BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para passar o inverno Noruega

Como se divertir no inverno norueguês

Como se divertir no inverno norueguês.

Chegou o inverno norueguês e com ele as baixas temperaturas, a neve e o frio muitas vezes congelante. Em certas regiões do país, o sol diz o seu adeus e só retorna dentro de alguns meses.

Porém, nada disso impede que o locais e até mesmo os turistas achem formas para aproveitar essa temporada. Lembrando sempre que para enfrentar o frio de regiões como a nórdica é preciso se vestir adequadamente.

Leia também: Vem chegando o inverno norueguês

Por ser um país muito voltado para atividades ao ar livre, na Noruega, independente da época do ano, é sempre possível encontrar pessoas fazendo alguma forma de atividade nas ruas, montanhas e florestas.

O tempo frio não costuma intimidar os moradores do país, e muitos consideram esta a melhor época para aproveitar a abundante natureza que existe por aqui, e talvez até seja por isso que a Noruega é tão bem-sucedida nas Olimpíadas de Inverno.

Mas não se preocupe: também existem muitas atividades que podem ser feitas em ambientes fechados, e que para os que como eu, preferem se proteger do frio, também há diversas oportunidades para se divertir.

Atividades para todos os gostos

A principal atividade com toda certeza é esquiar. Seja descendo as montanhas ou fazendo cross country ski, parece que praticamente todo norueguês gosta do esporte. Independentemente da idade, parece que quase todos gostam de aproveitar a temporada para esquiar. Não é à toa que é o esporte nacional. Enquanto também existe o snowboard por aqui, ele não é tão popular quanto seu adversário.

Com as baixas temperaturas, é muito comum que os lagos congelem e, assim que isso ocorre, há praticamente uma corrida para ir patinar no gelo, jogar hóquei, pescar e até mesmo apenas ir caminhar ou fazer pique-niques em volta do lago aproveitando a paisagem.

E é claro que o hóquei também é praticado nas arenas, que mesmo sendo frias, ainda sim são uma alternativa um pouco melhor para os que não estão tão acostumados com as baixíssimas temperaturas.

Uma outra atividade (esta mais turística, ainda que alguns noruegueses também a busquem de vez em quando) é ir visitar as cidades mais ao norte do país e correr atrás da aurora boreal.

Durante o inverno, com o aumento da escuridão, é a época do ano na qual este fenômeno faz sua visita ao pais, e pode ser uma boa alternativa para aqueles que buscam uma experiencia única na vida, visto que mesmo que ela ocorra anualmente e muitas vezes durante vários dias seguidos, sempre há pequenas diferenças e nuances de dia a dia.

Há ainda aqueles que aproveitem essa época para ir caçar. Mesmo que não seja uma pratica tão costumeira no pais, existem muitas pessoas que a praticam e usam desta atividade como não apenas uma forma de curtir o inverno, mas também de estocar a geladeira com carne para o resto ou pelo menos para parte do ano.

Leia também: Como economizar no supermercado na Noruega

Ainda falando sobre as atividades ao livre, enquanto que as ruas ficam de fato mais vazias e é mais difícil encontrar pessoas durante essa época, ainda há muitos noruegueses que saem para as florestas para fazerem caminhadas ou até mesmo atividades físicas como corrida. Independente do tamanho do frio, se você realmente procurar, em algum momento você vai esbarrar com um local correndo durante o inverno.

Pensando um pouco sobre as possibilidades de aproveitar o inverno de forma mais “quentinha”, muitas famílias norueguesas possuem cabanas em regiões próximas a montanhas para poderem curtir o inverno. Inclusive, uma das principais atividades que é feita no inverno é ir curtir a cabana, que geralmente fica em lugares isolados.

Uma das maiores vantagens que eles veem em suas cabines é exatamente isso, se isolarem da cidade a aproveitarem a calma e paz do meio do nada. Existe inclusive uma “rede” na Noruega na qual você pode se cadastrar e te dá acesso a este tipo de hospedagem em todo o território norueguês. Voce só precisa pagar uma mensalidade e tem o direito de usar as mesmas quando desejar, se a mesma estiver disponível.

Uma coisa que você percebera morando aqui é que os noruegueses fazem questão de fazer de suas casas lugares aconchegantes para o inverno. Como eles sabem que grande parte do ano a mesma será seu melhor refúgio, eles buscam garantir que o mesmo vai ser confortável o suficiente.

Nessa época também é comum que os amigos sejam convidados para mais jantares e confraternizações na sua casa, portanto a mesma precisa ser capaz de atender essas necessidades.

Apesar do inverno não ser uma das melhores estações do ano para os que não estão acostumados, a mesma pode sim se tornar uma das suas favoritas, ou pelo menos algo que você não tenha medo de enfrentar.

Até porque, se você pretende ficar na Noruega ou qualquer outro país que tenha um inverno mais rigoroso e longo, é essencial que você consiga se adaptar ao mesmo. Mas não se preocupe: independente da atividade que você prefira, seja dentro ou fora de casa, você pode sempre contar que terá um chocolate quente para te acompanhar.

Related posts

O que os noruegueses fazem quando o tempo melhora

Michele Silva

Dicas de como enfrentar o inverno na Estônia

Gabrielle Figueiredo

O que fazer no inverno na Noruega

Lidiane Albuquerque

2 comentários

Juliana Maio 28, 2019 at 6:12 pm

Boa tarde Julia,
Queria sua ajuda, eu moro no Brasil e estou pensando em aplicar para um visto de job seeker na Noruega, vocês sabe o que preciso para levar meu filho de 2 anos comigo? Eu li um pouco no site do UDI mas fiquei com duvida se esse visto me permitiria leva-lo comigo.
obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Maio 29, 2019 at 1:28 pm

Olá Juliana,
A Júlia Baldanza parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação