Apresentando a cidade de Cameron Highlands na Malásia

Montanhas pertinho de Kuala Lumpur

4
119
Advertisement

Apresentando a cidade de Cameron Highlands na Malásia

Antes de me mudar para Kuala Lumpur, eu morava em Buenos Aires, e uma das coisas que eu mais gostava na cidade era aquele clima fresquinho, friozinho, durante todo o ano.

Para quem conhece Buenos Aires sabe que Kuala Lumpur é exatamente o oposto disso. Kuala Lumpur é uma cidade que  vivemos o verão durante todos os dias do ano!

Depois de uns meses morando aqui, bateu aquela saudade do clima fresco das montanhas. Comecei a pesquisar onde poderia encontrar isso aqui pertinho de mim, e foi aí que acabei descobrindo uma cidadezinha chamada Cameron Highlands.

Cameron Highlands está apenas a 3 horas de carro de Kuala Lumpur. Conversando com os malaios pude perceber que ela é bem famosa entre eles, pois é lá que encontramos as principais plantações de chá da Malásia, sendo um destino bem procurado entre eles para passar um final de semana.

A cidade é uma gracinha, relativamente pequena, com aquele clima de montanha, aquele friozinho gostoso!

Cameron Highlands (Tanah Tinggi Cameron: em Malaio) foi descoberta em 1885 pelo britânico Sir Willian Cameron. A cidade só passou mesmo a se desenvolver na década de 1930 quando britânicos e malaios mudaram para região encontrando nela o clima perfeito para desenvolver o cultivo de chá e suas lavouras. Até hoje a cidade conserva um estilo britânico principalmente em suas construções.

Escolhemos nos hospedar no hotel The Lakehouse, uma mansão no estilo Inglês, um dos mais famosos da região pela sua localização, proporcionando ao visitante uma vista linda do lago Sultan Abu Bakar. Em 2015 ele ficou entre os top 10 hotéis da Malásia, e se comparamos custo X benefício vale muito a pena. Eu super recomendo.

A cidade possui alguns pontos legais de turismo, mas sem dúvida o mais legal foi visitar as plantações de chá, a paisagem é realmente maravilhosa. E de se encantar. A plantação mais famosa da cidade é a BOH Tea Plantation, que nos informaram que hoje é a maior plantação de chá que a Malásia possui, exportando inclusive para vários países.

Além das plantações de chá, é possível visitar na cidade também plantações de morangos. Essa é inclusive uma experiencia bem legal, pois você mesmo colhe os seus moranguinhos do pé. Eles são uma delícia, super docinhos e também muito barato.

Fica a dia: se forem lá aproveitem para trazer bastante moranguinhos!

Apesar da cidade ser bem turística, uma das maiores dificuldades lá é a alimentação para quem ainda não está habituado a comer a comida local. A maioria dos restaurantes que vimos lá, inclusive que fomos, era de comida local. Eu particularmente já me acostumei com a comida, e até acho bem gostosa, mas se a pessoa ainda tiver alguma barreira em relação a isso, pode ser que enfrente alguns probleminhas na hora de escolher os restaurantes para almoçar/ jantar.

Leia: onde morar em Kuala Lumpur

A meu ver a  cidade só tem um ponto negativo, o trânsito é caótico!!

Por ser uma cidade pequena, as ruas não são muito largas, a maioria delas é mão e contramão, ou seja, bem estreita. E pelo que eu pude perceber, os Malaios adoram viajar pela Malásia, pois fomos em um final de semana normal, que não era feriado e a cidade de Cameron Highlands estava simplesmente lotada, ou seja, é preciso ter muita paciência para poder se locomover por lá, pois as plantações são distantes uma das outras e o único meio de você conseguir visitar todas elas é através de carro, ou então contratando pacotes nas agências de turismo.

Eu particularmente me encantei com a cidade de Cameron Highlands, apesar do seu transito caótico, com certeza voltarei para poder escapar um pouquinho desse calor de Kuala Lumpur! Passamos um final de semana super agradável nessa cidadezinha aconchegante, acho que é uma visita que vale a pena para quem mora em Kuala Lumpur ou quem tiver alguns dias a mais durante a viagem pelo sudeste asiático.

4 Comentários

  1. Ola Vanessa, meu nome é Leana estou morando a um mês em Kuala Lumpur e estou meio perdida… gostaria de algumas dicas, como mercados, escola pois queria estudar línguas e locais legais.. estou me sentindo meio presa aqui pois não dirijo e tudo me parece longe! Mas está sendo uma ótima experiência! Aguardo seu retorno obrigada

    • Ola Leana tudo bem? Seja bem vinda!!
      Você já conseguiu um apartamento ou ainda esta em hotel? Me fala onde você esta morando que será um prazer estar te dando algumas dicas.
      Você tem razão aqui as coisas são um pouco distantes mesmo ainda mais se você não estiver morando no centro. O lado bom e que táxi é bem barato. Não sei se você conhece mas o aplicativo GRAB é ótimo! Uma dica muito importante para transporte,sempre utilize Grab ou Uber ( ah é sempre bom comparar o preço dos dois antes de pedir viu? Porque tem dia que a diferença é bem significativa) nunca caia na cilada de pegar os táxis azuis… eles são bemmm caros.
      Em relação a escola e mercado eu posso sim te ajudar mas é mais fácil você me falar primeiro em qual bairro esta morando aqui em KL. Eu escolhi morar no centro, então na verdade concentro a maioria das minhas atividades aqui.
      Que bom que esta gostando da experiencia de viver aqui, eu sou suspeita pois amo o fato de todo dia ser uma novidade e poder descobrir coisas novas.

      Beijos,
      Vanessa.

      • Oi Vanessa obrigada pelo retorno, eu já estou em um apartamento, vim acompanhar meu marido ele está trabalhando, estamos em Selangor, nossa achei incrível ter uber aqui!! Ainda não me adaptei ao grab mas o uber está me salvando, mas para sair a distância não é problema, meu marido tem carro, estamos querendo conhecer coisas novas! Me fale qual mercado é bom? Se vc souber tmb centro de estética. E se tem algum lugar que vc acha legal conhecer!!
        Obrigada!!

        • Oi Leana, a que ótimo, fica bem mais fácil quando já estamos instaladas no nosso AP.
          Sim o Uber e muito bom mesmo, mas assim que se adaptar ao Grab faca o que te sugeri, de verificar sempre os dois pois como te disse tem dias e horários que a diferença e bem significativa.
          Supermecado eu indico para compras pesadas o Tesco e o Lulu, pois os preços dele são super em conta. Eu não sei se esses supermecados ficam perto para você, mas como vocês já estão com carro fica bem mais fácil.
          Aqui tem muito lugar legal para conhecer, o que você gosta de fazer? Museus, parques?

          Beijos,

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.