Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Croácia»Particularidades da cultura croata
    Croácia

    Particularidades da cultura croata

    Nathália NascimentoBy Nathália NascimentoOctober 24, 2017No Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: Unsplash
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Apesar de o mundo estar cada vez mais globalizado, ou seja, as pessoas usam as mesmas roupas, assistem aos mesmos filmes, têm os mesmos celulares e viajam cada vez mais, ainda existem alguns costumes e crenças que são específicos de cada país. Isso pode levar a alguns conflitos e estranhamentos culturais e sociais entre os nativos e os imigrantes residentes no país. Neste texto, aponto alguns costumes e hábitos da cultura croata que foram um pouco estranhos para mim quando cheguei à Croácia.

    O vento, mais conhecido como propuh

    Na Croácia, o vento é um fator climático que tem muita influência na vida das pessoas. Isso mesmo! Os ventos têm até nomes próprios! O mais conhecido deles é o Bura, que é o vento gelado que vem do norte da Europa e pode chegar à até 180 quilômetros por hora! Esse tipo de vento é comum no litoral da Croácia e afeta o transporte marítimo e terrestre, o crescimento da vegetação e o ritmo de vida das pessoas. Quando o Bura é muito forte, estradas são fechadas e a conexão com as ilhas suspensas. Outros tipos de vento que têm nome próprio são: Tramontana (também do norte e frio, porém mais estável) e Jugo (vento quente do sul, que traz chuva durante o verão).

    Como as condições climáticas também influenciam a cultura de cada país, os diferentes tipos de vento também deixaram suas marcas nos costumes croatas. Um exemplo disso é o hábito dos croatas de sempre evitarem deixar uma corrente de ar (aka – mini vento) dentro de casa ou até mesmo dentro do carro. Se você desejar abrir uma janela da casa, obrigatoriamente tem que fechar a porta para não se criar uma corrente de ar. Dentro do carro também! Principalmente durante o verão, quando é mais agradável abrir as janelas do carro, os croatas dificilmente abrem mais de uma janela, para não criar vento dentro do veículo! Além disso, é quase impossível ver pessoas com cabelo molhado (pós-banho) na rua, mesmo no verão. Quando as temperaturas estão altas, eu muitas vezes saio com o cabelo molhado sem problema nenhum, mas sempre vejo as pessoas olhando para mim horrorizadas, provavelmente pensando o quanto sou louca por sair com o cabelo molhado desse jeito!

    Fonte: Unsplash

    A razão por trás de todo esse comportamento? Os croatas acreditam que o vento também influencia o psicológico e a saúde das pessoas. Muitos desses costumes são baseadas em crenças, mas também em conhecimentos científicos. É um fato, por exemplo, que o vento Bura é bom para a saúde das pessoas, pois traz o ar limpo das montanhas e se mistura com o ar quente do mar, o que pode levar a uma diminuição das altas temperatura durante o verão. No entanto, os croatas evitam criar correntes de ar dentro de casa pois acreditam que se a pessoa for exposta a uma corrente de ar, ficará gripada, com dor de cabeça, etc. Claro que não sou doida de sair com o cabelo molhado quando está -15ºC lá fora, mas durante o verão, por que não?

    Como os croatas aproveitam a vida

    Nós brasileiros somos um dos povos que mais sabe aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer, mas mesmo assim é admirável o quanto os croatas também sabem! Um exemplo disso é a cultura do café. Desde cedo as crianças croatas são acostumadas a esse hábito de ir aos cafés na cidade em que moram. Acredito que esse costume é tão presente na vida dos croatas por vários motivos. Um deles é que os nativos são abertos à novas amizades e fazem amigos facilmente. Um outro motivo acredito que seja a falta de outras opções de lazer, principalmente em cidades pequenas. Para mim foi um choque, pois depois de quase todas as aulas na minha faculdade, era praticamente obrigatório ir a algum café com os colegas. Muitas vezes os croatas ficam até ofendidos quanto você recusa o convite para um café.

    Além disso, é impressionante como os croatas esperam ansiosamente pelo verão. Acredito que isso seja algo comum em toda a Europa, onde o inverno pode ser bem rigoroso e as estações do ano são bem definidas. Em torno da metade do mês de maio, a pergunta que todo mundo faz uns aos outros é: “Onde você vai passar o verão?” Como muitas pessoas têm casa na praia ou conhecem alguém que tem, é quase um pecado dizer que você não tem nada planejado para viajar ao litoral da Croácia durante o verão. Os croatas levam essa época do ano muito a sério e creio que sirva para recarregar as baterias para o próximo inverno. Com um mar maravilhoso como o Adriático, é bem compreensível o porquê de os croatas amarem tanto o verão.

    Esses são alguns traços da cultura croata que são marcantes para mim. É normal existirem algumas diferenças culturais entre dois países tão distintos como o Brasil e a Croácia, e a capacidade de entender e analisar esses costumes é o que leva a uma boa adaptação ao país que adotamos como imigrantes.

    Pozdrav!

    Textos relacionados

    • O dia em que fui atacada em Bruxelas
    • Como trocar a carteira de motorista brasileira pela croata
    • Coisas brasileiras que sinto falta na Croácia
    • Tipos de visto para morar na Croácia
    • Três dicas de passeio perto de Zagreb
    • Turismo em Zagreb
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    croacia cultura croata vida na Croácia
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nathália Nascimento
    • Website

    Nathália é fundadora da Salona Consulting, empresa de consultoria que auxilia descendentes de croatas em todo mundo a obter a cidadania croata. É formada em engenharia têxtil pela Universidade de Zagreb, na Croácia.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    7 segredos sobre a dieta japonesa

    September 24, 2021

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.