BrasileirasPeloMundo.com
Croácia Curiosidades Pelo Mundo

Particularidades da cultura croata

Apesar de o mundo estar cada vez mais globalizado, ou seja, as pessoas usam as mesmas roupas, assistem aos mesmos filmes, têm os mesmos celulares e viajam cada vez mais, ainda existem alguns costumes e crenças que são específicos de cada país. Isso pode levar a alguns conflitos e estranhamentos culturais e sociais entre os nativos e os imigrantes residentes no país. Neste texto, aponto alguns costumes e hábitos da cultura croata que foram um pouco estranhos para mim quando cheguei à Croácia.

O vento, mais conhecido como propuh

Na Croácia, o vento é um fator climático que tem muita influência na vida das pessoas. Isso mesmo! Os ventos têm até nomes próprios! O mais conhecido deles é o Bura, que é o vento gelado que vem do norte da Europa e pode chegar à até 180 quilômetros por hora! Esse tipo de vento é comum no litoral da Croácia e afeta o transporte marítimo e terrestre, o crescimento da vegetação e o ritmo de vida das pessoas. Quando o Bura é muito forte, estradas são fechadas e a conexão com as ilhas suspensas. Outros tipos de vento que têm nome próprio são: Tramontana (também do norte e frio, porém mais estável) e Jugo (vento quente do sul, que traz chuva durante o verão).

Como as condições climáticas também influenciam a cultura de cada país, os diferentes tipos de vento também deixaram suas marcas nos costumes croatas. Um exemplo disso é o hábito dos croatas de sempre evitarem deixar uma corrente de ar (aka – mini vento) dentro de casa ou até mesmo dentro do carro. Se você desejar abrir uma janela da casa, obrigatoriamente tem que fechar a porta para não se criar uma corrente de ar. Dentro do carro também! Principalmente durante o verão, quando é mais agradável abrir as janelas do carro, os croatas dificilmente abrem mais de uma janela, para não criar vento dentro do veículo! Além disso, é quase impossível ver pessoas com cabelo molhado (pós-banho) na rua, mesmo no verão. Quando as temperaturas estão altas, eu muitas vezes saio com o cabelo molhado sem problema nenhum, mas sempre vejo as pessoas olhando para mim horrorizadas, provavelmente pensando o quanto sou louca por sair com o cabelo molhado desse jeito!

Fonte: Unsplash

A razão por trás de todo esse comportamento? Os croatas acreditam que o vento também influencia o psicológico e a saúde das pessoas. Muitos desses costumes são baseadas em crenças, mas também em conhecimentos científicos. É um fato, por exemplo, que o vento Bura é bom para a saúde das pessoas, pois traz o ar limpo das montanhas e se mistura com o ar quente do mar, o que pode levar a uma diminuição das altas temperatura durante o verão. No entanto, os croatas evitam criar correntes de ar dentro de casa pois acreditam que se a pessoa for exposta a uma corrente de ar, ficará gripada, com dor de cabeça, etc. Claro que não sou doida de sair com o cabelo molhado quando está -15ºC lá fora, mas durante o verão, por que não?

Como os croatas aproveitam a vida

Nós brasileiros somos um dos povos que mais sabe aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer, mas mesmo assim é admirável o quanto os croatas também sabem! Um exemplo disso é a cultura do café. Desde cedo as crianças croatas são acostumadas a esse hábito de ir aos cafés na cidade em que moram. Acredito que esse costume é tão presente na vida dos croatas por vários motivos. Um deles é que os nativos são abertos à novas amizades e fazem amigos facilmente. Um outro motivo acredito que seja a falta de outras opções de lazer, principalmente em cidades pequenas. Para mim foi um choque, pois depois de quase todas as aulas na minha faculdade, era praticamente obrigatório ir a algum café com os colegas. Muitas vezes os croatas ficam até ofendidos quanto você recusa o convite para um café.

Além disso, é impressionante como os croatas esperam ansiosamente pelo verão. Acredito que isso seja algo comum em toda a Europa, onde o inverno pode ser bem rigoroso e as estações do ano são bem definidas. Em torno da metade do mês de maio, a pergunta que todo mundo faz uns aos outros é: “Onde você vai passar o verão?” Como muitas pessoas têm casa na praia ou conhecem alguém que tem, é quase um pecado dizer que você não tem nada planejado para viajar ao litoral da Croácia durante o verão. Os croatas levam essa época do ano muito a sério e creio que sirva para recarregar as baterias para o próximo inverno. Com um mar maravilhoso como o Adriático, é bem compreensível o porquê de os croatas amarem tanto o verão.

Esses são alguns traços da cultura croata que são marcantes para mim. É normal existirem algumas diferenças culturais entre dois países tão distintos como o Brasil e a Croácia, e a capacidade de entender e analisar esses costumes é o que leva a uma boa adaptação ao país que adotamos como imigrantes.

Pozdrav!

Related posts

Raridades encontradas nas Maldivas

Camilla Nobre

Como alugar um imóvel na Croácia

Nathália Nascimento

Peculiaridades de Nijmegen na Holanda

Paula Dalcin Martins

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação