BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Polônia

Parada Smoków em Cracóvia

Parada Smoków em Cracóvia.

Junho celebra a chegada do verão, a natureza em sua melhor forma da início a temporada mais vibrante e viva do ano. As altas temperaturas trazem também uma enorme variedade de eventos e festivais para todos os gostos, espalhados por todos os cantos de Cracóvia. E um deles é a “Parada Smoków”, ou o Festival do Dragão, que acontece todos os anos no início do mês de junho em comemoração ao aniversário da cidade.

A ideia do festival nasceu em 2000, por uma iniciativa do Teatr Groteska através de um esforço conjunto de entidades culturais norueguesas e polonesas, com objetivo de fortalecer os laços culturais entre os dois países. Como ambos os países têm uma tradição rica relacionada a dragões, o Festival do Dragão se tornou um cenário ideial para preservar e partilhar o patrimônio cultural de Cracóvia, através de seus mitos e lendas.

Existem várias versões da lenda do Dragão de Wawel, ou Smok Wawelski. Uma delas, bem popular, é a que relato a seguir:

Dizia-se que um dragão habitava uma caverna (Smocza Jama) sob o Castelo Wawel durante o reinado do Rei Krakus, o lendário fundador de Cracóvia. Smok, era um verdadeiro incômodo para os habitantes locais percorrendo o campo devorando gados e ovelhas, ateando fogo às plantações e fazendas. Conta a lenda que o que a única forma de acalmar sua sede de destruição era deixando uma virgem um vez por mês ao pé da sua caverna. O rei Krak desesperado com o destino das donzelas, enviava seus cavaleiros para matar o dragão, mas todas as tentativas eram em vão. Temendo o destino de sua própria filha, a princesa Wanda, o rei Krak prometeu a mão de sua filha e metade do reino, a quem fosse capaz de libertar a vila do dragão. Skuba, um pobre sapateiro, recorreu à sua inteligência para derrotar o dragão, abatendo um cordeiro e enchendo-o com uma mistura de enxofre e alcatrão. A isca foi rapidamente devorada pelo dragão que não demorou muito para sentir os efeitos do fogo sulfuroso. Na tentativa de apagar este fogo, Smok desceu as margens do rio Vístula e bebeu tanta água até explodir. E assim o reino de Krak foi libertado do perigo.

Leia também: Dez lendas polonesas – Parte 1

Hoje em dia, os cidadãos se orgulham do seu dragão é por isso que todos os anos criaturas extravagantes e coloridas dominam a cidade de Cracóvia.

Durante dois dias de festival as atrações são divididas em três grandes eventos, cheios de diversão e entretenimento pensados não apenas para os mais jovens amantes de dragões míticos, mas também para adultos e turistas de todo o mundo.

Picnic da Família Dragão (Smoczy Piknik Rodzinny):

O festival começa no sábado com Picnic da Família do Dragão, e permanece até domingo, nas margens do Vístula próximo a Gruta do Dragão de Wawel. A programação do picnic conta com concursos, performances, jogos e atrações para todas as idades, além da presença de vários expositores.

Open Air Show (Wielkie Widowisko Plenerowe):

O grande espetáculo ao ar livre acontece na noite do sábado nas águas do Vístula. As principais atrações da noite são os enormes dragões que flutuam acima das barcas e as incríveis criaturas animadas pelos atores do Teatro Groteska. O show combina efeitos de fogos de artifício, lasers, luzes, cortinas de água e música criando um clima de magia e aventuras.

Dragon Parade in Krakow | © Grantaire/WikiCommons

A entrada para o show ao ar livre é gratuita, por isso é importante chegar cedo, para garantir um lugar às margens do Vístula, a multidão cresce a medida que o horário do desfile se aproxima.

É possível comprar ingressos para ter acesso a área VIP através dos organizadores do evento. Outra forma de garantir uma vista melhor show é reservando com antecedência uma mesa nos barcos restaurantes ou nos hotéis e restaurantes da região que possuem coberturas com vista para o rio.

Neste dia, bondes e ônibus extras são fornecidos no final do espetáculo. O uso de carro particular não é indicado, em razão dos bloqueios de vias e das restrições de estacionamento.

Leia também: Custo de vida em Cracóvia

Desfile dos Dragões (Wielka Parada Smoków):

No domingo, o festival segue para a praça principal da Cidade Velha onde crianças de todo o país participam da Grande Parada do Dragão, animando dragões de diferentes tipos e tamanhos projetados por eles mesmos e confeccionados a mão.

As crianças e seus dragões passam pelas ruas da Stare Miasto em um alegre e colorido desfile acompanhados por dançarinos, orquestras, cavaleiros, princesas, e malabaristas.

Os dragões competem pelo título de mais belo e mais engenhoso e a cada ano, os temas do festival são tratados por uma perspectiva diferente, com o pretexto de aumentar a criatividade entre os participantes. O concurso é voltado aos alunos de instituições culturais e educacionais – públicas ou particulares – como: escolas, jardins de infância, creches, centros comunitários e culturais de todo o país.

Saiba mais sobre a programação do evento. 

O grande festival dragão, é um evento único que envolve muita história e cultura e a cada ano fascina e encanta milhares de espectadores. As lendas de Cracóvia são elementos que dão alma e personalidade a este lugar tornando a cidade ainda mais envolvente e especial.

Related posts

Dia dos namorados em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

Ano Novo na Costa Rica

Lorena Schramm

Passeios em Varsóvia com crianças

Gizelli Gliwic

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação