BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Itália

Aluguel de casas em Roma

Aluguel de casa em Roma.

A maior dificuldade do migrante ao chegar em outro país é encontrar a residência onde vai viver durante os próximos anos. Eu, após um ano de Itália, e já morando na segunda casa, tenho algumas experiências para dividir com vocês e espero poder contribuir e facilitar a busca em algumas questões.

Eu sempre começo dizendo da importância de ter a sua documentação básica, em dia, permesso di soggiorno e códice fiscale. Sem esses documentos fica praticamente impossível alugar um imóvel, e tantas outras coisas.

Leia também: Roma em três dias

A primeira casa que ficamos assim que chegamos, foi alugada em nome da empresa que meu marido veio para trabalhar (o aluguel por um ano estava incluído no contrato de trabalho, e contas de água, luz e gás também ) e como a casa foi alugada direto com o proprietário, tivemos algumas vantagens com a negociação, mas isso foi uma grande sorte, pois para um migrante alugar a casa dessa forma é bem mais difícil, exige muita confiança por parte do proprietário e geralmente é exigido um alto pagamento antecipado.

Habitávamos em um ” Monolocali” (casa sem quarto, tipo studio, com cozinha, banheiro e quintal) tínhamos móveis incluídos e um sofá cama. Nosso aluguel era de 500 euros, também incluindo vaga na garagem, taxa de limpeza do condomínio e coleta do lixo seletivo (obrigatório). A empresa pagou dois aluguéis na entrada e, quando saímos, o proprietário ficou com o valor para pintura e pequenos ajustes, mas certamente entregamos a casa limpa e com tudo funcionando.

De uma modo geral, os valores das casa variam de acordo com o tamanho, se estão mobiliadas ou não, e da localização. A faixa de preço é entre 200 e 700 euros, valores para região do Lázio e entornos de Roma, no centro você paga de 700 a 1500 em um aluguel, aproximadamente.

Nosso primeiro contrato tinha validade de um ano, e com dois meses de antecedência começamos a procurar casas. Como somos somente eu e meu marido, optamos por continuar em uma casa pequena para economizar no aluguel e quando possível comprarmos um  carro, e então mudamos para um outro ” Monolocali ”, na mesma rua que estávamos, no mesmo modelo de casa, porem sem mobília, somente com cozinha e banheiro completos. Nosso aluguel atual é de 370 euros, mais despesas de água, gás e luz, no total de aproximadamente 50 euros. Fizemos o contrato com a imobiliária ( immobiliarie.it ) e não tivemos nenhum problema, foi tudo fácil e o proprietário também foi muito amigável e compreensivo, negociamos o melhor dia para pagarmos o aluguel, e ele nos ajudou com as questões de cadastros de água, luz e etc . Para nossa entrada pagamos 2 meses de aluguel antecipados (um para a imobiliária e um para o proprietário) e, no final do mês, o aluguel vigente (pode ser que o proprietário peça o valor do aluguel do mês junto com a caução, o que daria 3 aluguéis ,logo na entrada). Nosso contrato foi feito por quatro anos, mas caso uma das partes queira cancelar, deve-se avisar com 60 dias de antecedência, sem multa.

Quanto aos móveis e eletrodomésticos, estamos comprando aos poucos.Nossa prioridade era a  cama. Fizemos a compra online, e também não tivemos nenhum problema com a entrega, nem com a qualidade. Pagamos 350 euros em uma cama de casal, com box e colchão. O site que compramos é muito popular aqui na Itália, (mondoconveniencia.it), lá você pode encontrar opções para toda a casa, com 24 hrs de entrega, mais taxa de montagem (a taxa é 10 % do valor da compra, ate 600 euros, se sua compra passa desse valor, a taxa é fixa de 60 euros). O proprietário forneceu uma máquina de lavar praticamente nova, porém, uma geladeira usada e um pouco velha, e já estamos procurando algumas opções para compra. Os valores variam de 200 euros, até onde sua mente pode imaginarar, são muitos modelos entre as mais simples, até os lançamentos do ano. Para quem tiver o interesse de pesquisar os preços de móveis e eletrodomesticos, os sites são: euronics.it / mondoconveniencia.it / Ikea.it / mdspa.it / amazon.it (sites que ja utilizei e são confiáveis).

E por último, mas não menos importante, vieram os gastos com artigos para casa, como cortinas, de 30 a 80 euros, tapetes de 10 a 50 euros, espelhos de 30 a 100 euros, mesa de 50 a 200 euros, TV de 150 a 400 euros, entre outros.

Vale lembrar que existe uma grande diferença do real para o euro. Fazendo a conversão, os valores ficam próximos do que pagamos no Brasil, contando que o euro está na faixa de 4,70, ou seja, na sua mudança você deve ter um valor em real para trocar e trazer consigo para os primeiros gastos, porém uma vez que esteja ganhando em euro, você compra em euro e, nesse raciocínio, as coisas são muito mais baratas, na verdade a porcentagem gasta do valor total do seu salario é muito menor. Meu salário é de 900 euros mensais, e com esse valor é possível mobiliar uma casa em pouco tempo.

Leia também: Os seis primeiros meses de adaptação

Analise bem a sua situação, planeje, informe-se, estude o idioma para facilitar sua comunicação e venha financeiramente preparado para evitar qualquer experiência ruim. A Itália é um pais lindo e com ótima qualidade de vida, o esforço certamente valerá a pena.

Related posts

Como comprar imóvel na Bélgica

Gina Salazar

Dez cidades italianas para visitar de inverno

Raquel Gonçalves

Acomodações de baixo custo para estudantes na Alemanha

Nathalia Vitola

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação