Cabelos, acessórios e penteados na Bélgica.
De Maria Antonieta – a contraditória rainha da França, que perdeu a cabeça e seus lindos adereços ao ser guilhotinada em praça pública, cujo vestuário atípico e cheio de acessórios ditou moda entre as mulheres da corte – à austera Gabrielle Chanel, ou Madame Coco, como carinhosamente era chamada, com seus chapéus e penteados, os acessórios para cabelos sempre tiveram um lugar de destaque no mundo da moda.
Ao longo dos anos, os cabelos foram decorados conforme o contexto histórico e político da época. Do luxo ao minimalismo do pós-guerra, das perucas encaracoladas, arrematadas em coques enormes ao simples corte chanel, o cuidado com os cabelos faz parte da rotina feminina, mexe com a vaidade e com os hábitos de cada mulher, e um simples grampo pode fazer toda a diferença para ela.
Atualmente, os acessórios são múltiplos e enfeitam a cabeça das mulheres, independente da idade. Com chapéus e turbantes, lenços, tiaras e headbands, amarrações, purpurina nas raízes, tranças, presilhas e grampos, coques ou com um simples rabo de cavalo, os cabelos têm chamado a atenção, tamanha é a variedade de penteados e acessórios femininos. E mal acabou o ano de 2015, 2016 já está aí cheio de tendências para mudar, um pouquinho, a cabeleira da mulherada.
Com a função de abrigar e proteger a cabeça, os chapéus são cada vez mais usados e a variedade de modelos, cores e formas, fazem do acessório o “queridinho” das mulheres. O famoso chapéu floppy, aquele com abas largas e usado na década de 70, segue em alta, protegendo do sol e da chuva e dando um ar “setentinha” ao look. Outro modelo de chapéu que não tem jeito de ir embora é o panamá, que deixa o visual mais despojado e com “cara de praia”.
Para enfeitar, o fascinatour é uma ótima opção e fecha com cerimônias mais chiques também. É um lindo acessório e pode ser decorado com materiais nobres, como plumas, rendas e pedrarias. As noivas adoram!
Moda: Cabelos, acessórios e penteados – Os acessórios queridinhos para 2016
Se 2015 foi marcado por cabeças enfeitadas, acessórios com referência africana, como turbantes e lenços coloridos enrolados à cabeça, 2016 também está cheio de modismos. Os enfeites estão lindos e merecem toda a atenção. São eles:
Fitas de Cabelo: são as grandes apostas e voltaram com tudo. Em cetim, peles ou pedrarias, as fitas podem ser finas ou grossas, e dão um toque de princesinha ao visual. O acessório em pedraria pode ser usado em ocasiões mais finas, como joias. Para deixar o enfeite mais artesanal, as fitas podem vir com um laço mimoso, feito na hora.
Headbands: versátil, o acessório segue atual em 2016. Com flores, bijuterias ou fitas, vai do trabalho à festa e pode ser usado, também, como tiara, faixa ou como colar.
Presilhas e joalheria: têm o propósito de enfeitar o penteado e podem ser com pedrarias ou, simplesmente, presilhas decoradas. Com o cabelo solto, as presilhas dão forma ao rosto. Nos coques, além de enfeitar, as presilhas podem auxiliar, também, a forma do penteado. Assim como as fitas em pedrarias, a joalheria serve perfeitamente para ocasiões mais chiques.
Lenços, turbantes e laços: como em 2015, os acessórios seguem em alta. No caso dos lenços, podem envolver também o rabo de cavalo sob laços. Se estiver envolto à cabeça, um simples laço próximo ao topo agracia o visual, com referência pin-up. Mas, se a intenção é deixar o look sensual e aventureiro, faça a amarração atrás, deixando as pontas do lenço misturadas aos fios soltos.
Ganchos: são simples grampos que ajudam a dar forma ao cabelo. Têm referência retro e devem vir em quantidade, à mostra.
Moda: Cabelos, acessórios e penteados – Só penteados
Mas se você é daquelas que prefere não abusar de misturas mas quer apenas dar um up e mudar o penteado, siga as instruções:
Tranças: são chiques e podem ser feitas de diversas formas. Em cabelos longos, as tranças embutidas, escama de peixe ou misturadas ao rabo de cavalo, são excelentes opções para aproveitar o comprimento dos fios. Para cabelos médios, as tranças podem fazer a versão “tiara” e vir junto ao coque, emoldurando o rosto delicado. Super charmoso!
Meio coque: essa foi a principal novidade do outono/inverno 2015. E para 2016, o meio coque já ganhou muitas adeptas que gostam de penteados desconstruídos e cheios de estilo. Do visual “podrinho” à versão bem estruturada, o penteado está cada vez mais popular entre as mulheres versáteis. E aí, vai encarar?
Aí estão muitas opções para mudar o visual sem precisar cortar os fios!
Au revoir!
Links relacionados:
Fotos: acervo pessoal
1 Comment
Adorei o site.