BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Finlândia

Como alugar um imóvel na Finlândia

Planejar a mudança para outro país nunca é simples, encontrar o apartamento ou a casa ideal então, nem se fala! E não é diferente na Finlândia, principalmente se você busca por um lugar “barato”. Nesse artigo, dividirei com vocês informações referentes a aluguel, a contrato de locação e às regras gerais que a maioria dos edifícios possui.

Atento para o fato de que não falarei sobre preços, pois estes variam de cidade para cidade, de bairro para bairro e de região para região, mas nos sites de busca por imóveis que disponibilizarei, é possível verificar preços.

Os dois websites mais usados, tanto para aluguel quanto para compra, são o Oikotie e o Vuokraovi. O segundo dá opções de busca em inglês mas eu aconselho usar o site em finlandês com a ajuda de um programa tradutor, pois há mais opções disponíveis.

Um detalhe importante é que a palavra huone, que o tradutor provavelmente te dará como quarto, não se refere somente ao número de quartos do imóvel, inclui a sala também, ou seja: 1h é um apartamento tipo estúdio, conjugado; 2h é um imóvel de quarto e sala; 3h dois quartos e sala e assim por diante.

Alugar apartamento em cidades menores é mais fácil mas em Helsinki, Vantaa e Espoo (área metropolitana da capital), pode ser uma maratona por diversas razões, dentre elas:

  • preço e condições: além de caríssimos, muitos apartamentos são velhos e mal distribuídos, com cozinhas mínimas ou quartos tão pequenos que não cabe uma cama de casal. Quando me mudei para a área metropolitana vi apartamentos inacreditavelmente ruins;
  • filas: pode haver muitas pessoas querendo o mesmo imóvel, principalmente nos bairros mais em conta. As imobiliárias te dão uma ficha onde você deve colocar a sua renda familiar e praticamente escrever uma redação sobre o porquê de estar querendo aquele imóvel. O proprietário escolhe para quem alugar. É fato que a preferência é sempre para finlandeses que tenham renda fixa pelo menos três vezes maior do que o aluguel. Também há uma preferência para famílias com crianças, pois parte-se do princípio de que ficarão no imóvel por mais tempo e não causarão problemas.

Na Finlândia não existe fiador para alugar, como garantia o proprietário pede um depósito que pode ser de 1 a 3 meses o valor do aluguel. Esse dinheiro é devolvido no final do contrato, caso o apartamento esteja em boas condições.

O que deve constar no seu contrato de locação:

  • as condições do imóvel: caso isso não esteja no contrato, exija uma cópia do documento que descreve as condições do imóvel, mesmo que ecrita pelo proprietário de próprio punho, tire fotos dos possíveis problemas que não estejam especificados (ex: furos na parede) e compartilhe essas fotos por email com ele antes de assinar o contrato. Avise sobre qualquer dano que ocorra no imóvel durante a sua estada, mesmo que não seja culpa sua. Outra coisa importante: faça um seguro de moradia, isso pode ser muito útil caso você danifique algo;
  • o período da locação (se é fixo ou não);
  • o valor do depósito;
  • o valor do aluguel: no caso de contratos sem tempo definido, o valor pode ser corrigido de acordo com os índices anuais e a forma dessa correção deve estar prevista no contrato. No caso de contratos com tempo fixo inferior a três anos, o preço não pode ser corrigido;
  • a data de pagamento do aluguel e a forma de pagamento; e
  • outros: se a água está inclusa no aluguel ou se deve ser paga por pessoa mensalmente e qual o valor, como será feito o pagamento da conta de energia, aquecimento, internet e assim por diante.

Fim do contrato:

  • contratos com tempo definido: teoricamente não podem ser terminados, a não ser que o locatário desrespeite as regras do contrato, as regras do edifício ou tenha como justificar não poder continuar a pagar o aluguel;
  • contratos sem tempo definido: o proprietário pode pedir o imóvel, caso precise, mas deve dar um aviso prévio de 6 meses ao morador. Caso o contrato esteja em vigor a menos de um ano, o aviso prévio é de no mínimo três meses. O locatário deve dar um aviso prévio de um mês ao proprietário se quiser se mudar.

Regras gerais:

  1. CIGARRO: é proibido fumar em apartamentos alugados na Finlândia. Essas regras são sérias e você pode ser despejado caso as descumpra. A opção é alugar um apartamento com varanda, pois normalmente pode-se fumar nelas, no entanto, cada vez é mais comum que se proíba o fumo até mesmo nas varandas. Nesse caso, na área da entrada ou nos fundos do prédio, há uma área com lixeiras que têm cinzeiros, ou seja, você tem que sair de casa para fumar.
  2. ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: alugar imóvel que permita animais de estimação também não é muito fácil. Os proprietários tendem a minimizar ao máximo os riscos de danos aos apartamentos. Como estes normalmente possuem assoalho de madeira laminada ou uma espécie de carpete feito com um material plástico, e esses materiais podem ser facilmente danificados com arranhões ou urina, muitos não permitem animais.
  3. MÁQUINA DE LAVAR ROUPA E SAUNA: na maioria dos prédios a regra é que nada disso seja usado depois das 22:00. As paredes dos apartamentos aqui não são todas de concreto, grande parte delas é de gesso (principalmente as dos banheiros) e os tetos também. Pela finura do material o som vaza muito, ou seja, realmente incomoda os vizinhos. Preste atenção às regras do prédio, pois em alguns a tolerância para o uso das máquinas e da sauna é às 21:00.
  4. FESTAS: mesma coisa. Veja nas regras do prédio se o horário é às 21:00 ou às 22:00. As festinhas em casa tendem a começar cedo na Finlândia, por volta das 18:00, justamente por isso. O normal é às 22:00 todos saírem de casa e irem para algum bar caso a animação esteja em alta. E não pense que os vizinhos não reclamam! Eles reclamam sim, a polícia bate à sua porta e depois de três notificações você pode ser despejado.

Benefícios:

  1. SAUNA COMUM:  praticamente todos os prédios têm duas saunas para uso de seus moradores, pois nem todos os apartamentos têm sauna privativa. No quadro de avisos do prédio há o endereço de email e o telefone da administradora. Você pode marcar sua hora de uso. Normalmente paga-se por mês uma quantia e escolhe-se um dia da semana e horário fixos, que serão só para o seu uso. O valor costuma ser barato, entre 7€ e 10€ por mês). As saunas são limpíssimas, você deve levar uma toalha e não sentar-se diretamente na madeira, por questões de higiene (visto que as pessoas vão nuas à sauna) e deve também limpá-la com água após o uso. Normalmente há uma mangueira para essa finalidade próximo aos chuveiros.
  2. ELETRO DOMÉSTICOS: normalmente apartamentos alugados têm geladeira, freezer e um fogão de 4 bocas com forno. Muitos deles têm máquina de lavar louça e máquina de lavar roupa também, mas os três primeiros ítens é que são comuns.
  3. LAVANDERIA: alguns prédios têm; em alguns você paga um preço por mês, em outros há o esquema de pagar na hora do uso, com moédas que ativam as máquinas. Você sempre tem que ter seu próprio sabão em pó e amaciante. Em todos os prédios há um salão para secar roupas, com cordas e uma mesa grande para dobrar e guardar. O uso deste salão é gratuito.

Veja mais detalhes e informações aqui e, caso precise de mais dicas, deixe nos comentários a sua pergunta. Até o mês que vem!

 

Related posts

Como alugar uma casa na Inglaterra

Carolina Bernardo

Aluguel na Itália: por onde começar?

Daisy Salles

Eu falo finlandês. Qual o seu super-poder?

Maila-Kaarina Rantanen

7 comentários

O Curioso Agosto 10, 2017 at 2:56 pm

Saudações Maila-Kaarina Rantanen! Adoro ler os seus post!
Gostaria muito se possível que você me respondesse duas perguntas minhas, por gentileza…
– Quando você pretende publicar o seu próximo post?
– Existe muita homofobia no povo finlandês? Um casal gay sofreria muita homofobia na Finlândia?

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Agosto 19, 2017 at 3:21 pm

Olá!
Muito obrigada por seu comentário. Escrevi um texto sobre o tema aqui no BPM e você pode lê-lo por este link: http://www.brasileiraspelomundo.com/finlandia-casais-homoafetivos-casamento-e-familia-garantidos-por-lei-021653475
Quanto a meus textos no site, todo mês eu publico um. Normalmente entre o dia 26 e o dia meus textos entram. Um grande abraço e obrigada pelo carinho.

Resposta
Ramon Agosto 15, 2017 at 12:55 am

Ótimo texto.
Uma dúvida: é possível adquirir um imóvel na Finlândia, sendo estrangeiro?
Algum site tutorial para recomendar quais são as regras?

Resposta
Ramon Agosto 15, 2017 at 12:57 am

Complementando: e após aquisição, alugá-lo como uma opção também..
🙂

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Agosto 19, 2017 at 3:16 pm

Olá Ramon,
É possível sim, comprar imóvel como investimento na Finlândia sem ser residente e alugar a propriedade.
Neste link você encontra mais informações: http://www.expat-finland.com/housing/investment_property_in_finland.html
Um abraço

Resposta
Marcelo Lopes Outubro 1, 2017 at 7:00 pm

Oi Maila, estou morando há três meses na Finlândia com a minha família e alugamos um imóvel na cidade de Espoo pelo sistema de compra de direito de aluguel. É um sistema onde se paga um valor pelo direito de permanecer no imóvel pelo tempo que desejar e com isso o valor do aluguel é menor e quando decidir sair do imóvel terá de volta o valor investido com a devida atualização.

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Outubro 5, 2017 at 11:20 am

Muito interessante! Você teria como me passar o nome desse sistema em finlandês? Seria o “asumisoikeus”? Se for, não falei sobre isso nesse texto porque aqui não é considerado tanto como uma forma de aluguel, visto que a pessoa, depois de pagar o valor total, pode permanecer no imóvel “para sempre” se quiser. Um abraço e bem-vindo!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação