BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Brasil Brasileiras Pelo Mundo

Meu novo mundo é o Brasil

Meu novo mundo é o Brasil.

 

Desde que me aposentei, em 2016, tenho ido passear pelo mundo, em média, metade do ano: mas este ano tem sido diferente.

Talvez coincidência, 2020, 20 mais 20 quarenta, quarentena de mais de duzentos dias até agora e o mundo dentro de casa.

O mundo resolveu alugar a nossa sala, a cozinha e o quarto para passar uma temporada – Ricardo Marin. E-book gratuito: O mundo dentro de casa.

Fui trazendo para casa o shopping center, a farmácia, a casa de shows, a faculdade, o escritório da vizinha …e a minha casa foi ficando muito apertada e barulhenta. Senti que era hora de procurar outra casa em meu estado, evitando aviões e multidões.

Segundo o diretor da Decolar, a paixão por viajar continua forte e brasileiros já se preparam para as férias de verão e as escapadas.

Viagens após a pandemia

Uma pesquisa realizada pelo Expedia Group com 30 mil viajantes em 13 países, incluindo o Brasil, mostrou que a maioria dos entrevistados  – 73% – relataram alguma mudança em suas preferências de viagens após o impacto da Covid-19.

Um terço das pessoas estão fazendo viagens domésticas: um quinto viajando mais de carro e um quinto dando preferência a viagens mais tranquilas em destinos de praia. A pesquisa revela que o crescimento do desejo por uma viagem relaxante ao litoral é mais intenso entre os viajantes do país (52%).

Fugimos por uns dias até Ubatuba, a Costa Rica brasileira. Redescobri minha Pasárgada, o local descrito por Manuel Bandeira, com uma paisagem fabulosa. Um país de delícias:

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau de sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio…
Vou-me embora pra Pasárgada.

Redescobri que existe vida saudável na praia, de segunda a quinta, para além do veneno (vírus vem do latim e significa veneno).

Acervo pessoal – Ubatuba

A partir desse momento, voltamos para capital determinados a cumprir a quarentena em uma casa na praia no litoral de São Paulo, amenizando, assim, a “fadiga da pandemia”.

De acordo com o site do Governo do Estado de São Paulo  existem 15 municípios litorâneos e mais de 600 km de extensão.

Melhores praias do litoral paulista

Uma pesquisa feita pelo DataFolha em 2015, mostrou que as praias de Ubatuba e Guarujá foram escolhidas como as melhores do litoral paulista.

Encontrar uma casa disponível para alugar foi uma missão quase impossível. Muitos proprietários estão passando a quarentena ou seus filhos estão “estudando remotamente”. Encontramos um delegado da capital dando plantão entre as ondas de Ubatuba em pleno horário comercial…acho que em home office!!!

Buscava uma casa para morar. Uma casa não muito engraçada, como cantou, um dia, Vinícius de Moraes: mas uma casa com uma Brastemp, com ou sem TV, um jardim e alguns móveis em bom estado…

Leia também: O direito e o prazer da pausa

No litoral norte, visitei mais de dez casas, mas nenhuma cumpria esses requisitos básicos, e ainda ouvi de dois corretores que deveria eu mesma comprar uma máquina. Simples assim!

Concluí que muitas casas são planejadas para um final de semana; algumas estão sendo destruídas pela maresia e falta de conservação e outras mais novas têm o conceito de compartilhamento de espaços ultrapassados em tempos de pandemia.

Queria apenas uma casa na praia com uma Brastemp!

Acervo pessoal: África do Sul

Nas palavras da Monja Coen, uma casa não deve ser apenas uma edificação, mas um lugar para estar em contato com você na mais íntima união.

O filósofo Gaston Bachelard, na obra A poética do espaço, completa, dizendo que a casa é o nosso espaço no mundo. É nosso universo primário e quando aprendemos a habitar uma casa, aprendemos também a habitar o nosso interior.

Nossa alma é uma morada e quando nos lembramos das casas, dos aposentos, aprendemos a morar em nós mesmos. Vemos logo que as imagens da casa seguem em dois sentidos: estão em nós, assim como nós estamos nelas. 

Guarujá, lugar das minhas memórias

Encontrei essa casa especial abrindo o baú das minhas memórias. No lugar onde conheci a praia pela primeira vez, onde aprendi a ser independente, onde levei o meu melhor namorado para surfar e onde juntos estaremos agora comemorando nossos 20 anos de casados. O GUARUJÁ!

Quem consegue aprofundar suas raízes permanece estável –  Monja Coen, Vírus.

Guarujá possui 27 praias de todos os tamanhos e particularidades. Ao longo dos 22 quilômetros, podemos encontrar praias movimentadas, como Tombo, Pitangueiras e Enseada (com 7 quilômetros de orla); praias distantes como Éden e Mar Casado; e praias exclusivas com acessos mais restritos, como Iporanga e São Pedro, entre outras.

Possui também lugares históricos, como o Forte dos Andradas, criado para proteger a baía de Santos durante a Segunda Guerra Mundial, que hoje abriga o presidente Bolsonaro, em alguns feriados.

Foto: Alexandre Garbin De Souza – Guarujá

E assim seguimos, infelizmente, até o Natal, pois na virada do ano muitos proprietários irão alugar suas casas por valores muito mais elevados para aqueles que acreditam que o vírus não estará mais circulando e a vacina já estará disponível.

Vou vivendo um dia de cada vez, acreditando que as viagens passadas são lembranças felizes; e as futuras, apenas expectativas.

O que temos para hoje é o momento presente. Um presente estar viva com saúde, lendo, aprendendo, caminhando e cozinhando.

Nada existe fora do agora. O passado e o futuro não são tão reais quanto o presente, afinal, o passado determina quem somos e de que forma agimos no presente. E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente – Eckhart Tolle,  O poder do agora.

E em algum futuro, próximo ou distante, o chamado novo mundo será redondo de novo e voltará para o mesmo lugar, podendo receber todas as brasileiras e brasileiros novamente.

Related posts

Como alugar um imóvel na Croácia

Nathália Nascimento

Quanto custa dar uma volta ao mundo

Jéssica Trindade

Como alugar apartamento na Inglaterra

Fabíola Pinheiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação