer parte do programa de TV “ Gaúchos pelo mundo” que foi ao ar em dezembro pra todo o Rio Grande do Sul, onde eu contei minha vida aqui em Berlim na Alemanha em 1mim. Eu sou só e inteira gratidão por poder ser um pedacinho desse projeto maravilhoso e que eu acredito tanto. Mulheres juntas são poderosas.” Marcela Vieira – colunista de Berlim, Alemanha

 

Confesso que quando fui convidada a colaborar com o BPM tive medo. Falar sobre a minha vida e dar a minha opinião, sem poder me ocultar atrás de nenhum de meus personagens, era um desafio novo e delicado. Mas não é possível participar de um projeto assim, sem se expor e assumir os riscos que isto pode trazer. Em meu primeiro artigo já me abri totalmente e falei sobre minha depressão. Este texto teve uma repercussão enorme, com quase 10 mil leitores e um convite para publicação no boletim da AFSI (Associação dos familiares de Servidores do Itamaraty) para o Ministério das Relações Exteriores.  Mais do que a visibilidade e os elogios que recebi, o que me tocou realmente foram os agradecimentos. É muito gratificante ajudar outras mulheres, que se identificam com seus problemas e percebem que não são únicas em seus sofrimentos ou batalhas. Claro que, com o tempo e outros textos, também recebi criticas, pois não é fácil falar a verdade e ter que enfrentar a hipocrisia de quem não quer enxergar os problemas do mundo. Mas tudo isto me fez crescer como escritora e como mulher. E acredito que este é o grande mérito do BPM: ele é feito por mulheres de verdade, capazes de enxergar além de seus próprios horizontes e descrever de forma real e sem filtros como é a vida longe do Brasil. Tenho muito orgulho de fazer parte deste time e me sinto muito recompensada pelo reconhecimento que este trabalho me traz.” Roberta Mellis – colunista da Holanda

Colaborar com o BPM me permitiu dar asas à minha veia investigativa e jornalística, além de me ajudar a entender melhor a dinâmica do país pra onde me mudei. O contato com as pessoas e o retorno que obtenho com o blog também são muito recompensadores, sobretudo do ponto de vista pessoal. Através do blog eu tive a oportunidade de exercer meu lado criativo e altruístico, e acabei virando meio que referência para a comunidade brasileira que mora ou que vai se mudar para a Dinamarca, por assim dizer, por fornecer informações consistentes e em português e apresentar a Dinamarca do ponto de vista de uma brasileira. Eu me envolvi de corpo e alma nesse trabalho e através do BPM tive contato com pessoas maravilhosas, tanto as colegas de blog quanto as que me contataram através dele, às quais pude ajudar, aconselhar e com quem aprendo a cada dia. Nesse período também ajudei algumas garotas brasileiras que me contataram a se livrarem de problemas sérios como violência doméstica e assédio moral envolvendo um dinamarquês e foi muito significativo na minha vida e na delas. Sobre as colunistas, elas se tornaram amigas e confidentes dessa aventura que é ser expatriada e me sinto como parte de uma família. Obrigada Ann pela oportunidade e obrigada a todas as leitoras que fazem do BPM o que ele é! É uma honra poder fazer parte desse time. Cristiane Leme Høg –  colunista de Holstebro, Dinamarca.

Toda a colaboração é voluntária e não remunerada. Cada colunista deve enviar uma matéria por mês.

Venha fazer parte do nosso time e ser mais uma Brasileiras Pelo Mundo!

Material sobre o BPM na mídia.

8 comentários

Fernanda Felício Guimarães Lisboa January 25, 2019 at 1:04 pm

Quero fazer parte e compartilhar historias nao sei como fazer ainda para participar.quero compartilhar historias de vida de paris e italia .

Resposta
Dagmar Messias da Silva January 6, 2021 at 1:01 pm

Dagmar Messias da Silva

Olá Bom Dia! Quero sim colaborar é também è uma maneira de não nos sentirmos só nesse mundão de meu Deus e não, ficarmos tão desatualizado do nosso Pais. E ainda de dar conselhos e receber das experiências vividas e que ainda vivencia. Obrigado!

Resposta
Vivian Oliveira January 19, 2021 at 3:49 pm

Olá Dagmar,

Obrigada por sua mensagem.

Envie um e-mail para contato@brasileiraspelomundo.com com um resumo falando sobre você (incluindo onde mora e profissão) e um texto-teste com máximo de 900 palavras.

Abs,
Equipe BPM

Resposta
Socorro Silva January 23, 2021 at 10:10 pm

Olà, companheiras, adorei esta oportunidade que vocês propõem para este intercambio. Sou professora na Educação Superior no Brasil e atualmente curso um doutorado em Madrid de 03 anos. Seria uma oportunidade imensa colaborar com vocês nas temáticas de educação, politicas de género no pais e ainda sobre a questão racial. Grande parte destes temas são objetos de minha pesquisa de Doutoramento e do Ativismo feminista que desenvolvo ao longo da militância social e acadêmica.

Resposta
Vivian Oliveira February 1, 2021 at 8:13 pm

Olá Socorro,

Muito obrigada pelo seu interesse em colaborar conosco.
Você poderia mandar um e-mail para contato@brasileiraspelomundo.com, por gentileza?

Obrigada,
Equipe BPM

Resposta
Andreia February 10, 2021 at 4:20 pm

Gostaria muito de colaborar, mas não sei ainda sobre o que escreveria. Já vivi nos Estados Unidos, Bélgica, Romênia e Suíça e é claro que tenho impressões e memórias desses países. Certamente poderia colaboram em textos relativos a eles. Se isso for útil…

Aproveito para lhes deixar meus parabéns por esta inicitativa incrível! Digo, INCRÍVEL!!! Não conhecia e estou “de queixo caído”, como se diria lá no meu Minas Gerais…

Parabéns, meninas, e que continuemos pelo mundo, brasileiras e cada vez mais bonitas por dentro e por fora!

Resposta
Karina Finke June 21, 2021 at 7:53 am

Olá Andreia,
Se ainda residir no exterior, é só enviar um e-mail com um texto teste, como descrito acima.
Obrigada pela visita e comentário.
Equipe BPM

Resposta
Andreia February 10, 2021 at 4:23 pm

ERRATA: “Certamente poderia colaborar em textos relativos a eles. Se isso for útil…”

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação