BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Polônia

Parada Smoków em Cracóvia

Parada Smoków em Cracóvia.

Junho celebra a chegada do verão, a natureza em sua melhor forma da início a temporada mais vibrante e viva do ano. As altas temperaturas trazem também uma enorme variedade de eventos e festivais para todos os gostos, espalhados por todos os cantos de Cracóvia. E um deles é a “Parada Smoków”, ou o Festival do Dragão, que acontece todos os anos no início do mês de junho em comemoração ao aniversário da cidade.

A ideia do festival nasceu em 2000, por uma iniciativa do Teatr Groteska através de um esforço conjunto de entidades culturais norueguesas e polonesas, com objetivo de fortalecer os laços culturais entre os dois países. Como ambos os países têm uma tradição rica relacionada a dragões, o Festival do Dragão se tornou um cenário ideial para preservar e partilhar o patrimônio cultural de Cracóvia, através de seus mitos e lendas.

Existem várias versões da lenda do Dragão de Wawel, ou Smok Wawelski. Uma delas, bem popular, é a que relato a seguir:

Dizia-se que um dragão habitava uma caverna (Smocza Jama) sob o Castelo Wawel durante o reinado do Rei Krakus, o lendário fundador de Cracóvia. Smok, era um verdadeiro incômodo para os habitantes locais percorrendo o campo devorando gados e ovelhas, ateando fogo às plantações e fazendas. Conta a lenda que o que a única forma de acalmar sua sede de destruição era deixando uma virgem um vez por mês ao pé da sua caverna. O rei Krak desesperado com o destino das donzelas, enviava seus cavaleiros para matar o dragão, mas todas as tentativas eram em vão. Temendo o destino de sua própria filha, a princesa Wanda, o rei Krak prometeu a mão de sua filha e metade do reino, a quem fosse capaz de libertar a vila do dragão. Skuba, um pobre sapateiro, recorreu à sua inteligência para derrotar o dragão, abatendo um cordeiro e enchendo-o com uma mistura de enxofre e alcatrão. A isca foi rapidamente devorada pelo dragão que não demorou muito para sentir os efeitos do fogo sulfuroso. Na tentativa de apagar este fogo, Smok desceu as margens do rio Vístula e bebeu tanta água até explodir. E assim o reino de Krak foi libertado do perigo.

Leia também: Dez lendas polonesas – Parte 1

Hoje em dia, os cidadãos se orgulham do seu dragão é por isso que todos os anos criaturas extravagantes e coloridas dominam a cidade de Cracóvia.

Durante dois dias de festival as atrações são divididas em três grandes eventos, cheios de diversão e entretenimento pensados não apenas para os mais jovens amantes de dragões míticos, mas também para adultos e turistas de todo o mundo.

Picnic da Família Dragão (Smoczy Piknik Rodzinny):

O festival começa no sábado com Picnic da Família do Dragão, e permanece até domingo, nas margens do Vístula próximo a Gruta do Dragão de Wawel. A programação do picnic conta com concursos, performances, jogos e atrações para todas as idades, além da presença de vários expositores.

Open Air Show (Wielkie Widowisko Plenerowe):

O grande espetáculo ao ar livre acontece na noite do sábado nas águas do Vístula. As principais atrações da noite são os enormes dragões que flutuam acima das barcas e as incríveis criaturas animadas pelos atores do Teatro Groteska. O show combina efeitos de fogos de artifício, lasers, luzes, cortinas de água e música criando um clima de magia e aventuras.

Dragon Parade in Krakow | © Grantaire/WikiCommons

A entrada para o show ao ar livre é gratuita, por isso é importante chegar cedo, para garantir um lugar às margens do Vístula, a multidão cresce a medida que o horário do desfile se aproxima.

É possível comprar ingressos para ter acesso a área VIP através dos organizadores do evento. Outra forma de garantir uma vista melhor show é reservando com antecedência uma mesa nos barcos restaurantes ou nos hotéis e restaurantes da região que possuem coberturas com vista para o rio.

Neste dia, bondes e ônibus extras são fornecidos no final do espetáculo. O uso de carro particular não é indicado, em razão dos bloqueios de vias e das restrições de estacionamento.

Leia também: Custo de vida em Cracóvia

Desfile dos Dragões (Wielka Parada Smoków):

No domingo, o festival segue para a praça principal da Cidade Velha onde crianças de todo o país participam da Grande Parada do Dragão, animando dragões de diferentes tipos e tamanhos projetados por eles mesmos e confeccionados a mão.

As crianças e seus dragões passam pelas ruas da Stare Miasto em um alegre e colorido desfile acompanhados por dançarinos, orquestras, cavaleiros, princesas, e malabaristas.

Os dragões competem pelo título de mais belo e mais engenhoso e a cada ano, os temas do festival são tratados por uma perspectiva diferente, com o pretexto de aumentar a criatividade entre os participantes. O concurso é voltado aos alunos de instituições culturais e educacionais – públicas ou particulares – como: escolas, jardins de infância, creches, centros comunitários e culturais de todo o país.

Saiba mais sobre a programação do evento. 

O grande festival dragão, é um evento único que envolve muita história e cultura e a cada ano fascina e encanta milhares de espectadores. As lendas de Cracóvia são elementos que dão alma e personalidade a este lugar tornando a cidade ainda mais envolvente e especial.

Related posts

Comemorando o Centenário da Revolução Russa

Renata Rossi

O fim do ano letivo e os studenterhuer na Dinamarca

Cristiane Leme

Custo de vida em Cracóvia

Juliana Cavalher

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação