Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Burkina Faso»Curiosidades sobre Burkina Faso
    Burkina Faso

    Curiosidades sobre Burkina Faso

    Júlia CataniBy Júlia CataniJuly 2, 20185 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    acervo pessoal
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Curiosidades sobre Burkina Faso.

    Nós, brasileiros, apesar da forte relação histórica e cultural, temos relativamente pouco
    conhecimento sobre o continente africano. Inclusive, muitos se referem à África como um grande território homogêneo, como se fosse “uma coisa só”, ignorando a diversidade e diferenças entre os países.

    Há poucos meses vim morar em um dos 54 países (reconhecidos internacionalmente) dos mais de 30 milhões de quilômetros que cobrem a África. Trabalho para uma organização sem fins-lucrativos chamada Initiative: Eau, cujo objetivo é melhorar a infraestrutura dos serviços hídricos em áreas urbanas em desenvolvimento no país.

    Quando eu contei para os meus amigos e família que estava me mudando para Burkina Faso por uns meses, a reação mais comum foi “onde fica isso?”.

    Pois bem: Burkina é uma antiga colônia francesa na África Ocidental e faz fronteira com 6 países: Mali, Niger, Costa do Marfim, Gana, Benin e Togo.

    Eu poderia mencionar alguns dados demográficos ou sócioeconômicos, te contar sobre a pobreza extrema e índices de violência do país, ou passar horas falando do calor que faz aqui durante essa época do ano. Aos interessados, podem encontrar tudo isso facilmente na internet, ou me perguntar.

    Leia também: Gana – Impressões de uma obroni em Acra

    Decidi apresentar meu lar atual por meio de 10 curiosidades sobre Burkina Faso, aos olhos de um estrangeiro. Para fazer essa lista preferi não considerar apenas o meu ponto de vista, então conversei com vários amigos daqui, de diferentes partes do mundo como europeus, latinos e norte americanos. Aqui vão elas:

    1 – São muito receptivos

    Sem dúvida o que mais gosto em Burkina são os burkinabes. Estão sempre dispostos a te ajudar. Se você vai a uma loja na rua e não encontra o que está procurando, antes que dê tempo de você se virar para ir embora já vão estar ligando para algum amigo do amigo que vai ligar para o tio do conhecido, que vai contatar o fulano que trabalha na loja tal, até encontrarem o que você precisa. Ou quando você passa por alguém que está comendo e, mesmo que não o conheça, vai ouvir um “tu est invité”, ou “você está convidado (a se servir)” seguido de um sorriso.

    2 – Homens andam de mãos dadas

    É muito comum homens de todas as idades andarem de mãos dadas. Sei que isso acontece em outras culturas africanas também, como sinal de amizade entre os dois. Acho curioso algo tão banal chamar a nossa atenção, mas esse é um costume que eu certamente nunca veria no Brasil, onde homens não se permitem demonstrar carinho por outros homens com receio de serem julgados. Ao mesmo tempo, não é socialmente aceito que homens andem de mãos dadas em público com mulheres, mesmo que sejam casados.

    3 – Burkinabes não sabem nadar

    Quando vou a um local com piscina, principalmente na capital, é fácil identificar quem não é estrangeiro: os que não entram na água – ou que nem chegam perto – de jeito nenhum.
    Recentemente viajei com meus colegas do trabalho para um resort ecológico no meio de uma barragem, a temperatura média era 42°C e não havia nada para fazer além de passar o dia na piscina.

    Os estrangeiros ficaram dentro da água até enrugar a pele e os burkinabes não quiseram nem se aproximar da borda. Por ser um país sem acesso ao mar com poucos locais naturais com água apropriada para se banhar, não é comum que aprendam a nadar.

    4 – Sempre lavam as mãos antes de comer

    As pessoas aqui têm costumes de higiene mais precários, por diversos motivos. Há lixo aos montes nas ruas e nos quintais das casas, alimentos não são devidamente conservados, há muita poeira em todos os lugares, etc. Mas o curioso é que em qualquer restaurante que você for, mesmo que seja uma tenda com quatro cadeiras no meio do nada, você sempre vai achar uma estrutura improvisada com balde, sabão e água para lavar as mãos antes das refeições – e por pura higiene, mesmo.

    5 – Os cumprimentos são conversas inteiras

    Aqui não se entra em lugar algum sem desejar um bom dia/tarde/noite e logo após perguntar como a pessoa está, se dormiu bem, como vai a família e a saúde. E depois responder tudo de volta. Nem pense em entrar em uma loja já pedindo o que deseja: demonstre interesse pela pessoa com quem fala, mesmo que não a conheça e nem vá conhecê-la melhor. Se conseguir saudar no dialeto local, vai arrancar os mais sinceros sorrisos.

    Leia também: Gana – Adaptação: casa e comida

    6 – Na balada, ninguém dança

    As baladas daqui se parecem com uma grande “área VIP”: sofás em volta de mesas baixas, balde de gelo com bebida e pessoas socializando, sentadas. Ninguém dança e, por isso mesmo, as pistas de dança costumam ser extremamente pequenas ou acabam virando passagem. Já tentei sair para dançar algumas vezes mas sempre acabo frustrada por levar cotoveladas das pessoas que passam ou por me sentir desconfortável com todos sentados olhando sem parar. Paciência, danço mesmo assim!

    7 – Dirigir é sempre uma aventura

    O maior perigo aqui não é o terrorismo ou a violência nas cidades: é o trânsito. As pessoas dirigem como se fossem as únicas nas ruas, não respeitam sinalizações nem limites de velocidade, motos são muito populares mas ninguém usa capacete, é a mais pura definição de caos. Tanto na capital quanto nas cidades pequenas é difícil o coração não pular do peito quando está se locomovendo. Nas estradas é comum ver carros com toneladas de coisas no teto: desde homens até sofás, motos e animais. Não é raro ver todos juntos, inclusive.

    acervo pessoal

    8 – Se uma mulher trai o marido, ela é expulsa de casa

    E o homem fica com os filhos. Não sei o quanto isso se aplica às cidades grandes, mas nas menores ou em vilarejos é normal a mulher ser expulsa de casa se trair o marido, que acaba tendo o direito de ficar com os filhos. Ao mesmo tempo a poligamia é aceita para os homens, que chegam a ter diversas esposas e filhos com elas.

    9 – Queda de energia e falta de água fazem parte do dia a dia

    Principalmente durante os meses mais quentes, de março a junho. Não há infraestrutura suficiente para atender a demanda de água e energia nessa época do ano no país, por isso é normal que diversas quedas de energia ocorram durante o dia e a noite, assim como a falta de água nas casas. É um desafio e tanto conseguir viver seus dias a 45° C sem ar condicionado e ventilador, ou sem poder tomar um banho gelado.

    10 – Diferentes religiões convivem em harmonia

    Deixei como última a minha curiosidade favorita. Em Burkina, mais de 60% da população é
    muçulmana e aproximadamente 20% são cristãos. Há também outras crenças mas essas são as dominantes. Vemos em tantos lugares do mundo religiões que não conseguem conviver em espaços comuns, e aqui acontece exatamente o contrário.

    Muçulmanos e cristãos se casam e constituem famílias, mesquitas ficam próximas a igrejas e todos convivem e se respeitam.

    Um dia fui visitar uma funcionária (cristã) da organização em que trabalho e, quando cheguei em sua casa, seu marido (muçulmano) me recebeu dizendo que ela estava na missa e logo voltaria. Os dois são bem devotos em suas respectivas crenças e isso não os impede de se amarem e viverem juntos.

    Essa seleção de curiosidades é completamente subjetiva. Sugestões, opiniões e mais curiosidades são muito bem vindas. Se souberem mais sobre determinado tópico, vou adorar conversar a respeito.

    Burkina Faso
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Júlia Catani
    • Website

    Julia é paulistana, mas nascida em Paris. Formada em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing- SP, é conhecida por ter rodinhas nos pés, como sua mãe gosta de dizer. Sempre que possível está viajando. Trabalha em ONGs internacionais há 3 anos. Um dos temas de seu interesse é o acesso à água e saneamento básico em comunidades rurais e urbanas de países subdesenvolvidos, o que a levou a trabalhar em projetos em Gana. Pretende começar seus estudos em emergências humanitárias ainda esse ano. Adora aeroportos mas odeia aviões. Ama um choppinho com as amigas (das quais sente muita falta), conversar sobre astrologia, nadar em cachoeiras e toneladas de queijo. Atualmente mora em Burkina Faso, na África.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    7 segredos sobre a dieta japonesa

    September 24, 2021

    5 Comments

    1. Ana Poli on July 3, 2018 12:36 pm

      Bem vinda ao BPM, Júlia, e gostei muito do seu texto! Eu também nunca tinha ouvido falar desse país e gostei de saber mais, vou continuar acompanhando para aprender mais sobre a África.
      Beijos!

      Reply
    2. Camila Franzoni on July 3, 2018 8:55 pm

      Adorei seu texto Júlia! Vivi na Tanzânia que, mesmo sendo do outro lado do continente, tem muitas semelhanças com os pontos que você apresentou.
      Aproveite sua experiência em Burkina Faso e continue compartilhando tudo por aqui! 🙂

      Reply
    3. Paulo on May 23, 2019 3:27 pm

      ola boa tarde Julia Catani adorei seu comentario estou conhecendo uma pessoa que vive ai em guagadougou e estou procurando informaçoes desta colonia da frança sou de sp interior botucatu

      Reply
      • Liliane Oliveira on May 23, 2019 4:37 pm

        Olá Paulo,
        A Júlia Cataniparou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    4. Julia on August 12, 2019 7:10 pm

      Olá, meu marido está trabalhando lá. Há poucos brasileiros. Se precisarem de ajuda, entrem em contato. Abraços.

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.