BrasileirasPeloMundo.com
Sistemas de Saúde Pelo Mundo

Resoluções de Ano Novo

Todo ano é assim… Um termina, outro começa e grande parte das pessoas faz promessas de ano novo. Algumas promessas são cumpridas, outras nem tanto e são logo abandonadas ou nem chegam a ser começadas.

Muitas dessas promessas de ano novo passam por mudanças no nosso estilo de vida. Algumas pessoas começam dietas, outras prometem fazer exercícios físicos e tantas outras coisas mais.

Eu, sinceramente, já fiz algumas promessas em outros anos. Desta vez, não me lembro de nada que tenha pensado em fazer de novo, a não ser finalmente terminar os projetos antigos (claro que isso já é uma promessa). E depois… logo se vê.

Muitas pessoas fazem promessas que sabem que não vão conseguir cumprir. Se você quer mesmo cumprir seus objetivos, não dá pra ser irrealista numa hora dessas… Se queremos obter êxito, mais vale fazer promessas pequeninas, fáceis de alcançar. Se você quer mesmo cumpri-las, estipule objetivos fáceis de atingir, conforme vai conseguindo, poderá aumentando.

Para quem está começando o ano pensando na sua saúde, pense nas pequenas coisas que pode fazer no seu dia-a-dia que lhe poderá trazer mais saúde e ser mais saudável. Pequenos gestos fazem toda a diferença.

Comece por fazer coisas que você gosta. Procure fazer uma atividade física. Se você gosta de caminhar, procure no seu dia, meia horinha do seu tempo para caminhada. Estudos indicam que uma caminhada de 6.000 passos por dia ajuda na manutenção do peso. Talvez essa caminhada possa ser indo para o trabalho ou mesmo para comprar pão. Pense nisso.

Se não gosta de caminhar, procure uma atividade que goste e faça-a! Fazer algo que se gosta, por prazer, melhora o bem-estar e nos traz saúde.

Procure se alimentar de modo saudável, incluindo variedade de frutas, verduras e legumes na sua dieta. Para as mamães, deem alimentos coloridos para os seus filhos desde idades precoces. Ah, e se você está grávida, coma alimentos variados para estimular a formação do paladar do seu filho nesse sentido. Quanto mais variada e colorida a alimentação, mais saudável e completa em termos de nutrientes.

E durma pelo menos umas 7 a 8 horas por dia. Dormir é fundamental para manter o nosso organismo regulado. O sono ajuda no aprendizado e na manutenção da memória, mantém a nossa resistência imunológica, além de outros benefícios.

E, como boa resolução de ano novo, seja disciplinado durante a semana mas… permita-se!

Nos finais de semana, coma alimentos que dão prazer, passeie com a família, divirta-se com amigos. Porque ninguém é de ferro e são esses momentos que fazem a nossa vida ainda mais bela.

Lyria mora em Lisboa, e cirurgia-dentista com mestrado em Comunicacao em Saude e doutorado em Psicologia.

Related posts

Sistema público de saúde da Inglaterra, o NHS

Natália Rodrigues

Aprenda a comer saudável e barato na Inglaterra

Rose Chamberlain

Sistema de saúde na Turquia

Cristhiane Mutlu

4 comentários

Ann Janeiro 23, 2013 at 1:45 pm

Oi Lyria,
As vezes e tao mais facil fazermos mudancas do que imaginamos. Comecando com algo simples como voce disse, acho que se torna mais facil, criando assim motivacao. Bj 🙂

Resposta
Lyria Janeiro 23, 2013 at 4:01 pm

Obrigada pelo comentário. É isso mesmo Ann… A ideia é mesmo essa. Começar por pequenas mudanças que conseguimos atingir, assim, nos motivamos para continuar. Quando o degrau é muito alto, fica muito difícil subir, não é mesmo? 😉

Resposta
Christine Marote Janeiro 23, 2013 at 3:15 pm

Bom, tenho que começar tudo então… E principalmente DORMIR. São coisas tão simples, mas que não conseguimos colocar em prática. E sempre querendo que o dia tenha mais horas…
Abraço!

Resposta
Lyria Janeiro 23, 2013 at 4:09 pm

Christine, dormir é muito importante, recupera as energias para continuar…
Também é verdade, sempre queremos que o dia tenha mais horas… 🙂 Mas, se o dia tiver mais horas, será que não vamos arrumar mais atividades para ocupar essas horas? 😉 abraço!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação