BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para viajar sozinha Turismo Pelo Mundo

Como conhecer a Europa de ônibus

Como conhecer a Europa de ônibus.

Minha volta ao mundo foi muito bem planejada. E, sabendo que boa parte dela seria na Europa, tive que tomar todos os cuidados possíveis para conhecer os países que planejei sem estourar meu orçamento. Mas não estava pensando só em quanto gastaria e sim em encontrar algo com um bom custo-benefício.

Pesquisei inúmeras possibilidades em relação a como me deslocar de um país a outro. Como todos sabem, a maior parte dos países europeus são bem pequenos, tornando, assim, o tempo na estrada mais reduzido. Em algumas horas é possível atravessar a fronteira e estar em outro país sem grandes esforços.

São basicamente três as alternativas de transporte na Europa. Você pode escolher voar com as companhias de baixo custo, conhecidas como low cost airlines, sendo a mais famosa na Europa a Ryanair. Utilizar o trem, comprando ou reservando seus bilhetes em empresas como a Rail Europe, podendo conhecer tudo pelas ferrovias europeias. Ou de ônibus. De ônibus? Sim, by bus!

Leia também: Turismo e transporte público na Holanda

Hoje em dia existem algumas empresas que oferecem te levar para conhecer a Europa de ônibus. Você consegue ir a praticamente todo canto de “busão”. De quebra, conhece a estrada e as cidades por onde o ônibus passa. Uma empresa bem conhecida pela Europa é a Flixbus. Ela não é tão voltada aos aventureiros, mas super barata. Muitas vezes você viaja de um país a outro por apenas 9 euros.

Já as mais conhecidas entre os backpackers (mochileiros) são a Contiki, que oferece um pacote com transporte, guia, acomodação e refeições, passando por 9 países em 2 semanas por mais ou menos U$2.600,00 dólares. E a Busabout, empresa que conheci na Austrália, onde estava morando, e resolvi fechar com eles, por se encaixar mais no estilo de viagem que estava buscando.

Com a Busabout, você tem a opção de escolher o número de stops (paradas) de acordo com a sua necessidade. Você monta seu próprio roteiro baseado na rota deles. Pode escolher parar em 3, 5, 10 ou 15 lugares e até mesmo comprar um bilhete ilimitado, o qual te dá direito a utilizar qualquer serviço em qualquer direção dentro da temporada.

Eu acabei comprando o bilhete de 15 paradas depois de estudar o mapa e decidir aonde gostaria de ir. Logo após a compra, você tem acesso ao site e app e começa a marcar as datas de partidas e destinos. Tendo tudo isso pronto, você também pode reservar sua acomodação nos hostels que a Busabout indica. A grande vantagem é que os pontos de embarque e desembarque são sempre nos hostels indicados, facilitando sua vida na hora de ter que acordar cedo e carregar aquela mochila pesada. Mas você não é obrigado a reservar com eles, pode reservar em qualquer local de sua preferência.

Outra grande vantagem desse sistema é a flexibilidade. Com eles você pode alterar as datas de partida quantas vezes quiser e for necessário, sem problema algum. Muitas vezes acontece de querer ficar mais tempo em um local que gostou mais ou sair antes de um lugar que não tenha gostado tanto. E o melhor é que você consegue resolver tudo online e sem estresse.

No primeiro dia, na sua primeira partida, irá receber uma pulseira de identificação e um guia com dicas dos lugares, os locais e horários de partida e chegada, bem como opções de passeios e excursões extras que a empresa também organiza. Todos os ônibus são limpos e acompanhados por um guia que explica sobre o destino, ajuda no que for preciso, faz brincadeiras nas viagens e até mesmo leva para um mini tour e jantar algumas vezes.

Leia também: Dicas de como agir em caso de um ataque terrorista na Europa

No ônibus você pode carregar seu celular, levar seu mochilão sem se preocupar com o peso e ainda fazer amizades com os outros  mochileiros. É bem legal! A cada 2 horas o motorista para em locais onde você pode usar o banheiro, já que não tem no ônibus, e também para comprar uns lanchinhos para a viagem. Quem quiser mais informações, pode entrar aqui.  Lá tem tudo explicadinho. Importante: isso não é propaganda! Só estou dividindo com vocês porque fiquei bem satisfeita com o serviço. Vale mesmo a pena!

Iniciei em Paris, passei pela Holanda, Alemanha, alguns países no leste da Europa, Itália, Suíça e terminei em Barcelona. Foram 15 lugares incríveis, comida maravilhosa, milhares de fotos, muitos drinks e histórias para contar. Com certeza, esta será uma parte da minha viagem que deixará saudades. Espero ter ajudado.

Fica a dica: faça a Europa de ônibus! E tenha uma ótima viagem!

Related posts

Região de Andaluzia

Thais Maciel Gomes

Dicas de turismo em Isola d’Elba no arquipélago toscano

Raquel Gonçalves

Por que Pokhara merece destaque na viagem ao Nepal?

Marina Mazzoni

2 comentários

Lorena Ribeiro Setembro 11, 2019 at 7:56 pm

Olá Fernanda! Quanto você gastou em média com as passagens de bus?

Adorei a dica!

Resposta
aline Outubro 8, 2019 at 8:00 pm

tb gostei da sua dica,Coloca as dicas dos hostel que vc ficou,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação