Apesar de o mundo estar cada vez mais globalizado, ou seja, as pessoas usam as mesmas roupas, assistem aos mesmos filmes, têm os mesmos celulares e viajam cada vez mais, ainda existem alguns costumes e crenças que são específicos de cada país. Isso pode levar a alguns conflitos e estranhamentos culturais e sociais entre os nativos e os imigrantes residentes no país. Neste texto, aponto alguns costumes e hábitos da cultura croata que foram um pouco estranhos para mim quando cheguei à Croácia.
O vento, mais conhecido como propuh
Na Croácia, o vento é um fator climático que tem muita influência na vida das pessoas. Isso mesmo! Os ventos têm até nomes próprios! O mais conhecido deles é o Bura, que é o vento gelado que vem do norte da Europa e pode chegar à até 180 quilômetros por hora! Esse tipo de vento é comum no litoral da Croácia e afeta o transporte marítimo e terrestre, o crescimento da vegetação e o ritmo de vida das pessoas. Quando o Bura é muito forte, estradas são fechadas e a conexão com as ilhas suspensas. Outros tipos de vento que têm nome próprio são: Tramontana (também do norte e frio, porém mais estável) e Jugo (vento quente do sul, que traz chuva durante o verão).
Como as condições climáticas também influenciam a cultura de cada país, os diferentes tipos de vento também deixaram suas marcas nos costumes croatas. Um exemplo disso é o hábito dos croatas de sempre evitarem deixar uma corrente de ar (aka – mini vento) dentro de casa ou até mesmo dentro do carro. Se você desejar abrir uma janela da casa, obrigatoriamente tem que fechar a porta para não se criar uma corrente de ar. Dentro do carro também! Principalmente durante o verão, quando é mais agradável abrir as janelas do carro, os croatas dificilmente abrem mais de uma janela, para não criar vento dentro do veículo! Além disso, é quase impossível ver pessoas com cabelo molhado (pós-banho) na rua, mesmo no verão. Quando as temperaturas estão altas, eu muitas vezes saio com o cabelo molhado sem problema nenhum, mas sempre vejo as pessoas olhando para mim horrorizadas, provavelmente pensando o quanto sou louca por sair com o cabelo molhado desse jeito!
A razão por trás de todo esse comportamento? Os croatas acreditam que o vento também influencia o psicológico e a saúde das pessoas. Muitos desses costumes são baseadas em crenças, mas também em conhecimentos científicos. É um fato, por exemplo, que o vento Bura é bom para a saúde das pessoas, pois traz o ar limpo das montanhas e se mistura com o ar quente do mar, o que pode levar a uma diminuição das altas temperatura durante o verão. No entanto, os croatas evitam criar correntes de ar dentro de casa pois acreditam que se a pessoa for exposta a uma corrente de ar, ficará gripada, com dor de cabeça, etc. Claro que não sou doida de sair com o cabelo molhado quando está -15ºC lá fora, mas durante o verão, por que não?
Como os croatas aproveitam a vida
Nós brasileiros somos um dos povos que mais sabe aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer, mas mesmo assim é admirável o quanto os croatas também sabem! Um exemplo disso é a cultura do café. Desde cedo as crianças croatas são acostumadas a esse hábito de ir aos cafés na cidade em que moram. Acredito que esse costume é tão presente na vida dos croatas por vários motivos. Um deles é que os nativos são abertos à novas amizades e fazem amigos facilmente. Um outro motivo acredito que seja a falta de outras opções de lazer, principalmente em cidades pequenas. Para mim foi um choque, pois depois de quase todas as aulas na minha faculdade, era praticamente obrigatório ir a algum café com os colegas. Muitas vezes os croatas ficam até ofendidos quanto você recusa o convite para um café.
Além disso, é impressionante como os croatas esperam ansiosamente pelo verão. Acredito que isso seja algo comum em toda a Europa, onde o inverno pode ser bem rigoroso e as estações do ano são bem definidas. Em torno da metade do mês de maio, a pergunta que todo mundo faz uns aos outros é: “Onde você vai passar o verão?” Como muitas pessoas têm casa na praia ou conhecem alguém que tem, é quase um pecado dizer que você não tem nada planejado para viajar ao litoral da Croácia durante o verão. Os croatas levam essa época do ano muito a sério e creio que sirva para recarregar as baterias para o próximo inverno. Com um mar maravilhoso como o Adriático, é bem compreensível o porquê de os croatas amarem tanto o verão.
Esses são alguns traços da cultura croata que são marcantes para mim. É normal existirem algumas diferenças culturais entre dois países tão distintos como o Brasil e a Croácia, e a capacidade de entender e analisar esses costumes é o que leva a uma boa adaptação ao país que adotamos como imigrantes.
Pozdrav!