8 apps chilenos que você precisa conhecer

0
203
Foto: Chile 360 - Reprodução Google Play
Advertisement

8 apps chilenos que você precisa conhecer

O Chile é um país onde o uso da tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas. Aqui, 82% da população utiliza smartphone para navegar na internet, o que acaba gerando uma grande produção de apps chilenos. Nos últimos tempos, já foram desenvolvidos mais de 3 mil aplicativos. Por isso, fizemos uma seleção de 8 apps chilenos que você precisa conhecer! Confira agora!

  1. Yo Migro

Este aplicativo é grátis e foi desenvolvido para auxiliar imigrantes e refugiados com informações essenciais para os recém-chegados no Chile. A ideia é facilitar o processo de integração no novo país.

Com um menu bem simples e didático em espanhol, o app orienta sobre realização de trâmites, regularização migratória, compra de alimentos, entre outras funcionalidades. A iniciativa faz parte do projeto #ChileIncluye que consiste numa série de ações para tornar o país mais inclusivo, diverso e tolerante diante da nova onda imigratória. Disponível para Android.

  1. Antonia

A violência doméstica é um capítulo triste e verdadeiro na sociedade chilena. Este app foi desenvolvido pela Fundação Antonia um ano depois da morte de Antonia Garros, uma jovem de Concepción que se atirou do 13º. andar no meio de uma discussão com o namorado.

O app conta com um botão de pânico que pode ser acessado pela usuária numa situação de violência. O alerta chega à rede de contatos previamente definida no celular com uma notificação. A partir daí, o celular ativa o microfone da vítima e registra o áudio ambiente. Os arquivos são carregados a uma nuvem e podem ser apagados, ou usados como provas legais num eventual processo. Disponível para Android e IOS.

  1. Bikesantiago

Bikesantiago é o sistema Intercomunal de Bicicletas Públicas da capital do Chile. Com o apoio do Banco Itaú e o uso da tecnologia, o serviço é 100% automatizada e complementar ao transporte público. Essa é uma ótima alternativa para quem está preocupado com a questão ambiental.

Você retira a bicicleta nos pontos autorizados dentro de determinado bairro (comuna) e pode devolvê-la em outro lugar. Para aderir ao programa, é necessário preencher um formulário e registrar sua conta RUT (a conta bancária mais acessível no Chile), um cartão de crédito ou de débito de qualquer banco. Com o app, é possível ver a estação mais próxima de onde você está e se há disponibilidade de bicicletas por perto. Disponível para Android e IOS.

Leia também: Opções de transporte em Santiago

  1. Yapp Chile

Não tem nada mais chato do que ir a uma farmácia aqui em Santiago. Você precisa tirar um número e esperar o atendimento porque, geralmente, tem fila. Pior ainda é quando você não encontra o remédio que procura! Mas para evitar este tipo de situação desagradável, o Yapp Chile reúne mais de 17 mil produtos. Alguns deles podem ser comprados por tele entrega (esse serviço não é muito comum no Chile).

O app avisa se o remédio faz parte do GES, as Garantias Explícitas de Saúde. Trata-se de um conjunto de benefícios garantidos pela Lei para pessoas afiliadas à Fonasa – o sistema público de saúde chileno – e Isapres – o sistema privado de planos de saúde. Se o medicamento integra o GES, você pode pedir reembolso. Além disso, o Yapp compara preços com descontos selecionando a melhor opção. Em seguida, é possível comprar o medicamente por telefone, ou ir à farmácia mais próxima. Disponível para Android e IOS.

Foto: Picadas – Reprodução Google Play
  1. Farmácias de turno e iFarmácias

Se você ainda não sabia, fique sabendo que o Chile não tem aquele monte de farmácias abertas 24h. Aqui, a maioria delas fecha fora do horário comercial e somente algumas funcionam para atender quem precisa de remédios durante a madrugada. Por isso, nada mais justo do que um app que te mostra num mapa atualizado as farmácias de turno, ou seja, aquelas que estão abertas segundo o Ministério da Saúde. Disponível para Android e IOS (iFarmácias).

  1. Chile 360°

O Chile é um dos destinos imperdíveis de 2018 segundo o guia de viagem Lonely Planet. O país tem destinos encantadores e o melhor de tudo é que você pode conhecer um pouquinho dessas maravilhas com este app.

Criado pela Fundación Imagen de Chile possibilita que as pessoas visitem virtualmente o país com imagens e vídeos dos principais destinos turísticos. São mais de 100 conteúdos em 360º. que também podem ser baixados para curtir o material quando você estiver off line. Disponivel para Android e IOS.

  1. Chile Esqui

Claro que não podia faltar um app chileno para ajudar os amantes de esportes na neve! O inverno daqui é perfeito para quem curte praticar esqui ou snowboard. Com este app, você tem informação em tempo real sobre os centros de neve e também consegue fazer reservas com o melhor preço. Disponível para Android e IOS.

  1. Picadas

Para fechar com chave de ouro a nossa seleção de apps chilenos, não poderíamos deixar de fora a gastronomia local. Picadas de Chile é o app perfeito para quem quer conhecer de perto a diversidade da culinária chilena. Um aplicativo desenvolvido por Tripa e Emporio Creativo, com recursos do Fondart Gastronômico (Fondo Nacional para el Desarrollo Cultural y las Artes).

O app reúne mais de 300 lugares onde é possível chegar com o auxílio de mapas. Você pode ser bem criterioso na pesquisa que oferece filtros por região e especialidade gastronômica. Disponível para Android e IOS.

Leia também: Nova lei de migração no Chile

Gostou dessa seleção com 8 aplicativos chilenos que você precisa conhecer? Tem mais, viu? Em breve, publicaremos a segunda parte dos apps que valem a pena você baixar no seu smartphone ou tablete para facilitar sua vida no Chile. Se você utiliza algum que não incluímos no nosso ranking, deixe aqui nos comentários para a gente incluir na próxima rodada.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.