BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Custo de Vida Pelo Mundo

Custo de vida na África do Sul

Custo de vida na África do Sul.

Custo de vida é um dos tópicos mais discutidos e questionados pelos amigos e familiares quando moramos fora do nosso país. Sempre penso que este tema é bem relativo. Comparar preços e classificar se o custo de vida de certo lugar é alto ou baixo vai depender do estilo de vida que você quer levar. Contudo, vamos para o lado prático, direto e informativo: os preços.

Muitas pessoas já disseram que os preços praticados aqui na África do Sul sāo mais baixos que no Brasil (inclusive eu afirmei isto no post sobre a maternidade e o pré-natal), mas nem tudo é assim. Seguem abaixo, em linhas gerais, os preços médios atuais dos principais serviços e produtos.

Para este post utilizei os valores encontrados aqui em Joanesburgo na moeda local: 1 rand = 0,25 reais

Moradia

Aluguel – O preço médio do aluguel hoje em um excelente bairro aqui em Joanesburgo gira entre 72 a  95 rands o metro quadrado. Numa casa de aproximadamente 180 m² com 3 quartos em condomínio fechado você pode pagar cerca de 13 mil rands. Já num apartamento de 90 m² você gastaria por mês cerca de 5 a 10 mil rands, de acordo com o bairro escolhido.

Venda – O preço de uma casa (2 a 3 quartos) para venda hoje em Joanesburgo pode variar entre 1,5 milhão e 3 milhões de rands, dependendo do bairro. A cidade detém os preços mais caros em se tratando de imóveis, seguida de Cape Town e Durban.

Os melhores sites para procura de imóveis aqui sāo o Private Property e o Property 24.

Contas

Uma família pequena de 2 a 3 pessoas gasta em média cerca de 500 rands (126 reais) de luz e 300 rands (75 reais) de água por mês. Internet (ilimitada – 4 Mb de velocidade) custa cerca de 770 rands (195 reais) mensais.

Paga-se por um pacote completo da DSTV (único provedor de televisão a cabo no país) cerca de 660 rands (166 reais) mensais.

unnamed (1)

Lembrando que caso você queira comprar uma televisão na África do Sul, além do valor do aparelho (cerca de 6 mil rands por uma TV de 41 polegadas) você terá que pagar uma taxa anual de 200 rands referente à licença para possuir uma televisão.

Alimentação

Posso confirmar que aqui se come muito bem sem precisar gastar muito. Para compras eu particularmente gosto de 3 mercados: Woolworths, Super Spar e Food Lovers. O primeiro sempre tem produtos de alta qualidade (frutas, carnes, verduras e legumes selecionados), contudo é o mais caro entre os três. Comprar os produtos da marca do próprio mercado é uma opção para economizar na maioria das vezes.

Além dos supermercados com produtos de alta qualidade, os restaurantes, em sua maioria, apresentam cardápios variados e deliciosos para todos os gostos. Comer em um bom restaurante com direito a entrada, prato principal e bebida sai por mais ou menos uns 150 rands (36 reais) por pessoa.

Transporte

Tópico para uma postagem à parte, tenho que admitir que nāo há um sistema de transporte público para todos na África do Sul. Contudo seguem os valores de táxis utilizados pelos estrangeiros.

Táxi – Os valores por quilometragem variam de acordo com a empresa contratada. Geralmente uma viagem do aeroporto internacional à parte norte da cidade, uma distância de 30 km em 30-45 min, sai por 700 rands (aproximadamente 180 reais).

Exemplo de valores de automóveis para compra:

  • Golf 7 1.2 TSi Trendline  2015 novo –  256 mil rands (64 mil reais)
  • Golf 7 1.2 TSi Trendline 2014 usado – 195 mil rands (50 mil reais)

Preço da gasolina: média de 13 rands (3,25 reais) o litro.

Entretenimento

  • 1 entrada de cinema – 65 rands (16 reais)
  • 1 entrada para um show ou espetáculo teatral – entre 150 a 600 rands (38 a 150 reais)
  • 1 almoço com bebidas em alguns dos markets nos finais de semana = 150 rands (38 reais)

Para nós, mulheres

Algo que descobri com a indicação da minha amiga Debora Juneck, também colunista do Brasileiras pelo Mundo, foi a maravilha do spa day! Sim, você pode passar a manhā ou a tarde toda fazendo massagens terapêuticas com almoço, bebidas e lanches inclusos por 600 rands (150 reais). O preço individual das massagens (1 hora de tratamento) é a partir de 200 rands (50 reais).

Entretanto, outros serviços podem sair caros, como:

  • Manicure: a partir de 160 rands (40 reais)
  • Pedicure: a partir de 180 rands (45 reais)
  • Depilação meia perna: a partir de 170 rands (43 reais)

Outro site interessante sobre o assunto é o Expatistan, onde você também encontra uma ferramenta comparativa sobre cost of living(custos) entre o seu país atual e onde deseja morar.

Particularmente, o custo de vida nāo deve ser mensurado apenas levando em consideração o valor monetário x salário recebido e sim, aquele valor final sobre a qualidade dos produtos, atendimento e os serviços prestados. Colocar na balança estas informações e ver se vale a pena de acordo com as nossas necessidades e prioridades é fundamental! Só assim saberemos se vamos nos adaptar ao novo custo de vida.

Related posts

Custo de supermercado na Romênia

Juliana Gehring

Custo de vida em Pequim

Júlia Rosa

Custo de Supermercado na Grécia

Marina Lemgruber

36 comentários

Flávia Agosto 20, 2015 at 2:11 am

Olá Michelle, vi seu post por acaso. Acompanho o site, mas ainda não tinha visto seus posts. Poderia me tirar uma dúvida,? Quanto você acha que uma jovem sozinha, gastaria por mês em Cape Town? Digo, incluindo alimentação(supermercado), aluguel de um lugar bom, mas barato; e outras despesas básicas:? Se não puder me responder aqui, poderia me tirar algumas dúvidas por e-mail? Beijos.

Resposta
Michelle Braga Outubro 15, 2015 at 5:13 pm

Oi Flavia, que bom que achou o meu post! 🙂
Custo de vida é um pouco complexo pois tudo depende do seu estilo de vida. Em geral, eu estimo que, o custo de vida aqui na Africa do Sul seja em torno de 50% a 75% do custo de vida do Brasil. Posso tentar te ajudar com outras perguntas sim. Fico no aguardo!
Beijos

Resposta
Vinicius Germano Agosto 20, 2015 at 4:46 pm

Simplesmente paradisiaco!!!! 😀

Resposta
Michelle Braga Outubro 15, 2015 at 5:15 pm

E nāo é Vini?!! 🙂

Resposta
Gabriela Agosto 20, 2015 at 5:13 pm

Parabéns, Michele…muito bem escrito seu comentário, achei uma delícia de ler!!!

Resposta
Michelle Braga Outubro 15, 2015 at 5:17 pm

Obrigada Gabriela! Fico feliz que tenha gostado! 🙂

Resposta
Thamires Setembro 21, 2015 at 11:45 pm

Muito útil! Pretendo ir para a África do Sul ano que vem e estava precisando ter uma noção razoável sobre custos gerais. Fiz várias conversões com os dados (dólar/rand/real) e isso ajudou bastante!
Confesso que não achei muito diferente do Brasil pra quem não vive nas grandes capitais do país, mas que ainda assim vivem na área urbana (pelo menos, funciona pra mim…rsrs). Por isso, já vi que se for pra ir, devo levar um boa quantia e analisar bem. O fato de um Rand ter um valor bem abaixo de um Real pode enganar “consumidores de primeira viagem”! Rsrs
Obrigada pelo post! Foi excelente!
Site maravilhoso!

Resposta
Michelle Braga Outubro 15, 2015 at 5:26 pm

Oi Thamires! Que bom que este post foi util para você! Acho que você captou bem a questāo da conversāo e dos custos. Tenho certeza que você vai aproveitar muito a Africa do Sul! Qualquer dúvida estou a disposiçāo. 😉

Resposta
Gugu Mofokeng Fevereiro 2, 2018 at 10:27 am

Oi eu sou da África do Sul vivendo no Brasil posso tem te ajuda se quiser eu também vou para África do Sul por sempre em janeiro de ano que vem. Posso te falar da cultura em enfim

Resposta
Thiago Lopes Outubro 30, 2015 at 12:36 am

Boa noite, Michelle adorei seus comentários.

Irei em Janeiro fazer um intercâmbio de um mês na cidade do cabo, você pode me informar por gentileza se os preços para os passeios são realmente tão elevados quanto mostram as companhias de viagem?

Resposta
Michelle Braga Novembro 17, 2015 at 6:56 am

Ola Thiago,
Os preços de passagens aéreas dentro da Africa do Sul geralmente sāo mais altos em virtude da taxa de embarque nos aeroportos (entre 17 a 20%). Já os preços para as atrações turísticas, podem ser consultados diretamente nos sites (ex. Table Mountain: http://www.tablemountain.net/). Nāo sei quais os preços as cias de viagens estāo praticando aí no Brasil. Aqui na Africa do Sul temos varias cias de viagem, uma delas é a Flight Centre – http://www.flightcentre.co.za. Acho que com estes dados você pode fazer um comparativo. Lembrando que as cias/agencias de viagens apresentam serviços como ter um consultor a sua disposiçāo para programar e auxiliar antes e durante a sua viagem. Espero ter ajudado.
Bom intercâmbio para você!

Resposta
IVONE Novembro 16, 2015 at 11:23 pm

oi michelle vou com minha familia para Joanesburgo daqui a 6 meses e preciso de algumas respostas ..Vc teria facebook para podermos conversar. OBRIGADA

Resposta
Michelle Braga Novembro 17, 2015 at 6:57 am

Oi Ivone, tenho facebook sim: Michelle Beatriz Braga. Fico no aguardo.

Resposta
Jean Pierre Dezembro 25, 2015 at 6:14 pm

Noooooooooooooooossa vou ser bem sincero, achei os preços dos imóveis na África do Sul muitooooooooooooooooo caro!!!.poxa pensei que fosse bem mais em conta que o Brasil

Resposta
Celso C. Cesar Janeiro 14, 2016 at 5:24 pm

Michelle boa tarde eu gostei bastante do seu post, eu pretendo viver na Africa do sul o proximo ano fiquei encantado quando lá estive participando no the voice Angola, eu sou cantor Angolano (novo talento), mas eu faço muita confusão do Cambio da moeda do meu país e o da Africa do sul.. preciso de sua ajuda se for necessario encontra-me no meu facebook Celso C. Cesar

Resposta
Gil Lucas Março 31, 2016 at 2:09 pm

Boa tarde Michelle.
Gostei muito do seu trabalho ágeil, prático e esclarecedor. Tenho vontade de abrir uma empresa no ramo alimentício na África do sul, gostaria muito da sua opinião. Poderia você me ajudar nisso.
De ante mão, agradeço. Obrigado

Resposta
Ann Moeller Abril 4, 2016 at 7:29 am

Ola Gil, a Michelle não colabora mais com o BPM.

Resposta
Raphael Abril 13, 2016 at 12:39 pm

Olá, desde ja obrigado pela imensa informação que disponibilizou, que certamente ira ser uma grande ajuda inicial para a minha ida A Cidade do Cabo, gostaria de saber em quanto fica o salário mínimo e se é pago semanalmente ou mensalmente.
Obrigado e aguardo resposta 😉

Resposta
Raphael Abril 14, 2016 at 6:14 pm

Desde já obrigado pela enorme informação que certamente será uma grande ajuda na minha ida, gostaria de saber quanto fica o salário-mínimo na Cidade do Cabo

Resposta
Vida Maio 23, 2016 at 7:51 pm

Parabéns Michele, a tua coletânea foi bastante últil.
Só uma pergunta: é muito difícil conseguir visto para África do Sul?
Onde é que consigo comprar uma passagem barata, saindo do Brasil?
Obrigada.

Resposta
RAPHAEL PEREIRA DE SOUZA Maio 31, 2016 at 12:08 am

Fantastico tópico, muito bom mesmo. Tenho uma duvida e ficaria muito feliz se vc pidesse ajudar. Existe um site, app ou grupo no face onde pessoas procuram em encontram outras para dividir aluguel (flatemate) em Cape town? Poderia indicar por favor? Muito obrigado e parabens pelo post.

Resposta
Cristiane Leme Maio 31, 2016 at 8:44 pm

Raphael, a Michelle voltou ao Brasil e parou de colaborar conosco.
Tente procurar grupos de internacionais ou estudantes em Capetown no Facebook para auxiliar na sua busca.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Brisa Agosto 3, 2016 at 2:13 am

Oi michelle vou fazer intercâmbio na áfrica do sul e gostaria de saber quanto custa roupas em geral( jeans, casacos)

Resposta
Cristiane Leme Agosto 4, 2016 at 11:32 am

Brisa, a Michelle voltou ao Brasil e parou de colaborar, mas temos outra colunista no país. Procure pelos textos mais recentes e comente num deles para que ela lhe responda.
Edição BPM

Resposta
Aryane Agosto 8, 2016 at 7:13 pm

Oi Michelle,

Dicas valiosas, muito obrigada!

Att,

Aryane

Resposta
Giovani Setembro 16, 2016 at 12:43 pm

Olá pretendo fazer uma viagem à Africa do Sul ano que vem, gostaria de informações sobre compras, pois é o único tópico que não encontro muito nos blogs, podes indicar um local seguro para comprar notebooks? de preferência para jogos? qual custo dos produtos aí? Obrigado

Resposta
Martha Reis Marques da Fonseca Novembro 8, 2016 at 6:47 am

Olá Michele,

Como vai? Tudo bem?
Tenho lido bastante o seu blog.
Estamos pensando em nos mudar para a Cidade do Cabo (eu, meu marido e 3 filhos entre 10 e 12 anos), mas nossa pesquisa na internet tem apontado que o aluguel de casas e até a mensalidade de colégio das crianças é feita em euros.
Você sabe nos dizer se isso é uma tendência geral na Cidade do Cabo ou se foi algo pontual que encontramos por acaso?
Você saberia nos contar algo mais sobre a Cidade do Cabo, como segurança, vida em sociedade, condomínios de casas etc.?
Muito obrigada por sua ajuda,

Martha

Resposta
Cristiane Leme Novembro 9, 2016 at 5:31 pm

Olá. A Michelle retornou ao Brasil e parou de colaborar conosco.
Procure textos das novas colaboradoras no país para redirecionar sua pergunta.
Obrigada e boa leitura,
Equipe BPM

Resposta
Isis Abril 23, 2017 at 2:02 pm

Amei Michelle
Eu gostaria de saber se é facil arranjar emprego em Cape town

Resposta
Valéria Schmid Junho 20, 2017 at 7:40 am

Essa DSTV está cara! Aqui em casa pagamos 100 Rands por mês.
Têm outras empresas não só DSTV. Por exemplo a Telcom agora também está oferecendo TV a cabo, tem uma outras 2 que não lembro o nome agora.
Abçs.

Resposta
Ainoã Bezerra Ventura Janeiro 5, 2018 at 6:05 pm

Boa tarde,
Eu vou p Cidade do Cabo durante 20 dias.
Vou gastar com comida e passeios quanto eu preciso levar?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 6, 2018 at 7:51 pm

Olá Ainoã,
A Michelle Braga parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na África do Sul chamada Eloah Ramalho que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Jorge pimenta Janeiro 10, 2018 at 3:42 pm

Olá Michele, sou de Curitiba e tb quero vazar daqui ✌

Quando ler o jornal vê se acha umas chácaras e sítios pode ser longe.. e passa o valor pra nois com quanto de espaço em m2 grato

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 10, 2018 at 7:33 pm

Olá Jorge,
A Michelle Braga parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Reginaldo Uller Novembro 19, 2018 at 8:31 pm

Ola pessoal, tenho uma pergunta bem simples e acho que qualquer pessoa pode me ajudar. Gostaria de saber o quanto uma família de 2 a 3 pessoas gasta de água potável mensalmente e se o sistema de cobrança de água eh parecida com a do brasil.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 20, 2018 at 2:49 pm

Olá Reginaldo,
A Michelle Braga parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação