BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Polônia

Alugar imóvel em Varsóvia

Ao planejar nossa mudança para Polônia, uma das coisas que mais me preocupava era a questão da moradia. Será fácil alugar imóvel em Varsóvia? Onde iríamos morar? Quanto tempo levaria para achar o apartamento ideal? Quanto custaria? Seria possível procurar antes de chegarmos lá?

Começamos a pesquisar pela internet do Brasil mesmo, nos maiores sites de aluguel da cidade, e isso nos deu uma idéia de valores, de como teríamos que procurar e do que estaria incluso no valor do aluguel.

Como no mundo inteiro, na Polônia os valores também variam de cidade para cidade e de bairro para bairro. Nossa única certeza era de que viríamos para Varsóvia. O bairro seria aquele onde estaria o apartamento que se adequasse ao que queríamos.

Procuramos e separamos os que se encaixavam às nossas expectativas para que pudéssemos ligar e agendar uma visita.
Percebi que muitos apartamentos são alugados diretamente com o proprietário. No início fiquei apreensiva, mas depois descobri que isso é normal e que muitos contratos são fechados sem muitas formalidades.

O dono do apartamento do qual gostamos mostrou-se receoso, pois eu ainda não tinha meus documentos poloneses. Marcamos uma reunião para ele nos conhecer e tudo deu certo. Alugamos o primeiro apartamento que vimos, era o que queríamos. Nosso contrato foi feito através da imobiliária, o que nos deu uma segurança maior em relação a qualquer problema que possamos vir a ter. Tivemos que pagar um caução no valor de 1 mês de aluguel; esse valor é devolvido no final do contrato, caso não tenha ocorrido nenhum dano ao imóvel.

A minha experiência foi tranquila, mas cada caso é um caso e tenho conhecidos que tiveram que apresentar, por exemplo: visto de permanência ou contrato de trabalho e comprovante de renda.

Prédios no bairro de Ursynów em Varsóvia
Prédios no bairro de Ursynów em Varsóvia

Varsóvia é a cidade onde se paga mais caro pelo aluguel em toda a Polônia, pois além de ser a capital do país, é também a maior cidade, oferece ótimas oportunidades de estudo e empregos. Cada vez mais Varsóvia é procurada pela população jovem e isso faz com que o valor dos aluguéis suba. O bairro também influencia muito o valor a ser cobrado: bairros mais populares ou “da moda”, no Centro da cidade, perto do metrô, acabam sendo mais caros. A média de preços de aluguel para um apartamento de 2 cômodos (sala, quarto, banheiro e cozinha) varia de 1678,57zł até 3118,97zł, segundo um dos maiores sites de aluguel do país.

Se você vem para a Polônia para estudar ou trabalhar, não trará família e não faz questão de morar sozinho, existe também a possibilidade de alugar um quarto em um apartamento compartilhado, muito comum entre estudantes. Existem apartamentos que são específicos para essa modalidade. O valor do aluguel e das contas é dividido pelo número de moradores, o que muitas vezes faz com que o valor fique bem menor.

Prédio mais modernos no bairro de Wilanów em Varsóvia. Fonte: Pixabay
Prédio mais modernos no bairro de Wilanów em Varsóvia. Fonte: Pixabay

Para você que vai começar a procurar seu apartamento pela internet, fique atento que:
– A sala conta como quarto, então se você quer um apartamento de 2 quartos, terá que procurar por 3 quartos.
– Muitas vezes você vai lidar diretamente com o proprietário do imóvel, mas mesmo assim é normal pagar o caução correspondente ao valor de 1 mês do aluguel.
– A maioria dos apartamentos é mobiliado.
– Muitas vezes no preço oferecido já estão inclusos o condomínio, água, aquecimento central e gás.
– Nas fotos tudo sempre é mais bonito, mais novo e maior.
– Fique atento às informações contidas nos anúncios.
– Use e abuse do GoogleMaps para se localizar e ver o que tem por perto do endereço.
– Sempre desconfie de apartamentos super modernos, baratos em que a pessoa pede um pagamento para visitar o local. Corra que é cilada!

Parquinho entre os prédios.
Parquinho entre os prédios.

Curiosidades:
– Prédios antigos têm uma arquitetura típica da época do comunismo: baixos, praticamente iguais e nada atraentes.
– O número de anúncios que não querem crianças no apartamento é muito maior do que anúncios que são contra animais.
– Aqui, ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, a maioria dos prédios não tem portaria e nem porteiros, abrimos a porta principal do prédio para as visitas pelo interfone.
– Ninguém vai passar no apartamento para buscar seu lixo, você tem que levá-lo às lixeiras destinadas ao seu bloco.
– Os apartamentos localizados no térreo geralmente têm jardim na parte de trás.
– A maioria dos prédios não têm muros e os que têm são muros baixinhos.
– Quase não existem prédios com salão de festas, piscinas ou academia, somente os muito novos e mesmo assim não são todos. Mas praticamente todos têm parquinhos para crianças.

Sites de busca de apartamentos:

Related posts

Em busca de moradia na Eslováquia

Ana Carolina Pertot

Dicas para alugar apartamento em Israel

Aline Rod

1 ano do grupo Brasileiras na Polônia

Vivian Kulpa

12 comentários

Rita Agosto 1, 2016 at 7:20 pm

Que post bacana!!!

Resposta
Gizelli Gliwic Agosto 8, 2016 at 6:05 pm

Oi Rita!

Que bom que gostou! Continue acompanhando nossos textos sobre a Polônia!

Abraços,
Gizelli

Resposta
Lucas Agosto 18, 2016 at 2:01 am

Conheci Varsóvia em julho agora durante a Pré-Jornada Mundial da Juventude e confesso que pela primeira vez no mundo me senti plenamente feliz. Tudo me encantou. A música, a dança, a história e o povo. Se for da vontade de Deus quero estudar ai e quem sabe ficar definitivamente.

Resposta
Gizelli Gliwic Agosto 21, 2016 at 8:29 pm

Oi Lucas!
Que bom que você gostou da Polônia, é mesmo um país muito encantador, mas lembre-se que quando viajamos à turismo tudo é muito diferente de quando moramos no lugar!Por isso, pesquise e estude bastante sobre o país, para tomar uma atitude bem pensada.
Continue acompanhando nossos textos sobre a Polônia!!!

Gizelli

Resposta
Rainer Fukuda Julho 31, 2017 at 4:30 pm

Olá Gizelli tudo bem?
Então, gosto muito dos seus posts, sou de Minas Gerais e estou morando em Lisboa a 2 anos, e estou pensando seriamente em me mudar para Varsóvia, minha esposa está grávida da Valentina, a minha intenção é ir primeiro, e depois busca-las, alguma dica para quem esta chegando?
obrigado

Resposta
Gizelli Gliwic Agosto 3, 2017 at 8:59 am

Oi Rainer, tudo bem?
Fico feliz que goste dos meus textos, obrigada!
Como você já mora fora, acredito que já saiba que desprendimento e mente aberta são as melhores coisas numa mudança, né?!
Minha dica é que você leia bastante sobre a Polônia, assim as surpresas serão menores!

Continue seguindo nossos textos sobre a Polônia e boa sorte!

Gizelli

Resposta
Wagner Maran Novembro 6, 2017 at 6:37 pm

OiTudo bem?! Estou no meio de um processo seletivo para tarbalhar em Varsóvia, será que você poderia indicar algum site de imobiliária,
Abçs

Resposta
Gizelli Gliwic Novembro 19, 2017 at 9:02 pm

Oi Wagner!
Nos sites que indiquei, você consegue ver os anúncios das imobiliárias também. Eu não conheço nenhuma para te passar.

Obrigada por acompanhar nossos textos.

Gizelli

Resposta
Débora Março 17, 2018 at 10:15 pm

Oi Gizelli… Gostei do post. Estou muito interessada em ir com a minha família para a Polônia… Mas não sei por onde nem começar essa jornada… Meu esposo e eu estamos nos formando agora em Educação Física… Se pudéssemos manter contato pra você nos dar algumas dicas ficaríamos muito felizes…
Obrigada

Resposta
Gizelli Gliwic Abril 4, 2018 at 1:03 pm

Oi Débora!
Se quiser, pode me procurar no Facebook! Me mande uma mensagem lá!

Resposta
Daniel Barros Maio 29, 2018 at 11:45 am

Olá! Tudo bem? Sou de Belo Horizonte e moro em Kielce, não sei se já ouviu falar. Estou me mudando com a minha esposa polonesa e filho para Varsóvia. Eu falo inglês fluente mas meu polônes está arrastando ainda. Você tem informação , por acaso, de algum site em inglês (ou de repente em português) que fala da relação de bairros e preços. Se souber de alguma coisa, você poderia me dar um toque? Tem os sites em polonês que minha esposa usa, mas é um cansaço para mim. Cada palavra uma consulta no dicionário. Se eu quiser qualquer coisa por mim mesmo é muito tempo tomado. Estou pesquisando e achei pouca coisa aqui.

Bardzo Dziękuję,
Daniel Barros.

Resposta
Roberta Junho 18, 2018 at 11:11 am

Olá, bom dia! Amei suas dicas. Estamos pensando em morar na cidade Wroclaw. Temos uma filha de 5 anos. Se vc puder dar mais dicas, eu ficaria muito feliz. Obrigada, Roberta.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação