Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Noruega»Noruega – Velkommen til Norge!
    Noruega

    Noruega – Velkommen til Norge!

    Denise AssisBy Denise AssisSeptember 17, 2013Updated:June 3, 201413 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Conseguiu um emprego nas terras nórdicas? Casou-se com alguém que vive aqui? Esse texto tem informações valiosas sobre a imigração para a Noruega.

    1°: Seu número pessoal (CPF)

    Se você passou por toda a burocracia do serviço de imigração e conseguiu seu visto (de trabalho ou reunificação familiar) você tem direito a receber o número pessoal. Para isso, você precisa ir ao Folkeregister e levar com você passaporte e o comprovante de que você está aqui legalmente – um cartão que chega pelo correio junto com a resposta positiva do seu pedido de visto.

    Dentro de alguns dias você receberá um papel em que é indicado o seu número pessoal. Trata-se da data do seu nascimento mais alguns números padronizados pelo governo. Com esse número em mãos você pode abrir conta no banco, pedir vaga em uma escola de norueguês, ir ao médico e muito mais. O número pessoal é a prova de que você existe na Noruega.

    2°: Moradia

    A maioria das pessoas que vem para a Noruega através de reunificação familiar vai morar com o marido, esposa etc, mas quem vem à trabalho muitas vezes precisa encontrar sozinho um lugar para morar. Tudo acontece online na Noruega e o mercado imobiliário não foge a regra, seja na parte de compra ou aluguel de imóveis. O melhor site para isso é o Finn que tem sessões para venda e aluguel de imóveis, venda e compra de móveis, eletrônicos e até mesmo anúncio de empregos.

    Também é uma boa ideia checar os grupos no facebook, New to Oslo, por exemplo. As pessoas costumam colocar anúncios de quartos e apartamentos para alugar, além de outras coisas.

    3°: Alimentação

    A comida – assim como todo o resto – é cara. Paga-se muito para comer carne, principalmente, e a maioria das pessoas opta por fazer suas compras do mês em Svinesund, cidade que faz fronteira com a Suécia. Lá, paga-se o valor sueco e as taxas são menores. Em Oslo e arredores as principais redes de supermercado são Meny, Ica, Coop – que é uma rede gigantesca e tem super e hipermercados espalhados pela cidade – Joker e Kiwi. Existem outros mercados, mas os citados acima estão em todos os lugares. Joker, Coop e Kiwi são relativamente os mais baratos (mas depende do produto).

    4°: Trabalho

    Como eu disse anteriormente, o Finn é o site com maior ofertas de empregos junto com a Nav, mas também é possível encontrar anúncios nos jornais e no site das prefeituras. Mas, para conseguir trabalhar é importante saber a língua, nem que seja o básico. Dada a procura maior que a oferta, mesmo os empregos que antigamente eram dados as pessoas que não falavam tão bem norueguês– como babá e faxineira – começam a pedir conhecimento comprovado (através de testes) da língua norueguesa. Por isso, o próximo item é de extrema importância…

    5°: Cursos de norueguês

    Em Oslo, existem várias instituições privadas que oferecem cursos de norueguês. Alguma delas são: Folkeuniversitetet, LearnNorwegian, Lingu, etc. Há também escolas públicas que ensinam norueguês e a mais conhecida é a Rosenhoff. Salvo alguns casos, as pessoas que vem para Noruega através do visto de reunificação familiar tem o direito e o dever de aprender a língua, e para isso, tem 600 horas gratuitas de norueguês. As regras são especificas para cada caso, portanto recomendo esse site Velkommenoslo para maiores informações. Mesmo que você tenha esse direito, precisa se registrar num órgão chamado Oslo Voksenoplæring e não diretamente na escola. Se você veio através de trabalho não tem direito ao ensino gratuito.

    6°: Saúde

    Como dito, seu número pessoal te dá direito ao atendimento médico público, porém isso não significa gratuito e a cada visita o médico você paga uma taxa que pode variar de 150 até 200 kr. Se você precisa consultar um especialista o seu médico vai te encaminhar a ele. Os preços de tratamento dentário são mais caros, mas é possível ser reembolsado de parte do dinheiro pelo governo. Você lê mais sobre isso no helse.no

    7°: Filhos

    Se você se mudou para Oslo com seus filhos brasileiros, eles têm direito ao ensino público e– dependendo da idade – a um professor que fale tanto norueguês quanto o idioma materno da criança, português no caso, para ajudar na adaptação. Você também terá direito a auxilio do governo mensalmente para os filhos menores de 18 anos. Mais informações sobre isso no Utdanningsdirektoratet  e no Nav.

    8°: Integração social

    Os noruegueses são um povo esportivo, seja no inverno ou verão, por isso a melhor maneira de conhecer pessoas é fazer esportes e estar ao ar livre. Oslo tem lugares maravilhosos para isso, como o Vigelandsparken – o famoso parque das estátuas, que serve de área de exercício e lazer. O Holmenkollen, a pista de esqui, que durante o verão é uma das grandes atrações turísticas de Oslo.

    Uma ótima maneira de conhecer outros brasileiros em especial é o curso de civismo, obrigatório e oferecido gratuitamente para aqueles que vieram para a Noruega por reunificação familiar. Acontece algumas vezes por ano e fornece informações valiosas, além da oportunidade de fazer novos amigos. Você se inscreve pelo mesmo órgão responsável pelo curso de norueguês Oslovo.

    9°: Segurança

    Apesar de ser a capital da droga da Europa, Oslo é uma cidade relativamente tranquila. Algumas áreas são consideradas perigosas, mas a polícia patrulha esses lugares. Se você está na Noruega, é importante saber os telefones da polícia (112), dos bombeiros(110) e do serviço de ambulâncias (113). Todos os profissionais estão preparados para atender também em inglês.

    10°: Transporte público

    Como já mencionei, tudo é informatizado na Noruega. É possível comprar sua passagem de ônibus, bonde e metrô através de um aplicativo chamado Ruter. No site da mesma companhia,  você consegue planejar sua saída, informando o ponto de partida e o lugar para onde você quer ir.

    O site vai gerar as rotas possíveis e te dizer qual transporte usar e quando. Na Noruega não existe cobrador de ônibus, você simplesmente passa seu cartão eletrônico numa máquina que te avisa se este está válido ou não. Mesmo que não esteja, ninguém te impedirá de entrar no ônibus, porém a multa para quem está usando o transporte ilegalmente é de 900 kr.  Para viajar de trem o site é esse: Nsb.

    Vale a pena lembrar que a Noruega tem algumas regras especificas que variam de prefeitura para prefeitura. As coisas que eu escrevi se aplicam à Oslo.

     

    Textos relacionados

    • Quanto Custa Imigrar para a Noruega
    • Sistema de Saúde na Noruega
    • Natal na Noruega
    • Noruega – Made in Brazil
    • Noruega – A Arte de Recomeçar
    • Na Noruega? Fale Como os Noruegueses
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    noruega
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Denise Assis

    Denise mora em Oslo, Noruega, e estuda Contabilidade.

    Related Posts

    A hora de mudar de país está chegando

    April 3, 2019

    Como se divertir no inverno norueguês

    January 9, 2019

    Atividades ao ar livre durante o inverno na Escandinávia

    December 28, 2018

    13 Comments

    1. Fernanda Franco on September 17, 2013 2:43 pm

      Super dicas para quem pensa em se aventurar por esses lados. Otimo texto, Denise! x

      Reply
    2. Daphne on September 17, 2013 3:37 pm

      Uau! Super interessante e complexo seu texto, parabéns! Muito interessante conhecer mais da Noruega!
      Bjs!
      Daphne

      Reply
    3. maria docarmo on September 17, 2013 4:24 pm

      adorei muito interessante a materia

      Reply
    4. Carol on September 17, 2013 5:56 pm

      Nossa Denise, é tanta informação assim, de primeira vista… Mas vou estudar direitinho todas suas dicas e ver o meu caso, que é um pouco diferente: marido hungaro, que vai a trabalho, crianças brasungaras tb e eu estou para tirar minha segunda nacionalidade aqui… Então tenho que ver como fica meu caso, por dentro da europa. Mas muuuito obrigada pelas dicas!!! ainda vou ler esse post umas mil vezes e ver se vou acalmando o coração… hahahaha
      Beijão!

      Reply
    5. Lyria on September 18, 2013 11:32 am

      Muito bom texto Denise! 🙂 dicas básicas e rápidas.

      Reply
    6. Ann on September 26, 2013 12:59 pm

      Denise, excelente texto de utilidade publica para aqueles que estao pensando em ir para a Noruega. 🙂

      Reply
    7. Pingback: Noruega: Empregos e Vistos

    8. flavio afonso dos reis on December 31, 2013 3:32 pm

      muito obrigado por suas dicas, vao ser de muita valia

      Reply
    9. Glauce on March 8, 2014 12:27 pm

      Olá Denise, td bom?
      Adorei os seus posts, voce escreve muito bem. Parabens!
      Eu sou engenheira ambiental, moro em SP e tenho interesse em fazer uma pos graduacao ou um curso de especializacao fora do país, quem sabe na Noruega. Eu gosto bastante de aprender idiomas. Voce poderia dar umas dicas? Poderíamos conversar por email ou tambem pelo facebook. Agradecida caso vc puder me ajudar. Bom final de semana.

      Reply
    10. Gina Quadros on June 23, 2014 2:02 am

      Olá denise.preciso de sua ajuda.meu namorado é Norueguês e mora em Levanger.Eu preciso arrumar um emprego antes de me casar.Como eu faço?

      Reply
    11. Silvia on November 7, 2014 8:29 pm

      Descobri esse blog hoje por conta de uma amiga que começou a colaborar. Estou achando muito interessante. Tem dicas ótimas para as brasileiras que são apenas turistas! Parabéns pelo texto! Bjs!

      Reply
    12. Renato Mota Paes on March 30, 2015 2:01 pm

      Trabalhei por 2 anos na Noruega! Na cidade de Drobak.
      Tenho vontade de voltar,aprendi muito nesse país.

      Reply
    13. FARIAS on September 28, 2015 9:49 pm

      THANK´S, GRACIAS, MERCY, OBRIGADA, PELA SUA HUMILDE ATENÇÃO A TODOS NÓS BRASILEIROS(AS). QUE VIRAM ESTE SEUS COMENTARIOS DANDO NOS MUITA INFORMAÇÃO. POIS GOSTEI IMENSO. GRAÇA E PAZ.

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.