Como economizar no supermercado na Noruega

0
302
Fonte: Pixabay
Advertisement

Como economizar no supermercado na Noruega.

Um dos primeiros choques que você leva quando se muda ou vem visitar a Noruega é com o preço de tudo aqui. Mesmo sabendo que o país normalmente figura entre aqueles com o custo de vida mais elevado do mundo, ainda assim é um choque ver o quão caro tudo custa.

O interessante é que, mesmo os salários do país tendo um nível elevado, mesmo para os noruegueses e pessoas que moram e tem sua vida construída aqui, o simples ato de sair para ir ao restaurante ou para o bar tomar uma cerveja é algo ocasional. Então, mesmo que você esteja apenas de viagem, prepare-se para gastar dinheiro se quiser sair por aqui, porque dificilmente será algo barato.

Mas como tudo na vida, existem formas de se contornar esta questão, principalmente nas compras de mercado. Enquanto que as promoções com produtos alcoólicos são proibidas, é possível encontrar preços mais baixos em quase todos os outros produtos, e conseguir descontos em diversos outros.

Leia também: Choque cultural dói?

Se você mora ou pretende vir morar aqui, as dicas abaixo são muito valiosas. Se pretende apenas visitar, mas não tem um orçamento elevado, também vale a pena conhecer essas informações.

Para economizar nos seus gastos com comida na Noruega, é essencial que você conheça uma seção especifica dos supermercados, dois aplicativos de celular e dois programas de fidelidade.

Seção de desconto

Enquanto isso já e uma prática comum em diversos países, no Brasil ainda não temos esse costume. Aqui na Noruega quase toda rede de supermercado tem uma pequena seção de produtos com data de vencimento expirada, mas que ainda estão em condições de serem consumidos.

Leia também: Transporte público na Noruega

Ali é comum achar produtos com até 50% de desconto. Nunca se sabe o que se vai encontrar, mas se você precisa economizar, garimpar essa seção pode ajudar bastante. Mesmo que seja possível encontrar produtos o dia inteiro, o melhor horário para visitar essa seção é assim que o mercado abre.

Aplicativo para celular “TooGoodToGo”

Esse aplicativo não é exclusivo da Noruega, diversos países na Europa já estão utilizando o mesmo. Ele funciona de forma bem simples: mercados, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos disponibilizam para o usuário sacos de produtos que estão com data de vencimento expirada no dia para compra.

Contudo, geralmente não é informado quais produtos exatamente você estará comprando. Eles dizem as possibilidades, mas não há nenhuma certeza do que virá na sacola.

Ainda assim, dependendo do local onde você compra, pode ser uma boa opção. Nem todas as cidades da Noruega possuem locais cadastrados, mas já é possível usar o aplicativo nas maiores cidades do país.

Aplicativo para celular Mattilbud

Esse talvez seja o mais importante aplicativo para se ter quando você se muda para a Noruega. Ainda que o mesmo não seja utilizado para compras, é nele que toda semana as promoções de todos os supermercados podem ser encontradas. Ele compila as informações e facilita demais a vida de quem precisa dar aquela economizada no orçamento.

Além da divisão por supermercado, também é possível pesquisar por categoria, como carne, queijo, refrigerante, produtos de limpeza etc. Dessa forma você pode programar as suas compras da semana baseado nas promoções existentes

Programa de Fidelidade Trumpf

Esse programa funciona em diversos mercados que são da mesma rede (Joker, Kiwi, Meny e Spar). Você pode baixar o aplicativo no celular e o usa para escanear os preços, ou cadastra o seu cartão em um desses supermercados. A cada compra você acumula pontos, que são imediatamente adicionados à sua conta.

Ainda que o bônus de cada compra seja baixo, o legal desse aplicativo é que esse desconto pode ser convertido para pontos na SAS (empresa aérea) ou para hotéis da rede Nordic Choice ou, ainda, depositados na sua conta.

Também é preciso ficar atento, pois em determinadas quintas-feiras (se você cadastrar o seu celular você receberá um SMS avisando) o bônus é triplicado.

Programa de Fidelidade Rema 1000

Esse programa funciona de forma similar ao Trumpf, podendo usar o aplicativo ou o cadastro do cartão, porém os pontos não podem ser transferidos. Neste programa, apenas descontos nas compras são possíveis.

Mesmo assim, uma grande vantagem desse programa é o fato que os 10 itens que você mais compra ganham 10% de desconto, o que pode ser extremamente vantajoso. E como essa costuma ser a rede de supermercados mais barata do país, conseguir descontos nela pode ajudar bastante a manter o seu orçamento.

Apesar de ser um país extremamente caro para se viver, existem formas de se conseguir economizar na Noruega e fazer com que suas compras não afetem de forma tão pesada o seu orçamento.

E mesmo que você esteja apenas a passeio por aqui, ainda assim é possível reduzir os custos da sua viagem sendo criativo com suas compras no mercado. E conhecer as possibilidades de desconto acima é essencial para conseguir adquirir mais produtos e gastar menos dinheiro.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.