BrasileirasPeloMundo.com
Turismo Pelo Mundo Turquia

Festival de Tulipas em Istambul

Festival de Tulipas em Istambul.

Istambul é uma cidade muito especial, cheia de história. Há uma mistura de culturas e temperos que deixa qualquer visitante apaixonado. Todas as pessoas que eu conheço e já visitaram esta cidade, gostaram muito, se surpreenderam e pensam em voltar para explorar mais um pouco desse país incrível.

Você ainda não conhece Istambul? Vale muito a pena! A primavera é uma ótima época para ir pela primeira vez. Isso porque, além do Festival de Tulipas, as temperaturas estão super agradáveis para passear durante o dia. Apenas à noite você sentirá um friozinho leve, por isso, venha preparado.

E caso você já tenha visitado Istambul antes, fica a dica para a sua próxima viagem para Turquia.

Istambul mais linda com tulipas

Toda primavera a cidade ganha ainda mais cor e magia com o Festival de Tulipas (İstanbul Lale Festivali). Ele normalmente acontece durante todo o mês de abril, mas as datas podem variar a cada ano.

A cidade inteira fica cheia de tulipas de todas as cores e formatos, com tipos que eu nunca vi ou nem imaginei que existissem.

Elas estão por toda parte! Não apenas nos parques maiores e famosos. Elas estão na maioria das ruas, avenidas e praças, principalmente nos bairros mais turísticos e mais movimentados. É uma delícia sair andando e explorando a cidade nessa época do ano.

O lugar que você não pode deixar de incluir na sua lista de lugares para visitar em Istambul, se estiver na cidade no período da primavera é o Parque Emirgan, localizado no bairro de Sariyer, onde está concentrado a maior exposição de tulipas do Festival.

acervo pessoal

Esse lugar é um verdadeiro paraíso na terra. O parque, que já é bonito naturalmente, fica mais colorido com diversos tipos de tulipas possíveis e imagináveis. Apesar desse parque estar um pouco mais afastado da zona turística da cidade, é bem fácil chegar até lá.

Muitas linhas de ônibus param em frente ao parque. Também há uma estação de barca bem próxima à sua entrada, passando pelo Bósforo. E para os que preferirem ir de carro, tem um estacionamento na entrada superior do parque.

Além do Festival de Tulipas

No parque há opções de cafeterias e restaurantes. Recomendo chegar cedo, tomar um café da manhã por lá e aproveitar o parque mais vazio – antes das 10h – para fazer fotos lindas sem ter muitas pessoas ao redor.

Outro lugar que fica ainda mais bonito e especial nessa época é a Praça Sultanahmet. Principal praça de Istambul, é onde está localizada a Mesquita Azul e a Hagia Sophia, a zona mais turística e mais visitada da cidade.

Leia também: A Capadócia além dos balões

Se tiver sorte ou se programar bem para estar ali nos dias certos, ainda poderá ter a chance de ver o maior tapete de tulipas do mundo.

O Festival dura cerca de 1 mês, mas a exposição do tapete é bem mais curta: dura apenas alguns dias, cerca de uma semana.

Há outros lugares menores, mas que ainda assim, são conhecidos – e muito bonitos – para ver as lindas e coloridas tulipas. Um deles é o Parque Gulhane, localizado próximo à praça Sultanahmet. E no lado Asiático da cidade, vale a pena o Parque Goztepe 60 Yil.

Vale lembrar que nenhum dos parques ou lugares que expõem as tulipas cobram entrada Assim, você não vai gastar nada extra para curtir esse “festival de tulipas”. Pelo contrário, como essa época não é alta temporada, você vai acabar conseguindo uma passagem mais barata para chegar até a Turquia.

acervo pessoal

Tulipas: holandesas ou turcas?

Outra dica boa é se você fizer alguma viagem com a companhia aérea Turkish Airlines e tiver conexão em Istambul. Você pode ficar 1 ou 2 dias na cidade com hotel e transfer do/para o aeroporto oferecido gratuitamente pela Turkish Airlines. O tipo de hotel varia de acordo com a classe da passagem comprada.

É claro que dois dias é muito pouco para conhecer tudo de Istambul, mas você já vai poder sentir um gostinho de como é a Turquia. Certamente vai querer voltar logo para explorar mais.

Para concluir, gostaria também de compartilhar uma curiosidade interessante. Apesar da Holanda ser o país mais famoso pelo seus campos de tulipas, na verdade, foram os turcos os pioneiros. Isso ocorreu na época do Império Otomano, quando as tulipas foram levadas para a Europa e apresentadas à Holanda e outros países da região.

Interessante, não?

Related posts

Por que conhecer Abruzos?

Ana Patricia da Silva

10 Atrações turísticas em Calgary, no Canadá

Elisa Rabello

Turismo na Noruega

Gabriela Rocha

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação