BrasileirasPeloMundo.com
A Mulher na Sociedade Pelo Mundo Qatar

As mulheres muçulmanas e o uso do véu

As mulheres muçulmanas e o uso do véu.

Antes de pisar em terras árabes, sabia muito pouco sobre a vida por aqui. Vim carregada de preconceitos, acreditava que as mulheres eram obrigadas a se cobrir da cabeça aos pés (algumas são rs), achava que todas se vestiam da mesma forma. Imagine o tamanho da minha surpresa quando fui a primeira vez a um shopping e vi mulheres com vários figurinos diferentes! Era toda de preto com o rosto tampado, toda de preto apenas com os olhos de fora, ou com o rosto todo aparecendo. Vi mulheres usando roupas e véus coloridos, roupa ocidental e véu, as vezes turbante, o mais chocante foi saber que algumas muçulmanas não usam véu algum.

Hoje o véu é associado a regimes opressores, mas a verdade é que o ato de cobrir a cabeça é anterior ao islã e já foi adotado também por outras religiões como o judaísmo e no início do cristianismo.

O uso do véu pela menina muçulmana pode estar condicionado à puberdade, à idade ou à escolha pessoal, dependendo da linha religiosa e da tradição da família.

A diversidade de véus e vestimentas tem a ver com a diversidade de cultura. O Corão, livro sagrado para o islã, diz apenas que a mulher deve se cobrir para não despertar o desejo nos homens e se vestir de forma modesta. Vejamos:

Ó profeta, dizei a vossas esposas, vossas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”

(Al Corão surata 33:59)

A verdade é que, como o islã foi uma religião de conquista, cada lugar em que ele foi introduzido acabou por incorporar coisas de sua própria cultura a religião.

O Qatar, por exemplo, tem a tradição beduína como pano de fundo. O povo beduíno era nômade e vivia no deserto, dizem que apenas as mulheres mais bonitas tinham seus rostos cobertos para que ninguém pudesse ver a beleza delas e as sequestrar.

É importante lembrar que a maioria dos muçulmanos não julga necessário cobrir o rosto, entretanto uma minoria considera obrigatório ou altamente recomendável fazê-lo.

Desfilando com uma abaya (veste tradicional) e um pequeno véu de lado apenas simbólico. Como é um desfile de moda não caia bem o uso dos véus tradicionais.
Desfilando com uma abaya (veste tradicional) e um pequeno véu de lado apenas simbólico. Como é um desfile de moda não caia bem o uso dos véus tradicionais.

A vestimenta mais famosa é a burca, todo mundo me pergunta se eu tenho que usar. Pela milésima vez, não (para saber como me visto confira esse e esse texto lá no DesbravaDoha). Essa vestimenta foi imposta pelo regime talibã no Afeganistão, mas antes disso ela não tinha nenhuma ligação com o islã e era usada para cobrir o corpo da mulher como símbolo de status.

Um que é bastante usado aqui no Qatar é o Niqab. Em árabe significa máscara e sempre foi usado na península arábica pelos povos beduínos. Ele cobre todo o corpo da mulher com exceção dos olhos. O país em que as mulheres usam mais essa vestimenta é a Arábia Saudita.

O chador, que em persa significa tenda, é uma roupa típica do Irã e está ligada aos xiitas, seu uso se tornou obrigatório nesse país após a revolução islâmica de 1979. Ele geralmente é preto, mas também pode ser de outra cor, o importante é ser discreto. Ele é composto de um tecido único que cobre a cabeça e o corpo, deixando o rosto a mostra.

Leia também: cinco motivos para morar no Qatar

O hijab é um lenço que cobre a cabeça, orelhas e pescoço muito usado pelas muçulmanas do norte da África e pelos adeptos do Muslim Brotherhood (“Irmandade Muçulmana”).

Pelas muçulmanas asiáticas, o véu mais usado é o khimar. Ele é como o chador porém mais curto cobrindo a cabeça, pescoço e os ombros; o interessante sobre ele é que é o véu usado na época em que o Corão foi escrito.

“… Que cubram os peitos com o seu “khimar” (véu)… “

(Al Corão surata 24:31)

A al- amira é o tipo de véu mais usado no mundo. Foi adotado em diversos países árabes após revoluções feministas nas quais as mulheres optaram por abandonar o niqab. Ele é composto por duas peças, uma touca e um lenço, e aqui as cores seguem as preferências de quem o veste, pode abusar do colorido, estampado, ou pode ficar no basiquinho mesmo.

A shayla surgiu no mesmo contexto da al-amira só que é mais ousadinha. Quem a usa pode deixar partes do pescoço ou cabelo à mostra. As meninas mais novas geralmente usam essa opção. O lenço é retangular e também pode ser colorido, enfeitado com pedrinhas, com estampa de oncinha, também no gosto de quem usa.

Ilustração por @bernardoilustra
Ilustração por @bernardoilustra

Mesmo com todos esses tipos de véu, algumas mulheres optam por não usar nenhum. No Líbano, por exemplo, é considerado mais adequado não usá-lo, mesmo a maioria da população sendo muçulmana. Tenho amigas que não usam, tenho amigas que optaram por usá-lo após o casamento.

Leia também: o que é proibido fazer no Qatar

Acredito que as vestimentas que cobrem todo o rosto em breve deixarão de ser usadas, não por preconceito, mas por motivos óbvios. Ano passado teve um caso de uma mulher nos Emirados Árabes que matou uma professora americana dentro de um shopping, como ela estava toda coberta não foi possível reconhecê-la tão facilmente.

Para nós ocidentais é no mínimo curioso e não tem uma pessoa que não sinta vontade de vestir pelo menos uma vez a roupa tradicional da região. Devemos nos despir de preconceito e aceitá-las como são. O que antes eu achava estranho hoje eu acho até bonito.

Related posts

Qatar – Educação pré-escolar

Thais Cunha

Porque me tornei feminista em Sydney

Letícia Hughes

Meu primeiro emprego no exterior

Sara Martins

19 comentários

Ingrid Março 12, 2016 at 11:25 am

Nossa que interessante, mesmo morando aqui não sabia esses nomes e o motivo de tds essas diferenças! Ameiiii o post!

Resposta
Thais Cunha Julho 2, 2016 at 3:28 pm

=)

Resposta
Alexandra Julho 24, 2018 at 2:22 pm

Olá Thais tudo bem?sou Alexandra mulçumana ,Véu islâmico só mulçumana .Moro em Brasil uso nijab.Porque religião não país.
SEU TEXTO TUDO ERRADO,SOBRE VÉU….
mais precisando informação estou disponível para ajudar😙 beijo linda forte abraço.

Resposta
Maria José Março 12, 2016 at 11:25 pm

Amei essa matéria !7

Resposta
Thais Cunha Julho 2, 2016 at 3:27 pm

S2

Resposta
Solange Porto Abril 4, 2017 at 4:44 pm

Acho ridículo as mulheres cobrirem o rosto. Por que só as mulheres, e os homens podem fazer o que quiser? MACHISMO PURO! Espero que elas abram os olhos e se valorizem! Os homens não são donos das mulheres!
Solange Revoltada com o Machismo Muslim!

Resposta
Vivian Kulpa Abril 6, 2017 at 7:51 am

Olá, Solange

Transcrevo abaixo o comentário da colunista Thais Cunha:

“Sugiro a leitura deste artigo que trata do femininsmo no Qatar: http://www.brasileiraspelomundo.com/qatar-feminismo-em-pauta-311445689
Para nós que estamos de fora, de fato, é revoltante, mas quando você é inserido na cultura passa a ver que existem várias nuances sobre um mesmo fato.”

Resposta
Walace Rodrigues Fevereiro 8, 2018 at 10:12 am

Eu tenho amigas que usam o niqab elas não gostam mais dizem que é melhor usar do que ser estrupadas 😑

Resposta
rustyrockets Abril 4, 2017 at 10:13 pm

Gente não sei, eu morei no oriente medio en na verdade vejo informações aqui que não sao verdadeiras ou bastante incompletas, é melhor se informar melhor… :/

Resposta
Vivian Kulpa Abril 6, 2017 at 7:54 am

Olá, rustyrockets

Transcrevo abaixo o comentário da colunista Thais Cunha:

“Não é porque moramos fora que nos tornamos especialistas sobre as coisas. Este post foi fruto de pesquisa, temos que escrever tudo de forma resumida já que não podemos ultrapassar de 1.200 palavras. Se você quiser, pode mandar um email com o que julga estar errado que eu verifico a informação.”

Resposta
Viviane Abril 5, 2017 at 12:37 am

A dúvida é: elas gostam?

Resposta
Alexandra Julho 24, 2018 at 2:18 pm

Sim,Viviane.Prazer sou Alexandra,mulçumana .Uso dois véus nijab e hijab.Nijab uso frequência sou brasileira.

Resposta
luciana Novembro 8, 2017 at 1:52 pm

quando nos vemos o que acontece no brasil muitos brasileiros viram mulsumanos. E estas pessoas que matam pelo nome de Deus chegam toda cuberta com ar de santa e mata. Vejam o que acontecem na europa e um exemplo.

Resposta
Marcelo Emanoel Dias Barbosa Abril 8, 2018 at 12:16 am

Salam!

Sou suspeito pra opinar sobre o uso ou não de “burcas” até porque, sou muçulmano e homem né hehehe mas, como o Alcorão não obriga ficar usando burca ou niqab, acho um tremendo exagero a sua utilização até porque, como foi abordado, envolve questoes de segurança também, tem algumas que, no Brasil, usam mesmo assim, enfim, se sentem mais a vontade assim, fazer o que.

Resposta
Alexandra Julho 24, 2018 at 2:25 pm

Sim verdade Marcelo.Também sou mulçumana tenho relacionamento sério,uso nijab.Gosto muito

Resposta
Fernanda Junho 22, 2018 at 5:35 pm

À partir de qual idade as muçulmanas começam a usar o véu?Gostaria muito de saber.Desde já agradeço 🙂

Resposta
Carlos Julho 24, 2018 at 2:02 am

Creio que seja a partir da puberdade.

Resposta
Kátia Setembro 16, 2018 at 9:15 pm

Amei a matéria. Estou indo para Bahrein e Arábia saudita em breve. Gostaria de milhões de informações e dicas. todas bem vindas. Comida, transporte, vestuário como sou brasileira ( turista), tenho curiosidades e dúvidas. Desde já agradeço

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 17, 2018 at 1:45 pm

Olá Kátia,
A Thais Cunha, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação