BrasileirasPeloMundo.com
Chicago EUA

EUA – A geração da tecnologia e praticidade

Costumo dizer que em terra de workaholics, quem tem tempo pra ir ao supermercado é rei. Brincadeiras à parte, o fato é que este é o país dos workaholics, das muitas horas extras no trabalho, da competitividade, dos poucos dias de folga e da famosa frase “time is money!” (tempo é dinheiro). Muitas vezes se torna difícil encontrar tempo para as simples atividades do dia a dia, como por exemplo ir ao supermercado, ao banco, à lavanderia ou achar um mecânico pra fazer uma revisão no carro.

8838223

Baseado nisso, os EUA se tornaram o país com o maior número de aplicativos disponíveis no mercado, que facilitam e muito a vida de quem vive aqui. Abaixo segue uma singela lista com exemplos de aplicativos gratuitos e serviços oferecidos em Chicago que facilitarão a sua vida caso você viva aqui e seja uma pessoa com tempo limitado.

Atividades Domésticas

Nos EUA não é comum termos empregadas domésticas como muitas famílias no Brasil têm. Aqui quase todo mundo limpa a própria sujeira, pinta a parede da própria casa, lava e passa a própria roupa. O problema é que essas atividades demandam certo tempo, então, quando a falta de tempo aperta, não custa nada apelar pra ajuda profissional e tecnológica . Muitas dessas atividades atualmente são resolvidas com alguns cliques no smartphone.

keep-calm-there-s-an-app-for-that-1

Homejoy Home Cleaning: É um serviço de limpeza. No aplicativo você seleciona o número de quartos e banheiros que deseja que a faxineira limpe e seleciona atividades desejadas como lavar roupa, limpar azulejos, janelas, geladeira ou fogão. Baseado no que você selecionar, o aplicativo dirá o número de horas necessárias para que o serviço seja realizado e dará o valor total. Você paga tudo através do aplicativo mesmo. Todas as pessoas que trabalham para a empresa são verificadas pela polícia para ver se possuem antecedentes criminais, como questão de segurança para os clientes.

Handy: Aplicativo útil quando você está atrás de um eletricista, encanador, pintor, carpinteiro ou limpeza pesada de tapetes, carpetes ou sofás. Funciona de forma similar ao Homejoy. Você paga o serviço através do próprio aplicativo.

Washio: Esse é um serviço de lavanderia que busca suas roupas, lava, passa e entrega quando elas estão prontas. O serviço é uma ótima opção para pessoas que usam roupas sociais com frequência, aquelas difíceis de passar. Além disso, se você tiver uma emergência eles podem entregar sua roupa limpinha e passadinha em menos de 12 horas.

Peapod: Funciona como um supermercado virtual, onde você seleciona os produtos que deseja comprar, tais como frutas, verduras, carne, grãos, condimentos, produtos de limpeza, comida congelada, etc, paga pelo aplicativo e a empresa entrega tudo na sua casa. Excelente pra que não tem tempo ou não gosta de ir ao supermercado.

Mulher utiliza o celular pra fazer as compras da semana enquanto espera pelo metrô em Chicago
Mulher utiliza o celular pra fazer as compras da semana enquanto espera pelo metrô em Chicago

GoodRx: Aqui não muitos remédios não são vendidos sem receita médica. O Ministério da Saúde americano é extremamente rígido no controle da venda de medicamentos, e por isso é difícil se esquivar da espera na farmácia. No entanto, aplicativos como o GoodRx te ajudam a encontrar a farmácia mais próxima com o melhor preço. O app ajuda a economizar dinheiro e tempo que se gastaria ao de fazer a pesquisa pelo telefone, pessoalmente ou indo de site em site. Depois de usar o app é só fazer o pedido do remédio pelo telefone, apresentar a receita e a identidade na hora de ir buscar e fazer o pagamento. Além disso, aqui existem farmácias drive through, onde você não precisa nem descer do carro.

Pet Care Services Finder: É um aplicativo de serviços veterinários. Se você precisa de alguém para andar com seu cachorro enquanto está no trabalho, levá-lo ao veterinário ou ao pet shop pra dar banho e tosar o pelo, esse aplicativo ajuda a encontrar profissionais que realizam todos esses serviços. Rapidamente você marca o serviço, paga por ele e problema resolvido.

Vemno: Faz transferência de dinheiro entre bancos diferentes. Nos EUA é menos comum fazermos transferências como fazemos no Brasil. Muitas vezes as taxas são altas e leva-se dias para a transação ser efetuada. Através do Vemno podemos fazer transferências de forma rápida e sem taxas.

favorite_apps

USPS: É o correio americano. Através do app você marca o local onde deseja que o material a ser despachado seja pego, seleciona o peso e o tamanho, faz o pagamento e não precisa sair de casa ou do trabalho e enfrentar fila.

RepairPal Auto Repair Expert: É um aplicativo de serviços mecânicos que mostra onde encontrar o mecânico mais próximo e dá um orçamento baseado no problema e no modelo do carro. Além disso, oferece serviços de reboque em casos de emergência.

Transporte

Locomover-se em Chicago é fácil, principalmente utilizando o transporte público que é eficiente e barato. Pra facilitar o dia a dia existem alguns aplicativos bastante úteis, independentemente do tipo de transporte que você pretende utilizar, seja ônibus, metrô, trem, bicicleta ou carro.

Ventra: Funciona como o passe online do metrô ou ônibus. Quem vive em Chicago mais cedo ou mais tarde irá utilizar o transporte público. Existe um app em teste. Com ele você não vai precisar entrar na fila para comprar o passe sempre que for pegar o metrô ou correr o risco de esquecer o passe em casa. Assim, cada vez que você for passar na roleta, basta abrir o aplicativo, encostar o celular no sensor e passar. Caso o crédito acabe, o aplicativo, que é conectado ao seu cartão de débito ou crédito, irá recarregar automaticamente. Prático e ajuda a economizar tempo.

Basta ter o app da empresa que administra o metrô. Passe o celular no sensor e problema resolvido!
Basta ter o app da empresa que administra o metrô. Passe o celular no sensor e problema resolvido!

CTA Chicago ou Google Maps: Basta colocar o endereço de destino e esses apps mostram qual linha de metrô ou ônibus pegar, assim como o ponto ou estação mais próximos. Também mostram os horários em que o metrô e o ônibus vão chegar, o tempo de translado entre o lugar que você está e o lugar que quer ir. É muito útil principalmente durante o inverno, quando as temperaturas em Chicago ficam abaixo de zero e ficar no ponto esperando o ônibus é quase uma missão impossível. Se o ônibus ou metrô estiverem atrasados os aplicativos irão exibir um alerta.

Chicago Bike: Esse é o app dos ciclistas. Pra quem prefere pedalar, seja diariamente ou apenas nos fins de semana, mas não tem uma bicicleta, essa é uma ótima opção. Você se registra através do app, paga e recebe uma senha. O próprio app irá mostrar, baseado na sua localização, onde há bicicletas disponíveis e a estação mais próxima. É só digitar a senha, pegar a bicicleta e sair pedalando. O serviço está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Uma das muitas estações Divvy em Chicago
Uma das muitas estações Divvy em Chicago

Gas Buddy: Um dos meus apps favoritos, mostra os postos de combustível mais próximos e onde a gasolina está mais barata, proporcionando uma economia de tempo e dinheiro.

Zip Car: Pra quem não tem carro, mas precisa de um por algumas horas ou alguns dias. Através do app você pode reservar um, rapidinho. Ele mostra onde há carros disponíveis, os modelos e os preços – é só colocar o número de horas ou dias que você deseja ficar com o carro e fazer o pagamento.

Chicago Parking: O estacionamento na rua aqui também é pago. Esse app permite que o usuário pague o estacionamento na rua diretamente pelo celular. O melhor de tudo é que se você decidir continuar com o carro estacionado além das horas iniciais que havia pago, a renovação do estacionamento pode ser feita pelo próprio app. É ótimo para aqueles momentos em que o papo no bar está bom e você decide ficar mais um pouquinho.

O pagamento do estacionamento também é mais prático e rápido
O pagamento do estacionamento também é mais prático e rápido

Existem muitos outros exemplos. Todos os dias novos aplicativos são criados, tudo depende da demanda. Quer doar sangue? Baixa o app da Cruz Vermelha e eles vão até você fazer a coleta sem que você precise se deslocar. Tá na rua e precisa fazer xixi? Baixa o Flush Toilet Finder, ele vai te mostrar o banheiro público mais próximo!

Existem aplicativos para quase tudo!
Existem aplicativos para quase tudo!

Senhores e senhoras, welcome to Chicago, a cidade onde a vida pode ser quase toda resolvida com alguns toques na telinha do seu celular! Cuidado pra não viciar, hein?

Related posts

O desafio de mudar para os EUA com filhos adolescentes

Gabriela Albuquerque

As famosas mansões em Newport

Mariana Carvalho

Woodstock, um oásis hippie em Nova Iorque

Michelle Marinho

1 comentário

Marli Sousa Setembro 30, 2015 at 2:17 pm

Amei sua matéria Lorrane!!!muito pratico e interessante! Obrigada por compartilhar as dicas!!!boa sorte em Chicago!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação