Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores.
Me lembro de pequena, em Americana, interior de São Paulo, ir comumente ao Mercado Municipal junto com meus pais para comprar flores, comida para os pets, ervas medicinais e me saciar na banca de guloseimas. Era quase um ritual da minha infância.
Quando cresci e voltava à minha cidade, o Mercado era apenas a referência da melhor pastelaria da cidade, mas continuava a frequenta-lo.
Na capital paulista o “Mercadão” é tradicional, muito pelos deliciosamente colossais sanduíches de mortadela, mas também pela imensidão de cores, odores e sabores.
Rota pelos mercados municipais de Valência
Apesar das experiências e lembranças, vejo os mercados brasileiros mais como ponto turístico do que como um local para a compra semanal. Ao menos é o que sinto nos locais onde vivi.
Em Valência – Espanha, onde resido, os mercados municipais são parte importante da vida social local. Lugares onde os vendedores te abordam com um “bonico/a” (guap@) e que além de comprar, se vá para conversar.
Entre todos os que existem por aqui, a referência turística (e visita obrigatória) é o Mercado Central, porém há muitos outros mercados dignos de menção e passeio.
Listei os seis melhores mercados de Valência para comprar e visitar.
Mercado de Russafa
Valência é uma cidade de bairros e seus mercados seguem a marca de sua localização.
Russafa é hoje a zona de moda de Valência e lá esta seu renovado e colorido mercado.
É um lugar onde os vizinhos que cresceram no bairro convivem com os recém chegados, com toda a jovialidade e arte.
O Mercado de Russafa, inaugurado em 1957, possui em seu interior mais de 160 lojas onde encontramos uma infinidade de aromas, produtos e história. Seu enclave é também ideal para comer ou tomar algo, pois está rodeado de bares e restaurantes trendy.
Localização: Plaça del Baró de Cortés, 9.
Mercado de Jesús
Este mercado, localizado em um dos bairros com mais personalidade – Patraix e de arquitetura vanguardista, se converte em um ponto imprescindível de visita.
O mercado possui 70 pontos de venda com referência de qualidade e bons produtos. Como complemento, conta com uma feira extra que é montada nas ruas ao entorno, todos os sábados pela manhã.
Endereço: Plaça de Jesús, s/n. Fácil acesso desde o centro antigo – 15 minutos de caminhada.
Mercado de El Cabanyal
Sua localização por si já o torna um lugar emblemático. El Cabanyal é um dos novos bairros trendy de Valência por sua mistura de arte, cultura e gastronomia.
O mercado leva mais de 50 anos aberto ao público e é autogestionado por seus comerciantes. Por ser perto de casa e na rota da escola do meu filho, frequento bastante e afirmo que caminhar por seus corredores é uma viagem por todo tipo de aromas e texturas, rodeado sempre de intensa atividade.
Agora o que o torna ainda mais especial, é seu programa de vendas direta entre agricultores e consumidores. Um privilégio!
Localização: Carrer de Martí Grajales, 4.
Mercado de Colón
De mercado, atualmente apenas conserva a estrutura e o nome. Foi renovado para oferecer outros tipos de serviços, como bares, restaurantes e lojas de moda e venda de produtos gourmet, dando-o assim um toque super chique.
Construído em 1914, é um exemplo da arquitetura modernista do principio do século XX. Trata-se de edifício com uma grande ornamentação em sua fachada colorida, com detalhes de cerâmica, a “la Gaudí”, além de uma cerca artística de ferro forjado. A altura do seu teto e os seus numerosos acessos, fazem deste mercado um espaço aberto e luminoso.
Eventualmente também se organizam concertos, mostra de artes, feira de artesanatos, entre outros eventos.
Como está localizado em pleno coração de Valência, no bairro mais suntuoso da cidade, é quase certo que cruzará o local.
Eu o considero um dos lugares mais lindos e agradáveis da cidade. Ademais, foi declarado como Monumento Nacional.
Endereço: Carrer de Jorge Juan, 19.
Mercado de Algirós
Embora as cores sejam diferentes, seu design exterior lembra o Mercado de Russafa.
Não é um dos maiores, mas o intenso vaivém de clientes o torna um local especial. Tem aquela essência de um mercado de bairro, longe dos turistas que frequentam os Mercados Central e Colón.
Os produtos frescos e locais que oferece têm, em alguns postos, entrega a domicílio. Ao contrário de outros mercados, este está aberto ao público nas tardes de sexta-feira. Uma vantagem para comprar no último minuto antes do fim de semana.
Localização: Plaça de San Felipe Neri, s/n.
Mercado Central
É considerado o maior mercado de produtos frescos da Espanha e um dos maiores da Europa, se destaca pela rica e variada oferta alimentícia e esta localizado em um dos edifícios modernistas mais simbólicos da cidade.
Possui cerca de 300 lojas, entre frutas, legumes, hortaliças, carnes, queijos e peixes. Caso a sua intenção não seja comprar, há bares e empórios para degustar um saboroso jamón.
O Mercado Central de Valência é um paraíso que você não pode perder. Ah! Tem uma barraquinha de garapa para matar a saudade do Brasil!
Endereço: Plaça de la Ciutat de Bruges, s/n.
Deu água na boca?
Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook