BrasileirasPeloMundo.com
França

Apresentando Toulouse

Sou recém chegada em Toulouse, moro aqui há apenas 6 meses. É mais fácil dizer que moro pelos ares e tiro algumas férias em Toulouse. Nesses seis meses, três foram viajando por diferentes países a trabalho, e os outros três meses “picados”, fiquei por aqui.

Isso me impossibilitou de iniciar um curso de francês, já que não há chances de trancar. Pois é, a barreira do idioma pesa e muito, pelo menos para mim, pois me sinto deslocada algumas vezes e, enquanto isso, vamos dando um jeito com inglês no meio de algumas palavras.

Toulouse é uma cidade, ao meu olhar, rica em diversidade, com características e públicos de diferentes tipos. É conhecida como a cidade “Rose”, por causa da coloração dos seus prédios avermelhados – por aqui as pessoas a chamam de cidade “Rouge”.

É uma cidade estudantil e industrial. Em Toulouse, está a terceira universidade mais antiga da França que leva o nome da cidade, Universidade de Toulouse, fundada em 1229. Contudo, temos diversas outras universidades, algumas delas, voltadas para cursos na área aeronáutica, já que é aqui a principal sede da segunda maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo, Airbus (ou Airbius – como os franceses dizem e adoram quando dizemos assim também), e onde muitas outras empresas aeronáuticas têm suas filiais, afinal, uma coisa puxa a outra. A fabricante ATR (aeronaves menores), também tem sua sede aqui.

Claro que quando você vem de um país como nosso, a princípio, tudo é maravilhoso: cultura, educação, respeito, mas passados alguns meses, vamos nos “tornando de casa” e começamos a nos acostumar. No final das contas, tudo isso é normal para eles e começa a ser normal para nós.

Uma peculiaridade da França (Toulouse, digo eu), é sobre os feriados, precisamente os que caem no domingo. Quando isso ocorre, há uma ponte na segunda e, pelo que observei é facultativo, no entanto, quase todo o comércio absorve isso. Achei estranho no início, já que sempre me esqueço. Essa semana mesmo, saí toda feliz na segunda-feira e tinha me esquecido completamente do feriado no domingo.

Mas o que fazer aqui?

Como em toda a Europa, há muitos museus e igrejas que já valem a sua viagem. Já fiz um tour por algumas igrejas e catedrais, como a Notre-Dame la Daurade, Saint-Sernin, Saint-Jérôme e Notre-Dame du Taur. Essas são bem próximas e você consegue fazer todo o trajeto a pé. Como tudo é facilitado por aqui, você pode “pegar” uma bicicleta e dar um rolé durante 30 minutos grátis e após esses 30 minutos, há valores cobrados de acordo com o tempo. Não tenho certeza, mas acho que o máximo a ser cobrado são €2,00 (dois euros) por dia. Esse serviço fica disponível 24h/dia, mas há necessidade de realizar um cadastro antes.

Para maiores informações sobre as bicicletas, veja abaixo:

Velo Toulouse

App AllBikesNow

Na Place du Capitole, há vários restaurantes, cafés e bares. É o coração de Toulouse e onde está localizado o “museu” Capitole (museu, prefeitura e teatro), local onde também são celebrados casamentos. Fica aberto para visitação diariamente, mas é sempre bom checar, pois acredito que mude os horários de acordo com as estações ou possíveis eventos.

É um local lindíssimo, com uma maravilhosa exposição de pinturas, sem falar na arquitetura do prédio que já vale a visita. Realmente vale a pena dar uma passada por lá e se encantar, o tour é bem rápido.

Na própria praça há diversos cafés e restaurantes, afinal os franceses sabem como ninguém fascinar com sua gastronomia, até um simples café, vira uma obra-prima. Não deixem de pedir em alguns desses cafés, a “sobremesa” Cafè Gourmand (é café guloso mesmo em nosso idioma) e já dá pra imaginar o motivo. Sempre que posso, entro em algum café que acho interessante e faço a minha degustação. Há diferentes tipos, o café é sempre expresso, mas os acompanhamentos variam de local para local. Esse da foto, por exemplo, é o Cafè Gourmand do Cafè Albert da Place du Capitole, apaixonante!

Fonte: Arquivo pessoal

O que mais amo fazer aqui, é provar diferentes doces, comidas e sempre que posso, faço as duas coisas porque aproveito para conhecer um novo lugar e um novo sabor. Atualmente, estou em busca do crème brulèe perfeito, acho que daria um livro.

Outro local que indico para visitação é a Cidade do Espaço. No site, há um calendário com datas e horários. É uma viagem e tanto, principalmente para as crianças, mas adultos também curtem. Você tem a chance de entrar em uma nave espacial, fazer uma viagem ao espaço pelo olhar de uma tripulação, observando nosso planeta de cima e também pode conhecer um pouco sobre os planetas vizinhos. É realmente mágico e curioso. Há diversas atrações e logo na entrada, você recebe um guia com a agenda do dia.

Um passeio ao ar livre, para um simples picnic, café ou conversa informal, é caminhar às margens do rio Garonne. Vocês encontrarão famílias, casais, amigos e muitos estudantes por ali, curtindo o sol. Além disso, é um belo local para a prática de esportes.

Em Toulouse tenham atenção redobrada ao atravessar a rua, não pelos carros, mas por causa das bikes e patinetes que são muitos utilizados por pessoas de todas as idades, desde crianças bem pequenas à idosos, algo que considero bem legal.

Esse foi um pouco do meu olhar sobre Toulouse que gostaria de compartilhar com vocês. Com a chegada da alta estação no continente, muitas atrações surgem e passeios também, por isso, estou bem curiosa e aguardando por elas.

Related posts

Coisas que nem todo turista sabe quando vem a Paris

Rosana Alcântara

Férias de verão na Córsega

Rosana Alcântara

Meus pais estão doentes e eu moro fora do país

Stela d'Escragnolle Klein

3 comentários

Solange Santiago Julho 24, 2017 at 1:07 am

Oi Rafaela ! Gostei muito do entusiamo e a paixão com que você escreveu este testo. Foi com as suas experiencias que vim a conhecer uma parte da França onde ainda não estive. Obrigada por compartilhar.
Gostei tambem de ver que temos algo em comum, nasci em São Paulo, fui criada em Santos e passei minha juventude no Guaruja. Que tempo bom assistir o surf nas Pitangueiras.
Hoje vivo na Suiça Francesa e sempre que posso dou uma esticadinha até a França para comprar tecidos e material de arte.
Boa sorte e sucesso.
Sol

Resposta
Rafaela Honorato Julho 24, 2017 at 9:30 am

Oi Solange… Muito feliz que você tenha gostado e principalmente que possa ter viajado e conhecido um pouco de Toulouse através do post. Impressionada com as coincidências que a vida nos revela, voce ter curtido minha amada cidade que continua do mesmo jeito, com muito surf (rs). Que delicia deve ser o lugar que vive, tenho muita curiosidade por conhecer…Muito obrigada e espero que goste dos próximos. Bj Gde!

Resposta
Jeane Julho 15, 2018 at 11:35 pm

Olá como é Toulouse para crianças de 3 anos? Vou com meu filho em agosto. Ha feriado em agosto?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação