BrasileirasPeloMundo.com
Itália Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Como solicitar o visto à espera da cidadania italiana

Muitos acreditam que fazer o pedido de reconhecimento da cidadania diretamente na Itália é mais rápido do que dar entrada ao processo pelo Brasil, e é mesmo. Porém, isso não quer dizer que essa alternativa é realmente rápida. Às vezes leva-se um tempo maior do que o prazo de permanecer no país como turista – ou seja toma-se mais de 90 dias. Por conta disso é necessário entrar com um pedido de visto para que se possa permanecer nesta península legalmente.

Pois bem, neste texto eu explico como solicitar o Permesso di Soggiorno per Riacquisito Cittadinanza Italiana.

Crédito imagem: FASerra. Licença: CC0 Public Domain.

Antes de tudo você deve seguir os passos que elucidei no post: Como conseguir a residência para a cidadania italiana. Após realizar todos aqueles trâmites e percebendo que a sua cidadania não sairá antes dos três meses você precisará aplicar para um visto em espera da cidadania.

No entanto, isso também leva tempo, então antes que acabe o prazo de 90 dias é bom já retornar ao Ufficio Cittadinanza da Comune onde você deu entrada a pratica de reconhecimento da cidadania italiana para solicitar uma carta que ateste que o seu processo teve início e está em tramitação. Saindo de lá você pode passar em um correio, posta, para pedir uma “Busta di Permesso di Soggiorno”, que nada mais é do que um envelope com um kit de todos os formulários para a aplicação do visto e as suas instruções de preenchimento. (Obs.: Todos estes documentos são e devem ser preenchidos em italiano.)

Em geral, junto ao módulo – que, atenção, deve rigorosamente ser preenchido, dentro dos espaços, com caneta preta e em letra de forma – você deverá anexar uma cópia da carta da Comune que atesta o andamento do seu processo de reconhecimento da cidadania e outra de todo o seu passaporte. E então voltar ao correio para pagar as taxas e expedir os documentos.

Atualmente são três taxas:

  • Uma contribuição para o correio italiano, Poste Italiane, de 30,00 Euros;
  • Outra para o imposto, marca da bollo, de 16,00 Euros;
  • E mais uma para impressão do permesso di soggiorno, de 30,46 Euros.

Feito isso na mesma hora você receberá a data de quanto terá que se apresentar a Questura com os originais dos documentos inseridos no envelope – passaporte e o documento da prefeitura; mais quatro fotos 3×4, coloridas e com fundo branco; além da carta de convocação e o recibo da posta (neste momento fornecidos pelo correio). Tudo isso vem detalhado na carta de convocação, porém de novo é tudo em italiano. No dia de se apresentar também é fundamental, no desconhecimento da língua, ser acompanhado de alguém que fale e a entenda bem.

Após esse procedimento, em que seus documentos serão conferidos e as suas digitais serão tiradas, você deverá aguardar a nova data para a retirada do permesso – que geralmente leva mais algumas semanas.

Faço ainda outra observação relevante, o não comparecimento a Questura no dia indicado e a não submissão aos procedimentos necessários constituem um impedimento para a tramitação do visto ocasionando o arquivamento e/ou indeferimento da aplicação.

Também, neste período o recomendável é não sair do território nacional e sempre portar uma cópia desses documentos de aplicação ao permesso em suas viagens pela bota.

No mais, é só comer, rezar e amar, enquanto aguarda pacientemente e legalmente o desenrolar do seu pedido di Riconoscimento della Cittadinanza Italiana.

Buona fortuna!

***

*Fontes: Kit impresso da Busta per Permesso di Soggiorno | Permesso di soggiorno: COSTI per il rilascio e il rinnovo

Related posts

Visto para morar e trabalhar na França

Rubiana Ozturk

NIF: Número de Identificação Fiscal em Portugal

Soraya Oliveira

Visto para estudar em Barcelona

Marianna de Castro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação