BrasileirasPeloMundo.com
África do Sul Turismo Pelo Mundo

Clarens, a jóia do estado livre oriental, na África do Sul

A primeira vez que fui a Clarens, na África do Sul, era inverno e estávamos com alguns amigos. Me apaixonei e coloquei na cabeça que teria que voltar com minha mãe.

Em dezembro de 2015 recebemos a visita da minha mãe e meus sogros. Era meu aniversário e, em vez de uma festa, escolhi passar alguns dias em Clarens. A cidadezinha não fica longe de Joanesburgo, são 336 km. Foi uma ótima opção para viajar com a nossa Maria Antonia, de 20 meses.

Em nosso itinerário, decidimos passar um dia em Bethlehem, um pouco antes de Clarens. Ficamos hospedados em um alojamento chamado Lions Rock, um santuário dos “big cats”.

Vista do lodge Lion's Rock
Vista do lodge Lion’s Rock

Não chegamos a conhecer a cidade de Bethlehem; ficamos apenas neste alojamento, o que eu achei o máximo, pois o lugar é lindo e a única coisa que se ouve são os rugidos dos leões, e o mais legal é a importância do trabalho deles. Uma organização chamada Four Paws (quatro patas) fornece um local apropriado e vida longa a animais que são capturados em condições inadequadas em zoológicos, circos ou cativeiro privado ao redor do mundo. Eles têm um grande número de leões, tigres, alguns leopardos e chitas.

Entre as atividades que o alojamento oferece está incluso um passeio para conhecer os animais que estão sendo cuidados – é muito legal conhecer a história de cada um e ver a diferença entre o dia em que chegaram no santuário e quão bem cuidados foram. Eles também têm trilhas para caminhadas, passeio a cavalo ou quadriciclos. Para quem precisa de descanso, esse é o lugar! É revitalizante.

Saímos de Bethelehem e continuamos a viagem até Clarens. Eu tinha em mente que a vila não estaria com muitos visitantes, acreditava que o inverno era a melhor época para visitar a cidade. Me enganei, no verão tudo também é lindo por lá. A cidade é um ponto de encontro de artistas renomados; para quem gosta de arte, é um excelente destino. Conhecida também por suas galerias de arte, vistas panorâmicas e clima agradável.

Existem alguns hotéis pela vila, mas eu aconselho a estadia em chalés ou casas para entrarem no clima “casa de campo”, melhor ainda se for uma construção com pedras de areia. Também sugiro uma atividade ao ar livre para conhecer a região. Vale tentar rapel, tirolesa, uma volta a cavalo, quadriciclos ou mesmo uma boa caminhada. Tem pesca, busca por fósseis, rafting e para quem gosta, golfe.

 

junho 2013
Junho de 2013. Foto: arquivo pessoal

Você encontra restaurantes para todos os gostos e, em alta temporada, música ao vivo e pubs bem agitados.
Não posso deixar de contar sobre o encontro com a Karin. Estávamos passeando pela vila, minha mãe e minha sogra mais à frente, quando as vimos entrando em uma padaria e nunca saíam de lá. O que aconteceu? Elas estavam conversando mega felizes com a Karin, que também é brasileira e vive em Clarens há quase cinco anos; ela trabalha em uma padaria, a The Courtyard Bakery and Café, que tem os melhores bolos, sobremesas e pães. No dia seguinte, fomos tomar café da manhã lá e eu finalmente pude conhecê-la. Sorriso lindo, super simpática e me deu um abraço muito gostoso. Sabe aquele sentimento de finalmente encontrar alguém “conhecido”? Foi bem assim. Se você for a Clarens, não deixe de visitá-la! Trocamos e-mails e eu pedi a ela que me falasse um pouco mais sobre a vila, ela me passou muitas dicas boas que vou deixar registradas aqui para vocês.

Clarens fica lotada nos finais de semana e feriados prolongados. Normalmente neva no inverno, o que deixa o lugar ainda mais encantado, mas adivinhem? Há dois anos isso não acontece.

E quando neva tudo fica mais bonito (foto de Karin)
E quando neva tudo fica mais bonito (foto de Karin)

O local também fica muito perto de um país chamado Lesoto, onde existe uma pista de esqui que atrai muita gente. Na última vez em que fomos, perdemos a oportunidade porque um dos nossos amigos estava sem o passaporte, aí não entra, né?

Outro lugar muito famoso pelas redondezas é o Golden Gate Highlands National Park, que fica a 17 km de Clarens. No local há um penhasco formado por pedras de areia, inclusive a de cor vermelha, que é a mais famosa e mais encontrada nessa região.

Aí estão alguns bons lugares onde estivemos: ClementinesClarens Brewery, Purple Onion, Clarens Artichoke Restaurant, The Post House, Artist’s Cafe, The Courtyard Bakery and Cafe, Highlander Bistro. A reserva para a maioria dos restaurantes é indispensável.

Há muitas lojas maravilhosas com produtos artesanais. Calçados e bolsas em couro e produtos derivados da cereja, como licores e geléias, fazem sucesso na Cherry and Co, principalmente em outubro e novembro. E as muçarelas defumadas, com pesto ou pimenta? Feitas na fazenda Noah Cheeses e vendidas no CinnaBar, são bastante procuradas.

Entre Clarens e Fouriesburg (Foto Karin)
Entre Clarens e Fouriesburg (Foto Karin)

Para vocês terem uma ideia da beleza do lugar, Clarens é um dos destinos mais famosos para casamentos. Muitos hotéis-fazenda são alugados para este fim. Você acha que é bonito ou não? A cidadela tem um quê de inspirador, um ar de romance e tempos antigos.  A estrada para Fouriesburg possui lindas paisagens e é famosa entre os motociclistas. Já estamos programando uma visita.

São tantos lugares lindos, coisas gostosas e atividades que não acabam mais.

Related posts

Creta é a ilha das lendas e tradições

Amanda Fontenele

Onde curtir a neve e o inverno chileno

Isabela Vargas

Safáris na África do Sul

Michelle Braga

6 comentários

Debora Março 7, 2016 at 2:53 am

Lembro de tudo isso em tempo real… Mto feliz que vc conseguiu levar sua mamys. Saudades. Bjos

Resposta
Thaís Helena Março 20, 2016 at 8:26 pm

Oi Dé!
Queremos sempre fazer tudo de melhor quando a família está por perto não é mesmo?
Beijão

Resposta
http://www.viajandoomundo.net/ Março 16, 2016 at 12:13 pm

Nunca tive a oportunidade de viajar para africa, com certeza deve ser uns dos proximos destinos meus de viagens.

Resposta
Thaís Helena Março 20, 2016 at 8:25 pm

COm certeza você irá adorar!
abraços

Resposta
Marcilio almeida Julho 3, 2016 at 8:06 pm

Adorei as informações , estou indo pra a africa por convite de uma família amiga e quero fixa residencia e emvreve levar afamilia , me fale um pouco mais , Colégio saúde

Muito obrigado

Resposta
Thaís Helena Julho 4, 2016 at 6:08 am

Ola Marcilio! Aqui no blog temos muitas informações para quem esta de mudança para o pais. Alem disso você também pode procurar grupos que te interessem pelo facebook. Existem vários.
Qualquer duvido estou por aqui. Boa sorte na mudança!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação