BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Turquia

10 Curiosidades sobre a Turquia

A Turquia é uma nação milenar, com uma cultura muito rica e peculiar. Quero compartilhar com vocês um pouco do país e minhas experiências por aqui, com informações sobre a cultura, história, curiosidades e locais turísticos.

Selecionei 10 Curiosidades sobre a Turquia e seu povo, confira:

 Existem mais de 100 castelos na Turquia

Em praticamente qualquer cidade que você visite na Turquia é possível encontrar um ou mais castelos. Eles têm diversos tamanhos, belezas e histórias. Transformados em sua maioria em atração turística, essas fortalezas foram criadas pelos exércitos para se defenderem de invasores e foram construídos principalmente durante o Império Bizantino e Otomano.

 É o pais que mais recebe refugiados em todo o mundo

São 3,4 milhões de pessoas vivendo em um dos 26 campos de refugiados pelo país. Estima-se que 90% deles são Sírios e estão vivendo em campos situados próximos a fronteira da Turquia com a Síria. Esse número equivale a toda população de Brasília ou Salvador, a terceira e quarta cidades mais populosas do Brasil.

Com até três horas de voo, você pode ir para…

Mais de 70 países! É possível viajar da Turquia com menos de três horas de voo para praticamente todos os 50 países europeus e alguns outros países da África e Ásia. Além disso, a companhia aérea Turkish Airlines, eleita por seis anos consecutivos a melhor companhia aérea da Europa, voa para mais de 200 destinos internacionais.

São os maiores consumidores de chá do mundo

A terra da rainha, famoso pelo chá das cinco, perde seu posto quando o assunto é o consumo de chá. Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo. A Turquia fica em primeiro lugar, quando se considera o consumo per capita. São servidos em pequenos copos tulipas transparentes. O chá preto é o mais apreciados pela população local, que bebe em média 5 copos por dia!

 Têm um dos mais antigos e maiores mercado cobertos do mundo

O grande bazar ou mercado coberto fica em Istambul e data de 1455, quando a Constantinopla foi conquistada. Mais de três mil lojas estão distribuídas em dezenas de corredores. Apesar de nenhum turista ser capaz de ver tudo, ele já foi considerado a atração número 1 da cidade. Por ser um local turístico, os preços são mais altos, mas nem por isso deve-se deixar de visitá-lo quando estiver em Istambul. Só apreciar as lojas com os típicos temperos, os tapetes e outros artigos de decoração, como as lindas luminárias, namorar as joalherias repletas de lindas peças em ouro, já vale muito a visita.

6 Você pode cruzar continentes por um túnel

Desde 2013 a linha integrada de metrô Marmaray, que tem 13,6km, conecta estações no continente europeu e asiático. Ele esta há 55 metros abaixo do nível do mar e é a prova de terremoto. Há grandes navegações passando literalmente em cima da sua cabeça. O nome Marmaray é a combinação das palavras Mármara referindo-se ao mar de Mármara com a palavra ray, que em turco significa trilho.

 No idioma turco há uma palavra com 75 letras

O idioma turco passou por uma reforma nos anos de 1920 onde o alfabeto árabe foi substituído pelo latino. A maior palavra turca possui nada menos que 75 letras e é a:
Muvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine. A tradução não nos faz muito sentido e fica algo como: “Como se você fosse daqueles que não podemos facilmente transformá-lo em um criador de mal sucedidos”.

 Maior exportador de nozes do mundo

Devido ao clima, a Turquia é um dos maiores produtores de oleaginosas do mundo. Aqui é possível encontrar com facilidade pistache, castanha, nozes, amendoim, avelã e amêndoas da melhor qualidade a preços mais acessíveis. As nozes ganham destaque: o país supre 80% da demanda mundial. É muito interessante ver as árvores, sementes e frutos frescos.

 As ruínas da antiga e lendária cidade de Troia estão localizadas aqui

Quem nunca ouviu falar na Helena de Troia ou então da expressão popular “entre gregos e troianos, salvaram-se todos” ou “é impossível agradar a gregos e troianos”. Na cidade chamada Çanakalle é possível visitar o sítio arqueológico da antiga cidade de Tróia (Truva em turco). Lá também se encontra a réplica do cavalo de Tróia que foi construído especialmente para o filme Troia com o Brad Pitt, lançado em 2004. Conta à lenda que após longos anos de guerra, o herói grego Odisseu construiu o oco cavalo de Troia que ofereceu como presente aos troianos onde dentro estavam os mais bravos guerreiros. A estratégia foi à forma de invadir a cidade e obter a vitória grega.

 A flor tulipa foi levada da Turquia para Europa

Apesar das tulipas serem super famosas na Holanda, atraindo milhares de turistas todos os anos para o festival de tulipas, elas começaram a ser cultivadas durante o império Otomano na Turquia. Hoje existem mais de 100 espécies com dezenas de cores. Desde 2006, entre Abril e Maio há festival de Tulipas também em Istambul, com milhões de bulbos de diversas cores e tipos plantados em parques e avenidas que tornam a cidade ainda mais bela nesse período.

Leia mais sobre a Turquia aqui!

Fotos: Pixabay.com

Related posts

Relacionamento e Casamento na Turquia – Parte II

Rubiana Ozturk

Três lugares imperdíveis pra visitar próximos a Lima, no Peru

Janayna Guerra

Passeio pelos banheiros de Londres

Simone Pereira

6 comentários

Solon Mota e Silva Outubro 8, 2017 at 1:11 am

Eu sei que a turquia tem muitas e grandes atrações como estas curiosidades que apresentaste e mais a hagia sofia,o palácio Topkapi etc….E mais passeios no Bósforo,as parais de Bodrum e a de Kusadasi com ruinas romanas,e a casa onde morou a mãe de Jesus cristo qundo saiu da Galiléa,e que os turcos são pessoas boas etc………porém sei também,que o governo atual não é democrático,pois prendeu mais de 150 e prende muita gente e persegue os opositores,além de bombardear os curdos.Sei que a Hagia Sofia era igreja cristã e foi tomada pelos muçulmanos e verteu-se o sangue cristão.E que o terror vem atacando os locais turísticos e até o aeroporto etc………E quem expulsou os cruzados foram,em parte os turcos seljúcidas.

Resposta
Rubiana Paula Outubro 10, 2017 at 3:43 pm

Olá Solon,
Sim, a Turquia como qualquer outro país do mundo tem muitas coisas boas e outras nem tanto. É um país com quase 4 mil anos de existência, uma terra marcada por muitas guerras e disputas ao longo do tempo e com uma localização geográfica bastante delicada, cobiçada por muitos.

Resposta
Andrea Dezembro 15, 2017 at 9:29 am

Solon, você fala como se católicos e cristãos fossem santos e fofos… Conhece a História da sua própria religião? Atrocidades em nome de Deus, Alá, Buda, etc foram e continuam sendo cometidas no mundo todo, seja através do terrorismo (inclusive criado e patrocinado por sociedades ocidentais por motivos de dominação territorial, política e econômica), seja através de genocídios, seja através de imposições sócio-culturais, seja através do envolvimento de igrejas na política de Estados ditos Laicos… Sim, o que Erdoğan está fazendo na Turquia é um retrocesso sem precedentes, não passa de um ditador. Bombardear Curdos (ou qualquer outra etnia) é o cúmulo da desumanidade também, concordo. Mas a sociedade ocidental não fica muito atrás, não. Nossa sociedade está cada vez mais supremacista, intolerante, retrógrada, extremista, fundamentalista (tanto política quanto religiosamente) e isso tudo se deve ao crescimento do que chamo de “crentelhismo” aliado à ganância, ao oportunismo e uma total falta de empatia de gente que se acha muito santa e fofa porque acredita em divindades. Isso tudo pra dizer que cristãos não são melhores nem piores do que muçulmanos. Nem ocidentais são melhores ou piores do que orientais. Apenas isto: o mundo está evoluindo, mudando, melhorando… Só que nem todo mundo curte mudanças e muita gente ultrapassada, independentemente de etnia/ crença religiosa/ classe social, vai tentar a todo custo impedir que a humanidade caminhe em direção à evolução, à mais uma revolução.

Resposta
Eulália Vieira Outubro 20, 2017 at 4:40 pm

Olá Rubiana, como vai?

Meu nome é Eulália, trabalho numa consultoria de treinamentos interculturais – Global Line.
Nós treinamos expatriados de diversas empresas.
No dia 06/11 atenderemos um colaborador que será transferido para a Turquia – Istambul em breve; gostaríamos de saber se você pode colaborar com o que chamamos de ‘Testemunho’, explico: usamos uma hora do treinamento para conectar virtualmente o participante com alguém que tenha experiência no país de destino, para que você compartilhe um pouco da vivência no país.
Brevemente é isso. Se você achar que se enquadra nessa proposta te passo informações mais detalhadas.

Obrigada.

No aguardo,

Resposta
nanci maria da costa bento Maio 21, 2018 at 4:45 pm

É sempre bom e necessário, conhecermos um pouco dos costumes dos países que pretendemos viajar, evitando dessa forma alguns constrangimento.

Resposta
Maria da Graça Becker Zanella Maio 25, 2018 at 11:30 pm

Já fui duas vezes para a Turquia. Cada País com seus problemas.
A Turquia é um País maravilhoso, lindo de uma cultura milenar, como poucos.
Por lá passaram romanos, Gregos, Egípcios. Todos esses povos fazem parte das demais civilizações.
A Turquia é encantadora, colorida.
Quer aprender história milenar, vai pra lá e veja muitas coisas descobertas por geólogos, arqueólogos.
Conheça Éfeso, Pamukkale, Capadócia e outras tantas cidades sua história e suas maravilhas.
Visite a Turquia depois coloque seu testemunho aqui.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação