BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Curiosidades Pelo Mundo México

Desfile de Loucos em San Miguel de Allende, no México

Este mês vamos conhecer um desfile muito divertido e interessante de uma das cidades do México! Estamos falando de San Miguel de Allende, no estado de Guanajuato, a 274 km da cidade do México.Esta cidade por pouco não virou cidade fantasma em 1900, felizmente em 1926 foi declarada monumento histórico pelo governo mexicano, era parte da rota dos povos mágicos do México e hoje em dia é considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco!

San Miguel de Allende é uma cidade que tem uma arquitetura incrível, com estilo colonial e tradicionalista e se tornou famosa pelos eventos e festas religiosas.

Entre eles se destaca a semana santa, festival internacional de cinema e jazz, as festas de Natal e o famoso desfile dos Loucos, que é uma festa de rua que acontece no primeiro domingo depois do dia de Santo Antônio de Pádua, o nosso famoso Santo casamenteiro.

O desfile começa ao meio dia, depois da missa na Igreja de Santo Antônio de Pádua e percorre o centro Histórico de San Miguel de Allende, terminando na Catedral da Cidade, e dura aproximadamente duas horas, ou o tempo que os blocos terminem de desfilar.

O desfile dos Loucos na atualidade parece uma matinê de carnaval, com os seus blocos, fantasias, alegria, cores e diversão! E curiosamente tem duas versões históricas e pitorescas!

Uma versão diz que há muito tempo atrás quando a cidade ainda vivia da plantação de hortifruticultura, os hortifruticultores, eram devotos de San Pascual Bailon e pediam ao Santo que a colheita fosse farta. Em troca de uma boa colheita, ofereciam as danças.

As danças e os bailes chamavam a atenção da população que vivia na cidade que sem saber o propósito dos hortifruticultores, os chamavam de loucos. Com o tempo, os hortifruticultores começaram a se fantasiar de espantalhos, para assustar os fofoqueiros de plantão, e assim deixar que as danças a San Pascual Bailon fossem feitas em paz. Essa tradição foi passando de pai para filho, que com o passar do tempo foi perdendo essa associação com as colheitas e passou a ser uma festa aonde as pessoas iam dançar fantasiadas e se divertir com o público. O que permaneceu foi a característica de dançar como loucos.

A outra versão para o desfile dos loucos diz que essa tradição começou em 1934 para homenagear a Santo Antônio, e parece que esta é a versão mais famosa entre o povo de San Miguel. E esta versão, eu tive a honra de escutar da boca de um senhor, dono de um comércio local.

Esta festa acontece para que as pessoas devotas de Santo Antônio possam agradecê-lo dançando por uma graça ou um milagre recebido.

Aqui no México Santo Antônio é o Santo dos objetos perdidos, talvez por isso a tradição diga que ele vai trazer o namorado ou marido, não por ser objeto, mas sim por estar “perdido por aí”! É também patrono das mulheres estéreis, dos pobres, dos viajantes, pedreiros e padeiros.

Existem vários “blocos” de loucos que saem fantasiados dos mais diferentes temas, sejam eles políticos, artistas famosos, ou simplesmente o que surgir da criatividade dos participantes. Este ano até os dinossauros reviveram e de uma maneira muito alegre e simpática, voltaram a dar o ar da graça no desfile!

Entre os dinossauros, claro que não podiam faltar os monstros assustadores, o Chaves, a Pepa Pig, os super-heróis, bruxas, palhaços, e alguns loucos que só eles sabiam do que se tratava a sua fantasia!

Vendo como as pessoas se sentam na calcada para ver o desfile passar, e considerando o calor da época do ano, o que mais eu via eram as sombrinhas, e automaticamente pensei que era por causa do calor!

Quando o desfile começou qual não foi a minha surpresa ao ver a maioria das sombrinhas viradas para cima! Obviamente a curiosidade tomou conta de este ser, que não demorou muito para ver e entender o por quê!

Fonte: Arquivo Pessoal

Durante o desfile os blocos de loucos jogam todo tipo de doces para o público, e por isso as sombrinhas estão viradas para cima para poder receber a maior quantia de doces possíveis, sem ter que sair do lugar! Originalmente os participantes ofereciam ao público frutas, e com o passar do tempo foram substituídas pelos doces.

Este desfile é parte da cultura de San Miguel e muitas pessoas vem especialmente para poder assistir e se divertir neste fim de semana.  Este ano segundo a organização do evento participaram aproximadamente 10.000 pessoas.

Para quem gosta de uma festa inocente e divertida, o Desfile dos Loucos de San Miguel de Allende é uma ótima opção! Quem sabe se ano que vem eu não vou fantasiada para agradecer a Santo Antônio também?

Meninas façam seus pedidos e promessas à Santo Antônio. Você já teve algum pedido realizado por ele? Ou conhece alguma simpatia que funciona? Então deixa seu comentário aqui em baixo!

Related posts

O que os espanhóis gostam de beber?

Erika Menezes

Ano Novo no Japão

Alessandra Ozbir

O portunhol nosso de cada dia

Juliana Bezerra

1 comentário

Bruna Felix Setembro 20, 2017 at 1:33 pm

Estou tão encantada pela cultura mexicana que nem consigo me conter.
Obrigada por este post lindo.
beijo grande e sorte sempre Bruna!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação