Estou chegando no país agora, então não posso me fingir escaldada e cheia de experiências, mas posso compartilhar 10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia. Eu contextualizo vocês que vim de quase 4 anos no Egito. Vocês podem ler sobre A mulher Egipcia é oprimida e outros artigos aqui.
A Turquia e o Egito são duas nações Islâmicas com contextos bem diferentes. A primeira é bem secularizada e andar por Istanbul é similar a caminhar em Londres. Tanto a vegetação, as pessoas quanto a sinalização. Já o Egito parece mais com Dubai (nas áreas mais desenvolvidas) e como países do sudeste da África em outras áreas. Outra comparação que posso fazer entre os dois países, é que exceto pelo aluguel o custo de vida é muito similar nas duas regiões. O Brasil é mais caro de se viver que os dois, então no geral para migrar você consegue fazer mais com reais por aqui, o que seria uma boa ideia para que vive de ativos ou aposentadoria.
Depois dessa contextualização vou listar 10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia, especificamente em Istanbul.
Minha casa, meu passaporte
Para ter cidadania turca basta comprar um apartamento com valor superior a 75.000 dólares. Esse é o preço de países fronteiros por um passaporte mais viável. Iraquianos, libaneses, sírios e outros árabes e africanos encontram aí uma oportunidade. O passaporte brasileiro é aceito sem burocracia 105 países e o turco em 68, o Iraquiano é aceito em 5 países apenas. A história de comprar sua cidadania é tão apelativa que no desembarque do avião existem postos de imobiliárias.
Ou tem carro ou não tem
Estou me adaptando ao transporte público da Turquia porque carros de aplicativo e táxi são um pesadelo. Eles recusam fazer corrida e muitas vezes o motorista disponível está há 15 minutos de distância mesmo em áreas comerciais e populosas. Fumam no carro, fazem conversões perigosas e o consulado americano não recomenda que usem esse meio de transporte por risco de sequestro político e abuso sexual.
Os meios de transporte público incluem uma malha de metro eficiente, linhas de ônibus, bondinho e a balsa. O preço é de 2 a 4 reais!
Da Ásia a Europa em 10 minutos
Você pode cruzar da Ásia para Europa e da Europa para Ásia com as balsas. Além de ser muito charmoso, você pode ter a sorte de encontrar golfinhos! As gaivotas, um ocasional artista de rua, que os próprios turcos adoram.
Don’t speak English
Poucas pessoas falam inglês. 17% dos turcos falam inglês e desses 75% estão nas áreas urbanizadas. A língua turca tem um significado político e cultural muito forte.
ZARA
Falar de roupas! Aqui é muito Fast Fashion, então tudo que você vê na ZARA você vê na rua. A cor predominante é preto, e as pessoas gostam de se arrumar e capricham no visual, tanto homens quanto mulheres. A Turquia é famosa por produzir várias peças de roupas, empregando refugiados… no meu bairro, nas garagens dos prédios tem muitas salas de costura (suspeitas).
Gatinhos
Mais gatos que pessoas! Existem vários gatos comunitários, que vivem na rua e tem pessoas alimentando. Alguns tem poltronas doadas, casinhas, potinhos de comida… Eles estão por aí! São bem amigáveis e parecem bem cuidados, principalmente nas regiões mais turísticas.
Cachorros
Cachorros pastores dormindo. A princípio parece assustador, são cães bem grandões dormindo pela cidade inteira. Todos tem uma etiqueta o que sinaliza que alguma autoridade sabe que estão por ali. As raças de cães mais populares são o Akbash, pastor-da-anatólia, entre outros! Todos com seus 50, 60kg dormindo o dia inteiro.
Produtos nacionais
Muito do que se compra nos supermercados é turco, contudo são produtos de boa qualidade, mas com seus rótulos em turco são meu desafio e a câmera do google tradutor minha maior aliada.
Folclore religioso
O monte Ararat que foi o lugar que a arca parou fica na Turquia (e também na Armênia e no Irã). Acredita-se que Maria foi enterrada em Éfeso cidade mencionada também em Apocalipse e provavelmente o cenário aonde João escreveu seu evangelho. Algumas fontes islâmicas dizem que Ur, cidade do patriarca monoteísta Abraão é Sanliurfa que fica na Turquia, mas fontes cristãs situam Ur no Iraque. Além dessas referências a Basílica de Santa Sofia, que hoje é uma mesquita que ditou a estética de mesquitas, fica em Istanbul e é um dos pontos turísticos mais famosos. Em suma, para quem gosta de referências religiosas é um interessante destino!