BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo República Tcheca

Quanto custa morar em Praga

Quanto custa morar em Praga.

Há alguns anos eu escrevi aqui no BPM sobre o custo de vida em Praga, que é um dos fatores mais importantes para considerar quando pensamos em mudar de país. De lá pra cá, algumas coisas mudaram por aqui. A moeda continua a mesma, ainda usamos as coroas tchecas, mas os preços de vários produtos e serviços mudaram e já não correspondem tanto ao meu texto anterior. Vale lembrar também que nos últimos tempos, o real sofreu uma desvalorização, o que deixa tudo ainda mais caro para quem vem a Praga e precisa converter os valores de reais a coroas tchecas. 

As principais mudanças de preços que eu mais notei nestes últimos anos de acordo com a minha experiência aqui foram as seguintes: 

Aluguel 

O valor do aluguel de um apartamento aqui em Praga aumentou bastante, principalmente nas áreas mais centrais da cidade devido à grande procura. Com as novas estações do metrô que foram construídas, algumas áreas também foram mais valorizadas- 

O aluguel de um apartamento mobiliado (ou parcialmente mobiliado) de aproximadamente 30m² com uma cozinha, sala, um quarto e um banheiro no centro ou perto do centro de Praga pode custar aproximadamente 20 mil coroas tchecas (aproximadamente 3300 reais). Normalmente a conta de luz, internet ou água está incluída no preço; depende do que está especificado nas condições do aluguel.  

Nos bairros mais afastados do centro, o aluguel de um apartamento com as mesmas características citadas acima custa aproximadamente 16 mil coroas tchecas (aproximadamente 2700 reais), mas esse preço pode variar bastante dependendo da localização e do acesso ao transporte público. Há apartamentos que estão mais afastados do centro, mas que tem bom acesso ao transporte público e por isso o aluguel pode sair mais caro do que alugar um apartamento no centro.

Supermercado 

Desde que escrevi o primeiro texto sobre os custos de vida em Praga, notei também que no geral os preços do supermercado também mudaram um pouco. Recentemente escrevi aqui sobre valores mais específicos das compras de supermercado. Os preços aumentaram um pouco, mas não muito. O lado positivo é que também aumentou um pouco a variedade de produtos e marcas. Aqui há todas as informações sobre os custos do supermercado em Praga.

Restaurantes 

Os preços nos restaurantes também sofreram um aumento nos últimos anos. Já é mais difícil encontrar, num restaurante simples de comida tcheca, um prato por apenas 100 coroas (aproximadamente 16 reais). Hoje em dia, em restaurantes assim, que não costumam ficar em locais turísticos e normalmente servem apenas comida tcheca, um prato custa pelo menos 130 coroas tchecas (aproximadamente 21 reais). Esse é o valor de um prato do dia, na hora do almoço. Para o jantar, um prato em um restaurante simples pode custar aproximadamente 250 a 300 coroas tchecas (aproximadamente 50 reais). Já em restaurantes mais turísticos, os preços dos pratos são mais altos e chegam a custar entre 400 e 600 coroas tchecas. Por outro lado, o preço das bebidas permanece praticamente igual – incluindo o preço da cerveja, que continua sendo mais barata do que água (meio litro de cerveja custa aproximadamente 30 coroas tchecas, o que equivale a mais ou menos 5 reais). 

Outros custos 

O transporte público de Praga (foto: arquivo pessoal)

O preço do transporte público segue o mesmo: entre 24 e 32 coroas tchecas (aproximadamente 4 a 5,30 reais) por um bilhete. Os preços dos bilhetes mensal, trimestral e anuais também seguem os mesmos. 

Leia também: Transporte público em Praga

O preço de um litro de gasolina custa em torno de 32 coroas tchecas (aproximadamente 5,30 reais). O adesivo de pedágio (necessário para circular pelas estradas tchecas) custa 1500 coroas tchecas, valor anual (aproximadamente 250 reais).  

O preço dos medicamentos também não sofreu alterações relevantes (pelo menos os que eu usei nos últimos tempos). Lembrando que em alguns casos, o plano de saúde cobre parcialmente ou totalmente os custos de medicações necessárias e prescritas pelo médico.  

A entrada de alguns lugares turísticos também aumentou e alguns lugares que antes eram gratuitos, hoje já são pagos, devido ao aumento do turismo na cidade.  

Viajar por outros países aqui da volta, principalmente aos que usam euro, continua sendo um pouco caro na maioria dos casos, já que a moeda muda e o custo de vida costuma ser mais alto nestes países.  

No geral, o custo de vida em Praga ficou um pouco mais caro nos últimos anos, os preços de diversos produtos e serviços aumentaram e aumentou também o número de pessoas que vem a Praga para fazer turismo e também para morar. No entanto, a cidade ainda oferece um estilo de vida excelente e serviços públicos de transporte e saúde de qualidade, além de segurança para quem mora aqui. Lembrete: todos os valores citados acima são de acordo com a minha própria experiência.

Related posts

Custo de Vida em Cambridge

Amanda Meneguetti

Custo de vida em Zagreb

Nathália Nascimento

Custo de transporte e dentista na Bélgica

Elisa Penna

1 comentário

Iury Novembro 29, 2018 at 1:04 pm

Olá, como vai? Obrigado pelo post, muito bom pra quem está no Brasil e quer se aventurar pelo mundo, eu tenho uma pergunta…. Tenho uma proposta para ganhar o equivalente a 9,5 mil reais por mês para trabalhar em Praga, o que é menos do que eu recebo atualmente no Brasil, mas não é só questão do dinheiro e sim de um projeto de vida também. Sou casado e tenho um filho de 8 e uma filha de 2 anos. Este é um bom salário para sustentar a minha família em Praga? Obviamente, pra levar uma vida normal, com algum nível de conforto, mas não pra jantar fora em restaurantes caros o tempo todo…. Agradeço se puder responder, forte abraço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação