BrasileirasPeloMundo.com
Carteiras de Motorista Pelo Mundo Suíça

Como transferir a carteira de motorista na Suíça

Como transferir a carteira de motorista na Suíça

Quando eu comecei os preparativos para a minha mudança para a Suíça, procurei e li muitas informações na internet. Como mãe a minha preocupação maior era a adaptação dos meus filhos e a dificuldade de aprender o idioma, tenho certeza de que devo ter lido em algum lugar qualquer informação sobre a mudança da carteira de motorista, mas o meu cérebro no meio do turbilhão de informações não deve ter registrado.

Então, assim que chegamos e tudo estava mais ou menos no lugar, alguém me pergunta quando você vai transferir a sua habilitação brasileira para a habilitação suíça?? Oii?? Eu preciso fazer isso?? Quase infartei… Como assim vou ter que fazer uma prova em alemão? Mas eu já sei dirigir porque preciso fazer prova? Fiquei super preocupada e fui atrás de todas as informações necessárias.

Vamos lá, mas antes quero avisar à vocês que as informações que estou colocando aqui são as informações que recebi aqui no cantão de Aargau (AG) e que podem mudar de um cantão para o outro. Então, caso você esteja vindo morar aqui e precise transferir esse documento, é muito importante que você se informe na sua Gemeinde (funciona como a nossa prefeitura), qual o procedimento correto.

Para fazer essa mudança é necessário que você tenha tirado a carteira de motorista no Brasil ainda quando você era residente lá e que ainda esteja dentro do prazo de validade. Ao chegar aqui na Suíça eu podia usar a minha carteira para dirigir por até um ano, dentro desse um ano eu precisei fazer a mudança.

Para os motoristas brasileiros é necessário fazer apenas uma prova prática de trânsito, mas os motoristas de vários países da Europa não precisam fazer nenhuma prova, é só pagar a taxa de transferência e já pegam o novo documento.

Eu estava com medo de fazer a prova e fui prolongando o máximo que pude e deixei bem para perto de eu completar um ano aqui.

A primeira etapa é preencher o formulário no site do cantão que serve como o requerimento da transferência do documento. Eu tirei uma foto 3×4 e também foi necessário fazer um exame de vista que pode ser realizado em qualquer ótica. Eu tive muita sorte porque na ótica que eu fiz a pessoa que aplicou o teste falava português e isso me deixou bem mais tranquila.

Depois com todos esses documentos na mão fui até a Gemeinde; lá a atendente pediu também a minha carteira de motorista, tirou uma xerox e ficou com a original, perguntei se eu podia dirigir com a xerox , ela disse que sim e carimbou a cópia. Mas não sei se era necessário carimbar porque a do meu marido eles não carimbaram, vai entender né ??

Ela me mandou esperar em casa uma carta com a confirmação do pedido, depois de uma semana recebi uma carta perguntando onde eu gostaria de fazer o teste e se teria alguma data que não fosse possível porque também era necessário informar. Preenchi tudo com o coração na mão e mandei! Após alguns dias chegou uma nova carta com a data da prova, mais ou menos 1 mês depois.

Em paralelo a isso, eu fui fazer aulas de direção. Isso mesmo, fui numa auto-escola para “aprender” a dirigir na Suíça. Eu fiz no total de 05 aulas e foram muito importantes para eu conhecer algumas regras de trânsito que são bem diferentes do Brasil. Fiz as aulas com um instrutor que falava inglês, mas pedi que ele falasse comigo em alemão para ser mais fácil no dia da prova.

A minha prova foi bem cedinho, pedi para o meu instrutor me acompanhar, ele disse que não seria necessário, mas eu estava muito nervosa, cheguei a dizer ao meu marido que se eu não passasse eu iria embora para o Brasil, como ficar aqui com duas crianças sem poder dirigir? Mas no final foi mais tranquilo do que imaginei.

Leia sobre o comportamento no Suíça

A prova durou apenas 15 minutos, mas o instrutor disse que em geral dura até 30 minutos. O que eu percebi que é importante para eles é saber se realmente sabemos dirigir, se entendemos as regras de trânsito e se temos domínio da direção na Autoban (estrada).

O examinador avisa no final do teste se você passou ou não e eu senti um alivio muito grande em ter passado. Claro que o transporte público aqui é excelente, mas para minha rotina diária com duas crianças principalmente no inverno é pesada e é muito bom poder dirigir.

Caso eu não tivesse passado eu poderia ter uma nova chance, mas teria que fazer o processo completo de tirar uma nova carteira de motorista, desde as aulas de primeiros socorros até ao teste prático.  Já imaginou ter que fazer tudo isso em alemão?  Ainda bem que deu tudo certo.

A nova carta de motorista chegou pelo correio (sim, o correio é mega importante aqui, tudo vem pelo correio, não existe ou pelo menos eu nunca vi um motoboy) apenas dois dias depois da prova, e pronto nunca mais precisarei renovar a carteira, ela é válida pela vida inteira. Eu recebi a habilitação brasileira de volta com um adesivo escrito NÃO É VÁLIDA NA SUIÇA.

Chegou pelo correio também o boleto para pagamento da transferência da carteira de motorista, prova pratica CHF 125 e licença de condução em formato de cartão de crédito (a carteira propriamente dita ) CHF 35. Neste link apresento o site com as taxas.

Agora depois de todos esse sufoco e esforço eu já posso dizer que tenho um habilitação Suíça e posso andar para todo o lado DESCOBRINDO O PAÍS.

Agora me conte como foi o seu processo de retirar a carteira de habilitação no seu país! Deixe um comentário!

Related posts

Como tirar carteira de motorista na Finlândia

Lili Simmelink

Desapegar para mudar

Teca Hungria

Páscoa na Suíça

Christiane Lima

8 comentários

Priscilla Fevereiro 3, 2018 at 8:06 pm

Nossa! Muito bom ler o seu relato! Estou prestes a fazer a prova e confesso que estou com medo!!! Você poderia me indicar o instrutor? Eu também estou no Cantão de Aargau

Resposta
Priscilla Fevereiro 3, 2018 at 8:09 pm

Outra coisa que gostaria de perguntar… Você precisou estacionar? Fazer baliza ou estacionar de ré?

Resposta
Janaína Abreu Fevereiro 6, 2018 at 8:08 pm

Oii Prisicla ja respondi para voce no Instagram, mas vou deixar as respostas aqui para as outras pessoas lerem… não foi necessário fazer baliza ou estacionar de ré!! Fico feliz em ter ajudado, a gente fica muito nervosa mesmo! Mas fique tranquila que vai dar tudo certo !! Boa Sorte na sua prova !!

Resposta
Tatiane Março 7, 2018 at 7:53 pm

Janaína você foi sozinha? E o procedimento no local? Ficarei grata a sua resposta.

Resposta
Janaína Abreu Março 9, 2018 at 12:14 pm

Oie Tatiane, na hora da prova fui eu e o examinador. Mas o meu instrutor foi comigo ate ao local da prova, mas ele não pode ir junto no carro !! Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição !! Bjs Janaina

Resposta
Anne Cristina Vieira dos Santos Maio 10, 2018 at 6:39 pm

Oi. Boa tarde. Estou mudando para Luzern no próximo dia sete. Igual a você. Com meus dois filhos do primeiro casamento. Meu medo é essa danada prova. Mas parece que é só domínio e sinais. Fiquei mais tranquila. Muito obrigada pelas dicas acima

Resposta
Janaína Abreu Maio 14, 2018 at 3:07 pm

Ola Anne seja bem vinda !!! A prova realmente assusta, mas vá tranquila que vai dar tudo certo!! Se tiver alguma duvida estou a disposição !! Boa Sorte! bjs Janaina

Resposta
Washington Araújo Abril 9, 2019 at 2:32 pm

Olá boa tarde.. me chamo Washington, atualmente estou em Portugal, mas retornarei para zurich.. eu sou profissional n transporte pesados.. minha abilitaçao é categoria E, vc saberia me responde ou onde posso buscar essa informação.. quando eu for trocar minha carta, aí qual categoria eles iriam me dar ?? Sendo q a minha é a última d Brasil, categoria E,,, fico grato pelo resposta.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação