BrasileirasPeloMundo.com
EUA Texas

Validação do diploma brasileiro nos EUA

Validação do diploma brasileiro nos EUA.

Se você está de mudança para os Estados Unidos, pensa em arriscar a sorte na terra do tio Sam, a primeira providência para poder trabalhar ou estudar é validar o seu diploma brasileiro nos EUA.

Cada estado pode vir a exigir diferentes documentações, mas exemplificarei com a minha experiência na Flórida e Texas.

Independente do seu  estado imigratório, ter seus documentos em dia pode ajudar muito na busca de um novo emprego ou de uma universidade.

Muitos brasileiros e outras nacionalidades veem nos Estados Unidos uma nova chance, um país de fácil adaptação. Muitos chegam aqui ainda com visto de turista para um teste e avaliação das reais chances de prosseguir no país.

E então por onde começar? Várias empresas e universidades irão pedir a sua equivalência de curso, ou seja uma instituição americana atestando que você tem mesmo aquela profissão.

A primeira providência: na sua universidade no Brasil peça o seu histórico escolar, ele precisa ser original, com o selo da faculdade. Solicite também o seu diploma, uma segunda via se possível, caso a universidade não forneça tire cópias autenticadas e tenha o seu diploma com você, caso peçam para ver o original.

bpm1
Histórico escola original e avaliação matéria por matéria da WES. Foto arquivo pessoal.

Mande para um tradutor juramentado. Tenha em mente que esse processo pode levar um bom tempo e também um certo investimento financeiro.

Leia também: vistos para morar nos EUA

Com as traduções em mãos, existem várias empresas que fazem essa equiparação dos cursos.

A empresa que eu usei foi a WES, na época eu estava me candidatando ao doutorado na Universidade da Flórida e apesar de muitas vezes no site exigir que os documentos venham todos em envelopes lacrados do país de origem, como eu já estava por aqui, consegui pedir que eles recebessem diretamente da WES e foi possível. Se o seu objetivo é apenas fazer uma pós graduação, recomendo que você leia o post da Paula, que escreve de Ohio, que dá um passo a passo bem interessante.

bpm2
Documento recebido pela WES. Foto arquivo pessoal

Com a equivalência, há algumas profissões que você já pode se candidatar a qualquer vaga que esteja disponível. Para citar algumas: biólogos, nutricionistas, contadores, economistas, administradores, tecnólogos em informação,engenheiros….

Como disse esse é um primeiro passo, ter todos os seus documentos atestando sua condição profissional. Dependendo da sua qualificação a empresa pode patrocinar o seu visto. Profissões que são sempre bem vindas são de profissionais da área de saúde, principalmente fisioterapeutas e enfermeiros, mas para essas duas categorias o processo de validação do diploma é um pouco mais complexo, mas quem já tentou garante que valeu cada centavo gasto e tempo.

Validação do diploma brasileiro nos EUA

Profissionais com Mestrado e Doutorado também têm mais chances.

Posso falar com bastante propriedade: se você tem interesse na área científica, há várias formas de se chegar a um hospital, laboratório americano e várias categorias de visto também.

Meu primeiro visto foi o J-1, vim como “Research Scholar”, ou seja, a Universidade patrocinou o meu visto e pude ser contratada pelo laboratório que tive interesse, grande parte dos pesquisadores chegam aqui com esse visto, podem trazer a família, porém nenhum outro membro pode trabalhar, somente o titular do visto. Esse tipo de visto é o mais fácil de se conseguir, pois ele não custa  nada ao empregador e você tem um tempo limite para residir no país, pois ao término quase todos exigem que você retorne ao país de origem e fique por 2 anos até o pedido de um novo visto J-1 ou  qualquer outro de trabalho, porém se o empregador demonstrar interesse em contratar você, é possível o pedido de cancelamento dessa obrigatoriedade dos 2 anos no país de origem. A Lorrane, colaboradora de Washington, fala dessa regra no texto dela desse mês. Você confere aqui.

E como conseguir essa primeira chance? Se você tem interesse na área médica, visite todos os sites de instituições que você teria interesse em trabalhar, entre em contato direto com os gerentes, pesquisadores, demonstrando seu interesse em conhecer melhor a instituição, o trabalho ou linha de pesquisa deles,  quase todos têm o e-mail disponível e estão acostumados a receberem esse tipo de correspondência e são abertos, também, para a troca de informação. E esse visto J-1 é para isso mesmo, intercâmbio troca de conhecimento e ganho mútuo, afinal você conhecerá o ambiente americano e eles terão a chance de ter alguém ávido por aprender integrando o time.

Muitos pesquisadores e estudantes após esse tempo de “intercâmbio” são convidados a permanecer na instituição e, grande parte das vezes, têm o visto patrocinado pelo empregador, o que permite maior permanência além da chance futura de solicitar o Green Card.

É importante, entretanto, ter em mente que, mesmo que você já seja um pesquisador renomado no Brasil ou mesmo um profissional respeitado pelos vários anos de atuação, eles testarão seus conhecimentos a todos os momentos, afinal mesmo com uma boa reputação na área de saúde que o Brasil tem (sim, acreditem!!!) eles não têm como atestar o conhecimento e capacidade técnica apenas analisando um currículo. Prepare-se! Você se sentirá voltando no tempo, no melhor estilo de aluno de iniciação científica, porém, uma vez a confiança conquistada, tenha a certeza que seu trabalho será valorizado.

Como profissional posso dizer que me sinto extremamente realizada, trabalhando em um dos maiores hospitais em prevenção, pesquisa e tratamento de câncer no mundo. E há vários brasileiros, comigo, aqui nessa jornada. Houston tem o maior centro médico do país. E somos sempre muito bem vistos.

Aqui no BPM recebemos sempre muitas perguntas de como imigrar, se vale a pena…. Enfrentamos muitos problemas no Brasil ultimamente, mas posso garantir que começar a vida em outro país também não é uma tarefa fácil, mesmo com  todo o respaldo de uma empresa por trás. Para qualquer mudança é necessária uma estratégia, planos A, B… e sair do país já com perspectivas, pois a crise econômica que assola o Brasil não é exclusividade nossa. Aqui no Texas , especialmente em Houston, com a crise mundial do petróleo percebemos a retração de vários outros setores. Não se aventure, prepare-se e faça o seu sonho virar realidade e não pesadelo.

Ainda tem dúvidas? Precisa de mais informações? Ficarei feliz em ajudar, deixe seu comentário.

See you soon!

Related posts

Júri popular nos EUA: estrangeiro também participa?

Lorrane Sengheiser

Caridade e ajuda ao próximo nos Estados Unidos

Thais Amaral Tellawi

Transporte Público em Los Angeles

Raiane Rosenthal

389 comentários

Vivian Maio 20, 2016 at 6:26 pm

Oi, eu sou fisioterapeuta, mas ja estou aqui ha 16 anos, Acho que nao tem como fazer nada ne? Se vc souber de algo por favor me deixe saber.
Obrigada!!!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 20, 2016 at 8:23 pm

Vivian,
Obrigada por acompanhar o BPM. Nao desanime tem sim como você trabalhar na área. O que eu sei é bem superficial , mas foi dito por uma fisioterapeuta, aliás existe um grupo no Facebook, onde há essa troca de informações,link. Basicamente você precisa fazer matérias complementares para deixar seu currículo equivalente ao histórico americano e cumprir os requerimentos do estado onde você mora para passar na prova para licença de fisioterapeuta, o NPTE. Esse post no blog da Lu Missura, também pode te ajudar (aqui) Muito boa sorte e depois volta aqui para contar!!!! Abraços

Resposta
Eliane Romano Maio 20, 2016 at 9:54 pm

Ola, Renata! Estou aqui ha 7 anos, sou fisioterapeuta e ja fiz a validaçao do meu diploma no TX. Importante lembrar na area q nao da pra fugir do TOEFL, que na nossa area exige’uma nota alta e pra mim tem sido o mais dificil. Farei tambem o NPTE, exame especifico na area!
Vivian, nao desanime! Nunca é tarde!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:53 am

Eliane,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Muito bem lembrado o TOEFL!!! Não desanime, é difícil mas você irá conseguir!!!! Boa sorte

Resposta
Luciana Póvoa Setembro 30, 2016 at 11:49 am

Ola Eliane, me desculpe em me intrometer na sua conversa, mas estou no processo de validação do meu diploma de fisioterapeuta (desde fevereiro 2016) e tenho tido algumas dificuldades. Gostaria de saber se vc ja passou por todo o processo com a FCCPT.
Obrigada,
Luciana Póvoa

Resposta
thiago Julho 12, 2018 at 10:06 pm

Olá Luciana, sou aluno da ufrj e estou querendo validar meu diploma também… sabe se nossa diploma é aceito como está ou eles ainda exigem cursar novas matérias? obrigado!

Vivian Bonilha Neves Outubro 10, 2016 at 8:07 pm

Oi Eliane e Luciana!

Vou começar meu processo de validação do diploma, mas não sei por onde começo! Vocês poderiam me auxiliar??

No aguardo!

Muito Obrigada!!

Resposta
Susana Duval Janeiro 22, 2018 at 12:47 am

Ola! Sou fisioterapeuta. Pretendo ir pra Flórida ano que vem. Irei iniciar meu processo de tradução agora. Tenho muitas dúvidas. Você conseguiu? Teve sucesso?

Resposta
Janine Vargas Julho 27, 2018 at 2:00 pm

Ola Susana, tudo bem? Posso te perguntar em que estágio você está no momento? Já conseguiu enviar todos os documentos? Estou pesquisando qual é a agência mais adequada para aplicar para o processo de avaliação na Califórnia.
Você se importaria se se corresponder comigo por email?
Muito obrigada, Janine

Janine Vargas Julho 27, 2018 at 1:55 pm

Ola Eliane, tudo bem? Eu sou fisioterapeuta também e gostaria de perguntar qual agência você utilizou para fazer a avaliacão? As 3 agencias disponíveis para California tem opiniões péssimas..
Você se importaria se se corresponder comigo por email?
Muito obrigada, Janine

Resposta
Richard Coelho Abril 9, 2018 at 6:29 pm

Oi Renata,

Terias algum link de grupo de Contadores? Tenho interesse. Sou Contador com CRC no Brasil.

Obrigado

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 11, 2018 at 4:31 pm

olá Richard,
Obrigada por acompanhar o BPM. Infelizmente não tenho conhecimento de nenhum grupo de contadores, mas acredito que no Facebook ou no Linkedin deva ser mais fácil buscar. Boa sorte

Resposta
Michele Maio 3, 2019 at 1:06 pm

Oi Richard, tudo bem?

Eu li seu comentário a respeito de grupos para informações a respeito de contadores brasileiros no EUA . Também estou a procura de informações e troca de experiências na hora validar o diploma… Até agora não achei nada parecido, vc conseguiu? Vou deixar meu e-mail caso possa entrar em contato:
[email protected]

Obrigada

Vinícius Rodrigues da Silva Fraga Novembro 19, 2018 at 4:19 pm

Se eu fizer psicologia no Brasil, posso atuar no EUA?

Resposta
Drielle Couto Junho 11, 2019 at 4:06 pm

Olá! Fiquei muito feliz em ler a sua trajetória! Parabéns pela garra e esforço! Gostaria de imigrar para trabalhar como nutricionista em algum hospital que fosse referência em doenças inflamatórias intestinais (meu marido tem Chron). Sabe me indicar algum estado? Nutricionista precisa de licença, correto? Obrigada!

Resposta
Liliane Oliveira Junho 12, 2019 at 1:34 pm

Olá Drielle,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Priscilla Maio 20, 2016 at 9:26 pm

Ola! Otimo post!! Acabei de me formar em medicina e tenho interesse em fazer residencia nos eua e morar por la com o meu namorado (que é americano) ficamos muito em duvida de qual seria a melhor opcao para que eu pudesse mudar para la, atraves de um visto de emprego ou de noivado. Tentamos conversar com advogado mas ele cobra muito caro (5 mil dolares!).

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:57 am

Priscilla,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Para validação do seu diploma o processo é um pouco mais complexo, mas você encontra algumas informações aqui. Para questões imigratórias realmente é necessário consultar um advogado. Espero ter ajudado. Boa sorte e continue nos acompanhando.

Resposta
Juliane Junho 3, 2016 at 1:54 am

Priscila,

Estou passando por esse processo, e para se mudar pra cá é mais fácil você vir pra cá com visto de Turismo e se casar aqui, a permissão de trabalho chega em menos de 8 semanas após o início do processo. Na Internet é possível achar consultores que não são advogados e cobram muito menos, eu paguei 700 dólares e recebi um serviço excelente.

Resposta
michel sarausa Maio 6, 2017 at 5:37 pm

Excelente Post… Priscila, vc poderia me passar o contato dessa acessoria… muito obrigado…

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 8, 2017 at 12:31 pm

Olá Michel,
Obrigada por acompanhar o blog. Não entendi o seu pedido, de qualquer forma se precisar de ajudar, estamos por aqui.

Camila Novembro 27, 2017 at 10:15 am

Juliane, poderia passar o contato do consultor?
[email protected]

Resposta
Manuella Martins Maio 21, 2018 at 2:46 pm

Juliane, você poderia me passar o contato da assessoria?

Resposta
Adriana lopes Maio 20, 2016 at 10:18 pm

Oi Renata tudo bem? Eu sou graduada em Administração de empresas e tenho especialização em auditoria de serviços de saúde hospitalar no Brasil . Eu estou aqui ainda com visto de OPT ( pela escola que fiz um ano de Market) até dezembro de 2016 aqui no Texas. No meu caso oque eu teria q fazer para validar meu diploma e trabalhar na minha área ?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:45 am

Adriana,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Para trabalhar na sua área é necessário validar o seu diploma como eu explico no texto. Ter a documentação toda traduzida, enviar para a empresa de equivalência aqui. Com essa documentação em mãos estar autorizada a trabalhar. Caso seu visto não permita, quando começar a submeter seu currículo deixar isso claro para o empregador, ele pode ou não patrocinar seu visto. Boa sorte.

Resposta
Bruna Maio 20, 2016 at 10:25 pm

Oi, eu sou Quiropraxista!
Sabe de algo, ou se posso e como validar o diploma aí? Se souber de algo me avise! Obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:51 am

Bruna,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Para qualquer profissão é necessária a validação do diploma. Recomendo uma leitura cuidadosa no site da FCLB que é o órgão regulador da sua profissão por aqui. No mais boa sorte e continue nos acompanhando e mande notícias. Boa sorte

Resposta
Kelvin Luan Bueno Setembro 26, 2017 at 7:09 am

Super legal o seu post,
Tenho duvidas. Sou formado em Tecnologia em radiologia e tenho planos de começar o mestrado no ano que vem, aqui no Brasil mesmo. Se eu for aceito no programa de bolsa para doutorado posso levar dependentes? (Esposa, filhos). Se sim, esse salario é suficiente para viver com família?.
Trabalho em um hospital que tem parceria com o MD Anderson Universidade do texas, isso facilita eu ser aceito no programa ou não?
Quais são as chances de ser contratado pela universidade, no caso o MD Anderson?
Paralelo ao doutorado consigo fazer “estágios profissionais”, até mesmo para aprender protocolos usados pelos serviços da minha área?
A minha experiencia no Brasil faz diferença para as universidades, possíveis empregadores quando valido o meu diploma?

Agradeço pela atenção e muito obrigado pelo post.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:12 pm

Kelvin,
Primeiramente você precisa verificar se o curso de Tecnologia em radiologia aqui e aceito como graduação. Mesmo com o mestrado se eles não aceitarem o curso como graduação e apenas técnico, você não poderá ser aceito no programa de Doutorado. Recomendo que você já verifique esse fato antes mesmo de submeter sua inscrição para o programa. Várias empresas fazem essa validação, eu no caso usei a WES.
No programa de Doutorado, você provavelmente virá com o visto J-1. Esse tipo de visto permite que você traga dependentes, mas eles não podem trabalhar, apenas estudar. A bolsa varia de universidade para universidade, estado para estado. No caso do Texas, as bolsas podem variar de 28 mil dólares a 35 mil dólares por ano. Para saber se é suficiente ou não para a sua dinâmica familiar, aconselho você ler o meu texto sobre Custo de vida em Houston.
No doutorado, acredite, você mal terá tempo para respirar, os estágios são os exigidos para a conclusão do curso. Seu visto é vínculado a um programa determinado, o que dificilmente o deixará a encontrar outro empregador.
Tendo visto J-1 nenhuma chance de ser contratado por nenhma instituição a não ser que seu visto seja trocado para o H-1B, o seu futuro empregador precisa estar disposto a ser seu patrocinador, a pagar pelo seu visto e estar dentro da cota para esse tipo de visto. Você pode aplicar para o Green Card diretamente. O processo custa em torno de 12 mil dólares por família, a imigração não determina um tempo espçifico para a aprovação. Você precisa provar que é um profissional que o país não pode perder. Falei sobre isso nesse texto
O visto J-1 também pode estar sujeito a você ser obrigado a voltar ao seu país de origem. Esse texto da Lorrane, fala sobre essa regra.
Boa sorte

Resposta
Kelvin Luan Bueno Setembro 29, 2017 at 5:27 am

Muito obrigado pela ajuda.

Betania Maio 21, 2016 at 12:52 am

Olá Renata, sou auxiliar de enfermagem, estou aqui 1 ano e 8 meses tem algo que posso fazer para trabalhar aqui?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:41 am

Betania,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Não sei com detalhes a validação para Enfermagem, mas basicamente você precisa enviar os seus documentos para CGFNS ,se preparar para o TOEFL e para passar na prova do NCLEX, que seria o equivalente a ordem dos enfermeiros daqui. De uma olhada nesse link e de um enfermeiro que dá o passo a passo para a validação e boa sorte!

Resposta
Eli Março 7, 2017 at 12:51 am

Oi Betania,
Eu moro aqui 8 anos,,,refiz o curso de auxiliar de enfermagem aqui, bem mais fácil do que tentar validar e sai mais em conta , são apenas 4 ou 6 semanas de curso dependendo da região que mora, e tempo disponível para frequentar… tem até online durante a semana e classe e pratica fim de semana…os instrutores (enfermeiros formados) indicam lugar para trabalhar podem ser referencia para teu currículo ou ate te oferecem vagas onde eles trabalham…arrumei emprego logo que terminei…Abraço…só achei que fui tola, pq sou formada em Nutriçao e não fui atrás….boa sorte

Resposta
Thabata Junho 10, 2017 at 10:48 pm

Eli, tudo bem? quais áreas são interessantes e mais fáceis para nutricionista? Você conhece como funcionaria para área de produção?

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 18, 2017 at 10:44 pm

Olá Thabata,
Não conheço muito a fundo a área de produção e nem na minha área me arrisco a dizer o que seria mais fácil ou interessante, pois são opiniões muito pessoais. Os primeiros passos descrevi no texto, o resto precisa ser com você, com muita pesquisa de local onde você gostaria de trabalhar. BOA SORTE e obrigada por acompanahr o blog.

Resposta
Rosana Ribeiro Outubro 29, 2017 at 8:49 pm

Oi Eli me chamo Rosana sou técnica de enfermagem no Brasil gostaria muito de informações sobre como trabalhar nessa área nos estados unidos fico muito agradecida se puder me ajudar com informações..desde já agradeço.

Resposta
MARCOS BASTOS Janeiro 2, 2018 at 1:30 pm

Eli bom dia!
Vc pode me indicar qual instituição posso fazer curso de Técnico de Enfermagem em Miami ou Orlando estou tentando a vida por lá pois aqui no Brasil está muito difícil.

Marcos
[email protected]

Resposta
Rudinei Março 5, 2018 at 11:01 pm

ola, eu estou tentando a ir tambem e gostaria de saber alguma escola em Boston,se voce sabe me enformar agradeço.

Resposta
kalyne Janeiro 18, 2018 at 7:25 pm

Ola Eli gostaria de fala com vc , se puder por email. Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 20, 2018 at 9:56 pm

Espero que a Eli veja o sua mensagem. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Julie Março 12, 2018 at 4:44 pm

Oi Eli
Moro nos EUA tbm..vc poderia me passar mais informações sobre o curso q vc fez? Sou técnica d enfermagem no Brasil e gostaria d fazer aqui tbm! Obrigada

Resposta
Aline geraldo Maio 21, 2016 at 1:54 am

Olá! Sou nutricionista, formada há seis anos no brasil e estou aqui tem três meses. Tenho visto de L2, meu marido veio transferido pela empresa. Eu posso tentar trabalhar com nutricionista? Eu não preciso de TOEFL?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:22 am

Aline,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Você com o visto L2 tem direito a trabalhar. A primeira providência é aplicar para a autorização de trabalho, a EAD. Geralmente demora cerca de 90 dias. Com esse documento em mãos, a validação do seu diploma como explico no post é so começar a submeter o seu currículo. O TOEFL não é necessário, o teste é exigido se você quiser estudar, para trabalhar na entrevista seu empregador poderá perceber se o seu inglês é suficiente. Boa sorte

Resposta
Cecília Silveira Junho 20, 2016 at 4:35 pm

Olá Renata.
Sou nutricionista formada no Brasil. Pelo o q pesquisei, parece que também é necessário realizar uma prova para adquirir uma licença ou registro necessários para trabalhar como nutricionista nos eua. Isso deve ser feito para cada estado.
Você saberia mais sobre isso?

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 21, 2016 at 1:28 pm

Ola Cecilia,
O primeiro passo e a validação do seu diploma, dependendo da area que queira atuar e necessário sim uma prova, mas não precisa voltar a Universidade e como um registro profissional. Aqui a Nutrição e dividida e ha também o técnico em Nutrição. Eu aconselho voce a visitar o site do que seria o equivalente ao nosso conselho federal da profissão para esclarecer essas duvidas e verificar em qual categoria voce se encaixaria. Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte.

Resposta
Rosicler Março 11, 2018 at 10:17 am

Olá Aline também sou nutricionista e casada com americano e estou procurando informações para trabalhar como nutricionista. Você está trabalhando e pode me dar umas dicas agradeço muito. Meu email [email protected]

Resposta
Josiane dos Santo Hoepers Maio 21, 2016 at 2:54 am

Que ótimo, ler essas informações!! Sou Assistente Social, estou retornando ao Brasil para buscar o Visto de Estudante, se Deus quiser dará certo, estou indo com documentação da Escola. Mas meu objetivo é investir em um mestrado aqui, após estar fluente no inglês. Tem alguma dica ou orientação. Onde posso buscar as orientações de documentação. Pois vou ao Brasil já posso trazer tudo certinho. Grata.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 3:14 am

Josiane,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário.
A documentação necessária: histórico escolar, diploma e se possível uma ementa das disciplinas, fazer a tradução juramentada e enviar os documentos para a WES ou outra empresa que faça a validação do diploma. Para o Mestrado é necessário o TOEFL. A Paula fala sobre pós graduação nesse texto.Boa sorte e se precisar estamos aqui!!

Resposta
Marcelo Julho 26, 2016 at 3:44 pm

Josiane, sou formado em serviço social aqui no Brasil e queria tirar umas dúvidas com você.

Resposta
Patricia Outubro 28, 2016 at 8:33 pm

Josiane quando você fala que está indo com a documentação da escola , você quer dizer do Texas para o Brasil ou do Brasil para o Texas ?
Somente com o diploma de Assistente Social não conseguimos trabalho sem fazer uma pós ou mestrado ?

Resposta
Manuella Martins Maio 21, 2018 at 2:59 pm

Josiane, também sou assistente social, que bom encontrar uma colega de profissão por aqui! Estou querendo ir morar nos EUA e queria saber se o nosso curso é aceito nos EUA. Me formei na UFPE. Só o diploma é suficiente? Eu precisaria fazer algum nivelamento?
Desde já agradeço sua ajuda.

Meu e-mail: [email protected]

Resposta
Jenifer Mascarenhas Maio 25, 2018 at 1:37 pm

Ola, Manuella! Você conseguiu alguma resposta?? Também quero me mudar, mas não encontro nenhuma informação sobre assistentes sociais que foram e conseguiram trabalhar. Desde já agradeço!

Resposta
Bianca Maio 21, 2016 at 5:52 am

Olá tudo bem?
Amei a matéria estou seguindo seu blog e fiquei bastante animada com a possibilidade de possivelmente trabalhar aqui.
Sou bióloga no Brasil mas não exerci efetivamente a profissão no Brasil mas morro de vontade de poder estudar mais chegar ao mestrado e quem sabe pegar um bom trabalho em minha área aqui em Atlanta.
Gostaria de saber por onde começar…
Melhor estudar bem o inglês fazer todos os exames traduzir diploma e depois correr atrás do mestrado né?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 6:40 am

Bianca,
Obrigada por acompanhar o BPM.
O melhor começo é realmente tendo fluência no inglês, mas enquanto você se dedica a isso pode já começar a tomar as providências necessárias para validar o seu diploma. Se o Mestrado está em primeiro plano, recomendo que você leia o post da Paula, nossa colaboradora de Ohio que veio fazer o Doutorado por aqui. Entretanto se você quiser ganhar um pouco de experiência na área, vários locais aceitam profissionais sem experiência, mas que estejam dispostos a aprender e se dedicar.Boa sorte!!!

Resposta
Cibele Maio 21, 2016 at 4:49 pm

Olá! Tudo bem? Sou Médica Veterinária e, no Brasil, atuo em Segurança alimentar e Tecnologia de produtos de origem animal. Tenho apenas a graduação, uma especialização e 12 anos de experiência em frigoríficos. Encontrei um site que informa as universidades brasileiras reconhecidas nos EUA para validação da profissão e a minha não está entre elas. Sabe me dizer se é possivel validar meu diploma em algum estado específico? Obrigada e parabéns pela matéria!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 5:42 pm

Cibele,
Primeiramente obrigada por acompanhar o BPM. Independente da universidade que você estudou, se ela tem o curso reconhecido pelo MEC você pode fazer a validação do seu diploma. Assim como a Medicina, a Medicina Veterinária por aqui é como se fosse um Doutorado. Quem tem bacharelado em Medicina Veterinária seria Animal Technologist Porém não sei muitos detalhes a respeito, mas acredito que esse link você encontre mais informações. Aqui também tem mais dados.Espero ter ajudado. Boa sorte e continue nos acompanhando.

Resposta
Rachel Maio 21, 2016 at 7:23 pm

Sou formada em Direito no Brasil, casei c um americano e estou morando no Texas há um ano… Vc tem alguma ideia p meu caso??? ???? Inagino q não vou poder fazer muita coisa com meus 5 anos de faculdade aqui… ????

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 21, 2016 at 11:00 pm

Rachel,
Qualquer profissão é possível validar, a diferença é que algumas você precisa fazer provas, voltar para a universidade por alguns semestres. Não tenho muitos detalhes, mas tenho várias amigas que fizeram o seguinte processo: você precisa cursar o LLM – Legum Legis Magister, que seria equivalente a uma pós-graduação em direito, e dura cerca de um ano. Depois disso você poderia prestar o exame do B.A.R que é o equivalente a OAB no Brasil. Porém cada Estados tem as suas próprias regras. Se você presta exame em um Estado não necessariamente poderá exercer a profissão em outro Estado, a prova não e nacional.O melhor seria você buscar informações aqui no Texas como proceder, mas a UT em Austin tem um dos mais prestigiados LLM do pais.A University of Houston também oferece o curso. De qualquer forma, a validação do diploma deverá ser feita.A diferença é que como o Direito aqui é uma pós graduação, você não poderia no começo ser contratada como advogada, mas alguns lugares contratam como “paralegal”. Espero ter ajudado. Boa sorte

Resposta
Emanuele Maio 22, 2016 at 3:43 am

Renata,
Quando vc menciona histórico escolar e investimento, por acaso vc se refere ao conteúdo programático?
Sou Nutricionista no Br e ja moro aqui ha 8 anos. Gostaria de validar o meu diploma aqui na Fl. Qual college/university vc me sugere?
Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2016 at 4:16 am

Emanuele,
Obrigada por acompanhar o BPM.
O histórico escolar, é esse que aparece na foto. São todas as matérias que você cursou na faculdade, a caga horária e as suas notas. O investimento é o quanto você irá gastar com todas as traduções, a validação em si. Além do site que eu cito no texto o WES, vale a pena você olhar esse site que tem outras informações sobre Nutrição especificamente. Na Florida só posso indicar a University of Florida que foi onde estudei, não tenho conhecimento de outras,mas tenho certeza que são muitas opções. O importante é validar o diploma de qualquer forma, seja para fazer uma pós graduação ou buscar um emprego. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Resposta
Juliana Maio 22, 2016 at 11:22 am

Renata, adorei seu post e gostei mais ainda de ver como vc eh paciente e incentivadora com as pessoas que tem duvidas.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2016 at 6:05 pm

Juliana,
Muito obrigada por acompanhar o blog e pelo elogio. Fazemos tudo com muito carinho e nosso objetivo no blog e levar informação e dividir nossa experiência.Fiquei feliz com o seu comentário!!!

Resposta
Nathalia Maio 22, 2016 at 4:03 pm

Bom dia!!! Renata, Tudo Bem?
Sou Nutricionista no Brasil, Estou nos EUA a 1 ano, vim com o visto de turista , Mas a 2 meses consegui trocar meu status para F1 conseguindo a autorizacao para estudar aqui o principio o Ingles . Pretendo fazer a falidacao do meu diploma etc… Mas estava pensando , sera com essa autorizacao para estudar eu posso começar com técnico em nutrição…. Para depois já começar a atuar aqui e depois fazer o colege?.. Queria saber se com essa autorização , vai me ajudar em alguma coisa? Eu estou perto de Boston em Cape Cod , vc sabe se tem algo por aqui?
Aguardo. Muito obrigada !!!
Parabéns pelo blog.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2016 at 5:59 pm

Nathalia,
Obrigada por acompanhar o BPM. Eu não sei as condições do seu F1, mas muitas vezes ele permite que você trabalhe meio período( part-time). Se o seu permitir, você pode validar o seu diploma e começar a buscar vagas na sua área. Recomendo que você de uma olhada nesse link, nele você encontra as informações necessárias e complementares para tirar a sua certificação aqui. Boa sorte.

Resposta
Rosicler Março 11, 2018 at 10:12 am

Olá Nathalia sou nutri também, estou de mudança para connecticut meu marido é americano e gostaria de saber se está atuando na área e se poderia me dar umas dicas. Meu email [email protected] obrigada

Resposta
Manuella Martins Maio 21, 2018 at 3:05 pm

Oi Nathalia! Com visto de turista, quanto tempo nos EUA? Porque tem um limite de meses não é?

Resposta
Manuella Martins Maio 21, 2018 at 4:41 pm

Oi Renata, o visto de turista, quanto tempo posso ficar nos EUA? Porque tem um limite de meses não é?

Resposta
Erika Maio 23, 2016 at 2:50 am

Olá Renata! Obrigada pelo post e pela atenção em responder às perguntas. Moro em Houston há apenas 5 meses. Sou fisioterapeuta e nutricionista e a minha maior experiência de trabalho é com aleitamento materno. Gostaria muito de trabalhar ajudando mães a amamentar, mesmo que seja apenas voluntária. Você tem alguma sugestão? Tenho um blog sobre aleitamento materno e alimentação infantil, é o menudobebe.com.br
Um grande abraço, Erika

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 3:28 am

Erika,
Obrigada por acompanhar o blog. Acredito sim que você tenha bastante chance de trabalhar aqui. Eu tive bebe em Houston e no hospital tive a assessoria de uma “lactant consultant” que que nada mais é que uma consultora em amamentação. Nesse site, você acha maiores informações, de como funciona a profissão aqui. Eu acredito que você não terá dificuldade em achar um hospital para o voluntariado. O Memorial Hermann e o Women’s Hospital são os dois hospitais com o maior número de partos. Nesses hospitais tem também cursos para os novos pais, ou seja tem bastante oportunidade.A comunidade brasileira também é grande por aqui, você já pensou em trabalhar com consultoria? Nem todos as famílias gostam ou frequentam esses cursos preparatórios e tenho certeza que adorariam ter alguém experiente e falando português.Seja bem vinda a Houston. Boa sorte e precisando estamos por aqui!!! Abraços.

Resposta
Erika Maio 23, 2016 at 7:16 pm

Muito obrigada, Renata! Esse seu post foi de grande ajuda e utilidade!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 11:52 pm

Erika,
Obrigada sempre a disposição!!!Sucesso para você e no seu lindo projeto de ajudar mães e seus bebes.

Resposta
Michelle Ribeiro Maio 23, 2016 at 3:14 am

Boa noite Renata!!
Eu sou estudante de Biomedicina aqui no Brasil e vou me formar esse ano. Gostaria de mudar para o EUA com meu marido e minha filha e sei que aí não existe o termo Biomedicina. Será que também posso pedir a equivalência para trabalhar em um hospital ou em um laboratório de pesquisa? Quero mudar para la mas não quero perder o que estou estudando aqui no Brasil. Por favor qualquer informação pra mim é válida. Obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 3:33 am

Michelle,
Obrigada por acompanhar o blog.
Mesmo fazendo Biomedicina você pode sim pedir a validação, na verdade você ganha um título de bacharelado em ciências, a partir dessa etapa é possível começar a procurar emprego, mas aconselho cursos de pós graduação para aumentar as suas chances e tornar o seu currículo mais competitivo. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Resposta
Soraya Maio 23, 2016 at 3:38 am

Olá Renata, como fico feliz de ver essa informacao em seu blog .Meu esposo é Enfermeiro Psiquatrico formado pela Uni-Rio e há 2anos estamos no processo de Emigração pros EUA q concede o Green Card .pra Enfermeiros e Fisioterapeutas , já temos a empresa sponsor e agora estamos na reta final . Pq fiquei feliz em ler esse post ? Porque quase não há informação a respeito , vejo mtos profissionais da área meio q sem horizonte. Por isso q falamos pra todos q há vida além do Brasil (rsrs) . criamos um canal no YouTube chamado “Enfermeiros nos EUA” e lá meu esposo da todas as dicas do processo de validação do diploma , prova de proficiência de inglês , e a prova do Conselho de Enfermagem (Nclex) será o nosso próximo tema . Esperamos ajudar o maior número de profissionais possível .
Parabéns pelo Blog ! Sucesso !

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 4:04 am

Ola Soraya,
Obrigada pelo comentário carinhoso e também por acompanhar o blog. Grande coincidência citei aqui mesmo nos comentários o canal de vocês no you tube para a Betania. Parabéns pelo canal, é bem informativo com todas as informações necessárias.Conversei com uma amiga que passou pelo processo e ela descreveu exatamente o que vocês relataram.Eu acredito que devemos sempre disponibilizar informações, relatar nossas experiências e inspirar pessoas…. Espero que vocês tenham bastante sucesso e continuem acompanhando o blog. Abraços

Resposta
Marcos SAMPAIO Maio 23, 2016 at 11:56 am

Olá,

Acabei de me formar em Enfermagem, além das documentações necessárias qual seria outro passo mais importante ? Ainda nao tenho pós graduação e o inglês fluente é necessário ?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 12:45 pm

Ola Marcos,
Obrigada por acompanhar o BPM. Deixei mais detalhes na area de Enfermagem no comentário para Betania abaixo, inclusive com alguns links.
O ingles precisa ser fluente, pois alem de voce ter que fazer vários testes em inglês ira lidar com o paciente diretamente.Boa sorte.

Resposta
Cassiana Antonini Maio 23, 2016 at 2:06 pm

Olá
Sou bacharel em Economia e tenho vontade de emigrar para os EUA, e não faço ideia de como validar meu diploma, quase não há comentários sobre Economista, vejo muito da área da Saúde — Enfermeiros e Fisioterapia — Se você souber de dicas.
Agradeço.
Abraços e muito obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 23, 2016 at 3:13 pm

Cassiana,

A validacao do diploma e muito fácil para a area de Economia, voce precisara ter todos os documentos que cito no texto e enviar para uma agencia que faz essa equiparação de carreiras entre Brasil e EUA. Eu usei a WES e fiquei muito satisfeita.Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. Espero que tenha ajudado. Boa sorte.

Resposta
Georgia Teles Maio 27, 2016 at 8:21 pm

Ola. Gostaria de saber se estas regras se aplicam para validacao de diploma de advogado. Caso nao voce sabe onde posso obter informações() Estou sem interrogacao.

Muitissimo Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 29, 2016 at 5:13 pm

Georgia, obrigada por acompanhar o BPM. Respondi essa pergunta a Rachel aqui nos comentarios segue a resposta:Qualquer profissão é possível validar, a diferença é que algumas você precisa fazer provas, voltar para a universidade por alguns semestres. Não tenho muitos detalhes, mas tenho várias amigas que fizeram o seguinte processo: você precisa cursar o LLM – Legum Legis Magister, que seria equivalente a uma pós-graduação em direito, e dura cerca de um ano. Depois disso você poderia prestar o exame do B.A.R que é o equivalente a OAB no Brasil. Porém cada Estados tem as suas próprias regras. Se você presta exame em um Estado não necessariamente poderá exercer a profissão em outro Estado, a prova não e nacional.O melhor seria você buscar informações aqui no Texas como proceder, mas a UT em Austin tem um dos mais prestigiados LLM do pais.A University of Houston também oferece o curso. De qualquer forma, a validação do diploma deverá ser feita.A diferença é que como o Direito aqui é uma pós graduação, você não poderia no começo ser contratada como advogada, mas alguns lugares contratam como “paralegal”. Espero ter ajudado. Boa sorte

Resposta
Viviane Maio 31, 2016 at 6:44 pm

Olá,
Meu nome é Viviane, sou casada com um cidadão americano e estou dando entrada no GC, Minha filha termina a faculdade de odontologia no final do ano que vem, Ela quer muito validar o diploma dela e poder trabalhar aqui (FL). Vc pode nos orientar ?

Obrigada,

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 1, 2016 at 2:45 am

Viviane,
Obrigada por acompanhar o BPM. Não tenho muitos detalhes sobre a validação de diploma em Odontologia, mas basicamente o que será necessário: Transcrever o diploma brasileiro no americano, da mesma forma que explico no texto. Estudar para o TOEFL. Prestar os exames conhecidos como “National Board Dental Examiners I E II” depois de aprovado nesses exames e necessário entrar em contato com a universidade que deseja estudar e verificar se eles tem o “Advanced Standing Program” ou um programa de Residencia (AEGD ou GPR) e só depois de concluir esse curso que leva em torno de 2 anos é possível exercer a profissão.Há bastante brasileiros na área de Odontologia na Universidade da Florida em Gainesville, não tenho informação de outras universidades no estado. Desejo boa sorte e para qualquer outra dúvida estou a disposição.

Resposta
Juliane Junho 2, 2016 at 9:17 pm

Olá Renata, sua página resgatou as minhas esperanças, pois estava preste a abandonar minhas qualificações. Eu sou formada no Brasil em veterinária e possuo mestrado em microbiologia aplicada, eu vivo nos Estados Unidos e já possuo visto para trabalho e estou a um passo de obter o greencard. Quando procuro posições em microbiologia (não me interessa o trabalho na área de vet), eles pedem para que o candidato seja acreditado. Como eu posso trabalhar na área de saúde com o meu mestrado em microbiologia? Eu preciso me acreditar ou provar que minha formação é equivalente é o suficiente?

Muito obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 3, 2016 at 7:46 pm

Ol Juliane,
Obrigada por acompanhar o BPM. Voce ja fez a validação do seu diploma aqui, como eu cito no texto? Partindo do principio que sim, voce pode estar procurando a posição errada.Tambem aconteceu comigo. Aqui o Microbiologist ele e o que se chama de Medical Technologist, e então acreditado pela ASCP, que seria equivalente a nossa associação brasileira de patologia clinica. As vagas sempre pedirão a certificação. Voce gostaria de trabalhar com o que? Pesquisa? Se sim, voce precisar procurar vagas para research assistant, research associate, research scientist. Entretanto se voce quiser a area de analises clinica precisa sim tirar essa certificação. Em qual estado voce esta? Se quiser me passar mais informações (sua experiência,no quer espera trabalhar) posso tentar ajudar mais.

Resposta
Isabelle Junho 9, 2016 at 2:14 am

Olá Renata!
Também moro no Texas, norte de Austin, sou farmacêutica e estou no processo de revalidação do meu diploma aqui. Estou torcendo para que dê tudo certo, é demorado, caro, e demanda muitas horas de estudo para a prova FPGEE, mas no final irá compensar o esforço. Meu diploma foi avaliado pelo ECE e tenho Bach of Sciences with major in pharmaceutical Sciences. Minha dúvida é: o profissional de fora que mesmo após passar por tudo isso sofre com algum tipo de não aceitação por não ter estudado em uma university americana? Como é visto o profissional que revalidou o diploma aqui nos EUA?
Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 9, 2016 at 1:09 pm

Ola Isabelle,
Sei bem como e esse processo, mas tenha certeza que valera a pena. Olha voce não percebera nenhuma diferença por ter sido formada fora dos EUA, muito pelo contrario em varias areas somos referencias, pois eles tem conhecimento da dificuldade e da exigência dos cursos no Brasil. Aqui o bom profissional e sempre valorizado e eles avaliam bastante o seu currículo, experiência e são bastante justos no julgamento. Boa sorte, e se precisar estamos aqui para tirar qualquer duvida. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Claudio Dezembro 23, 2017 at 11:38 pm

Ola estou formando em engenharia civil no brasil. Minha mae mora nos estados unidos eu consegui a cidadania americana. Estou querendo mudar p la quando formar pq falta pouco. Seria mais facil esse processo? Obrigado

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:13 am

Claudio,
O processso de validação e relativamente simples e rápido se você estiver disposto a pagar pelas taxas de urgência.Ser cidadão americano apenas facilitará pela busca do emprego, que já é uma grande vantagem.Obrigada por acompanhar o BPM. Boa sorte.

Resposta
Carolina Thomaz Junho 2, 2018 at 2:48 pm

Oi, Sou farmacêutica e irei começar a jornada de revalidação agora! Pretendo submeter em Boston. Você tem como me dar o passo a passo? Consigo adiantar o que aqui do Brazil? Já sou mestre, isso ajuda de alguma forma?

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2018 at 9:38 pm

Carolina,
O processo para validaçào e equivalência eu descrevo no texto, é só segui-lo passo a passo e verificar as exigências específicas para a sua profissão. Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Carolina Junho 2, 2018 at 3:26 pm

Oiiiiii Você apostilas pra estudar para a prova?
Tem algum curso que você recomende?

Resposta
Nathalia Julho 9, 2018 at 4:27 pm

Oi Carolina, também sou farmacêutica e tenho pesquisado bastante sobre o processo de revalidação de diploma nos EUA! Acredito que daqui do Brasil já dá pra adiantar a tradução juramentada de todos os documentos necessários e é até melhor fazer isso aqui por ser mais barato! Vários sites apresentam o passo a passo, pode pesquisar no google que você acha fácil. Quanto ao material para a prova do conselho ainda não achei nem o conteúdo que cai, você saberia? De qualquer maneira é ainda uma longa jornada até fazer o teste, acredito que tenha que fazer o TOEFL antes.

Resposta
LETICIA ARITA Junho 19, 2016 at 4:12 am

Oi Renata! Td bem?
Estou me formando em Nutrição aqui no Brasil, mas gostaria de me mudar para os EUA e atuar na área.
Tenho um curso de coach também!
Vc acha que é permitido que eu atue em Consultoria Nutricional nas academias? Ou precisaria pedir a Validação do meu diploma? Você tem idéia do preço dessa validação?
Obrigada e parabéns pelo blog!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 21, 2016 at 1:18 pm

Ola Leticia,
Para atuar em consultoria ou qualquer outra area se voce se formou no Brasil precisar pedir a equivalência. Os valores variam, mas acredito que seria em torno de U$300. No site da WES, tem todos os valores. Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte!!!

Resposta
Marcelo Julho 15, 2016 at 4:33 am

Ola Renata.

Sou psicólogo especialista em Análise do Comportamento e mestre em Psicologia Experimental, ambas pela USP e gostaria de fazer o doutorado e trabalhar nos EUA.
Sou casado e tenho esposa e uma filha.

Quais são as minhas chances de ir pra estudar, morar e levar minha família?

No meu campo, eu posso fazer a prova BCBA para ter licença para trabalhar aí com autismo. (minha área de atuação no Brasil).
Inclusive, minha orientadora na USP é past president da ABAI – association for behavior analysis internacional

Esses dados me ajudariam?

Obrigado e excelente post

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 15, 2016 at 2:09 pm

Marcelo,
Obrigada por seu comentario e também por acompanhar o BPM. As chances para vir estudar são infinitas, ha varias Universidades com oportunidades. Geralmente os programas de Doutorado sempre se iniciam em Agosto. Por exemplo para agosto de 2017 e preciso começar o processo ainda esse ano. Geralmente para alunos estrangeiros a data limite e em dezembro. As entrevistas são por volta de janeiro e fevereiro. O visto concedido ira depender do programa, pode ser o J ou o F.Esses visto dao direito a dependentes, porem os mesmos não poderão trabalhar, mas podem estudar.Com a sua experiência tenho certeza que voce tera grandes chances de ser aceito nos programas. Recomendo que voce também leia o post da Paula, o qual eu disponibilizo o link no texto. Ela veio fazer o Doutorado aqui e da varias dicas importantes. O importante e ter todos os documentos,as provas necessárias e cartas de recomendação prontas o quanto antes.Infelizmente não posso te ajudar sugerindo Universidades, pois não conheco muito na area de psicologia. Entre no site das que mais te agradam e veja a lisa da documentação. Geralmente os dois primeiros anos voce tera a bolsa dada pelo programa de Doutorado.Apos o Doutorado voce tera ainda mais oportunidade para ingressar no mercado de trabalho aqui. Boa sorte e qualquer outra duvida estou aqui para tentar ajuda-lo.

Resposta
João Paulo Leoni Agosto 4, 2016 at 10:48 pm

Boa noite Renata, sou novo por aqui, maravilhado com o conteúdo, meus parabéns.

Uma dúvida: Sou Nutricionista no BR, atendo em consultório particular e também em academias. Darei início a uma pós graduação em Nutrição Esportiva aqui em Santa Catarina. Tenho em mente em futuramente me mudar para os EUA, minha dúvida é quanto a minha profissão: para validação do meu diploma eu necessito voltar a Universidade nos EUA? Você sabe onde posso me informar de como seriam os procedimentos para validação do meu diploma? Será que é possível trabalhar em academias como faço no Brasil?
Não sei exatamente onde posso tirar minhas dúvidas sobre isso, talvez com o conselho?
Muito obrigado.
Att.

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 12, 2016 at 7:34 pm

Ola Joao obrigada pelos elogios ao blog. Fazemos tudo com muito carinho, dedicacao e comprometimento.
Maiores informacoes voce consegue no conselho da profissao porem o primeiro passa e a validacao do diploma e com esse document em maos, voce pode dar entrada nho processo para conseguir nas licencas profissionais. Boa sorte e obrigada por acompanhar o blog.

Resposta
Gil Setembro 6, 2016 at 3:50 am

No momento estou nos EUA e tenho os documentos em mãos, mas não tenho um envelope carimbado pela Universidade. Pelo que vi no texto você conseguiu enviar os documentos à WES sem precisar coloca-los num envelope com o carimbo da universidade, estou certa? Se sim, você conseguiu isso ao entrar em contato com a WES?

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 6, 2016 at 6:54 pm

Ola Gil.
Obrigada por acompanhar o BPM. Entrei em contato com a WES e expliquei a minha situacao, eles forem extremamente solicitos e aceitaram toda a minha documentacao sendo enviada diretamente por mim. Porem estava selado pela minha Universidade.Voce precisa entrar em contato com a instituicao de ensino que voce cursou e pedir que eles lacrem o envelope, caso eles nao possam fazer isso aconselho voce entrar em contato com a WES. Espero ter ajudado.

Resposta
Débora Outubro 13, 2016 at 11:13 am

Oi Renata, tudo bem? Primeiramente obrigada por nós ajudar esclarecendo tantas dúvidas.
Tenho uma dúvida: para validar meu diploma De enfermagem nos EUA eu preciso ter um tempo X de experiência como enfermeira no Brasil? Para o Canadá há programas de imigração em que precisa de 2 anos de experiência, já em outros não é necessário. Muito obrigada desde já.

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 14, 2016 at 2:40 am

olá Débora,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário.
Não sei com detalhes a validação para Enfermagem, mas tenho algumas dicas: basicamente você precisa enviar os seus documentos para CGFNS ,se preparar para o TOEFL e para passar na prova do NCLEX, que seria o equivalente a ordem dos enfermeiros daqui. De uma olhada nesse link é de um enfermeiro que dá o passo a passo para a validação e boa sorte!Se precisar de mais ajuda, estamos sempre aqui.

Resposta
Julieta Outubro 17, 2016 at 12:44 pm

Olá Renata parabéns pelo site. Estou no Brasil no momento e tenho uma oportunidade de trabalhar como psicologa no Texas, porém o empregador me falou que preciso ser licenciada. Tenho mestrado e doutorado também, pelo jeito temos que passar por provas também para ser licenciados.
Se tiver alguma informaçâo me avise, eu nunca fui nos Estados Unidos, morei na Europa duas vezes à estudos.
Será que consigo o visto para este processo para me licenciar?
Muito Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 23, 2016 at 10:36 pm

Ola Julieta,
Se voce recebeu uma porposta para trabalhar aqui o seu empregador precisa ser o responsavel pelo seu visto,independente da categoria. O processo de validacao pode ja ser iniciado no Brasil.O processo e longo e tambem nao e tao barato,de qualquer forma voce precisara tirar uma licenca aqui,alem das validacoes que citei no texto, nesse link, voce vera os documentos necessarios. Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Juliane Vaz Outubro 18, 2016 at 2:26 pm

Olá Renata, Parabéns pelo seu blog, e pelo pessoa que você é. Por incentivar as pessoas a conquistarem seus objetivos. Eu me formei em farmácia no Brasil o ano passado e vim para os Estados Unidos estudar inglês. Eu trabalhei durante 5 anos no Centro de Referência da Saúde da Mulher e realizei um projeto de pesquisa sobre câncer de mama, que hoje já foi aprovado por uma revista no Brasil é o artigo será publicado m próxima edição. Gostaria de saber como eu faço para trabalhar na área de pesquisa. Desse ja obrigado. Seu trabalho foi muito importante.

Resposta
Juliane Vaz Outubro 18, 2016 at 2:44 pm

Desculpa os erros nos comentários, foi o corretor no teclado. Desde já agradeço sua atenção.

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 23, 2016 at 10:40 pm

Ola Juliane,
Parabéns pela conquista. A primeira providência e traduzir o seu histórico e validar seu diploma por aqui. Nesse meio tempo aconselho você a procurar instituições onde gostaria de trabalhar e enviar e.mails ou se ainda estiver por aqui, ate mesmo visitar esses centros de pesquisa e demonstrar seu interesse em cooperar com a pesquisa científica. E preciso ser ousada muitas vezes. Boa sorte e obrigada por todos os elogios ao blog. Somos um grupo de quase 100 brasileiras tentando mostrar um pouquinho como e viver pelo mundo. Continue nos acompanhando.

Resposta
maik Outubro 18, 2016 at 5:22 pm

Olá Renata!
Parabéns pelos esclarecimentos.
Sou luso-brasileiro com mestrado em Psicologia Clínica e Saúde obtido em Portugal. Gostaria de tentar revalidar os diplomas nos EUA para lá tentar uma oportunidade de trabalho nesta área. É possível que eu consiga realizar esta revalidação? Quanto, em média, esta empresa (WES ?) cobra por este serviço?
Desde já muito obrigado.

Maik

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 23, 2016 at 10:43 pm

Ola Maik,
A validacao pode variar de 100 a 400 dolares, dependendo do tipo de avaliacao que voce escolha, do tempo de envio… Porem para a area de Psicologia alem da validacao e necessaria a licenca para atuar na profissao. Nesse link , voce encontra mais detalhes. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Ana Carolina Outubro 25, 2016 at 2:05 pm

Oieeee!!!!

Renata, Muito bom o seu blog e as suas informações são ótimas. Sou Tecnóloga em Radiologia aqui no Brasil, eu realizo exames de imagem como tomografia, ressonância, raios-x entre outros mas a minha formação é nível de faculdade. Você sabe algo sobre esse área ai nos USA ou pode me indicar algum site? Eu estou de mudança, meu namorado é americano e vamos casar.
Obrigado.

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 29, 2016 at 12:41 am

oi Ana Carolina,
Obrigada por acompanhar o blog. Ficamos muito felizes quando recebemos comentarios como o seu!!!
Aqui existe sim essa profissão é até bem valorizada. Minha recomendaçào, faça a validacao do seu diploma atraves da WES ou qualquer outra empresa que forneca o mesmo servico. Para ser tecnologa aqui voce precisara prestar um exame para ter a sua licenca, recomendo voce explorar esse site do conselho da profissao ARRT. No mais desejo boa sorte e para as duvidas, estamos sempre por aqui.

Resposta
Renan Giusti Outubro 25, 2016 at 2:18 pm

Olá Renata, tudo bem?

Primeiro parabéns pelo site.
Segundo, estou me formando agora em psicologia, gostaria de saber se tem alguma informação sobre validação, e trabalho nos EUA para a area.

Desde já agradeço.

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 29, 2016 at 12:45 am

ola Renan,
A primeira providencia sempre e a validacao do diploma, feito isso e necessario pesquisar se ha necessidade de licenca para atuar na profissao, que no caso e exigida para a area de psicologia. Nesse link, voce encontra as informacoes necessarias para consegui-la. Obrigada pelo elogio e comentario. Continue acompanhando o BPM

Resposta
Paula Outubro 26, 2016 at 2:59 pm

Oi, Renata!
Parabéns pelo blog, estou amando!
Vc poderia me tirar algumas dúvida?
Ao realizar um mestrado na Flórida eu conseguiria pedir OPT na Califórinia?
É verdade que, na Flórida o pedido de OPT nem sempre é aprovado?
Fiquei sabendo também que o Mestrado na Flórida não é tão valorizado quanto na Califórnia, Isso é verdade?

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 29, 2016 at 12:33 am

Ola Paula,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentario.
Em relacao ao Mestrado a valorização não é em relação ao estado, mas sim a qualidade da Universidade. Ha Universidades excelentes nos dois estados. O OPT (Optional Practical Training) é dado apenas para estudantes com visto F1, a aprovação depende da disponibilidade de vagas para uma determinada area, mas dependendo da area do seu mestrado voce pode ate conseguir um emprego definitivo.Se precisar de mais detalhes e so perguntar, nao conheco todas as areas e universidades, mas estudei na Universidade da Florida e amei.

Resposta
Claudio Porto Outubro 28, 2016 at 10:27 am

Bom dia Renata. Sou graduado em Educação Física e em Geografia, tenho mestrado em Meio Ambiente e atualmente estou fazendo doutorado em Geografia. Você acredita que consigo validar meus diplomas nos Estados Unidos, bem como trabalho nas áreas? Aqui no Brasil, sou professor em 2 universidades e proprietário de uma academia de musculação e ginastica. Tenho interesse em morar em Houston, pois tenho primos que moram nessa cidade.
Parabéns pela matéria!

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 29, 2016 at 12:25 am

Olá Claudio,
Com certeza você consegue a validação dos diplomas, se seu interesse é vir morar aqui comece a procurar empresas que procuram profissionais com o seu perfil para saber as suas reais chances. Não esqueça que um bom ingles e fundamental.Para sentir a cidade e tambem possivel voce tentar uma bolsa “sanduiche”. Ficarei feliz em ajudar se voce tiver outras duvidas. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Claudio Porto Novembro 4, 2016 at 11:33 pm

Renata, obrigado pela resposta e pelo estímulo .

Voce acredita que a WES pode me ajudar nesse reconhecimento? Ou tenho que procurar diretamente uma Universidade?

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 5, 2016 at 2:19 pm

Ola Claudio,
A WES é a empresa que poderá te ajudar com toda a sua documentação. Para cada áera há exigências diferentes, mas basicamente você precisa ter tudo traduzido de forma juramentada e enviar para eles. É bem simples,apenas um pouco trabalhoso… Boa sorte!

Resposta
REGIANE Novembro 14, 2016 at 1:11 pm

Renata, parabéns pela iniciativa e atenção em responder todos os comentários um a um, o mundo precisa de mais pessoas como você. Sempre tive curiosidade em entender esse processo. Sou biomédica e estou com uma dúvida… supondo que eu consiga a equivalencia pela WES para Medical Technologist,como seria então acreditado pela ASCP?

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 26, 2016 at 6:28 pm

Olá Regiane,
Desculpe a demora em responder, mas vamos lá tentar esclarecer a sua dúvida: com a validação da WES você poderá começar o processo para a obtenção da licença profissional que pode ser de tecnólogo cientista ou especialista. A WES dará a sua equeivalência como Biomédica, comesse documento além de caras de recomendação, currículo, comprovação de experiência profissional você estará apta a começar o processo para Medical Technologist Nesse site da prórpria ASCP você encontrará as informações necessárias. A taxa de inscrição é de 200 dólares para fazer a prova. Eles recomendam o material para você estudar. Consegui te ajudar? Muito obrigada por acompanhar o blog. Se ainda tiver dúvidas ou outras surgirem, estou aqui para ajudar!!

Resposta
Neila Novembro 22, 2016 at 7:16 pm

Oi Renata….!!!

Muito bom seu blog, e mais legal ainda é sua boa vontade em ajudar e esclarecer as dúvidas das pessoas.
Bom, eu tenho uma dúvida! Sou fisioterapeuta há 15 anos formada, resido aqui no Brasil e também trabalho na maior instituição em referência oncológica da América Latina, em SP, mas como você já sabe, nosso país infelizmente não anda passando por uma situação muito boa. Estou pensando em dar inicio ao processo de validação do meu diploma pra poder trabalhar aí nos EUA…, sei que é um processo demorado, demanda um gasto muito grande e ainda tem o TOEFEL, e além do mais, as matérias exigidas que precisamos fazer são caras e muitas vezes com pontuações baixíssimas (às vezes 1 ou 2 pontos), mas enfim. Minha pergunta é a seguinte: tenho 39 anos e com essa demora no processo, vamos supor que estarei mais ou menos com uns 44-45 anos; então eu te pergunto, é possível conseguir contração com essa idade?

* isso depois de ter passado por todo processo é estar com tudo certo e papelada em dia é tudo aprovado.

Obrigada,

Neila

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 26, 2016 at 6:11 pm

Olá Neila,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. Você tem razão o processo pode ser demorado sim, mas nao levará mais que dois anos. A prova do TOEFEL não é difícil, mas precisa se dedicar e estudar, o que acho mais complicado é ganhar fluência na língua.O proesso é mais ou menos assim: documentação avaliada por uma agência americana, apresentAR três cartas de recomendação de fisioterapeutas, verificação da ficha criminal, TOEFL, exame estadual de legislação e o Exame Nacional de Fisioterapia, o NPTE (National Physical Therapy Exam).
Existem algumas agencias para essa validação, porém a FCCPT, Foreign Credentialing Commission on Physical Therapy foi a mais ultilizadoa por pessoas que conheço Os documentos devem ser enviados em envelope lacrado diretamente da universidade e do conselho de fisioterapia para a FCCPT.
Passado esse processo o fisioterapeuta estrangeiro terá que fazer matérias complementares. Quando os créditos necessários forem alcançados, deve-se enviar para a FCCPT, que fará uma reavaliação . O próximo passo é o NPTE, Exame Nacional de Fisioterapia.
Dependendo do estado e da necessidade do local não vejo problema em relação a idade, pelo menos é o que tenho visto na área de saúde onde a preferência é por profissionais com experiência e maturidade emocional.Muito boa sorte e no mais estamos aqui para ajudar!!!

Resposta
Neila Janeiro 26, 2017 at 11:24 am

Oi Renata…, muito obrigada pela atenção!!

Resposta
Mikaela Pereira Dezembro 4, 2016 at 1:30 am

Boa noite Renata, é possível trabalhar como técnica de enfermagem nos EUA. Tem alguma dica que você possa me dá?

Resposta
Renata Salas Collazo Dezembro 4, 2016 at 5:05 pm

olá Mikaela,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comnetário. Em uma das respostas aqui no texto,tentei fornecer as informações necessárias para a área de Enfermagem,seguem algumas:você precisa enviar os seus documentos para CGFNS ,se preparar para o TOEFL e para passar na prova do NCLEX, que seria o equivalente a ordem dos enfermeiros daqui. Espero ter ajudado, no comentário a leitora Betania, também tem outras informações, espero ter ajudado. Boa sorte

Resposta
silvia Dezembro 17, 2016 at 4:40 pm

Olá,
Você tem algum conhecimento sobre a área para técnico em radiologia por aí?
Mais precisamente no Arizona.
obrigada
abraços

Resposta
Renata Salas Collazo Dezembro 17, 2016 at 5:03 pm

Sílvia
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário. Infelizmente não tenho informações a respeito, mas talvez esse link, traga algumas dicas.

Resposta
silvia Dezembro 22, 2016 at 5:51 pm

obrigada

Resposta
Kelvin Furtado Lima Dezembro 31, 2016 at 3:11 am

Olá Renata, tudo bem?
Gostei e aprendi muita coisa com seu post, mas eu queria tirar algumas dúvidas ainda.
Eu tenho licenciatura em Ciências Biológicas e fiz mestrado em Biotecnologia.
Eu sou cidadão americano, mas vivi minha vida inteira no Brasil. Pretendo morar nos EUA futuramente com minha esposa, que é veterinária. Eu já entendi que o caso dela é bem mais complicado que o meu, por isso inicialmente vamos focar na validação do meu diploma.
No meu caso, eu não estou indo contratado por nenhuma empresa, sem visto j-1, e sem experiência de trabalho nos EUA. O primeiro passo continua sendo a validação do meu estudo (graduação e mestrado) por uma empresa tipo a WES, certo? Sou biólogo e gosto muito “da bancada”, mas não sei se encararia um doutorado logo de cara. Assim sendo, quais seriam algumas possíveis áreas de trabalho para mim? Peço desculpas por tantas perguntas, mas eu estava perdido quanto a minha situação. Vejo muitas informações quanto a medicina, direito, enfermagem, mas quase nada quanto a área Biológica /Pesquisa. Aí eu encontrei seu post e vi que sua área de estudo é próxima da minha, então comecei a ver uma luz no fim do túnel. Desde já agradeço a atenção.

Resposta
Renata Salas Collazo Dezembro 31, 2016 at 8:03 pm

ola Kelvin,

Para você será bem mais fácil, pois sendo cidadão americano, você não precisará de visto.Realmente o primeiro passo é a validação do seu diploma, que eu particularmente fiz com a WES e fiquei bem satisfeita. Com esse documento em mãos, é só começar a procurar em hospitais, na indústria, em labaratórios…. Para qual estado você pretende mudar? Por exemplo em Houston, TX a área de pesquisa é bem grande. Califórinia tem mais as indústrias de tecnologia e pesquisa farmaceutica. Boston,muitas pesquisas também… Enfim, se você precisar de ajudar, estou aqui para ajudá-lo.
Muito obrigada por acompanhar o BPM.
Feliz Ano Novo,
Renata

Resposta
Kelvin Lima Janeiro 2, 2017 at 6:47 pm

Boa tarde Renata,

Feliz ano novo para você também e obrigado pela prontidão em responder minha dúvida. Inicialmente, eu iria para a Flórida. Mas não sei por quanto tempo ficarei lá.
Eu já dei uma analisada na documentação exigida pela WES, mas antes de enviá-la, vou precisar traduzir todo o material. Realmente é um processo bem custoso.
A minha dúvida agora é referente ao que pode ser feito depois da validação pela WES. Eu estou vendo aqui a respeito da certificação ASCPi. Somente após o processo de validação pela WES que eu poderia adquirir esta certificação? Não sei se compreendi errado, mas me parece que nos EUA, além de todo estudo e especialização, todo mundo precisa de uma certificação específica para sua área, como se fosse uma licença?
Mais uma vez, muito obrigado pela atenção e pela ajuda.

Kelvin

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 10, 2017 at 7:09 pm

Kelvin,
Depende em que area voce gostaria de atuar. Para uma pos graducacao ou instituicoes de pesquisa, a certificacao nao e necessaria, por exemplo, eu nao tenho nenhuma, so minha titulacao validada. Pesqueise quais areas voce gsotaria de investir e veja se nelas e necessaria a certificacao. Obrigada mais uma vez pela visita.

Resposta
Kelvin Furtado Lima Janeiro 13, 2017 at 12:11 pm

Muito obrigado pela ajuda.
Suas informações tem sido muito válidas para mim.

Carolina Junho 2, 2018 at 3:31 pm

Estou pensando em ir pra Boston, você já conseguiu se colocar como farmacêutico em algum lugar?

Resposta
Eliza Janeiro 22, 2017 at 11:24 pm

Olá Renata,
Cheguei aqui no blog por estar pesquisando sobre a possibilidade de exercer minha profissão nos EUA. Sou formada em biomedicina aqui no Brasil. Minha dúvida é se eu poderia trabalhar lá em análises clínicas. E se tem algum site sobre isso que eu possa me informar melhor. Desde já agradeço pela atenção.

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 23, 2017 at 12:24 am

Olá Eliza,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário. Sim, há possibilidades de você exercer a profissão de biomédica aqui nos EUA. Os primeiros passos são os que citei no texto, você precisa validar seu diploma e depois com essa documentação em mãos, você precisa tirar uma licença profissional, nesse link, você encontra todas as informações necessárias. A profissão é bastante valorizada. Espero tê-la ajudado.

Resposta
Eliza Janeiro 23, 2017 at 4:03 pm

Que ótimo! Muito obrigada, me ajudou bastante. Abraços.

Resposta
Joás rodrigues Janeiro 24, 2017 at 10:45 pm

Oi Renata tudo bem?, sou formado em música no Brasil. Como faco pra revalidar meu diploma no E.U.A? Por enquanto estou no Brasil, mas gostaria de saber a fundo pra eu acabar de me preparar.Seu q não é sua área mas derrepente VC pode me auxiliar.desde de já te agradeço pela postagem.

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 29, 2017 at 3:01 am

Joas,
obrigada por acompanhar o blog. A primeira providência é você traduzir todos os seus documentos e validá-los como cito no texto. Acredito que na área de música seja necessário um teste de habilidade específica, porém nao tenho certeza. Vale a pena você entrar em contato com a WES e perguntar ou ate mesmo na associação americana de musicistas, a AFM. Espero ter ajudado.
Boa sorte!

Resposta
gutenberg Janeiro 26, 2017 at 6:24 pm

renata!boa tarde..achei seu blog.site explendido..eu estou pensando em deixar o brasil e tentar a vida no exterior,nunca sai do brasil..sou recem formado em administração de empresas bacharelado,quais dicas voce me daria com relação a passaporte,estadia,locais de empregos,e validação do meu certificado de graduação superior.se possivel sei que sua vida dever é corrida,ocupada,gostaria de suas preciosas orientações..estou pensando seriamente deixar o brasil..mais nao sei nem por onde começar,e ilegalmente não quero ir de forma alguma meu email está aqui [email protected] se voce puder me ajudar sou marinho completo de primeira viagem…com essa dicas..eu ficarei eternamente grato a sua preciosa pessoa..muito obrigado

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 29, 2017 at 2:34 am

Gutenberg,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário.
O mais importante antes de tudo é ter um plano traçado. Morar no exterior não é apenas arrumar as malas e sair.
Para conseguir um lugar ao sol é necessário estar preparado, ter um bom ingles e ser um bom profissional. Primeiramente faça as validações necessárias que cito no texto, depois disso busque na internet por vagas abertas na sua área, uma boa opção são os sites: Monster e Linkedin, além dos sites das próprias empresas. Pesquise, não tenha pressa, E PRINCIPALMENTE avalie muito bem, para ter certeza que seu sonho se tornará realidade e não um pesadelo. Boa sorte.

Resposta
gutenberg Janeiro 26, 2017 at 6:26 pm

corrigindo comentario anterior,gostaria de ir para U.S.A sou marinheiro completo de primeira viagem.. obrigado renata sucesso

Resposta
caroline soares carneiro Fevereiro 2, 2017 at 1:22 am

Olá, adorei seu artigo, ajudou muito. Também sou aluna da UFRJ, faço biomedicina com ênfase em análises clínica e estava procurando o órgão que faria a validação do diploma e se eu conseguiria encaixar minha formação aqui com alguma do Canadá (que também usa o WES). Fiquei na dúvida se a WES faria essa equivalência com um curso que tenha aí nos EUA, ou seja, é como se você tivesse se formado em um curso com matérias e carga horária dos EUA, certo? Novamente, obrigada pela ajuda, tudo de bom ^^

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 3, 2017 at 3:03 pm

Olá Caroline,
Que bom saber que você estuda na UFRJ, provavelmente tem alguns professores que são meus amigos!!! A validação do diploma é feita sim pela WES, mas para trabalhar na área de análises clínicas você também precisará fazer uma prova para o órgão regulamentador da profissão. Visite esse site para saber um pouco mais, porém se surgirem outras dúvida, pode me escrever que eu tento ajudar. Boa sorte!!!

Resposta
caroline soares Fevereiro 13, 2017 at 1:48 am

Poxa, que legal. Muito obrigada pela ajuda. Queria saber também se eles diferenciam as matéria obrigatórias das eletivas? Pois estou na dúvida entre a ênfase de ciência e tecnologia e análises clínicas (posso trocar ainda), então se eu fizer ciência e tecnologia com algumas matérias de análises eles iriam usar como parâmetros as matérias obrigatórias do curso ou todas as matérias cursadas?

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 13, 2017 at 2:39 pm

Caroline,
A princípio não há distinção entre as matérias, mas é sempre bom buscar junto aos órgãos reguladores essas informações, pois são um pouco mais específicas, mas provavelmente você terá a equivalência de biomédico, independente da ênsafe dada. Obrigada mais uma vez por deixar o seu comentário e acompanhar o blog.

Resposta
Eliana Araújo Fevereiro 2, 2017 at 11:51 am

Bom dia, Renata!
Meu nome é Eliana Araújo, sou formada em Psicologia com especialização em Psicologia Infantil e atualmente trabalho como Téc. em Diagnóstico Por Imagem (Téc. em Radiologia), na Rede Pública aqui do estado que moro. Você sabe me dizer como chama a ORDEM DOS TÉCNICOS DE RADIOLOGIA aí dos EUA? Pois quero tentar VALIDAR meu diploma de Técnico.
Obrigada e tenha um bom dia!

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 3, 2017 at 2:31 pm

Olá Eliana,
Obrigada por acompanhar o blog. Aqui nos EUA, além de um conselho nacional, há também os conselhos regionais e se você pensa em vir morar aqui, precisa saber como funcionará no seu estado. Nesse site você encontrará maiores informações.Boa sorte.

Resposta
Eliana Araújo Fevereiro 3, 2017 at 4:19 pm

Ok, Renata!
Obrigada pelo link do site e depois que eu pesquisar te dou um retorno, por que daí ajudamos outras pessoas com mesma dúvida.
Abraços!!!

Resposta
Michel Araujo Setembro 1, 2017 at 11:55 pm

Olá, boa noite.
Sou Tecnólogo em Radiologia em Cuiabá e tenho muito interesse em trabalhar nos Estados Unidos. Conseguiu informações sobre a validação de nossos diplomas da área?

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:31 pm

Michel,
Falo sobre esse tipo de validação em alguns comentários abaixo. Sugiro a leitura deles, restando dúvidas estou aqui.
Obrigada

Lucas de carvalho Fevereiro 10, 2017 at 5:33 pm

Ola renata! Meu nome é Lucas e sou técnico em radiologia no brasil.
Há chances e possibilidades dessa área de trabalho para brasileiro ai nos estados unidos?
E se há, como faria para conseguir uma vaga no mercado de trabalho ai?
Tenho interesse de trabalhar na América, Mas não tenho a minima noção de por onde começar
Obrigado pela atenção: Lucas

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 10, 2017 at 8:49 pm

Olá Lucas,
Obrigada por acompanhar o blog. A Eliana, uma outra leitora nossa me fez essa mesma pergunta, é a última nos comentários, inclusive ela falou que caso conseguisse alguma outra informação colocaria aqui, recomendo você ler os comentários até o fim.
O momento politico atual não é digamos recomendável para a imigração, há ainda muitas incertezas em relação a política imigratória do novo presidente.
Meus conselhos por agora: estude muito,aprenda o vocabulário da sua especialidade, se aprofunde no ingles, faça o reconhecimento dos seus certificados, estude para o TOEFL, já tem bastante coisa para começar!!! Boa sorte e estamos sempre aqui para outras dúvidas.

Resposta
Priscilla Fevereiro 15, 2017 at 10:21 am

Ola, estou cursando biomedicina no Brasil e gostaria de saber se com a Pos Esteta consigo excercer a estética nos Estados Unidos .

Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 17, 2017 at 1:01 am

Olá Priscilla,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. Para exercer sua profissão aqui, seja em qualquer área, você precisará validar o seu diploma e encontrar algum empregador que deseje patrocinar o seu visto.
Boa sorte!!

Resposta
Thais Rodrigues Fevereiro 20, 2017 at 5:50 pm

Oi Renata. Venho pesquisando há um tempo sobre o mercado de trabalho fora do Brasil para os Médicos Veterinários. Sei que o Texas é um grande produtor de animais para corte. Tenho interesse nessa área. Me formo no meio do ano e gostaria de saber se você tem alguma informação sobre o mercado de trabalho para essa área. Li sobre a validação do diploma, mas você acha que primeiro devo tentar um contato com as indústrias de interesse? Estou perdida hahaha mas ao mesmo tempo muito interessada em sair do Brasil. Nós não somos valorizados e não recebemos incentivos.

Att. Aguardo sua resposta.

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 21, 2017 at 3:00 pm

Olá Thais,
Obrigada por acompanhar o blog. Vamos do começo: o primeiro passo é você validar o seu diploma, ter um bom ingles e pesquisar o mercado em que gostaria de atuar, verificar quais as necessidades da área e estar bem preparada para enfrentar toda a concorrência. Buscar as indústrias de interesse é uma ótima opção, mas digamos que seria a fase 2, pois primeiro como disse você precisa estar apta a se candidatar para uma vaga.
Assim como a Medicina, a Medicina Veterinária por aqui é como se fosse um Doutorado. Quem tem bacharelado em Medicina Veterinária seria Animal Technologist Porém não sei muitos detalhes a respeito, mas acredito que esse link https://www.avma.org/ProfessionalDevelopment/Education/Foreign/Pages/ECFVG-working-in-us.aspxvocê encontre mais informações. Aquihttps://www.nbvme.org/navle-general-information/foreign-trained-veterinarians/ também tem mais dados.Espero ter ajudado. Boa sorte e continue nos acompanhando.

Resposta
Matheus Fevereiro 21, 2017 at 8:40 am

Excelente post!
Gostaria de saber o que é necessário para ser instrutor de musculação em academias do EUA, bem como atuar como personalidade, sou graduado em educação física aqui no brasil.

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 21, 2017 at 2:52 pm

Matheus,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. A primeira providência é validar o seu diploma, ter um bom ingles e encontrar algum lugar que esteja disposto a patrocionar o seu visto. Para atuar como personal trainer, é necessário fazer um curso específico. Boa sorte.

Resposta
Raquel Fevereiro 27, 2017 at 5:23 pm

Ola
Voce sabe me dizer,se na área de administração de empresas é necessário fazer validação?
Obrigada

Resposta
Danielle Março 8, 2017 at 8:27 pm

Ola!
Sou nutricionista formada no Brasil e gostaria de saber qual o primeiro passo para validar meu diploma.
Tenho q voltar para a faculdade e fazer aulas aqui nos EUA?
Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Março 22, 2017 at 7:12 pm

Ola Danielle,
O primeiro passo e a validação do seu diploma, dependendo da area que queira atuar e necessário sim uma prova, mas não precisa voltar a Universidade e como um registro profissional. Aqui a Nutrição e dividida e ha também o técnico em Nutrição. Eu aconselho voce a visitar o site do que seria o equivalente ao nosso conselho federal da profissão para esclarecer essas duvidas e verificar em qual categoria voce se encaixaria (www.cdrnet.org). Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte.

Resposta
kaio marques Março 27, 2017 at 12:03 am

Satisfações Renata,
Sou formado em Ciências Econômicas. Preciso validar diploma?
É difícil conseguir emprego na minha área?
att. Kaio Marques

Resposta
Renata Salas Collazo Março 27, 2017 at 4:48 pm

Olá Kaio,
Obrigada por acompanhar o blog. Sim, seu diploma precisa ser validado.Não tenho o conhecimento necessário da sua área para responder a sua pergunta sobre a dificulade de se colocar aqui. Aconselho você a entrar em sites de empresas aqui para sentir o mercado ou até mesmo em sites como o Linkedin que tem sempre empresas disponibilizando vagas.
Boa sorte

Resposta
Rúbia Vieira Abril 1, 2017 at 4:48 am

Olá Renata, gostaria de saber se a validação de diploma só é valida para curso superior ou se para nível técnico também é possível, pois sou formada em Técnico em Biotecnologia e tenho interesse de ir para os EUA para fazer minha graduação.

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 2, 2017 at 7:00 pm

Olá Rúbia,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar sua dúvida. A validação é necessária sim, isso ajudará na sua entrada na universidade. Se precisar de ajuda é só perguntar e tento ajudar novamente. Boa sorte

Resposta
Gustavo Abril 11, 2017 at 3:38 am

Olá Renata, tenho uma dúvida quanto ao reconhecimento diploma de especialização ou pós graduação do Brasil. Eu le em alguns lugares que pelo tempo de duração desses cursos, 1 ano e meio a 2 anos, eles equivalem a mestrados profissionais no EUA. É isso mesmo? Esse diplomas são reconhecidos ou só os que atribuim título (bacharel, mestre, doutor)? Caso sejam, são reconhecidos de que forma? Obrigado

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 13, 2017 at 1:49 pm

Olá Gustavo,
Obrigada por acompanhar o BPM. A equivalência não é pela duração do curso, mas por conteúdo e título atribuído. As especializações serão reconhecidas como tal. Se você tem especializações, cursos de pós-graduação , tudo pode ser reconhecido, mas não serão atribuídos títulos a esses cursos. Qualquer outra dúvida estamos aqui. Boa sorte

Resposta
Diego Nascimento de Souza Abril 11, 2017 at 4:42 pm

Olá Renata. Parabéns pelo excelente material que você disponibilizou aqui. Sou formado em Técnico em Eletrônica e sou Engenheiro Mecânico recém formado, e pelo que andei pesquisando, para poder atuar nos E.U.A precisaria providenciar tradução juramentada do Diploma, Histórico escolar e ementa das cadeiras. Posteriormente pedir a validação junto ao WES.
Atualmente possui visto B-2 mas ainda não fui para o E.U.A. Minhas dúvidas:
1 – Caso o WES validar meu diploma, teria antes que fazer alguma prova de algum conselho?
1.1 – Em relação a fazer provas após a validação do diploma, tem que fazer também para nível técnico?
2 – Qual sua opinião sobre tentar fazer todo o processo de validação do diploma diretamente do Brasil e depois com a validação em mãos, ir com visto de turista e aplicar para vagas e buscar emprego?
3 – Como já sou formado, preciso enviar meus documentos para a WES em envelope timbrado da universidade?
4 – Entendo que, caso a WES não valide por completo meu diploma de engenheiro, terei que buscar uma universidade para cursar as cadeiras restantes?
5 – O teste TOEFL seria necessário apenas no caso de ter que voltar a estudar em universidade norte-americana, ou também para a provável prova do conselho?

Obrigado, e um abraço.

Quem quiser entrar em contato, meu email é [email protected]

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 13, 2017 at 1:43 pm

Olá Diego
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário.Respondendo as suas perguntas:
1- não precisa fazer prova para conselho
2-O processo pode ser feito todo no Brasil, em relação a busca de emprego é uma questão muito pessoal.
3-Sim, a princípio voê precisa de documentos originais enviados diretamente da Universidade, mas você pode tentar entrar em contato com a WES e conversar a respeito de outroas possibilidade para validação.
4,5- TOEFL é um teste de proficiência da língua, necessário apenas para quem quer estudar. O diploma de engenharia é reconehcido sem necessidade de matérias extras a serm cursadas.
Boa sorte.

Resposta
Rose Abril 17, 2017 at 7:01 pm

Oi, Renata. Tudo bem??
Sou nutricionista com pós em gastronomia. Saberia me dizer sobre o trabalho e a validação??
Obrigada!!
Roseli

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 20, 2017 at 8:21 pm

OLÁ Rose,
Os primeiros passos são os que citei no blog: tradução juramentada de toda a sua documentação escolar, a equivalência feita pela WES ou outra emrpesa do ramo, com isso em mãos você pode submeter o seu pedido de registro no conselho correspondente.
Aqui a Nutrição é dividida e há também o técnico em Nutrição. Eu aconselho voce a visitar o site do que seria o equivalente ao nosso conselho federal da profissão para esclarecer essas duvidas e verificar em qual categoria voce se encaixaria (www.cdrnet.org). Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte.

Resposta
Gabriella Abril 17, 2017 at 8:59 pm

Penso em fazer técnico de radiologia e queria saber, o que é preciso para trabalhar fora do Brasil com o certificado de Técnico brasileiro

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 20, 2017 at 8:12 pm

olá Gabriella,
Não tnho informação sobre a validação de certificados técnicos, mas acredito que a WES pode te ajudar nisso. Para trabalhar fora, pelo menos aqui nos EUA, é preciso ter ingles fluente e ser um ótimo profissional, pois eles são sempre muito exigentes. Prepare-se para um mercado também extremamente competitivo. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Wesllen P. Castro Abril 18, 2017 at 5:52 pm

Boa tarde, Renata. Sou Enfermeiro, formado há 8 anos pela UEMA, trabalho em 3 hospitais – MA- Brasil, pretendo estudar, trabalhar e morar nos EUA, estou estudando inglês. O que preciso fazer?

Resposta
Wesllen P. Castro Abril 18, 2017 at 5:54 pm

Qual o passo a passo?

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 20, 2017 at 5:31 pm

OlÁ Wesllen,
Respondi a várias perguntas em relação a enfermagem , principalmente a Betania, uma outra leitora nossa, onde coloco links para buscar maiores informações, convido você a ler os comentários abaixo, pois muito informação ja foi passada e inclusive relato de alguns outros leitores. De qualquer forma a Soraia, uma outra leitora deixou esse comentário:Olá Renata, como fico feliz de ver essa informacao em seu blog .Meu esposo é Enfermeiro Psiquatrico formado pela Uni-Rio e há 2anos estamos no processo de Emigração pros EUA q concede o Green Card .pra Enfermeiros e Fisioterapeutas , já temos a empresa sponsor e agora estamos na reta final . Pq fiquei feliz em ler esse post ? Porque quase não há informação a respeito , vejo mtos profissionais da área meio q sem horizonte. Por isso q falamos pra todos q há vida além do Brasil (rsrs) . criamos um canal no YouTube chamado “Enfermeiros nos EUA” e lá meu esposo da todas as dicas do processo de validação do diploma , prova de proficiência de inglês , e a prova do Conselho de Enfermagem (Nclex) será o nosso próximo tema . Esperamos ajudar o maior número de profissionais possível .
Parabéns pelo Blog ! Sucesso !

Boa sorte Wesllen e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Inês Lima Abril 21, 2017 at 1:40 am

Boa noite,Renata! inicialmente quero te parabenizar pelo blog,realmente muito legal! Sou enfermeira , e gostaria de saber duas coisas,se você puder ajudar: Sobre a primeira gostaria de saber se minha pós graduação em auditoria em saúde teria validade aí nos EUA… Daqui a uns 2 anos vou iniciar o processo de validação do diploma para o Estado da Florida. A outra coisa é justamente sobre mercado de trabalho na Florida para enfermeiros,vc saberia informar algo sobre isso?

Resposta
Cary Maio 2, 2017 at 4:25 am

Boa noite! Sou assistente social e tenho pós em psicopedagogia e mestrado em educação. Não sou fluente em inglês, tenho fluência em espanhol mas há como eu conseguir trabalho na área talvez com imigrantes , paralelamente estaria fazendo o curso de inglês aí?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 2, 2017 at 1:19 pm

Olá Cary,

Obrigada por acompanhar o blog. Infelizmente mesmo para trabalhar com imigrantes, o ingles fluente é necessário, afinal seus pacientes serão imigrantes, mas todo o ambiente ao seu redor terá a língua do país, quem te entrevistará, você precisará escrever relátorios entre outras coisas e tudo deve ser em inglês. Aconselho você a traduzir seus documentos, validar seu diploma e começar a estudar ingles e depois com fluência começar a procurar um emprego ainda no Brasil. Como você deve saber a política de imigração não está nada fácil em tempos de Donald Trump. Boa sorte.

Resposta
Paola Cruz Maio 2, 2017 at 6:20 am

Boa noite. Li no seu post a respeito de que o curso de engenharia não precisa de cursar matérias extras? Seria isso mesmo? Estou pesquisando a respeito e encontrei tantas informações a respeito de que para revalidar um diploma de engenharia além de termos que traduzir todo o currículo do curso com todas as matérias cursadas, precisamos fazer um teste no Conselho de classe como o nosso Crea e com isso serão aplicados provas com duração de 2 dias e sem contar com os créditos que teremos que ter cursando matérias que não estejam descritas em nosso currículo. Sou formada em engenharia de Petróleo e gostaria de trabalhar na área nos EUA, mas confesso que tanta burocracia esta5me deixando desanimada. Se puder me ajudar a esclarecer esses fatos e tirar minhas dúvidas eu agradeço. Obrigada pela atenção.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 2, 2017 at 1:13 pm

Paola,
Obrigada por acompanhar o blog e deixar seu comentário. A primeira providência será a tradução de todo o seu material e a validação do seu diploma. A prova no conselho até onde eu sei é opcional, caso você queira se cadastrar nele. Geralmente não há a menor necessidade de matérias extras para engenharia, pois nossos cursos são bem completos no Brasil. Não desanime.Meu marido é engenheiro, tenho muitos amigos engelnheiros e o processo foi exatamente como descrevi acima. Boa sorte.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 2, 2017 at 1:22 pm

Paola,

Até onde eu seu a prova do conselho é opcional. Traduzir os documentos e validar seu diploma é obrigatório e esse processo é relativamente simples. Dificilmente você precisará fazer qualquer matéria extra vindo de uma boa universidade no Brasil. Nossos cursoes são bem completos e tem até mais carga horária e créditos que a universidade americana. Meu marido é engenheiro e tenho vários outros amigos na mesma profissão, que as únicas medidas necessárias foram as que citei. Não desanime e boa sorte.

Resposta
Kenia Maio 3, 2017 at 2:18 am

Como saber onde procurar por uma vaga aberta? Minha área é enfermagem.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 3, 2017 at 5:52 pm

Olá Kenia,
você pode checar no sites dos próprios hospitais ou o linkedin que tem se mostrado uma ótima ferramenta. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Mirela Maio 17, 2017 at 11:29 am

Olá Renata adorei o seu blog, gostaria de saber algumas informações sou farmacêutica- bioquímica tenho pós graduação em análises clinicas, experiência em laboratório de análises clínicas e principalmente em laboratório de microbiologia, minha experiência é laboratório de hospital. Tenho experiência tb em farmácia hospitalar e drogaria. Gostaria de saber se a profissão de bioquímico é separada de farmacêutico aí nos EUA e se eu teria chance de trabalhar na área de laboratório ou teria que fazer outro curso.
Obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2017 at 2:10 pm

olá Mirela,
A profissão de bioquímico e famarcêutico é separada sim. Para trabalhar na área de laboratório de pesquisa, você precisará validar seu diploma, além do inglês fluente, procurar por vagas disponíveis nos sites das universidades ou das empresas americanas como perfil que você tem experiência.Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Naira Caroline Maio 19, 2017 at 3:44 pm

Olá Renata tudo bem? Me formei em biomedicina e pretendo seguir a área de imagem, mas especificamente em Medicina Núclear você saberia me dizer como é essa área por ai? Passei na pós no Einstein mas tranquei para estudar inglês e fazer intercâmbio como Au pair, então quando estiver gostaria de fazer curso na área ou até mesmo a pós se possível? Você saberia me informar? pois procuro e não acho muita informação, acho que até porque a Biomedicina tem um nome diferente ai. Aguardo contato, obrigada pela atenção!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2017 at 2:03 pm

Naira,
Como cite no texto é necessário ter toda a documentação traduzida e validada para tentar fazer uma pós gradução. Você precisa verificar se o visto dado para Au pair permite que você estude para fazer cursos ou pós graduação. O profissional de Biomedicina aqui também é conhecido como Biomedical Scientist, mas também pode ser Biologist, porém a área de atuação pode exigir que vocês seja cadastrado no órgao regulamentador da profissão. Veja a cidade que você fará intercambio e procure nas universidade se há cursos que você deseje fazer. Não tenho conhecimento necessário para auxilia-la na área de Medicina Nuclear, mas acredito que haja um mercado em crescimento, devido ao avanço na Medicina Diagnóstica.
Obrigada por acompanhar o blog e boa sorte.

Resposta
Mellissa Maio 21, 2017 at 2:35 am

Olá Renata, me chamo Mellissa, tenho 26, sou formada em Biomedicina, minha tese de defesa foi sobre o câncer, atualmente estou trabalhando na Hípica no Brasil, tenho muito interesse em seguir essa mesma carreira ai nos EUA. Onde posso obter uma oportunidade e outras informações?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 22, 2017 at 1:52 pm

Mellissa,
Como relato no texto, tenha seus documentos todos traduzidos e validados para o sitema americano. Após essa etapa, procure instituições que façam um trabalho que você admire, busque por orientadores através dos sites das Universidades, mande um e.mail com uma breve apresentação sua e pergunte sobre a possibilidade de um estágio ou emprego. Ter um inglês fluente é fundamental. Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Raiza Maio 24, 2017 at 6:59 pm

Olá Renata, parabéns pelo blog, muito informativo!!
Uma dúvida: e para farmacêutico? Tem como somente validar o diploma ou é necessário fazer alguma prova de conhecimento específico também?
Muito obrigada!

Resposta
Patricia Maio 28, 2017 at 2:22 am

Que otimo seu blog! Sou acupunturista aqui no Brasil e tenho o desejo de ir para os EUA. Vc sabe como é ou onde posso me informar sobre a legislação para exercer a acupuntura aí ? Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 4, 2017 at 5:07 pm

Olá Patricia,
Infelizmente não tenho informação sobre a área de acunpuntura, mas validar toda a sua documentação é o primeiro passo.Obrigada por acompanhar o blog.

Resposta
Aline Winagraski Junho 7, 2017 at 7:30 pm

Adorei as informações, muito obrigada pela generosidade. Sou fisioterapeuta​, tenho pós graduação em acupuntura e docência superior. Gostaria de trabalhar só com a acupuntura, o que eu preciso validar? Como seria o processo para trabalhar somente com a acupuntura? Muito obrigada. Aline

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 8, 2017 at 4:43 pm

Olá Aline,
Obrigada por acompanhar o blog. Os primeiros passos são os citados no texto, e tenho essas informações gerais abaixo. Para pesquisar e ajudá-la no processo teria que ser em forma de consultoria.Vale lembrar que cada estado tem as suas exigências específicas, falarei do Texas por ser meu estado e pela qualidade do centro médico daqui. Envie um pedido on-line para licenciamento você precisará pagar a taxa de inscrição de US $ 305. Completar 1.800 horas de treino de acupuntura a partir de uma escola americana de acupuntura credenciada. 450 horas das necessárias 1.800 horas de treinamento devem ser treinadas com ervas (herbal training). Faça o curso CCAOM Clean Needle Technique e o exame prático. Talvez esse curso você possa trazer do Brasil, enfim, se precisar de um assessoria estou a disposição na forma de consultoria. Boa sorte

Resposta
Bruna Sampaio Junho 11, 2017 at 7:09 pm

Olá, Renata. Tenho interesse em validar meu diploma de medicina logo após a conclusão do meu curso. Você sabe me informar sobre como seria o processo? Assemelha-se ao descrito anteriormente? Obrigada!,

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 18, 2017 at 10:50 pm

Olá Bruna,
As primeiras etapas estão descritas no post. Para Medicina, sei que é um pouco mais complicado, pois no brasil Medicina e graduação e aqui é um doutorado, o processo e longo e caro, mas não é impossível. Nesse link você econtrará as informações necessárias. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Ana Junho 14, 2017 at 12:09 am

Olá, Renata! Muito Obrigada por esse post necessário e generoso!
Eu sou formada em Psicologia no Brasil, moro na Florida e estou no processo de tirar licença em Mental Health Counseling. O problema é que a empresa que contratei para avaliar minha formação (Josef Silny) avaliou que minha graduação em Psicologia é equivalente à graduação daqui, o que NÃO É. Enquanto o currículo americano de Psicologia conta com 120 créditos, sendo que 47 desses são matérias não relacionadas à psicologia, no curriculo brasileiro temos 175 créditos apenas em psicologia. O Conselho não está aceitando algumas matérias minhas porque esta empresa diz que são de graduação, no entanto se eu fosse aluna aqui só as teria no mestrado ou doutorado. Enfim, frustração total. Minha pergunta é: na avaliação da WES eles colocam a graduação de psicologia no Brasil como equivalente à americana? Ou eles fazem uma avaliação mais aprofundada e consideram o nível das matérias? Agradeço qualquer ajuda!!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 18, 2017 at 10:40 pm

olá Ana,
Qualquer empresa que você enviar seu curriculo ou histórico escolar eles avaliarão da seguinte forma: tem todas as matérias necessárias para ter a equivalência no sistema americano? Se sim, eles darão a equivalência, independente de quantas outras matérias mais específicas você tem. Seria impossível avaliar a profundidade e especificadade das matérias. O nome é equivalência de curso, ou seja a que curso corresponde aqui. Provavelmente para o mestrado aqui, você precisaria de X matérias, que você pode não ter, então qualquer coisa entre gradução e mestrado e nivelado como graduação, pois você precisa corresponder a totalidade das exigências. Isso não exclusividade da Psicologia, também acontece em quase todas as áreas. Mas se você tem só a graduação no Brasil, não vejo problema em seu currículo ser avaliado como graduação aqui. Todo o conteúdo a mais que você tem será o seu diferencial no mercado, independente de títulos. Boa sorte e obrigada por acompanhar o blog.

Resposta
Luis Henrique Martelli Junho 18, 2017 at 9:33 pm

Olá Renata, muito bom seu blog. Gostaria de saber sobre a área de Ciências Contábeis, tenho 19 anos, estou no 3º período da faculdade e pretendo ir pros EUA logo após me formar. Eu tenho o inglês fluente, mas li que teria que fazer faculdade denovo e com visto de estudante sem a possibilidade de trabalhar, e que as empresas lá preferem americanos para ser contador. Obrigado!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 18, 2017 at 10:29 pm

Luis Henrique,
O primeiro passo sempre é a validação do diploma. Não é necessário cursar de novo a faculdade mas sim prestar alguns exames que necessitam muitas horas de estudos, e se alguma matéria que for exigida você nao tiver cursado aí sim precisa voltar a faculdade para completa-la. Boa sorte e obrigada por acompanhar o blog.

Resposta
Luis Henrique Martelli Junho 19, 2017 at 2:29 am

se não precisar de nenhuma matéria, seria só fazer uma preparação e a prova de CPA, e passando acredito que estaria pronto para buscar uma empresa para ser meu sponsor para o visto de trabalho, certo?

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 19, 2017 at 3:37 pm

Luis,
Sim a princípio seria isso, mas antes da equivalência, fica difícil saber se nennhuma matéria complementar será exigida. Boa sorte

Resposta
Andrey Julho 8, 2017 at 8:31 pm

Olá, o processo para formação técnica seria o mesmo? É mais fácil, mais demorado? Falou muito sobre a área da saúde, tenho dúvidas a respeito da minha em si, que é técnico em radiologia.

Aguardo retorno e muito obrigado desde já.

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 15, 2017 at 5:04 pm

Andrey,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Respondi essa questão de radiologia em alguns comentários abaixo, mas de qualquer forma a validação de todos os seus certificados por uma agência americana é fundamental.

Resposta
Antônio Carlos Julho 16, 2017 at 5:33 pm

Olá Renata, Sou Técnico em Radiologia, quero viajar para EUA, e possivelmente trabalhar, como é o processo ?
Porque muitos, informaram que não tem como. Mas é possível ? Aguardo a Resposta. Obrigado.

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 16, 2017 at 7:18 pm

Olá Antonio,
Nada é impossível, pode ser difícil, com alto custo, demorado e sem garantia que você conseguirá um emprego. Primeiramente você precisa fazer a tradução dos documentos como cito no texto, depois estar afiadíssimo no ingles para lidar com pacientes, supervisores, fazer a prova no conselho da categoria e ter uma situação imigratória regular. Nesse link você encontra outras informações, também detalhei o processo em comentários anteriores. Obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
KARINA NASCIMENTO Julho 18, 2017 at 3:09 pm

Ola Renata
Sou cirurgiã dentista e estou de mudança para os EUA(FLORIDA).Gostaria de informações de como validar meu diploma e se posso pelo menos trabalhar como auxiliar de consultorio odontológico.

obs:Favor responder, se possível pelo o email.

atenciosamet:Karina

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 2, 2017 at 7:28 pm

Karina,
Primeiramente você precisa validar seu diploma como citado no texto, depois passar por todas as etapas da validação da profissão, que são exames e classses suplementares se for necessário. Para trabalhar mesmo como auxiliar, que aqui no caso é conhecido como higienista é necessário formação na área, ou seja fazer um curso apenas para isso e prestar a prova para o conselho da profissão. Nos comentários abaixo, dei um passo a passo. Obrigada por acompanahr o BPM.

Resposta
Eglacy Sophia Julho 19, 2017 at 4:53 am

Renata, obrigada pelas informações.
Sou psicóloga, com mestrado e doutorado no Brasil. Tbm tive vida acadêmica, mas pretendo apenas atender como clínica na Califórnia. Preciso validar os 3 diplomas para poder trabalhar? É verdade que profissional de saúde deve pagar seguro para estar coberto no caso de processo? Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 2, 2017 at 7:44 pm

Olá Eglacy,
Todos os certificados precisam ser validados. Sim, os profissionais que lidam com pacientes de forma geral, pagam um seguro em caso de processo, porém não é exigido em todos os estados.Não conheço as particularidades da California. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Ellen Camurça Julho 24, 2017 at 2:23 am

Olá me chamo Ellen e estou cursando enfermagem, e tenho muito vontade de termina o meu curso e exercê-lo nos EUA , gostaria de saber como funciona, tenho várias curiosidades, andei lendo vários post’ , alguns me desanima outros não… se vc puder me ajuda achar uma direção correta pra des de já eu i atrais saber mais eu agradeço !

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 27, 2017 at 2:14 am

Ellen,
obrigada por deixar seu comentario e acompanhar o BPM. Nos comentarios abaixo, detalhei o processo para validacao do diploma de enfermagem inclusive recomendando sites para a busca de informacao. Da uma olhadinha com calma e tenho certeza que lendo esses comentarios varias das suas duvidas serao sanadas. Boa sorte

Resposta
Gabriela Julho 24, 2017 at 4:18 pm

Olá,
Então sou biomédica formada a 5 anos, mas decidi mudar de área (pois sempre fui apaixonada pela medicina alternativa), então estou fazendo minha pós graduação em acupuntura e MTC, gostaria de saber se você conhece algum modo para eu fazer mestrado, doutorado ou PHD (eu li, mas foi bem por cima, que tem ótimos cursos na Califórnia), porém eu gostaria de trabalhar para me manter, você sabe algo a respeito?

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 27, 2017 at 2:17 am

Gabriela,
Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentario. Entrando para um programa de mestrado ou doutorado voce recebera uma bolsa de estudo que gerlamente e suficiente para se manter. O que eu recomendo e que voce faca uma pesquisa, ou ate mesmo pergunte para seus professores da pos, quais os lugares de referencia aqui nos EUA, com isso em maos e seguir os passos citados no meu texto, afiar o ingles e se preparar apar as provas que voce precisara prestar.Boa sorte

Resposta
Flávia Julho 25, 2017 at 6:23 am

Sou Psicológa/Terapeuta de família e relacionamentos.
Tenho um sonho antigo de atuar nos EUA, estou na Europa e planejando essa conquista por ai.
Alguma dica?
Desde já agradeço atenção dispensada a mim!
Abraços…

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 27, 2017 at 2:11 am

Flavia,
obrigada por deixar seu comentario e acompanhar o BPM. As primeiras providencias, sao as que cito no texto e depois voce tentar contato com o conselho profissional de Psicologia para saber quais serao as proximas etapas. Nos comentarios abaixo, relatei com mais detalhes o processo. Boa sorte

Resposta
Geisa Julho 29, 2017 at 1:27 pm

Bom dia,
Meu marido é técnico de radiologia, e está pensando em tentar algo nos EUA, ele trabalha no hospital do câncer aqui em SJC, como conseguimos ver vagas p ele poder se candidatar as oportunidades..sites, jornais..
Obrigada!!

Resposta
Renata Salas Collazo Julho 29, 2017 at 4:33 pm

Oi Geisa,
As primeiras providencias sao as citadas no texto. Depois e estar extremamente confortavel com o ingles, para entao fazer todas as provas necessarias para a validacao junto ao conselho da profissao e so depois disso comecar a buscar um trabalho. No caso, a empresa precisa querer patrocinar o visto. Em alguns comentarioa abaixo coloquei no passo a passo para radiologia, espero que ajude.
Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Eglacy Sophia Agosto 1, 2017 at 5:17 am

Oi Renata, teve oportunidade de ler meu comentario? Obrigada!

Resposta
Gabrielly Lunkes Agosto 2, 2017 at 9:47 pm

Oi Renata!
Gostei muito do seu artigo. Eu acabei de me formar em Farmácia no Brasil e meu namorado mora nos EUA. Eu já morei nos 1 ano nos EUA para estudar Inglês, mas nunca havia pensado em realmente me mudar e viver aqui. Porém, agora que terminei a faculdade, eu decidi que quero me mudar com meu namorado. Eu já pesquisei sobre o processo de validação do diploma de Farmácia, mas não sei por onde começar. Atualmente eu estou em San Francisco visitando, mas mês que vem volto ao Brasil e quero começar a arrumar os documentos como você indicou no texto. Neste caso, eu não tenho nenhum empregador pra patrocinar meu visto, você saberia me dizer que tipo de visto eu devo pedir para permanecer nos EUA durante o processo de validação do diploma?
Outra questão: É muito difícil conseguir um mestrado na área da saúde aqui nos EUA? Como eu encontro essas oportunidades (pois não encontro “seleções para mestrado” no website das universidades)? Se eu conseguir fazer um mestrado aqui, esse processo conta como validação do diploma e eu poderia trabalhar aqui após terminar o mestrado?
Desculpe as várias perguntas, desde já agradeço pela atenção.
Abraço!

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 3, 2017 at 1:29 am

Gabrielly,
Para morar nos EUA, e preciso ter um patrocinador do visto ou voce ser estudante, onde a universidade emite o seu visto.Infelizmente, nao ha nenhum tipo de visto que seja concedido para quem esta apenas aguardando a validacao. O mestrado aqui, para estrangeiros ,geralmente tem a epoca de submissao de curriculos em dezembro, para inicio do ano letivo em agosto do ano seguinte. Voce precisara fazer um teste, o GRE, porem diferentes universidades tem diferentes criterios. O que eu recomendo, comece o processo de validacao no diploma, pois leva tempo, traduzir tudo, juntar os documentos, concomitante a isso, entre nos sites das universidades das cidades que voce gostaria de morar para ver os programas oferecidos. A Paula, colunista do BPM que vive em Ohio, falou sobre estudar e universidades, nesse texto aqui e nesse aqui tambem. Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Karina Agosto 13, 2017 at 1:32 am

Olá!! Tudo bem? Sou fisioterapeuta!
Vou me mudar para Houston acompanhando meu marido, e gostaria de saber como início a validação do meu diploma. Eu já irei com visto de trabalho.

Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 20, 2017 at 2:11 pm

Ola Karina,
O primeiro passo sera a validacao do seu diploma como descrevo no texto. No caso da Fisioterapia e necessario complementar o curso no Brasil com algumas materias nas universidades aqui, alem de se preparar para as provas do conselho da profissao. Nesse link voce encontrara mais informacoes, espero ter ajudado, obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Richard Agosto 15, 2017 at 7:38 pm

Olá Renata, tudo bem?

Obrigado por compartilhar esse texto, mas tenho uma dúvida, que talvez seja besta e não tenha ficado claro pra mim. Sou Nutricionista, pretendo morar nos EUA, pra validar o diploma eu preciso desses documentos e contratar essa empresa e somente? Ou além disso eu preciso voltar a universidade e fazer matérias extras? Obrigado.

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 20, 2017 at 2:04 pm

Richard,
O primeiro passo e a validacao de diploma atraves de qualquer empresa capacitada para tal. Depois voce precisa consultar o conselho regional/federal da sua profissao para verificar as exigencias, lembrando que cada estado pode ter uma. Provavelmente se o curriculo brasileiro for compativel com o americano voce precisara fazer uma prova para conseguir a sua licenca. Nesse link voce tem um pouco mais de informacao. Espero ter ajudado e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Karina Agosto 18, 2017 at 8:20 pm

Olá Renata!!
Sou formada em psicologia no Brasil e estou cursando Mestrado na Argentina. Até o fim do ano estou indo morar em Miami.
Vc acha que consigo validar meu diploma?
A quem devo recorrer??? O que vc me sugere???
Li seu post a respeito da tradução. Fora isso o que mais faço??

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 20, 2017 at 1:46 pm

Ola Karina,
A validacao e sempre possivel. Sugiro que voce pesquise no conselho federal/regional da profissao para conhecer as exigencias do estado que voce ira morar. Aqui esta o link Em algumas profissoes provas sao necessarias para voce tirar a licenca, Psicologia e uma delas. Todo o processo tem o seu tempo, mas posso garantir que vale a pena. Ingles fluente e fundamental. Espero ter ajudado. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Letícia Agosto 21, 2017 at 12:05 am

Olá! Achei bem interessante seu post. Sou Biomédica no Brasil, com pós graduação na área de Biomedicina Estética. Sabe se é possível validar o diploma de biomedicina nos EUA? E se biomédico aí pode trabalhar nessa área de estética?

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 21, 2017 at 2:29 pm

Ola Leticia,
Qualquer graduacao tem a sua equivalencia nos Estados Unidos, o que difere sao as licencas, cada profissao tem a sua, algumas exigem que seja feita uma prova, outras nao. Geralmente qualquer profissao que tenha contato com paciente precisa de uma licenca para tal.Nao conheco nenhum biomedico que trabalhe na area de estetica por aqui, ate onde eu sei, aqui a parte de estetica e somente praticada por medicos com curso especifico para tal. Segue aqui o link da sociedade americana de medicina estetica. Precisaria fazer uma pesquisa mais a fundo para saber, mas aqui tudo precisa de um treinamento especifico. Nesse site voce pode verificar que apenas medicos, assitentes de medicos ( medical assistant, que aqui e uma graducao) e enfermeiras universitarias podem fazer cursos para trabalhar com laser, preenchimento ( botox e outros). Espero te-la ajudado. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Juliana Viana Agosto 22, 2017 at 2:05 pm

Oi Renata tudo bem? A minha pergunta não está relacionada ao post, mas sim ao local no qual você trabalha. Você conhece algum brasileiro no Texas Medical Center (MD Anderson Cancer Center & UTHealth Graduate School of Biomedical Sciences) que tenha sido aceito em um programa de doutorado? Tenho muito interesse em fazer um doutorado fora, depois do seu post fui pesquisar sobre a instituição e fiquei impressionada sobre a estrutura e sobre a qualidade das pesquisas realizadas por lá. Muito obrigada pelas dicas e com certeza vou colocar o Texas Medical Center na minha lista de aplicações. Abraços!

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 25, 2017 at 2:41 am

Olá Juliana,

Tem muitos brasileiros aqui aceitos no programa de doutorado. A preparação é a etapa mais importante, ter o GRE, seus diplomas validados, o TOEFL, as cartas de recomendação. Geralmente a data limite para a submissão dos documentos é por volta de novembro/dezembro. Realmente trabalhar aqui e muito enriquecedor e gratificante. Se precisar de mais dicas e detalhes é só chamar. Obrigada pelo seu comentário.

Resposta
Renata Salas Collazo Agosto 25, 2017 at 2:32 am

Clara,
Obrigada por acompanhar o BPM. Com visto de estudante acredito que sim, você consiga um estágio, não só voluntário, mas até mesmo remunerado. O MD Anderson sim aceita trabalho voluntário, mas não sei se contaria para as 1500 horas necessárias, pois não tenho conhecimento se você poderia estagiar no setor. Entre no site ou mande um e.mail para o departamento do seu interesse ou ate mesmo para o recursos humanos, tenho certeza que alguém responderá sanando suas dúvidas. Trabalho no MD Anderson e tenho certeza que você ficará muito feliz em trabalhar aqui também. BOA SORTE

Resposta
Carolina Agosto 30, 2017 at 5:41 pm

Olá Renata, tudo bem? Muito interessante mesmo seu post!!!
Também gostaria de fazer algumas perguntas a você…Sou farmacêutica (5 anos de curso) e também conclui o mestrado e doutorado. Eu li que preciso enviar meus documentos com tradução juramentada, prestar provas de conhecimentos gerais e específicas (dependendo do estado), prova do TOEFL e até mesmo fazer um estágio (que não entendi se é mesmo obrigatório). Vi em alguns dos seus comentários que é possível uma empresa nos USA patrocinar nosso visto, né. Sendo assim, eu teria que mandar meu CV (ou Resume) a empresa? Você sabe se qualquer empresa aceita esse tipo de procedimento? Muito obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:37 pm

Carolina,

Você está correta em relação as exigências. Você com a validação de tudo pode buscar por empregos na área, e se a empresa acreditar que você é a candidata ideal patrocinar o seu visto. Outra alternativa para o seu caso é tentar uma vaga de aluno pos doc nas instituições americanas. Busque o que voce gostaria, envie o seu currículo, com uma carta de apresentação e não desiste facilmente. Boa sorte.

Resposta
Carolina Junho 2, 2018 at 3:59 pm

Você realizou todo o processo? Já está alocada no mercado americano? Se sim, como foi?

Resposta
Luiz Felipe Castro Setembro 1, 2017 at 2:24 pm

Bom dia Renata, se você puder me enviar por e-mail algumas informações sobre, como conseguir a validação do meu diploma de dentista nos EUA, estou passando uma temporada aqui na Carolina do Norte e gostaria muito de vir morar nos EUA.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:33 pm

Luiz Felipe,
Nos comentários abaixo há dicas sobre Odontologia e como validar seu diploma e trabalhar. Se você quiser algo detalhado por e.mail, posso fazer com prazer, mas entraria na parte de consultoria, que é cobrada.
Boa sorte

Resposta
Leonardo Bassin Setembro 3, 2017 at 1:35 pm

Olá Renata, muito bom seu post achei muito informativo, tenho uma dúvida, você já viu alguém validar um diploma de professor de educação física? eu fui transferido para os EUA e minha esposa é professora no Brasil e não encontro nenhum exemplo na internet nessa área…
Obrigado pelas dicas e parabéns pelo ótimo blog.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:30 pm

Olá Leonardo,
Sim você pode validar o seu diploma de educador físco por aqui. Tendo permissão para trabalhar é so começar a procurar emprego. Eles pedirão apenas a sua certificação, experiência e a equivalência no sistema americano.
Boa sorte

Resposta
Renata A. P. Betiato Setembro 7, 2017 at 1:32 am

Oi Renata. Meu marido trabalha como técnico em construção naval (curso realizado no senai) e eu como técnica em radiologia. Você sabe dizer se pra algum de nós dois tem como trabalhar nos EUA nessa área e se tem como ele validar o diploma dele e o meu ? Desde já agradeço.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:29 pm

Renata,
Todos os diplomas podem ser validados. Para trabalhar nos Estados Unidos você precisa buscar um empregador que queira patrocionar o seu visto. Busque em sites como Linkedin, Monster as opções para a sua área e se candidate, mas deixe claro que você precisa ter o visto expedido por eles. Boa sorte

Resposta
Renata Betiato Setembro 9, 2017 at 10:12 am

Oi Renata. Seu post é ótimo. Eu tenho curso técnico em radiologia. VC sabe me dizer se curso técnico tem como valor nos EUA ? Obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:26 pm

Renata,
Sim todo curso tem valor. Recomendo que você leia os comentários ja feitos a respeito sobre a profissão, dei muitas dicas neles.
Obrigada

Resposta
Crísia Setembro 11, 2017 at 1:36 am

Olá Renata!
Ótimo seu post.
Como faço para trabalhar/estudar microbiologia nos EUA?
Finalizo meu doutorado em 2018 e não consegui o doutorado sanduíche em virtude da crise que estamos passando.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:25 pm

Crísia.
Procure locais que aceitem alunos pós-doc. Busque por Universidades que você sabe que os programas de Microbiologia são excelentes e há muito invvestimento. Muitas bolsas são oferecidas. No meu departamento, temos so do Brasil, dois alunos de pos- doc, o visto é fácil de ser concedido também. Procure também por nomes de referência na área, escreva para eles, se apresente e pergunte se eles terão pos-doc nun futuro próximo. Recomendo que você leia os posts da Paula, que está fazendo o Doutorado no país. Finalizei meus estudos em 2005. BOA SORTE

Resposta
lu Setembro 14, 2017 at 1:44 pm

Olá renata! estou formando em Educação Física no final do próximo ano e gostaria de saber se vale a pena validar o meu diploma nos EUA. Pois para ser personal basta ter um curso específico não é? Já andei pesquisando. o que me aconselha? Preciso terminar e validar o diploma? O processo para meu curso é o mesmo mencionado no post? DESDE Já AGRADEÇO e espero que me responda!

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:19 pm

Olá Lu,
A resposta para sua pergunta é : não sei. Só você pode saber o que seria melhor, quais são seus planos para o futuro, com o que e aonde trabalhar, o quanto você quer investir no seu sonho.
Para atuar como PT você precisa se qualificar através dos cursos exigidos aqui.
O processo para validação do curso é exatamente o mesmo.
Boa sorte

Resposta
lu Setembro 29, 2017 at 3:37 am

obrigada! incrível como você é atenciosa :3 por favor n pare, faz toda a diferença! abraços

Resposta
Maria Fernanda Setembro 21, 2017 at 3:32 pm

Oi Renata!
Adorei seu post
Estou me formando em Biomedicina na Universidade Positivo em Curitiba – PR e quero logo fazer um mestrado na área de genética forense, uma vez que faço estágio no laboratório de genética molecular da policia cientifica aqui do Paraná. Além disso, estou tirando minha cidadania americana pois meu pai mora em NY. Gostaria de saber se fazendo um mestrado aqui no Brasil, facilita conseguir um trabalho nos EUA. Outra dúvida seria como funciona essa parte da genética forense ai nos EUA. Consegue me ajudar sobre o assunto? Muito obrigada. Aguardo uma resposta.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 3:15 pm

Maria Fernanda,
Toda qualificação ajuda no processo de busca por emprego. Você só precisará validar todos os seus títulos.
Genética forense aqui funciona exatamente como no Brasil.
Boa sorte.

Resposta
Iracema Brendler Friedrich Setembro 27, 2017 at 2:36 am

Hi Renata! Eu sou Bióloga especializada em Genética e irei morar nos Estados Unidos pela segunda vez em Brownsville-TX. Vou iniciar um Mestrado Internacional em Nutrição (Nutrigenética e Nutrigenômica) pela Universidade Iberoamericana validada nos Estados Unidos e Europa também. O meu objetivo ao chegar aí é trabalhar como nutricionista, por isso estou iniciando o mestrado na área, porém não sou graduada em Nutrição e sim em Ciências Biológicas e Genética. Vc poderia me informar se é preciso graduar em Nutrição aí nos Estados Unidos para eu seguir essa carreira em Nutrição ou se o mestrado na área já permite? Desde já agradeço pela atenção!

Ira Friedrich

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 27, 2017 at 2:07 pm

Ola Ira,
Infelizmente você não poderá trabalhar como nutricionista, até ter sua licença para tal. Não tenho as informações necessárias para te afirmar também que com o mestrado você consiga . É necessário verificar com o conselho da área as credenciais necessárias. Boa sorte.

Resposta
Glaucia Costa Outubro 5, 2017 at 3:48 pm

Olá Renata, estou no quarto período de Fonoaudiologia aqui no Brasil- MG, tenho visto de turista a 5 anos vou aí nos EUA 2 vezes por ano e fico um mês, mas estou querendo mudar meu visto para estudante e tentar uma transferência da minha faculdade, termino daqui 2 anos mas queria me mudar pra aí o mais rápido possível e depois que eu acabar, pretendo fazer pôs me especializar na área de Neurofuncional ainda não domínio o inglês, mas estou disposta a enfrentar as dificuldades para ir morar aí, o que você acha?

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 10, 2017 at 2:39 pm

Olá Glaucia,
Como comento a todas as pessoas que me perguntam se vale a pena mudar para os Estados Unidos: depende. Cada pessoa tem uma expectativa em relação a vida aqui. Posso dizer que não é fácil como nos filmes. Dominar o ingles é a primeira providência para o sucesso. Nenhuma universidade irá aceitá-la sem a proficiência da língua, e mesmo aceitando, você acredita que conseguiria aproveitar em 100% o conteúdo? Toda mudança exige planejamento, exige preparação psicológica para os obstáculos que serão enfrentados. Comece se dedicando ao aprendizado da língua, depois valide o seu diploma e já como profissional, comece a buscar locais para a sua especialização. Planeje a longo prazo, faça seu sonho virar realidade não pesadelo. Qualquer dúvida estou a disposição. Boa sorte

Resposta
Paola Outubro 9, 2017 at 11:04 pm

Olá tudo bem? Meu nome é Paola moro na Florida em Boca Raton. Estou aqui tem 2 anos e a 8 meses estou fazendo o English com o visto de estudante. E sou enfermeira formada no Brazil. E quero muito trabalha como enfermeira aqui nos USA. Será que você poderia me ajudar.

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 10, 2017 at 2:27 pm

Paola,
Convido você a explorar os outros comentários nesse mesmo texto, onde dou várias dicas sobre a validação de diploma para enfermeiros. Boa sorte e obrigada por acompanhar o blog.

Resposta
Isabela Outubro 24, 2017 at 2:20 am

Renata, adorei o post!
Estou cursando Marketing, porém quero fazer Medicina Veterinária e quero ir para Flórida trabalhar nessa área. Dentro da área da saúde, entra a veterinária? Já estou pesquisando para poder fazer uma faculdade que seja possível a validação e todo o processo seja ‘menos complicado’. Agradeço a ajuda!

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 25, 2017 at 4:33 am

Ola Isabela,
Obrigada por acompanhar o BPM. Sim, Medicinha Veterinaria e uma carreira da area da saude. Se precisar de ajuda e so nos contactar.Boa sorte.

Resposta
Mauro Fernando Novembro 3, 2017 at 2:54 pm

Olá Renata, sou professor de educação física com especialização na área escolar. Atuo no funcionalismo público municipal daqui e gostaria de saber como isso funciona lá. Sobre a educação física escolar e o funcionalismo público dos EUA. Quanto a validação, entendi que deve seguir o mesmo processo dos posts anteriores, mas acredito que deva ter algum curso específico por lá… Desde já agradeço e parabéns pelo seu trabalho!

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 4, 2017 at 2:33 am

Mauro,
Obrigada por acompanhar o BPM. Você tem razão, a validação é importante e o primeiro passo. Aqui ,profissionais das escolas públicas. não são como os professores concursados no Brasil,o sistema funciona um pouco diferente. Indenpendente da matéria a ser lecionada é necessário um curso específico, que pode ser feito, inclusive online. Acredito que esse site ajudará a sanar algumas de suas dúvidas. Boa sorte.

Resposta
Juliana Novembro 22, 2017 at 6:53 pm

Olá Renata, sou biomédica e tenho muito interesse na área de pesquisa porém não tenho quase nenhuma experiência, o que você me aconselha? E você sabe algo sobre validação do diploma para biomédicos? Muito obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 25, 2017 at 5:06 pm

olá Juliana,
A validação para biomédicos é a mesma que cito no texto. Na área de pesquisa é muito importante que você tenha experiência de bancada, o famoso hands-on. Procure na sua universidade se não há possibilidades de estágios em laboratórios ou mesmo em indústrias.Antes de tentar uma vaga no exterior é preciso mostrar que você será uma importante aquisição para a instituição. Se quiser mais detalhes podemos conversar. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Juliana Novembro 26, 2017 at 7:04 pm

Sim, gostaria de mais detalhes por favor!

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 26, 2017 at 9:50 pm

Me diga o que gostaria de saber e tento te ajudar.

Resposta
Rafael Augusto Novembro 27, 2017 at 1:43 pm

Olá Renata,

Sou da area de TI, voltado a desenvolvimento de Apps, Sites, e sistemas. Pretendo ir para New Jersey no final de 2018 para cursar uma universidade (não sou formado) e como a area de TI é boa em praticamente todo lugar, gostaria de saber se tem alguma dica.

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 29, 2017 at 1:04 am

Rafael,
Obrigada por acompanhar o BPM. A dica é se preparar, ter um ótimo ingles e estar disposto a enfrentar um recomeço, muitos obstáculose estar preparado também para decepções. Tenha expectativas reais, saiba das suas fraquezas e conheç a e valorize seus pontos fortes. No mais, boa sorte.

Resposta
Juliana Novembro 28, 2017 at 4:29 pm

Gostaria de saber mais sobre o “research scholar” que você cita no texto. Como fazer uma aplicação nesse sentido? Você disse que foi contrata pelo laboratório que você tinha interesse. Eu realmente gostaria de dar continuidade nos meus estudos ai e ter a chance de trabalhar com pesquisas porém para isso obrigatoriamente eu teria que ter um trabalho onde eu pudesse cobrir todos os meus gastos.

Resposta
Renata Salas Collazo Novembro 29, 2017 at 12:49 am

Juliana,
Sugiro que você leia esse meu texto.Quando eu vim para os Estados Unidos, eu já tinha a graduação e um mestrado na bagagem, sem contar os quatros anos de Iniciação Cinetífica com bolsa do CNPq, isso tudo ajudou a deixar meu currículo mais atraente. Você tem que pensar como o contratante, o que essa pessoa tem de diferencial que ao invés de contratar uma pessoa local eu prefiro solicitar um visto? Algo no seu currículo precisa chamar atenção: experiência, prêmios recebidos, envolvimento em projetos para o desenvolvimento da ciência. Procure na sua universidade pesquisadores engajados em pesquisas, nao temos investimentos na área, mas temos excelentes profissionais admirados pelo mundo toda pela qualidade de trabalho. Toda mudança exige uma preparação e um plano de ação. Comece a fazer o seu, não importa se será para daqui há um ano ou cindo. Boa sorte.

Resposta
Guilherme Dezembro 4, 2017 at 7:17 pm

Oi,Renata..
Estou cursando faculdade de engenharia Civil, e meu sonho desde criança e ir morar nos EUA, gostaria de saber quais recursos preciso pra ir pros eua…

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:22 am

Guilherme,
A primeira providência é o domínio do idioma, depois a obtenção do visto necessário para trabalhar no país para sua subsistêcnia. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Thamires Lima Dezembro 7, 2017 at 9:19 pm

[19:14, 7/12/2017] +55 21 96665-7060: Olá Renata,

Tenho 20 anos e faço Enfermagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Minha família em breve irá se mudar para os EUA, então queria muito fazer a validação do meu diploma e trabalhar como Nurse, porém o que me desanima é que ainda faltam 3 anos para eu concluir a graduação e sei que esse processo de validação é demorado. Eu tenho muitas dúvidas e gostaria de saber se necessita de alguns anos de experiência trabalhando como Enfermeiro no Brasil para conseguir essa validação, e, além disso, gostaria de saber se você tem informações sobre se há possibilidade de eu concluir ou iniciar essa faculdade lá.. Quero muito conseguir validar, mas também não queria ficar mais tantos anos aqui no Brasil para terminar e graduação e ainda trabalhar anos extra de experiência. Gostaria de saber se há empresas de apoio que possam me ajudar nesse processo de validação ou para me ajudar a estudar lá fora.. O que você me indicaria a fazer ? Espero que possa me ajudar ! Beijos !

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:08 am

Thamires,
Obrigada por acompanhar o BPM. As possibilidades para validação do diploma de Enfermagem e como trabalhar na área já foram vastamente discutidas em comentários abaixos, onde indico sites para pesquisa e pessoas com experiências positivas depois de passarem pelo processo. Sugiro você a explorar todas as informações já trocadas por aqui. Em relação a entrar em uma faculdade aqui, o processo é bem simples e estando em condição legal no país e com um bom nível de ingles é bem rápido também, só é preciso estar atenta as datas limites para enviar a documentação. Boa sorte.

Resposta
DANILO SALES NEVES Dezembro 8, 2017 at 10:18 am

Bom dia, Oi Renata Salas, parabéns pela dedicação e qualidade do blog, gostaria de saber se meu certificado de nível técnico reconhecido pelo Mec pode ser aceito pelas instituições para trabalhar no setor de radiologia e diagnóstico por imagens, tenho bastante experiência na área, pois atuo há cerca de 7 anos na área, com domínio em radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de eletroencefalograma e polis sonografia, oque acha? tenho chances de atuar na área com meu certificado técnico? desde já agradeço pela atenção. 😉

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:10 am

Danilo,
Obrigada por acompanhar o BPM. Convido você a explorar os comentários já postados abaixos onde trocamos várias informações em relação a aárea de Radiologia. Posso adiantar que cada estado e instituição tem as suas própria exigências, então, seria necessário já ter uma idéia de onde você iria residir e para quais locais gostaria de submeter o seu curriculo. Boa sorte

Resposta
Andre Dezembro 29, 2017 at 3:30 am

Oi Renata…exelente seu post.
Tenho diploma de administracao e MBA na area.
Li suas dicas e fiquei na duvida…depois que envio a documentacao, preciso fazer uma “prova” para validar meu diploma?Se sim…aqui no Brasil?
Quero me mudar para os USA, e vi algumas oportunidades de consultoria na area, por isso gostaria de tirar o visto de trabalho..
Obrigado
Andre

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:16 am

Andre,
Não há provas para validação de diploma.O visto de trabalho deve ser patrocionado pela empresa interessada em lhe contratar. Obrigada por acompanhar o BPM. Boa sorte.

Resposta
Andre Dezembro 29, 2017 at 3:37 am

Oi Renata!
Obrigado pelas informacoes…
Caso eu tenha uma empresa que patrocine meu visto de trabalho nos USA, necessariamente eu tenho que trabalhar para essa empresa ou posso prestar consultoria para outras empresas na area de administracao?

Grato,

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:17 am

Andre,
se o seu visto for vinculado a uma empresa você apenas poderá trabalhar para ela, qualquer outra atividade profissional para outro empregador sem autorização para tal é ilegal. Obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Maria Eduarda Aciole Janeiro 1, 2018 at 7:20 pm

Olá Renata!
Eu estava terminando a minha graduação no Brasil, em biomedicina, quando precisei vir para os EUA. Ficou faltando apenas os estágios para eu concluir o curso ( 1 ano de estágio) e gostaria de saber se eu conseguiria terminar esse estágio aqui nos EUA?
Eu quero seguir na estética, pois apesar de ter feito IC em áreas completamente opostas foi o que eu mais me identifiquei.

Agradeço desde já!

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:19 am

Maria Eduarda,
Você precisa primeiro encontrar uma universidade que tenha o curso equivalente ao seu.Em seguida tentar validar as matérias cursadas e tê-las insentadas aqui e então começar o seu estágio. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM

Resposta
Daniele Janeiro 9, 2018 at 6:54 pm

Boa tarde Renata, tudo bem? Fiz gestão de tecnologia da informação e tenho uma pós graduação em gestão de projetos, ambas realizadas no Brasil. Na sua opinião, uma simples validação e tradução via empresa privada nos EUA, me permitiria atuar com Projetos no país?

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 4:02 am

Daniele,
Obrigada por acompanhar o BPM. Com a validação e equivalência você poderia começar a trabalhar, porém cada estado tem uma exigêcnia específica, então, o melhor , seria verificar no estado em que você irá residir as regras necessárias para atuar na sua área. Boa sorte

Resposta
Júlia Janeiro 10, 2018 at 2:19 pm

Oi Renata!
Adorei as informações, meu noivo é engenheiro e pra ele as infos foram ótimas!
Já no meu caso vc saberia informar algo?
Sou formada em pedagogia com pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia, como eu faço? Faço a tradução do diploma e quando chegar ai procuro uma faculdade para cursar alguma matéria? Estou cheia de dúvidas e procurando um norte, pois gostaria de ir trabalhando na minha área, se puder sanar alguma de minhas dúvidas ficarei agradecida!!
Obrigada e feliz 2018.

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 14, 2018 at 3:59 am

Julia,
Obrigada por acompanhar o BPM. No seu caso, a primeira providência é a validação do diploma. Com a devida equivalência atestada será necessário verificar no estado em que você for morar as exigências para obtençao da licença, seja ela para lecionar ou atendimento a crianças em consultório particular , instituições de ensino ou hospitais/clínicas especializadas. Boa sorte e um feliz 2018 para você também.

Resposta
Sarah Janeiro 17, 2018 at 4:18 am

Olá Renata, tenho 16 anos e pretendo tentar vaga para comissária aí, como é o sistema de validação somente do ensino médio?

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 20, 2018 at 10:01 pm

Olá Sarah,
Obrigada por acompanhar o BPM. Não sei como é o processo para validação apenas para o ensino médio, mas tenho certeza que as companhias aéreas devem disponibilizar os documentos necessários para o processo seletivo, bem como as empresas cadastradas para tal para candidatos estrangeiros. Boa sorte.

Resposta
Mara Souza Janeiro 17, 2018 at 10:28 pm

Obrigada pelas informações, por favor, poderia me ajudar, como início o processo para validação do meu diploma aqui nos EUA. Sou engenheira.
Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Janeiro 20, 2018 at 9:58 pm

Mara,
Como mencionado no texto, você precisa primeiro traduzir todos os seus documentos, eles precisam ser juramentados, com esses documentos em mãos enviar para as empresas que fazem equivalência. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Regis Janeiro 21, 2018 at 5:57 am

Olá Dra. Renata,

Eu recém me formei em Saúde Pública e pretendo me postular para um mestrado nos Estados Unidos, por isso estou procurando orientações com relação ás áreas de oportunidades, conselhos e tal. Então já sou recém formado e somente tenho em mão pelo momento o CERTIFICADO de conclusão da graduação e os históricos escolares, seria possível me postular mesmo sim o diploma original? Desde ja grato pela amabilidade e sua resposta!

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 12, 2018 at 5:24 am

Olá Regis,
Obrigada por acompanhar o BPM. Para a validação da sua graduação é necessário que você tenha o seu diploma em mãos. No entanto, se isso demorar muito a ocorrer, acho válido escrever para uma das agências que oferecem o serviço e perguntar se poderia uma exceção ser aberta até o recebimento do documento original. Boa sorte

Resposta
Bruno Santiago Ramos Janeiro 23, 2018 at 1:19 am

Olá Renata, primeiramente obrigado pelas dicas. Fico muito feliz em saber que ainda existem pessoas que se preocupam em compartilhar conhecimento de forma a fazer outros alcançarem maior crescimento. Ótima contribuição a sua 🙂
Então Renata, tenho 24 anos e sou graduado em Eng. Civil pelo Mackenzie e pós graduado em Gerenciamento de Obras pela Mauá, graças a Deus estou empregado em um construtora grande ( nacional ) mas tomei a decisão que esse ano irei para os EUA estudar e trabalbar se assim possível. Irei seguir suas dicas e traduzir todas as documentações necessárias. A pergunta que quero fazer é a seguinte: No meu caso, eu preciso procurar por empresas e mandar meu curriculo e mostrar interesse em trabalhar com eles enquanto ainda estiver aqui no Brasil? E onde consigo maiores informações sobre as exigências do estado de Massachusetts? Você acredita que compensa eu largar tudo e buscar esse meu sonho sendo que estou empregado? Obrigado pela atenção.

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 12, 2018 at 5:20 am

Olá Bruno,
Obrigada por acompanhar o BPM. Se você quer vir trabalhar aqui já estando empregado no Brasil, pode tentar com a sua empresa e verificar se eles não tem nenhuma colaboração com um empresa americana. Há várias formas de se vir morar aqui, uma delas são programas do governo brasileiro como a Fullbright. A exigência para a área de engenharia pode ser verificada no conselho estadual de Massachusetts. Procure pelas empresas que você tem vontade de trabalhar e olhe a página deles de carreiras.Em relação a se compensa você largar tudo só você mesmo pode responder. Aconselho você a ler textos de outras colaboradoras aqui do país, tentamos sempre mostrr nossa rotina e a realidade. Tenha em mente que nào existe o lugar perfeito, tudo tem seu ônus e bônus. Avalie em detalhe cada ponto para tomar a melhor decisão. Boa sorte

Resposta
Joseane Carmo Janeiro 28, 2018 at 2:43 pm

Olá Renata,
Sou Nutricionista, coach de emagrecimento.Tenho especialização e mestrado. Tenho interesse em validar meu currículo fora do Brasil. Amei sua matéria!!! Você tem alguma sugestão de vaga ai fora? E orientações para validação do curriculo?

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 2, 2018 at 6:05 pm

Joseane,
Obrigada por acompanhar o BPM.
As orientações para a validação do currículo estão descritas no texto. Sugiro uma pesquisada em sites de busca de emprego como Monster, Linkedin para conhecer melhor o mercado e saber da disponibilidade das vagas. Boa sorte

Resposta
Cinthya Janeiro 30, 2018 at 2:49 pm

Ola Renata,
Parabéns pelo seu site.
Minha duvida é com visto de turista, posso validar meu diploma nos EUA, ou só posso validar meu diploma se caso eu já tiver emprego nos EUA.
Obrigada pela informações.

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 2, 2018 at 4:39 pm

Cinthya,
Obrigada por acompanhar o BPM. A validação pode ser feita no Brasil, você não precisa estar nos Estados Unidos para tal.Você envia toda a documentação via correios,não há necessidade da presença do solicitante para iniciar o processo.

Resposta
Priscila Fevereiro 11, 2018 at 9:54 pm

Olá!
Sou enfermeira no Brasil, mas atualmente atuo com enfermagem estética. Trabalho em várias áreas da estética avançada, principalmente protocolos voltados para estética corporal. Tenho alguma chance de atuação em Boston?

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 12, 2018 at 5:02 am

Priscila,
Obrigada por acompanhar o BPM. Há chances sim, mas é necessário estar preparadas para elas. Primeiramente, tendo uma boa fluência em inglês, ter todos os documentos traduzidos, transcritos, validados e passar pelo processo de reconhecimento da profissão que Enfermagem exige. Depois disso, ter um estado imigratório que permita o trabalho no país. Boa sorte

Resposta
Rita araujo Fevereiro 12, 2018 at 10:43 pm

Sou enfermeira e queria saber após ter o histórico traduzido, o que devo fazer , para onde envio ?

Resposta
Rodrigo Fevereiro 21, 2018 at 6:04 pm

Renata tudo bem? achei bastante interessante o seu texto. Eu sou Biomedico e pos graduado na area de imagenologia pelo hospital albert einstein em sao paulo. Gostaria de saber se consigo validar meu diploma de biomedicina para atuar ai nos EUA na area de imagem(Tomografia e Ressonancia Magnetica). Vou deixar meu email para contato ok
MUito Obrigado!

Resposta
Thammy Fevereiro 25, 2018 at 10:21 pm

Gostaria de saber se essa regra vale pra diploma de Odontologia.
Sou dentista e estou querendo ir morar na terra do tio sam

Resposta
Renata Salas Collazo Fevereiro 26, 2018 at 2:43 pm

Olá Thammy,
Obrigada por acompanhar o BPM.
Os primeiros passos que falo no texto para validação de diploma, são iguaias para todas as profissões, porém Odontologia exige um pouco mais de paciência e outras etapas que inclui provas nacionais. Nos comentários abaixo detalhei o processo para outra leitora, espero que a ajude também.

Resposta
Hanna Março 1, 2018 at 4:05 am

Parabéns pelo post! Muito didático.
Eu me formei em psicologia no ano passado e estou de férias nos Estados Unidos, na Flórida!
Queria saber se existe possibilidade de fazer essa validação do meu diploma por aqui e o qual primeiro passo? Seria a realização de um sonho.

Resposta
Renata Salas Collazo Março 4, 2018 at 4:44 pm

Hanna,
Como explico no texto a validação pode ser iniciada de qualquer local. Você só precisa enviar a sua documentaçào para a empresa escolhida por você para a equevalência. Os primeiros passos, também descritos no texto são as traduções juramentadas de toda a sua documentação. Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário.

Resposta
Camila Março 2, 2018 at 12:57 am

Olá, Renata!!
Estou adotando seus posts!! Vc tem alguma luz para me dar? Sou dentista e gostaria de saber mais a fundo como é a validação do diploma na minha profissão! Algum site/grupo que discuta o assunto para me recomendar?! Obrigada e cada vez mais sucesso com o blog!!

Resposta
Renata Salas Collazo Março 4, 2018 at 4:48 pm

Olá Camila,
Fico feliz em saber que estou podendo ajudar no seu sonho de alguma forma. Alguns blogs passam as informações sobre essa validação, porém não conheço os autores pessoalmente, são apenas sugestões. É importante você sempre verificar a fonte desses dados, entrar nos conselhos regionais e federais da profissão para checar as informações, mas aí vão alguns blogs: https://www.drjackcosta.com e http://odontobranding.com.br/como-revalidar-diploma-nos-eua/ Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário. Boa sorte

Resposta
Raphaella Março 2, 2018 at 6:11 pm

Renata, primeiramente parabéns pela iniciativa e atenção em responder todos os comentários um a um, o mundo precisa de mais pessoas como você.
Segundo, eu moro na Flórida, vim estudar inglês e agora meu próximo objetivo é validar a minha graduação de engenharia civil que eu fiz no Brasil. Porém eu não sei por onde começar e gostaria de saber se você poderia me orientar de alguma maneira nesse processo!
Agradeço desde já.
Obrigada Raphaella

Resposta
Renata Salas Collazo Março 4, 2018 at 4:51 pm

Raphaella,
O primeiro passo é ter toda a sua documentação traduzido a e juramentada. Na Florida você encontrará facilmente profissionais para te ajudar. O próximo passo é enviar toda essa documentação para uma empresa que faça esse serviço de equivalência.O processo é simples, só leva alguma tempo para ser concluído. Obrigada por acompanhar o BPM e deixar seu comentário. BOA SORTE.

Resposta
Rudinei Março 5, 2018 at 11:07 pm

ola,gostaria se alguem pode me ajudar como faço para estudar em Boston na area de tec.enfermagem Estou terminando meu curso e queria ir embora daqui<se alguem souber e poder me explicar ficarei muito grato,obrigado.

Resposta
Gabriela Março 13, 2018 at 2:31 pm

Bom dia ! Acabo de me formar em Odontologia aqui no Brasil , como faço para validar meu curso nos EUA . Meu marido está indo embora e quero ir com ele . Me ajudem !

Resposta
Renata Salas Collazo Março 16, 2018 at 3:19 pm

Olá Gabriela,
Os primeiros passos estão descritos no texto, você precisa iniciar o processo de validação e depois buscar a equivalência para Odontologia.Dei algumas sugestões nos comentárioa abaixo do seu. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Danieli Março 16, 2018 at 6:00 am

Ok personal. Vi que CNA é o auxiliar de enfermagem aqui no Brasil. O que seria pra tranferir o (tecnico de enfermagem): LPN, LVN, medico assistants????

Resposta
Danieli Março 16, 2018 at 6:02 am

Desculpe gente. Escrevi pelo celular e ai ja sabe vai os erros me perdoem
Quiz dizer oi pessoal.

Resposta
Renata Salas Collazo Março 16, 2018 at 3:13 pm

Olá Danieli,
Não entendi a sua pergunta. Para qualquer equivalência o primeiro passo é seguir as dicas dadas no texto. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Adriano Março 21, 2018 at 2:37 pm

Oi Renata, bom dia,

Primeiramente obrigado e parabéns pelas dicas valiosas que vocês escrevem no site.

Vejo que apesar de um post antigo, você mantem as respostas em dia, por isso resolvi perguntar caso possa responder.

Eu e minha noiva nos casaremos fim do ano e estamos com pensamento, ainda embrionário, de ir para NY ano que vem. Queremos uma nova experiência, somos do Paraná e há 5 anos moramos no Rio de Janeiro, mas não queremos ficar aqui. Seria uma experiência curta, talvez 1 ano, vontade mesmo de viver em outro país, conhecer outra cultura e também para melhorar nosso inglês.

Minhas dúvidas são:

1. Faço a tradução juramentada dos meus documentos, peço a validação pelo WES, mas ainda assim tenho só visto de turista. Você diz que tento contato com empresa que tenha interesse em me contratar, eles podem bancar meu visto de trabalho, porém, me informei e esse visto é demorado para sair e bem difícil de conseguir, tenho uma amiga que está há 2 anos esperando. A questão é, arrisco, vou assim mesmo com visto de turista e tento visto de trabalho quando estiver ai (indo sem emprego e sem contatos) ou existe alguma outra alternativa?

2. No post, você diz que área de saúde e profissionais com mestrado e doutorado possuem mais chances, estou terminando meu doutorado, porém, sou engenheiro civil. Você conhece oportunidades de pesquisas nessa área? Onde posso pesquisar algo a respeito? Pergunto, pois logo pensamos em um pós-doutorado e/ou indicações de professores daqui para universidade americanas, o que facilitaria muito as coisas, mas meu objetivo é ir pela experiência de vida, talvez nem para trabalhar na minha área ou atuar apenas como engenheiro e não pesquisador. Mas logicamente, se conseguisse uma boa oportunidade de pesquisa, seria a melhor escolha.

3. Pensando no pior, onde eu e minha noiva não conseguiríamos validar nossos diplomas. No seu ponto de visto, o que os brasileiros (formados) fazem em sua maioria em NY (ou USA)? Ainda assim vale a pena a mudança ou a experiência, mesmo por um período curto como citei?

Agradeço se responder,

Grande abraço.
Adriano

Resposta
Renata Salas Collazo Março 26, 2018 at 3:08 pm

Olá Adriano,
Obrigada por acompanhar o BPM. Vou tentar responder as suas dúvidas de forma bem objetiva: ultimamente está sendo bem difícil o processo de emissão de visto de trabalho e também Green Cards para quase todas as nacionalidades. O visto mais fácil de ser expedido ainda é o visto J, mas que muitas vezes tem a regra dos dois anos de retorno ao seu país de origem. A Lorrane explica melhor nesse post e eu também comento a respeito aqui O pós doutorado talvez seja a melhor opção para você, pois há muitas oportunidades. A melhor forma de se informar é perguntando aos seus professores do doutorado ou buscando especificamente nos sites das universidades oportunidades de emprego.Você sendo um profissional qualificado, comcerteza buscando com calma, encontrará alguma forma de vir já com trabalho. A pesquisa leva tempo, esteja aberto as oportunidades, os visto para pos-doc são vários, incluindo o de estudante. Os brasileiros que não tem autorização de trabalho, não podem trabalhar legalmente, então se sujeitam a trabalhar de forma ilegal, o que leva a baixos salários, nenhum benefício, além de exploração e instabilidade, sem contar que você está cometendo um crime, pois precisa preencher documentos atestando estar apto para trabalhar no país. O empregador não tem necessidade de verificar a veracidade das informações, pois aqui, sua palavra vale, porém mentir nesses formulários pode levá-lo a prisão, multa, além de deportação e uma proibição de entrar no país por mais de 10 anos. Cabe a cada um decidir os riscos que querem correr. Desejo boa sorte.

Resposta
Claudia Março 29, 2018 at 6:09 am

Olá Adriano, eu moro na Califórnia e trabalho com pesquisa, já fiz pós doc aqui. Contribuindo um pouco com a resposta: não venha com visto de turista querendo arranjar trabalho e ficar mais que os 3 meses permitidos. É furada, você vai cair em subemprego com grandes chances de ficar ilegal. Com a sua formação eu procuraria um pós doutorado. Se quer mesmo só ficar um ano e voltar pro Brasil, vc pode pedir bolsa ao CNPq ou CAPES, eles ainda estão concedendo e aqui nos EUA eles amam receber mão de obra de graça, é super fácil encontrar quem te aceite se vc quiser aplicar pra bolsa. Mas tem que voltar pro Brasil, eles ficam no pé e tem que devolver tudo se não voltar, então se quiser vir pra ficar tem que ser pago por aqui. Aí não é impossível, mas o processo é mais complicado um pouco, eles fazem entrevistas e pedem mais referências. Para o pós doc com bolsa do CNPq, eu não precisei nem validar meus diplomas, só traduzir. Eu não faria o processo de validação se não fosse pedido por alguma empresa ou universidade empregadora.

Resposta
Adriane Março 23, 2018 at 8:04 pm

Boa tarde!
Como posso validar meu diploma de ENGENHEIRO CIVIL nos EUA?

Resposta
Renata Salas Collazo Março 26, 2018 at 2:48 pm

Olá Adriane,
O processo de validação do diploma, a primeira etapa é a mesma para todas as profissões. O passo a passo eu descrevo no texto. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Jane Março 25, 2018 at 12:39 am

Olá Renata,
Sou Licenciada em Letras- espanhol e pós graduada ensino a distância. Seria possível a validação do meu diploma nos USA.

Resposta
Renata Salas Collazo Março 26, 2018 at 2:46 pm

Olá Jane,
Obrigada por acompanhar o BPM. Sim, é possível validar o seu diploma. O passo a passo eu descrevo no texto. Boa sorte.

Resposta
Maria Março 27, 2018 at 1:53 pm

Gostaria de saber no meu caso sou formada em enfermagem e pós graduada em cri? Sou pedagoga pós graduada em educação especial e psicopedagoga, como devo proceder ? Desde já meu muito obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Março 29, 2018 at 1:47 pm

Olá Maria,
Não entendi sua formação. De qualquer forma, em comentários já publicados cito os casos para Enfermagem e também para Pedagogia. Vale ressaltar que os primeiros passos, são os que cito no texto. Obrigada por acompannhar o BPM.

Resposta
Claudia Março 29, 2018 at 8:01 am

Só quero fazer alguns adendos! É possível trabalhar como cônjuge de visto J-1, com o visto J-2. Quando pega o visto de trabalho de verdade, o H-1, é que não concede autorização de trabalho para o cônjuge ou familiar. Não necessariamente precisa validar o diploma. Eu fiz pós doutorado, trabalho como cientista e nunca precisei validar, só traduzir meus diplomas, e geralmente só pedem o do grau mais alto. Eu queria também deixar a minha visão sobre o mercado de trabalho pra cientistas. Os EUA investem pesado em ciências, mas o financiamento tem caído e como os melhores do mundo estão aqui ou vem pra cá, a competição é muito acirrada e tem sido mais difícil conseguir dinheiro para pesquisa. Na área acadêmica, os salários são na maioria pagos por projetos, então isso está tornando a vida acadêmica aqui bastante complicada.Emprego de verdade também é super ultra mega competitivo, pq são formados doutores em velocidade muito maior do que são gerados novos postos de trabalho. Pós doutorado é emprego, mas paga super mal, exige muito de você, poucos benefícios e ainda tem limite de tempo, só pode ser pós doc até 5 anos após terminar o doutorado. A indústria farmacêutica e de biotecnologia paga bem melhor, mas migrar da academia para indústria é complicado, não é visto com bons olhos, e conheço mais de um pós doc que quer ir pra indústria mas não está conseguindo. Quem vai pra indústria às vezes começa ainda na graduação a fazer estágio e segue por lá. Enfim, conseguir emprego não é impossível mas é tão fácil assim como o texto sugere…

Resposta
Renata Salas Collazo Março 29, 2018 at 1:41 pm

Claudia,
Obrigada por suas contribuições, porém retificando algumas informacões. Já é possível trabalhar como dependente do visto H. Convido-a a ler o texto da nossa colunista Lorrane aqui a esse respeito.Em relação ao visto J2 de dependente, você tem razão, ele também foi reestruturado e permite o trabalho, porém é importante salientar que não é um processo tão descomplicado como parece. Primeiramente é necessário solicitar o Employment Authorization Document (EAD) (autorização de trabalho), que pode levar até 3 meses para você receber o cartão (conheço muitos casos que levaram mais de 115 dias), com esse cartão em mãos, é necessário solicitar o Social Security Number (SSN-número do seguro social) que pode levar até 6 semanas para chegar e só depois com todos esse documentos em mãos começar a busca pelo emprego. Em relação a validação, como cito no texto precisei validar para a entrada no doutorado, entretanto muitas instituições exigem sim a equivalência e não só um tradução, pois eles precisam atestar que o título que você possui preenche todos os requerimentos que os Estados Unidos exigem. Acho importante estar preparado, pois esta documentação também leva um certo tempo para ser emitida. No mais, expressei no texto minha experiência pessoal e ainda acredito que nós, brasileiros, somos profissionais super valorizados e com um bom currículo é possível concorrer a qualquer vaga na área de saúde, em nenhum momento citei que é o processo mais fácil do mundo, mas possível com toda certeza. Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Sheila Março 31, 2018 at 7:59 am

Olá Renata, tudo bem?
Estava pesquisando sobre cursos e validações de diploma aqui nos USA e achei seu blog, amei! Parabéns pela dedicação, ótima escrita e por (ufa 😆) conseguir dar atenção respondendo a todos os comentários!
Vim para a Flórida com visto de estudante, cheguei há apenas dois meses e nunca me senti tão “em casa” como aqui 😍, trouxe comigo minha filha pré adolescente para estudar aqui porque ela é deficiente auditiva e no Brasil não conseguiu aprender inglês, vamos tentar a imersão e tenho certeza que ela vai conseguir. Bem, eu sou formada em Fonoaudiologia no Brasil, atuava em Triagem Auditiva Neonatal e amaria poder trabalhar aqui nesta área. Você sabe algo sobre validação do meu diploma de Fonoaudióloga e sobre curso para o Newborn Hearing Screening? Estou há dias navegando mas não estou entendendo praticamente nada. Sei que meu primeiro passo é aprender o idioma e já estou no curso mas gostaria de me planejar para continuar. Por tudo que tenho pesquisado, se eu não estiver enganada, a área de Fono aqui é dividida em Speech Terapy e Audiologia, diferente do Brasil que forma generalista e depois a gente especializa. Estou confusa, quem sabe você consegue me dar uma luz nessa caminhada. Beijos e obrigada

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 4, 2018 at 3:25 pm

Olá Sheila,
Obrigada por acompanhar o BPM e muito obrigada pelo comentário. O primeiro passo é a validação do seu diploma que explico no texto. A melhor fonte de informação para você é a ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) nesse link, você encontrará informações atualizadas sobre a profissão, e todos os cursos por eles oferecido.Com a graduação de fonoaudiologia (Speech and Hearing Pathology) aqui só é possível trabalhar em escolas.
Até onde eu tenho conhecimento para atuar em clínicas é necessário o certificado (através de exames) de habilitação da ASHA bem como uma autorização no estado em que pretende atuar. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Resposta
Tianna Março 31, 2018 at 1:24 pm

Olá.
Renata, tudo bom?! Achei esse post olhando sobre como ingressas nos USA e li o seu e fiquei facinada. Queria tirar uma dúvida ctg. Estou terminando a faculdade de odontologia, e se possível trabalhar na área. Tenho que passar por alguma validação do curso?! Ingressando como estudante, de pós ou mestrado seria mais fácil?!

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 4, 2018 at 3:09 pm

Olá Tianna,
Obrigada por acompanhar o BPM e pelos elogios, fazemos tudo com muito carinho.O primeiro passo seria a validação do seu diploma e só aí voce poderia começar o processo de equevalência. Expliquei um pouco melhor nos comentários abaixo. De qualquer forma, esse site, tem bastante informação para ser pesquisada, é de um dentista brasileiro. Ressalto que não temos nenhum tipo de acordo ou relação com o mesmo.Esteja sempre atenta a qualquer sites que “facilitam”a sua vida ou prometem coisas mrabolantes e mágicas mediante algum tipo de pagamento. Boa sorte

Resposta
Robert Da Silva Abril 11, 2018 at 5:44 pm

Renata eu estou concluindo o curso de Engenharia Civil no Brasil e queria atuar na área nos EUA, para isso preciso validar meu diploma brasileiro em instituições de ensino americanas? como funciona todo o processo? quais os custos aproximados? se puder me ajudar fico grato!! o Brasil é um país muito rico, mais enquanto for governado por bandidos, os juros sempre vão ficar la em cima, e o povo sempre trabalhará para sobreviver e não para viver. grato!!

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 17, 2018 at 1:46 pm

Olá Robert,
Obrigada por acompanhar o BPM. Para trabalhar ou estudar nos Estados Unidos, você precisa sim, transcrever os seus diplomas. Explico o processo no texto. Os custos podem variar dependendo da empresa que fará a validação, bem como a urgência que você necessitará dos documentos. Boa sorte.

Resposta
Ana Paula Medeiros Abril 17, 2018 at 12:57 am

Olá, tudo bom? Sou fisioterapeuta com pós graduação em acupuntura, tenho interesse mais pela área de acupuntura, voce sabe me informar como é a formação de Acupunturista nos EUA? Ainda moro no Brasil e quero continuar como acupunturista, se houver como continuar trabalhando nos EUA como acupunturista o que é necessário fazer?

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 17, 2018 at 1:37 pm

Olá Ana Paula,
Em linhas gerais:para se tornar um acunpunturista, você precisa primeiro ter um curso de bacharelado, o que você tem, então o primeiro passo é a equivalência do seu diploma, então você pode estudar a acupuntura em qualquer escola credenciada pela Comissão de Acreditação de Acupuntura e Medicina Oriental (ACAOM) no final do programa você terá um grau de mestre, que é o requisito educacional mínimo para praticar na maioria dos estados.
Nos Estados Unidos, todos, menos seis estados, exigem que os acupunturistas obtenham uma licença para praticar. A Califórnia tem seu próprio exame de licenciamento para acupunturistas, mas os demais estados exigem que os acupunturistas passem em certos exames da Comissão Nacional de Certificação de Acupuntura e Medicina Oriental (NCCAOM) ou concluam o programa de certificação NCCAOM.
Cada estado define o escopo do que um Acupunturista Licenciado (L.Ac.) e mesmo que você que tenha sido licenciada em um estado pode não ser capaz de praticar em outros estados.
Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Hernani Goodman Abril 19, 2018 at 6:56 am

Bom dia!
Tenho formação Tecnica em Bioquimica, atuo aqui no Brasil em laboratório de microbiologia de industria farmaceutica. Sabe me dizer como posso fazer para ingressar nos EUA ?

Resposta
Renata Salas Collazo Abril 21, 2018 at 2:46 pm

Hernani,
Os primeiros passos estão descritos no texto, seria a validação e equivalência do seu diploma. No mais é comecár a buscar uma vaga e solicitar que seu empregador seja o patrocinador do seu visto, pois sós imigrantes legais no país podem trabalhar. Boa sorte

Resposta
Valeria Lopes Abril 30, 2018 at 1:38 pm

Oi Renata,

Eu sou doutora em genética e biologia molecular pela UEL e fiz sanduiche de 1,5 anos no Tennessee. Quero conseguir, ao menos, uma posição de pós-doc em qualquer lugar dos EUA. Não sei e começo pelas applications ou se vou atras dos documentos traduzidos antes… Por favor, vc tem uma dica sobre o que devo fazer?

Obrigada.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 3, 2018 at 6:38 pm

Valéria,
Obrigada por acompanhar o BPM. As posições de pós-doc dificilmente são anunciadas nos sites de emprego ou mesmo das universidades. Minha sugestão: primeiramente entre em contato com seus colegas de laboratório da época do sanduiches e pergunte a eles o que eles tem visto de disponibilidade de vaga, ao mesmo tempo comece o processo de validaçào do diploma, que é bem simples e rápido. A Paula, colaboradora de Ohio, tem vários artigos comentando a respeito de bolsas de doutorado, pós doc, segue aqui seu último relato a respeito. Espero tê-la ajudado. Boa sorte

Resposta
mikael gomes Maio 2, 2018 at 2:16 am

ola Renata eu sou o Mikael e sou acadêmico do 8º semestre e penso em futuramente cursa uma residencia nos Estados Unidos, por favor pode me ajudar sobre o processo de revalidação de diploma?Obrigado.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 3, 2018 at 6:40 pm

Mikael,
Obrigada por acompanhar o BPM. Os primeiros passos estão descritos no texto. Cada carreira tem um caminho diferente a ser seguido, convido você a ler os comentários já respondidos nesse texto, pois tentei em detalhes ajudar a diferentes profissões.Boa sorte

Resposta
Manuella Martins Maio 20, 2018 at 5:04 pm

Olá, Renata. Adorei a matéria, me tirou varias duvidas que tinha. Eu sou asssistente social, me formei na UFPE, e gostaria de saber se meu diploma de Serviço Social é aceito nos EUA? Você teria essa informação ou onde poderia consegui-la? Desde já, agradeço a atenção.
Manuella Martins

Resposta
Manuella Martins Maio 21, 2018 at 4:55 pm

Oi Renata, mais uma vez. Sou formada em Serviço Social no Brasil, preciso de equivalência? O que é isso? Como posso obter mais informações?

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 26, 2018 at 2:43 pm

Manuella,
O que é a equivalência e como procedeer eu explico no texto em detalhes. Sim, todas as profiss˜0es precisam de uma equvalência no mercado americano. O período que você pode ficar no país como turista é estipulado pelo agente de imigração no momento da seu entrada no país, lembrando que o período máximo nunca irá exceder 6 meses. Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Bianca Maio 23, 2018 at 4:07 pm

Olá Renata, você saberia dar alguma informação sobre a profissão de Geólogos? Teria algum link para consultar a regulamentação da profissão em cada Estado? Caso tenha qualquer informação sobre essa profissão ficarei grata em saber. Muito obrigada!

Bianca.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 26, 2018 at 2:37 pm

Olá Bianca,
Não tenho maiores detlahes sobre a profissão de geólogo, porém os primeiros passos são comuns a todas as profissões. A regulamentação por estado você pode consultar entrando nos conselhos regionais da profissão dos estados que você tenha interesse. Obrigada por acompnahar o BPM e boa sorte.

Resposta
Thais Maio 24, 2018 at 11:17 pm

Oi Renata! Seu post foi até o momento para mim o mais esclarecedor!! Grata! Vou acompanhar o blog frequentemente depois de hoje! Eu tenho dúvidas! Sou psicóloga e tenho interesse em fazer mestrado, para poder atuar, é mais interessantes fazer pós aqui no Brasil e depois tentar validar ali? Ou é mais interessante ir tentar a pós no eua? Outra dúvida, eu poderia entrar no país com visto de turista e dar entrada no processo de validar meu diploma? Mesmo correndo o risco de vencer o prazo? Vi que postaste um link sobre a área da psicologia e estou lendo com calma, mas basicamente as dúvidas são essas que postei, se tiver mais informações que me ajudem a esclarecer esse momento, fico grata!

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 26, 2018 at 2:35 pm

Olá Thais,

O processo de validação ele pode ser feito no Brasil, você não precisa estar no país para iniciá-lo.Em relação aonde fazer a pós depende do seu domínio da língua, da sua disponibilidade de investimento financeiro e da área escolhida. Obrigada por acompanhar o BPM e boa sorte.

Resposta
Alessandra Maio 28, 2018 at 11:45 pm

Oi Renata, achei esse blog por acaso , estou já 7 meses no EUA e estou estudando inglês … sou farmacêutica no Brasil.. vc sabe se há alguma coisa que eu já possa estar fazendo nesse momento para adiantar minha validação do meu diploma? Ou tenho que focar somente no Inglês mesmo,??? Estou já com todos os meus documentos apostilados e estou no processo do meu green card… obrigada … se poder me mandar algum link referente … vou ficar agradecida ..

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2018 at 9:31 pm

Alessandra,
Infelizmente não tenho conhecimento na área de Farmácia, mas tenho certeza que se você entrar no conselho federal da profissão encontrará info a respeito. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Roberto Ramalho Maio 30, 2018 at 1:18 am

Olá Renata, Tudo bem?

Primeiramente queria agradecer pela qualidade das informações apresentadas.

Sou Formado em Educação Física, com Especialização e Mestrado na área. Tenho mais de 10 anos de experiência no ensino Superior, e inclusive trabalho hoje em uma empresa Educacional Americana chamada Laureate International Universities, que tem sede em Baltimore. Tenho pensado bastante em morar nos EUA, por ter muitos parentes por aí, e por estar cansado dessa corrupção que assola nosso país.

Minha dúvida é: Somente com a tradução juramentada, e o trabalho feito pela WES, já é suficiente para eu conseguir trabalho na área (considerando já ter inglês fluente e documentos). Se não, quais os passos adiante e qual o custo?

Outra pergunta é sobre minha esposa que é formada em Administração. Li em alguns lugares que bastava a tradução e o diploma dela é válido por aí. Procede? ou deve ser feito algo a mais?

A última, é sobre empregos em Universidades. Minha experiência de 12 anos de Gestão no Ensino Superior, tem “validade” em um processo seletivo aí? O Mestrado faz diferença?

Muuuito Obrigado.

Resposta
Renata Salas Collazo Maio 31, 2018 at 10:26 pm

Roberto,
Obrigada por acompanhar o BPM. Cada profissão tem diferentes exigências, infelizmente não tenho domínio da sua área. Trabalhando para uma instituição americana acho bem mais fácil você conseguir essas informações, quem sabe até mesmo um estágio ou transferência. Como já falei em outros textos, a imigração está cada vez mais acirrada para imigrantes, vale a pena pensar bastante. Boa sorte

Resposta
Bianca Junho 1, 2018 at 1:52 pm

Ola bom dia
Eu estou morando em Miami florida como estudante, e estou verificando as possibilidades para a validação do meu diploma sou nutricionista, ja tenho a tradução juramentada, agora preciso mandar para a empresa que faz a tradução dos creditos etc, a minha duvida é mesmo eu sendo estudante eu consigo fazer isso?
Porque nao tenho social security,residência etc.
muito obrigada
Aguardo a resposta

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2018 at 9:30 pm

Bianca,
O processo de validação e equivalência pode ser iniciado independente do seu visto e sua situaçào imigratória.
Boa sorte

Resposta
Helena Junho 1, 2018 at 7:11 pm

Oi Renata, td bem ?
Eu já tinha cópias juramentadas antigas dos meus históricos, no entanto, eu não posso enviar o original e ficar sem, pois vou reter as cópias originais comigo por conta da data.
Vc acha que vale a pena autêntica-las ou eu devo pedir novas cópias à minha universidade (mesmo que a data de emissão seja diferente da data de emissão do documento traduzido)?

Desde já, agradeço,
Helena

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2018 at 9:36 pm

Helena,
O melhor seria você pedir novas cópias a Universidade. Boa sorte.

Resposta
Tamara Junho 2, 2018 at 9:13 pm

Eiii, boa noite!
Gostaria de receber mais algumas informações sobre o assunto! Estou quase me formando em Enfermagem e pretendo me mudar para os USA! Aguardo seu retorno!
Obrigada!

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 6, 2018 at 9:40 pm

Tamara,
As info iniciais estão todas descritas no texto. Depois é só verificar as exigências da sua profissão. Há bastantes comentárioa abaixo sobre Enfermagem com dicas importantes. Convido-a a explora-los e tentar contato com quem já tenha conseguido exercer a profissão. Boa sorte e obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Elisimar de Oliveira Silva Junho 8, 2018 at 9:06 am

Olá. Que maravilha encontrar tantas informações. Formei em Psicologia no final do ano passado (2017), já possuo cidadania e gostaria de saber se o procedimento para atuar nos Estados Unidos é o mesmo das outras profissões, no meu caso! Estou voltando no final desse ano! Desde já agradeço! Parabéns pelo blog.

Resposta
Renata Salas Collazo Junho 14, 2018 at 4:43 pm

Elisimar,
Os primeiros passos são comuns a todas as profissões, porém para Psicologia aconselho você a pesquisar junto ao conselho da profissão para saber os próximos passos. Boa sorte.Obrigada por acompanhar o BPM.

Resposta
Mario Almeida Junho 11, 2018 at 9:29 pm

Olá Renata, muito obrigado pelas informações e parabéns pelo blog.
Tenho algumas dúvidas e acredito que você possa sanar. Assim como você, irei me formar na UFRJ esse ano, em licenciatura em ciências biológicas, como o diploma da UFRJ é tratado nos eua? Sabe me dizer como funciona em relação a licenciatura? Precisarei fazer disciplinas além das que já fiz no Brasil, em alguma instituição americana?

Resposta
Yara Junho 26, 2018 at 5:42 pm

Ola Renata! Minha mae é cidada americana e ha 2 anos entrou com a aplicação dos papeis para que possa obter o green card. Esse processo deve levar pelo menos mais 5 anos. Sou formada em Engenharia Civil ha 10 anos e ha 10 anos também trabalho na área. Como faço para validar meu diploma de Engenheira Civil na Florida? Deve ser feito ainda aqui no Brasil? Costuma demorar? É necessário um curso ai no Estados Unidos para validação? Ha provas para esta validação?

Resposta
Andrea Cruz Junho 30, 2018 at 11:43 am

Bom dia…
Parabéns você é ótima, gostaria de saber se tem algo especifico para farmacêuticos-bioquímicos, com atuação em Laboratório de Análises Clinicas.
Dez de já muito obrigada.

Resposta
Tawane maria Selecione gomes Julho 7, 2018 at 2:33 pm

Oiii, e para professor de biologia? sabe me informar como funciona?

Resposta
Barbara Julho 8, 2018 at 9:12 pm

A minha faculdade pertence a uma rede americana de faculdades, Rede Laurent seria mais facil validar o diploma ?

Resposta
Nathalia Julho 9, 2018 at 5:43 pm

Olá Renata bom dia! Fiquei feliz em achar o seu blog com tantas informações úteis e você se disponibilizar em responder as dúvidas de cada um. Minha dúvida é a seguinte: Sou farmacêutica bioquímica e técnica em análises clínicas, pelo que vi da sua formação acho que temos uma área de atuação parecida, em laboratório, por isso acho que você seria a pessoa mais indicada a me responder. Pelo que tenho pesquisado a formação do farmacêutico e do bioquímico aí são completamente diferentes né? Tendo em vista que tenho competência para atuar nas duas qual você acha que seria mais fácil de conseguir? Ao fazer minha equivalência de graduação conseguiria atuar tanto como pharmacist ou medical technologist (que seria equivalente à farmacêutica bioquímica) ou tenho que fazer fazer uma aplicação já focada para a área que pretendo seguir? Conversei com um americano que já foi medical technician e ele me disse que no laboratório que ele trabalhava ele mesmo liberava os exames, que não havia ninguém entre ele e o médico, então fiquei em dúvida, a equivalente da profissão de farmacêutico bioquímico existe aí? Será que no caso dele era assim porque era um laboratório menor? Por fim, gostaria de saber sobre a aplicação para equivalência de diploma, ela já tem que ser feita diretamente na faculdade que você escolher? Falo isso pois não tenho muita idéia de para onde ir aí nos EUA, tenho uma tendência a ir para o Louisianna, pois tenho uma irmã que vive lá mas poderia ir para onde é mais fácil conseguir, como o Texas, aonde você fala que há bastante oportunidades na área de análises.

Resposta
Ingrid Julho 10, 2018 at 4:54 pm

Adorei ter encontrado a sua página! Está me ajudando bastante a entender com as coisas funcionam nos EUA. Eu sou biomédica formada pela UNIRIO, com 5 anos de experiência em laboratório como IC, graduação sanduíche na Irlanda e um mestrado já perto de acabar em Biologia Molecular. Meu namorado é americano e estávamos planejando de eu tentar me mudar para lá, de preferência trabalhando na minha área.
O que eu não sei se entendi muito bem é essa questão do Research Scholar. Você entra como uma pesquisadora associada à faculdade? Não é uma pós ou nada do tipo? Como foi a abordagem para você conseguir um laboratório aí?
Muito obrigada!!

Resposta
Mariana Mendes Julho 17, 2018 at 8:18 pm

Ola Mariana, me formei em odontologia ha 2 anos, ainda não me especializei em nenhuma área, gostaria de saber se oferecem na área da odontologia mestrados doutorados ou ate mesmo especialização em área especifica. e se eu conseguir a validação do diploma e não for para estudar é fácil arrumar emprego na área? O BPM ajuda muito mas as duvidas sao inumeras e como muitas pessoas leem talvez outros possam ajudar. Obrigada

Resposta
Sheila Agosto 9, 2018 at 1:02 am

Olá! Amei o site, obrigada pelas informações!
Gostaria de saber si, no meu caso em que a própria universidade fornece os documentos que a WES pede já traduzidos para o inglês, há a necessidade de enviar para um tradutor juramentado? E outra coisa, uma vez o diploma validado ele tem “validade” em território americano? Por exemplo, valido em um ano e só consigo emprego daqui 1 ano e meio, o documento ainda vale? Muito obrigada! 😉

Resposta
Aline Lima Agosto 31, 2018 at 4:16 pm

Olá, tudo bem?
Meu caso é um pouco diferente do que você retratou. Pois sou nascida nos EUA,e tenho cidadania americana.
Porem morei minha vida toda no Brasil.
Me formei numa universidade federal de renome no curso de Engenharia Florestal. E estou indo morar nos EUA ano que vem.
Minha duvida é: Caso eu me matricule numa universidade americana, para uma pós graduação.E seja aceita. Eu ainda precisaria validar meu curso nos EUA para trabalhar na área?
Estou indo com meu diploma e histórico já traduzidos conforme as regras. E já me iscrevi em alguns processos seletivos de pós.

Obrigada pela atenção

Resposta
Andresa Setembro 29, 2018 at 6:39 pm

Oi Renata,
Muito obrigada por ser tão prestativa! O mundo precisa de mais pessoas como você!
Bem, Sou Bacharel em Sistemas de Informação (mais de 10 anos), tenho Pedagogia, licenciatura em Matemática e pós em Ensino de Matemática e Ciências. Me mudei para os USA há 3 anos porque meu marido é americano.
Gostaria de validar meus diplomas, mas principalmente o de Sistemas de Informação (pela PUCCamp), mas tenho receio porque nunca trabalhei na área.
Você tem alguma informação se preciso somente validar o diploma ou refazer classes em alguma Universidade?
Preciso prestar TOEFL?
O WES tem alguma empresa que traduz? Se não, a Universidade do Brasil deve traduzir (mas não é juramentado?)?
Desculpe, sei que são muitas perguntas.
Eu estava ha alguns meses como uma barata tonta, mas você já esclareceu muitas das minhas dúvidas!
Sério, obrigada!

Resposta
Cíntia Barros Outubro 26, 2018 at 12:21 am

Olá Renata. Tudo bem? Parabéns pelo Blog. Amei. Sou formada em ciências sociais pela UERJ e tenho mestrado em sociologia. Agora estou terminando uma especialização em estatística aplicada. Sei que não é a área de saúde, mas não encontrei nada a respeito ainda e você foi bem clara a respeito do processo de validação de diplomas. Fiquei apenas com uma dúvida: posso validar apenas o mestrado, caso eu queira já tentar um emprego nos EUA, gostaria de tentar na Califórnia. Ou preciso validar todos os diplomas ? Quando o currículo não é aceito integralmente, é possível concluir apenas o que falta em uma university ou college? obrigada!

Resposta
Paula regina Janeiro 22, 2019 at 5:50 pm

Adorei estou fazendo enfermagem e queria estudar na Flórida em um hospital especializado para pessoa com CA é oque eu mais quero neste momento, estou no terceiro período na universidade é quase concluindo o curso de socorrista queria validar meu curso de socorrista nos EUA mais não sei como fazer isso, é tudo muito complexo pra um leigo.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 24, 2019 at 2:47 am

Olá Paula,
A Renata Salas Collazo parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista que atua na área da saúde nos EUA chamada Carleara Weiss que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
marcio ferreira Fevereiro 9, 2019 at 5:19 pm

Ola a todos:
Trabalhamos com Recursos Humanos e imirgacao para os USA ha mais de 20 anos e sabemos que empregadores americanos contratam em varias funcoes profissionais nos programs EB-2, EB-3 permanente com direio a Green card.

vale a pena ter sempre seu curriculo disponivel , acessivel, visivel http://www.jobsandvisasusa.com

Resposta
Vagner Ribeiro Fevereiro 18, 2019 at 5:09 pm

Olá,

Após conseguir a validação do diploma você sabe me dizer se é muito complexo o ingresso na área da educação? Os professores dos EUA são funcionários públicos? Há um concurso algo assim, para atuar nas high school?

Se puder me ajudar agradeço!

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 18, 2019 at 5:20 pm

Olá Vagner,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Luana bravo Abril 26, 2019 at 1:40 pm

Ola, otima Matéria!
Então eu gostaria de saber como eu faço pra trabalhar na área de nutrição nos EUA.
Se já tenho uma graduação e pós aqui e meu interesse é so trabalhar na minha profissão lá não estudar , quais os passos devo seguir?
Obrigada.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 27, 2019 at 3:38 pm

Olá Luana,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Izabela Abril 26, 2019 at 7:00 pm

Ola,Renata! Sou formada em Radiologia curso superior,gostaria de saber como funciona para a validação do meu diploma,pois tenho vontade de fazer pos em radioterapia em Tampa na Florida,sabe me informar como funciona ?

Resposta
Liliane Oliveira Abril 27, 2019 at 3:44 pm

Olá Izabela,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mayra Maio 22, 2019 at 1:36 pm

Oi Renata! Sou biomédica e atuo na Área se Pesquisa Clinica em uma Indústria Farmaceutitica no Brasil. Você sabe me dizer como está o mercado de Pesquisa Clinica aí?

Resposta
Liliane Oliveira Maio 22, 2019 at 1:51 pm

Olá Mayra,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
joelma Maio 26, 2019 at 3:03 am

Amei a materia.
Gostaria de saber se biomedicina é jma area que é possível conseguir emprego ai. Sou formada ha 17 anos na area de imagem ( ressonância magnética). Se sim, por onde começar?
Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Maio 28, 2019 at 2:08 pm

Olá Joelma,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Amanda Cristina Silva Julho 29, 2019 at 11:50 pm

Tenho uma dúvida.
Sou graduada em Licenciatura em Dança e Pós graduada em Arte educação é trabalho como professora. Existe a possibilidade de obter a permissão de trabalho fazendo a validação / equivalência das minhas formações? Ou será que teria que buscar uma outra formação nos EUA para conseguir obter a permissão de trabalho?

Uma outra dúvida que envolve o visto de estudante. Como um imigrante que vai com visto para estudar consegue se manter financeiramente no país se não pode trabalhar?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 30, 2019 at 1:54 pm

Olá Amanda,
A Renata Salas Collazo, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação