BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para viajar sozinha

Como planejar uma viagem?

Quem me conhece bem sabe que viajar é uma das minhas paixões e, talvez por isso, de vez em quando pessoas me questionam se é muito difícil organizar uma viagem. Para alguns, pode até parecer algo muito complexo, mas confesso que para mim, além de ser algo muito prazeroso é uma maneira de começar a viajar na viagem. Pensando nisso, pretendo compartilhar com vocês algumas dicas de como organizar e planejar uma viagem.

Primeiramente, você deve pensar quais são os locais que gostaria de conhecer. Faça sua lista sem medo de ser feliz. Pode até parecer algo bobo, mas é assim que começa. Também pode acontecer de você escrever locais que a princípio, lhe pareçam quase impossíveis de conhecer um dia, mas a ideia é fazer com que você crie sua lista de viagens para realizar em algum momento da sua vida. Não custa nada e não precisa ter medo, garanto!

teaching-928637_960_720

Depois que essa lista de desejos estiver pronta, a segunda pergunta que você deve ter em mente é: quanto tempo tenho disponível para viajar? Esta pergunta é importante para você começar a pesquisar sobre o lugar, clima, verificar o que gostaria de fazer e conhecer.

Muitas pessoas aproveitam o período de férias no trabalho e/ou estudo para fazer a viagem dos sonhos, no entanto, é importante pensar também no tipo de clima que mais lhe agrada para viajar. Sei que muitas pessoas só conseguem viajar justamente durante as férias escolares no Brasil, comum acontecerem no meio e final do ano, mas será que o clima na localidade escolhida estará do jeito que você mais gosta? É importante salientar que a questão climática na alta temporada (seja no inverno ou no verão) normalmente impacta diretamente no preço da sua viagem, por isso, pense carinhosamente nesta questão.

Ah, você deve estar se perguntando: Tudo parece lindo, mas quanto custa viajar? Na minha opinião, antigamente era muito mais difícil viajar, mas atualmente penso que se houver foco e planejamento é possível viajar para onde quer que seja. Há anos atrás, somente pessoas abonadas se davam ao luxo de cruzar fronteiras, contudo a concorrência entre as companhias aéreas e o auxílio da internet para pesquisarmos sobre o assunto estão aí ao nosso favor.

Viajar é caro? Minha resposta é: depende do ponto de vista. Se você é uma pessoa que quer viajar de qualquer maneira para um lugar, mas não se planejou, comprou tudo de última hora e decidiu viajar na alta temporada, independentemente da localidade, minha resposta será: sim, viajar neste esquema sai mais caro. Agora, se você tem o sonho de conhecer um determinado lugar, pesquisou e planejou-se com antecedência, minha resposta será: realizar um sonho deste tipo tem seu preço, mas certamente você ficará feliz e pagará menos do que uma pessoa que decidiu ir ao mesmo lugar de última hora.

Claro que, se compararmos o custo de uma viagem hoje com a mesma viagem realizada há 10 anos, sem dúvida, em 2006 essa viagem era mais barata, mas isso acontece com tudo, certo? Sempre digo que o dólar, o euro ou qualquer outra moeda não voltarão a ter cotação de um para um, por isso, bato na tecla do planejamento, porque quando a gente quer algo, mesmo que demore, a gente faz.

 

Depois de decidir o local, o período do ano e o número de dias destinados, o próximo passo é saber se sua viagem será nacional ou internacional. Se for internacional, há necessidade de ter passaporte válido em mãos, vacinas e visto, dependendo do país que pretende visitar. Caso tenha interesse sobre este assunto, veja este link.

Se sua viagem for para algum lugar do Brasil, é possível embarcar com a Carteira de Motorista válida, mas se sua viagem for para algum dos países que fazem parte do Mercosul e você não tiver passaporte, poderá embarcar com seu RG válido em bom estado, desde que a foto do seu documento também não seja muito antiga. Jamais deixe de pesquisar a respeito das documentações necessárias para viajar, pois cada país conta com regras distintas.

Estando com estas decisões tomadas, o próximo passo é comprar as passagens. Em sites como o Submarino Viagens, Decolar.com, por exemplo, você pode pesquisar voos para qualquer destino muito facilmente. O legal destes sites é que ele trará todas as companhias áreas que operam até o destino escolhido e você pode fazer sua pesquisa realizando filtros de todos os tipos: por escala, companhia aérea, classe do voo entre outros.

Se você decidir realizar a compra das suas passagens por um site como dos exemplos mencionados acima, é importante você reforçar que cobrarão taxas que, na minha opinião, não são baratas. Portanto, verifique quais seriam os voos mais interessantes e entre no site da companhia escolhida para comprar os tickets.

Se seu destino for internacional e você preferir pagar suas passagens parceladas, talvez seja negócio você comprar em um site como os mencionados e pagar a tal taxa, pois companhias estrangeiras dificilmente realizam o parcelamento de passagens. Nesses casos, você precisa decidir se será vantajoso.

Caso você escolha uma companhia aérea brasileira, é possível você pagar suas passagens parceladas no site da própria companhia sem precisar pagar a taxa cobrada nos sites de busca. Estes parcelamentos não são comuns em companhias áreas internacionais, fique atento a isso.

Como escolher um local para se hospedar? Eu costumo utilizar o site booking.com para escolher hotéis, mas há vários outros também. Acho o “booking” legal, porque é possível encontrar hotéis de todos os níveis, gostos, preços, além de contar com avaliação de outros hóspedes, que considero bem interessante.

Converse com pessoas que já estiveram no local que pretende conhecer, é sempre bom e enriquecedor. Espero ter ajudado. Aproveite ao máximo sua próxima viagem, você merece!

Related posts

Chatuchak: o mercado de rua imperdível de Bangkok

Marina Mazzoni

Não posso ficar, sou do mundo

Mirella Arruda

Dicas para viajar sozinha pelos Emirados Árabes

Pollyane Martins

8 comentários

Renan Maio 26, 2016 at 6:25 pm

Muito bom!!

Resposta
Liliane Oliveira Maio 26, 2016 at 7:27 pm

Muito obrigada! 🙂

Resposta
Martha Maio 26, 2016 at 11:27 pm

Li….muito legal o texto. Parabéns. Bjs.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 27, 2016 at 2:05 am

Obrigada Má 🙂
Beijão!

Resposta
Moraes Agosto 9, 2016 at 1:10 pm

Interessante.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 9, 2016 at 1:26 pm

Obrigada pelo comentário.
Abraços,
Liliane

Resposta
Sueli Setembro 20, 2016 at 1:38 pm

Muito bom.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 20, 2016 at 2:34 pm

Obrigada pelo comentário Sueli!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação