BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Curiosidades Pelo Mundo

10 coisas que você não deve fazer no Canadá

O assunto de hoje é sobre 10 coisas que você não deve fazer no Canadá.

Quando chegamos em um novo país, passamos por algumas situações embaraçosas no dia a dia, apenas por falta de conhecimento. Nessas horas, pequenas dicas fazem diferença no seu bem estar, e também faz com que você seja visto com “bons olhos” pelos seus novos companheiros de “pátria”, então, selecionei algumas situações, 10 na verdade, para que você não passe vergonha no seu novo lar, pois tão importante como saber o que fazer em determinados países, é saber o que não fazer. Vamos ver?!

1. Não pare do lado esquerdo da escada rolante: Aqui funciona a seguinte regra, se você for ficar parado, esperando a escada rolante subir normalmente, você deve ficar do lado direito; mas se você for subir a escada rolante, você deve permanecer no lado esquerdo da mesma.

2. Não suba no ônibus antes de todas as pessoas descerem: Normalmente, ao parar o ônibus, já se forma uma fila das pessoas que vão descer naquele ponto, logo, antes que novas pessoas subam no veículo, é necessário esperar que todas as pessoas desçam primeiro para evitar tumulto na porta do ônibus. Aqui as pessoas ficam extremamente irritadas quando um desavisado tenta entrar antes do ônibus esvaziar, então não faça isso e evite caras feias.

3. Não precisa acenar para o ônibus parar: Se tiver qualquer pessoa no ponto de ônibus, ele vai parar, então não é necessário acenar e quando isso acontece todas as pessoas já entendem que se trata de um estrangeiro.

Leia também: o que é proibido fazer no Qatar

4. Não fale alto ao telefone em lugares públicos: Parece bobo, mas nós brasileiros temos o costume de falar, normalmente, um pouco (pra não dizer muito) mais alto do que em outras culturas e o telefone é um dos itens em que mais temos dificuldades de controlar a altura da nossa voz. Os canadenses acham isso extremamente deselegante, e se você o fizer, eles vão te chamar atenção, te olhar de cara feia, então para evitar o bafão, fale baixinho, principalmente ao telefone.

5. Não toque em crianças: Quando eu cheguei no Canadá, eu ouvi a respeito disso, porém, não levei tão a sério. Até que um dia estava em um ônibus e uma mãe chegou com uma criança no carrinho, e a criança veio brincar comigo e sem pensar eu estendi a mão para tocar a criança e a mãe simplesmente olhou para mim e disse: por favor não toque na minha filha! Simples assim. Então, gente, não toque em crianças, eles levam isso muito a sério porque consideram o toque uma coisa muito pessoal e íntima, e você só pode tocar em uma criança se assim ela o permitir.

6. Não cumprimente as pessoas com o nosso famoso “beijinho”: Item mais ou menos relacionado ao anterior, já que se trata da questão do toque que para eles é muito íntimo e pessoal. Não beije a pessoa no rosto, pois ela ficará completamente constrangida. O comum para eles é apenas um aperto de mão.

7. Não jogue o papel higiênico na lixeira: Aqui o papel higiênico deve ser jogado no vaso sanitário, sendo que a lixeira serve apenas para embalagens, fraldas descartáveis, rolinhos do papel higiênico, absorventes e outros. Todo o sistema de tratamento de esgoto é preparado para esta situação, diferente do Brasil, então não haverá problemas com entupimentos, que é nossa principal preocupação. Podem ficar tranquilos e se adaptar a esse novo hábito.

Leia também: curso de inglês gratuito no Canadá

8. Não desrespeite as regras de trânsito, mesmo estando de bicicleta: No verão, há um aumento significativo das bicicletas como meio de transporte aqui no Canadá e, para que o trânsito não seja afetado e para evitar problemas e acidentes, os ciclistas possuem suas próprias regras e placas de trânsito, além de respeitar também as regras de trânsito “normais”, ou seja, dos veículos automotores. Portanto, se um ciclista ultrapassar o sinal vermelho, não der preferência aos pedestres, não utilizar os braços devidamente (pois servem como setas, indicando qual direção o ciclista tomará), etc., ele poderá ser multado, e as multas variam entre CA$85 a CA$180. Um valor um tanto quanto “salgado” para o bolso.

9. Não estacione em lugar proibido: Nem que seja por 2, 3 minutos, não estacione, pois você será multado. É impressionante como a fiscalização de “parking” aqui é extremamente eficiente, e não tente contar com a sorte, porque ela falhará na grande maioria das vezes, já que a quantidade de guardas de trânsito aqui é gigantesca.

10. Não entre de calçado na casa das pessoas: No Canadá é muito comum na entrada das casas ter um tapete ou um suporte para você deixar o seu calçado. Pode não fazer muito sentido no verão, porém no inverno, com a chuva e neve, toda aquela sujeira gruda no sapato e deixa uma “meleca” por onde você passa, logo, por questões higiênicas e também educacionais/culturais, é necessário sempre retirar o calçado antes de entrar nas casas.

Related posts

As melhores lojas para noivas em Toronto

Lais Gonçalves

Noite Branca em Portugal

Juliana Silva

Emprego e entrevistas informacionais no Canadá

Ana Luíza Aranha

5 comentários

Francisco Nobre Março 22, 2018 at 5:32 pm

O mais curioso é que, se um brasileiro é multado no exterior, por desrespeitar uma lei de trânsito, ele dirá que as leis funcionam em um país desenvolvido, porém, se o mesmo acontecer no Brasil, é grande a chance de o multado acusar o governo de incentivar a “indústria de multas”. Já vi esse comportamento e acho odioso.

Resposta
Vanessa Murcilio Março 26, 2018 at 6:14 pm

Haha já vi isso acontecer tbm!!! Fato é que o brasileiro precisa mudar e aprender a respeitar regras (verdade seja dita que temos essa dificuldade)… 😕

Resposta
Ricardo Março 23, 2018 at 2:23 am

Só faltou: não consuma álcool em lugares públicos. Um RA do campus da minha universidade me advertiu sobre isso quando me viu andando com uma garrafa de vinho sem embalagem!

Sobre os items 1 e 2, o pessoal em cidades maiores no Brasil já deve estar acostumado. Em São Paulo, minha cidade natal, a maioria do pessoal segue essas regras. Imagino que em Rondônia por não ser tão densamente povoada vocês não precisem muito dessas regras mesmo.

Resposta
Vanessa Murcilio Março 26, 2018 at 6:16 pm

Bem lembrado Ricardo.. beber é fator sério aqui. Um dia estávamos no metro e a polícia abordou um cara pelo simples fato de estar com sinais de embriaguez. Com relação às regras, siiim.. isso não é comum em RO.. MT.. enfim nossa região por ali, então achei legal citar pros meus conterrâneos não passarem vergonha haha 🙃🙃

Resposta
Cristina Yamamoto Setembro 17, 2018 at 10:54 pm

Atualmente moro no Japão e todas as regras acima se aplica nesse país e funciona super bem!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação