BrasileirasPeloMundo.com
Aplicativos pelo mundo Portugal

Aplicativos para usar em Portugal

Aplicativos úteis em Portugal - Foto: Pixabay

Nem só de fado, pasteis de nata, glórias e aventuras de um passado distante vive Portugal. Com os pés bem fincados no século XXI, o país tornou-se referência na indústria da tecnologia da informação. E como prova do protagonismo, lembramos que Lisboa foi escolhida pela Google, em 2018, para sediar o centro de serviços destinado a atender Europa, África e Oriente Médio, além de ter recebido, em novembro último, o Web Summit, que vem a ser a maior conferência de TI da Europa.

Em meio a toda essa criatividade, sobram-nos bons aplicativos (em Portugal, chama-se “aplicações”) , muitos produzidos por aqui com o intuito de facilitar o todo dia dessa vida portuguesa. Vamos a eles!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Utilidade pública

Siga

O Siga que responde por Sistema de Informação para Gestão do Atendimento é um aplicativo de grande utilidade, já adotado por órgãos públicos como o IMT e a Segurança Social. Ao acessá-lo, recebemos informações sobre a localização do serviço mais próximo, o número de pessoas a nossa frente, a estimativa de tempo para o atendimento e, o melhor, permite tirarmos senhas digitais antes de nossa chegada e assim administrar o tempo de espera.

EDP Online

A Energias de Portugal disponibiliza este app para que possa enviar os números das leituras de gás e eletricidade, pagar faturas e ter acesso ao serviço de apoio ao cliente.

Farmácias Portuguesas

O app das Farmácias Portuguesas centraliza informações como o localizador de farmácias, permitindo a compra e reserva de medicamentos para posterior coleta e pagamento no estabelecimento escolhido, entre outras facilidades.

CTT Alerta Entregas

Os Correios de Portugal desenvolveram este app que permite o rastreamento de encomendas e correspondências, o encaminhamento para endereço diverso e o pagamento das postagens online, além de gracinhas outras como fazer o upload das próprias fotos e criar postais personalizados.

Empregos 

Net-Empregos

Trata-se do aplicativo não oficial do que é considerado o maior portal de empregos de Portugal, o Net Empregos. Apesar do foco na oferta em território português, também abrange vagas nos demais países lusófonos.

Eures

O aplicativo do Eures que cobre 27 países, em 25 línguas, tem boa performance em Portugal, oferecendo oportunidades de trabalho e aconselhamento em diversas indústrias.

Mobilidade

Epark

O Epark permite estacionar em vagas de rua, pagando-se o parquímetro através do celular. Em complemento, é possível adicionar mais tempo de estacionamento e receber avisos 10 minutos antes do período acabar.

Via Verde

A Via Verde, serviço de portagem que possibilita a passagem expressa pelo pedágio, através da instalação de um dispositivo identificador em seu veículo, desenvolveu um app que também tem a função de parquímetro, além de outras utilidades.

Sapo Transporte

O aplicativo do Sapo, portal de notícias português, junta num único mapa transportes públicos como os Carris, CP, Soflusa e Metro de Lisboa, sugerindo rotas e informando horários.

Gira Bicicletas de Lisboa

Este app informa onde encontrar as estações municipais de partilha de bicicletas, apelidadas de Giras. É possível alugar a bicicleta mediante pagamentos diários (10 euros), mensais (15 euros) ou anual (25 euros).

Carris

O app da Carris também informa percursos e confirma os horários de chegada dos transportes lisboetas, como ônibus (por aqui, “autocarros”) e bondinhos (os “elétricos”).

CATCH UP

Já o CATCH UP, aplicativo dos Comboios de Portugal, faz o mesmo para as viagens de trem.

MobiCascais

Este app foi criado pelo Município de Cascais e integra na mesma plataforma informações sobre ônibus, comboios, bicicletas, estacionamento e car sharing.

Leia também: Aplicativos que facilitam o dia a dia em Madri 

Compras e pagamentos

MB Way

Queridinho dos portugueses e muito popular entre comerciantes e usuários no geral, o MB Way é o aplicativo que permite transferências bancárias e pagamentos em lojas físicas ou online, entre outras funções.

KUANTOKUSTA

Este aplicativo compara os preços de determinado produto em diferentes lojas, apontando onde encontrar o melhor.

Supermercados

Cartão Continente

O app do Continente substitui a versão física do cartão de fidelidade.

LIDL App / LIDL Shop&Go

Enquanto o LIDL app fornece informações mais práticas sobre a localização das lojas e horários de funcionamento, anunciando promoções e abrindo espaço para listas de compras e pesquisa de produtos, o Shop&Go possui leitor de código de barras e facilita o pagamento.

Pingo Doce

O aplicativo do Pingo Doce também substitui o cartão físico, informando sobre produtos e ofertas.

Cultura

Lisbon Street Art

Como o nome entrega, este aplicativo serve de guia para descobrimos as obras de arte urbana espalhadas por Lisboa, informando endereços  e comentando detalhes acerca dos autores e projetos.

Missas de Portugal

E, por fim, um app curioso. O Patriarcado de Lisboa criou esta “aplicação” que fornece horários e localização das missas católicas, além de conteúdo extra relacionado à celebração.

Related posts

Porta 65 – auxílio para pagar aluguel em Portugal

Gabriela Monteiro

5 aplicativos para transferir dinheiro

Daniele Bacelar

A coragem de quem fica no Brasil

Ana Tavela

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação