BrasileirasPeloMundo.com
Uzbequistão

A arte de se comunicar no Uzbequistão

Arte de se comunicar no Uzbequistão

A arte de se comunicar no Uzbequistão.

Um dos maiores desafios de morar no Uzbequistão é a arte de se comunicar, pois aqui, quase ninguém fala inglês, somente algumas pessoas mais jovens que aprendem na escola e conseguem se comunicar no idioma.

A princípio pensei que a maioria dos adolescentes realmente falassem inglês mas, no dia a dia, fui descobrindo que não, são poucos os que falam. E somente 12% da população é composta por estrangeiros que não são de origem de língua russa.

Uma simples ida ao supermercado, farmácia, restaurante ou salão de beleza pode se tornar um grande desafio, pois para se comunicar com as pessoas envolvidas nessas atividades é somente em uzbeque ou russo.

A arte de se comunicar no Uzbequistão

Sendo assim, você tem duas opções. A primeira é ficar sem as respostas que procura e reclamar. A segunda é começar a estudar o idioma russo. Eu optei pela segunda opção e assim eu desenvolvi um método que ao meu ver vai ser mais prático e fácil para aprender russo.

Quando resolvemos nos mudar para o Uzbequistão foi um misto de ansiedade e medo, pois pesquisando, vi que teria que aprender a falar russo ou uzbeque, além de me adaptar a uma cultura diferente.

Para morar no Uzbequistão você tem que pensar fora da caixa e ir desbravando o desconhecido diariamente.

A utilização do tradutor automático ajuda muito, porém, se tiver que fazer uma pergunta com mais detalhes, não da certo.

Estudar, estudar e praticar!

Portanto, eu estou sendo o que preciso ser vivendo aqui, uma pessoa que fale russo. Estou estudando russo e eu não restringi minha vida aos meus medos, simplesmente eu os enfrento e vou.  Quero ser a melhor entre as melhores, quero falar russo fluentemente o quanto antes. Quero ser referência para alguém seguir. Sucesso não é um resultado, é uma atitude.

Gostaria de ressaltar que, para enfrentar os desafios diários e viver, é importante despertar em nós o pensamento positivo.

Pensar que vai conseguir, que vai saber curtir as coisas boas existentes naquele novo país e usufruir do melhor da nova cultura e agregar muitos conhecimentos através das pessoas que irá conhecer.

Leia também: O exuberante Uzbequistão

Vir morar no Uzbequistão me mostrou que eu sou infinitamente maior que meus medos, e que sendo assim, eu consigo experimentar novas culturas, lugares e conhecer pessoas interessantes, com histórias de vida extraordinária e ver o quanto o mundo é grande e que vale a pena explorá-lo. O medo não me domina, o medo não me vence.

Meu filhinho de 3 anos de idade frequenta uma escola britânica e tem aulas de russo também. Toda manhã podemos praticar nosso russo a caminho da escola com o nosso motorista, pois ele não fala, e assim, nossos dias vão de доброе утро (Dobroe Utro) até до свидания, пока (Do Svidaniya/Poka).

Abaixo listei algumas palavras em russo, pronúncia e a tradução para demonstrar que o russo não é tão difícil de aprender.

Escrita em Russo

Pronuncia em Russo

Tradução em Português

привет

Privet

Oi/Olá

доброе утро

Dobroe Utro

Bom Dia

добрый день

Dobryj Den

Boa Tarde

Добрый вечер

Dobryj Vecêr

Boa noite (na chegada)

спокойной ночи

Spokojnoj NociBoa noite (na despedida)

как дела

Kak dela?

Como está

Всë хорошо

Vsë khorosho

Tudo bem!

пожалуйста

Pozhaluysta

Por favor

спасибоSpasibo

Obrigado

спасибо большое

Spasibo bol’shoye

Muito obrigado

до свидания

Do Svidaniya

Tchau, até mais (formal)

пока

Poka

Até mais (informal)

Duas frases que uso diariamente é:

Escrita em Russo

Pronuncia em Russo

Tradução em Português

я не говорю по русски

A ne govoru po-russki

Eu não falo Russo,

Я из бразилии

 iz Brazilii

eu sou do Brasil!

Não desistir e criar seu prórpio método

Essa situação de ter que falar russo poderia ser um grande empecilho para mudar para este país, porém abracei esse desafio como sendo uma grande oportunidade de transformação do meu eu; me desenvolver como pessoa e aprender uma nova língua. Vivenciar e explorar mais sobre uma nova cultura, driblando as dificuldades e festejando as alegrias desse povo.

O método de aprendizado de russo que eu desenvolvi consiste em memorizar de 10 a 20 palavras em russo por dia, geralmente as coisas que uso diariamente, tais como frases de cumprimento, preços no supermercado e outras.

Leia também: Dicas para aprender um novo idioma

Após memorizar essas 20 palavras, eu pratico a escrita em casa, e depois busco músicas russas para poder praticar a pronúncia. Se você conseguir manter a constância diária de aprendizado e memorizar ao menos 10 palavras por dia, em 30 dias já aprenderá 300 palavras.

Ou seja, menos de 4 meses você já estará com um vocabulário de 1.000 palavras, o suficiente para se comunicar, e assim, praticar a gramática e ajustar a pronuncia.

Aceite o desafio e comece a aprender russo também!

Related posts

O exuberante Uzbequistão

Luciana Piddock

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação