BrasileirasPeloMundo.com
EUA

EUA – Groundhog Day: que “marmota” é essa?

Se você é brasileiro(a) com certeza já ouviu falar que o dia 2 de fevereiro é Dia de Iemanjá, certo? Bom, mas se você vive nos Estados Unidos não ouvirá falar sobre a Rainha do Mar aqui no hemisfério norte, a não ser que procure um grupo brasileiro que esteja celebrando a data.

Nos EUA o dia 2 de fevereiro é sinônimo de Groundhog Day! Sim, o Dia da Marmota! A marmota é um roedor da mesma família dos esquilos, que não é encontrado em terras tupiniquins devido ao clima tropical. O groundhog, como é chamado por aqui, é um herbívoro encontrado em regiões montanhosas dos EUA e Canadá.

Happy-Groundhog-Day-2015-2

Como surgiu a tradição?

Como muitas outras datas comemorativas aqui nos EUA, acredita-se que o Groundhog Day foi originado através de crenças religiosas vindas da Europa. A tradição começou há séculos atrás no Dia de Nossa Senhora da Luz, o dia que marcava a apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, exatamente 40 dias após o nascimento de Jesus, assim, sendo comemorada no dia 2 de fevereiro. Os padres abençoavam velas e as distribuíam para os fiéis e isso se tornou um marco durante o período de inverno.

Durante as Cruzadas, essa tradição foi se espalhando pela Europa e sendo modificada. Quando chegou à Alemanha, os alemães passaram a acreditar que se o sol aparecesse durante o Dia de Nossa Senhora da Luz, um animal iria prever se o inverno duraria por mais seis semanas ou não. Essas seis semanas de inverno seriam chamadas de “Segundo Inverno”.

Quando os primeiros imigrantes alemães chegaram aos EUA trouxeram a tradição com eles. Esses imigrantes se instalaram na região da Pennsylvania, estado com grande quantidade de marmotas, e foi aí que viram semelhança desse bicho com o animal que fazia parte da tradição de previsão do tempo em seu país de origem no dia em que celebravam o Dia de Nossa Senhora da Luz.

Os alemães afirmavam que as marmotas eram animais sábios e se no dia 2 de fevereiro fizesse sol, a marmota saísse de sua toca, olhasse para a sombra e corresse de volta para a sua toca, isso significaria que o inverno duraria por mais seis semanas. Seria o Segundo Inverno.

O que é o Groundhog Day exatamente?

É um dia que se tornou tradicional nos EUA para prever se o inverno se estenderá por mais algumas semanas ou não. A cidade de Punxsutawney, perto de Pittsburg, se tornou famosa em decorrência da celebração do Dia do Groundhog. Nesta cidade houve um grupo de moradores que criou uma espécie de clube em 1887 para celebrar um festival durante o Groundhog Day. A tradição centenária que foi passada de geração para geração existe até os dias atuais. De acordo com os moradores de lá, em Punxsutawney vive “Punxsutawney Phil”, a marmota previsora do tempo, que tem mais de cem anos, e todo ano, no dia 2 de fevereiro, Punxsutawney Phil é retirado de sua toca às 7:25 da manhã para prever o tempo e “dizer” ao mundo se o inverno no hemisfério norte durará mais seis semanas ou não.

Foto: www.wunderground.com
Foto: www.wunderground.com

O dia é celebrado com muitas festividades, muita música, comidas típicas e neste ano reuniu mais de 11 mil pessoas apenas na cidade de Punxsutawneya, além das festividades que se estendem por outras cidades nos EUA e no Canadá. Não se sabe ao certo se tais previsões são corretas ou não. De acordo com metereologistas americanos, Phil teve mais erros do que acertos durante todos esses anos, mas como o que vale é a brincadeira, a festa e a tradição secular dessa cidade, Phil continua sendo a maior celebridade de Punxsutawney e recebendo muita atenção todos os anos.

Veja como é a comemoração:

Uma curiosidade: o filme “Feitiço do Tempo” se passa nesse dia – o título original é Groundhog Day.

https://www.youtube.com/watch?v=Xo-R7vvjk6g

Quer saber mais sobre o Groundhog Day? Dá uma espiada aqui!

 

Related posts

Imagem, vaidade ou transformação?

Liliane Oliveira

Costumes americanos estranhos para os brasileiros

Alessandra Ferreira

Dicas para alugar casa em São Francisco

Flávia Criss

4 comentários

Rafaella Fevereiro 2, 2015 at 11:23 pm

Lô:
Simplesmente adoro o filme. Hoje aprendi um pouco mais com você.
Muito bom mesmo!

Resposta
Lorrane Campos Fevereiro 4, 2015 at 2:45 pm

Rafa,

muito obrigada lindona! O filme é um barato né? Adoro também! E que bom que ensinei alguma coisa diferente pra uma das melhores teachers hoje! Quanta honra!

Beijo enorme

Resposta
cassia a martins Fevereiro 3, 2015 at 2:10 am

Não me canso de ler o que vc escreve. Sempre com textos criativos e instrutivos . Me tornei sua fã. Vc nos mostra coisas da terra do Tio San, que nem imaginávamos decifrar. Obrigada por mais esse texto maravilhoso. Um grande abraço, menina Lorrane

Resposta
Lorrane Campos Fevereiro 4, 2015 at 2:44 pm

Cassia,

muito obrigada! Continue acompanhando os textos. Vem mais informação bacana por aí.

Beijo grande!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação