BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Cursos Pelo Mundo

Cursos de Inglês grátis no Canadá

Cursos de Inglês grátis no Canadá.

Como todo mundo sabe, estudar inglês no Brasil não é barato, e quando você decide sair para um intercâmbio é necessário estar bem preparado, com uma boa quantia em dinheiro, para poder realizar seu sonho. E apesar de o Canadá ser bem mais atrativo para o estudo de línguas, financeiramente falando, quando comparado com outros países, ainda assim, não deixa de ser caro, considerando nossa moeda (o real). Então, a regra de ouro é pesquisar e pesquisar e pesquisar.

E nessa onda de pesquisas e procuras, há pouco tempo eu descobri um programa do governo canadense muito legal que incentiva o aprendizado do inglês ou francês como segunda língua de forma gratuita para a maioria das pessoas (depende da elegibilidade, vou falar mais sobre isso daqui a pouco), ou então pagando valores irrisórios, se considerado os valores praticados em mercado aqui no Canadá.

O programa se chama Adult ESL, e é um curso como qualquer outro, sendo que você tem deveres e responsabilidades, como por exemplo: você tem que responder chamada, fazer as atividades em classe, fazer as tarefas de casa, tem limites de falta, só pode ficar no máximo seis meses em cada nível, enfim, vou fazer um passo a passo, explicando como participar do programa em Toronto, que é a cidade onde moro, mas as condições são basicamente as mesmas em todo o país.

Vamos lá:

1º PASSO: ELEGIBILIDADE
Para participar do programa de forma gratuita existem algumas condições de elegibilidade, como, por exemplo, possuir o visto de trabalho, ou visto de permanência, refugiados, pessoas protegidas, ou então ser cidadão canadense, entre outras condições. Porém, uma das notícias mais legais é que quem possui o visto de estudo ou turismo também pode participar do programa, pagando apenas CA$7,00 por hora aula, e pagando também uma taxa de CA$60 para realizar a prova de nivelação do idioma. Se você está no país para fazer intercâmbio e quer complementar com este programa, você pode; se está no país apenas conhecendo/visitando e deseja uma experiência com o aprendizado da língua, você também pode. Isso é incrível e abre muitas portas.

2º PASSO: ESCOLHA DA CLASSE
Você vai a um dos escritório centrais – são 4 no total espalhados por Toronto (endereços no site do programa)-, e marca para fazer a prova, pagando aí CA$60. Após a realização da prova, você vai saber o seu nível de inglês e então vai estar preparado para o terceiro passo.

Leia também: custo de vida em Toronto

3º PASSO: REGISTRO
Você vai se cadastrar na escola mais próxima da sua casa/trabalho. Eles te darão uma lista com todas as escolas participantes para que você possa fazer essa escolha da melhor maneira possível, da forma mais fácil e prática considerando o seu dia a dia. Você leva seus documentos, juntamente com o resultado da sua prova de nivelação do idioma. Se for turista ou estudante, já realiza o pagamento e então está liberado para começar a frequentar suas aulas.

Esse programa apresenta basicamente 8 tipos de cursos. São eles:

  1.  Alfabetização: pra quem não fala nada do idioma, indo do nível 1 ao nível 3;
  2. Bilíngue: curso específico, voltado para a população chinesa, russa e somalianos, já que essa é uma população muito grande de imigrantes por aqui. Nota-se que aqui também ocorre a variação dos níveis de aprendizado;
  3. Dia a dia: inglês para que você possa realizar todas as atividades básicas do dia a dia, variando do nível 1 ao nível 8;
  4. TOEFL, IELTS: curso relacionado às provas de proficiência da língua para programas de imigração ou universidades;
  5. Business: voltado para o público da área comercial;
  6. Computer Course: voltado para a área de TI (tecnologia da informação);
  7. Conversação: englobando conversação e pronúncia;
  8. Termos médicos: curso específico pra área médica.

O mais interessante é que eles possuem classes de segunda a domingo, sendo possível estudar durante a semana nos três períodos (matutino, vespertino ou noturno) e durante os finais de semana nos períodos matutino ou vespertino. Então, este é um programa que abrange todo tipo de público, todas as necessidades, te ajudando a sair do inglês mais básico até alcançar o inglês mais avançado. O céu é o limite! Uma oportunidade e tanto para quem está com a grana apertada e precisando se virar no país.

Leia também: o que não fazer no Canadá

No site do programa há informações sobre os cursos já realizados, os que irão começar, quando, onde, enfim, vale super a pena dar uma olhadinha para conferir, pois esse considero ser um conteúdo extremamente rico e relevante para qualquer pessoa. Não perca essa oportunidade.

Eu estou participando desse programa e conheci vários brasileiros que também estão por lá, simplesmente estou amando. Curso sério, faço o inglês dia a dia, nível 5/6, então possuo duas classes diferenciadas, sendo uma voltada para a escrita e leitura e outra voltada para a fala e compreensão auditiva.

Veja também este artigo, escrito pela Graziela Martins, falando sobre a experiência dela em aprender inglês no Canadá por meio de outro programa gratuito do governo canadense.

Related posts

5 passeios com crianças em Vancouver

Priscila Carda

No Canadá ninguém usa sapatos dentro de casa

Mirella Secassi Agarelli

Tudo sobre as escolas públicas em Toronto

Flávia Bartholo

16 comentários

Sabrina Perardt Dezembro 13, 2017 at 9:41 pm

Oi Vanessa! Vc tem alguma informacao de curso similar em Vancouver? Estive procurando e só encontrei em escolas com o preco muito superior ao que vc menciona 😀

Resposta
Luiz Claudio Benevides da Rocha Janeiro 14, 2018 at 12:55 am

Quero fazer o curso…. não sei nada de inglês e tenho o visto de turista e quero fazer em Toronto.

Resposta
Marluana Fevereiro 1, 2018 at 2:55 pm

Oi, este tipo de curso tem alguma certificação? Me refiro se o aluno recebe algum documento de conclusão de curso, etc..

Resposta
Lucas Abril 23, 2018 at 7:17 pm

Oii, posso solicitar visto de estudante ainda no Brasil, aplicando para este curso? Ou não, só quando já estiver em Toronto que poderei ver isso diretamente em um dos escritórios?

Resposta
Danielle Souza Abril 29, 2018 at 4:40 pm

Olá Vanessa! Tudo bem? Muito interessante suas dicas sobre esse programa para turistas tb. Estarei indo turistar agora em julho com meu marido e filha de 9 anos em Toronto. Fiquei interessada em participar do Adult ESL e gostaria de saber se tem algo desse tipo tb para criança.
Muito obrigada!!!

Resposta
Maria Setembro 19, 2018 at 7:08 pm

Gostei muito das suas explicações, mais ainda tenho muitas duvidas.

Resposta
Mary Outubro 31, 2018 at 4:16 am

Ola
Eu entrei no site e conferi a legibilidade para o programa e contatei que quem tem Work Permit não se enquadra para participar gratuitamente.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 31, 2018 at 2:39 pm

Olá Mary,
A Vanessa Murcilio parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Gilzeth Março 20, 2019 at 10:03 pm

Boa noite, irei a Vancouver em maio. Existe algum ESL em Vancouver, consigo fazer como turista pagando o valor informado? Que é bem menor que dos cursos convencionais?

Resposta
Liliane Oliveira Março 21, 2019 at 1:45 pm

Olá Gilzeth,
A Vanessa Murcilio parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Maykon Julho 22, 2019 at 2:52 pm

Olá Liliane, você tem a resposta para essa pergunta ou pode indicar outro POST que fale sobre o assunto?
Também não estou encontrando informações sobre ESL em Vancouver ou região.
Obrigado

Resposta
Liliane Oliveira Julho 23, 2019 at 2:21 pm

Olá Maykon,
No link abaixo você pode olhar todos os textos publicados no site sobre o Canadá.
https://www.brasileiraspelomundo.com/category/canada
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Maria Milza Santos Guimarães Março 30, 2019 at 12:30 am

Estou pesquisando escolas no Canadá. Quero muito ir aprender inglês e, praticar meu francês. Por favor, me ajude a conseguir me matricular em uma dessas escolas, pagando quase nada. Ou gratuita. Agradeço antecipadamente. Tenho visto de turista americano, não conheço o Canadá e, nem os EUA. Meu sonho conhecer e, aprender inglês.

Resposta
Liliane Oliveira Março 30, 2019 at 2:48 pm

Olá Maria Milza,
A Vanessa Murcilio, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Edna Junho 29, 2019 at 1:09 am

Tenho que pedir visto de.estudante da aqui aplicando a.este curso. Ou só quando eu estiver ai

Resposta
Liliane Oliveira Junho 29, 2019 at 4:08 pm

Olá Edna,
A Vanessa Murcilio parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Canadá que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação