BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Dez mitos sobre a Alemanha

Sabe quando você escuta algum estrangeiro ou mídia internacional comentar que no Brasil é sempre carnaval ou que todo brasileiro sabe sambar? Pois bem, sabemos que isso é mito, nem todos nós brasileiros sabemos sambar – eu pelo menos não – e também sabemos que nem tudo é festa no nosso país. Mas e você já parou para pensar que esse tipo de erro também acontece com outros países?

Morando há mais de três anos na Alemanha, frequentemente escuto pessoas falando sobre aspectos do país e da cultura alemã que não são bem verdade. Pensando nisso, selecionei alguns desses mitos e expliquei porque eles não são a realidade por aqui:

1. Os alemães são frios

A verdade é que os alemães não são frios, eles são apenas reservados. São pessoas que valorizam sua privacidade e respeitam a do próximo. Volta e meia é possível encontrar alguns que são bem mais abertos, o que contradiz completamente essa história de que todo alemão é frio.

10 mitos sobre a Alemanha

2. Todo alemão segue as regras

Assim como em todo lugar do mundo, sempre há aqueles que não seguem as regras. Apesar de na Alemanha tudo ser muito certinho e organizado, ainda há alemães que não seguem as regras, que passam no sinal de pedestre quando está vermelho, que cruzam a rua sem ser na faixa de pedestres, ultrapassam carros na faixa errada e por aí vai.

3. O traje bávaro somente é usado na Oktoberfest

Aquele traje típico usado pelas pessoas durante a Oktoberfest, o Dirndl, para as mulheres e a Lederhosen, para os homens, é usado em diversas outras ocasiões. Ao longo do ano há muitos festivais similares à famosa Oktoberfest e há também quem use para se casar, quando o casamento é bem típico da região da Bavária. De vez em quando é possível ver pessoas nas ruas de Munique usando esses trajes.

4. Na Alemanha só se fala alemão

Já não basta alemão – hochdeutsch – ser tão difícil, ainda há muitos dialetos espalhados por todas as regiões do país que são bem mais difíceis. Na Bavária tem o Bairisch; em outras partes da Alemanha tem o Schwäbisch, Alemmanisch, Allgäuerisch, FränkischThüringisch – eita que está ficando difícil – e muitos outros. São normalmente falados em cidades menores do interior e podem ser um desafio para quem está em processo de aprender o idioma alemão.

5. Todo alemão gosta de cerveja

Apesar de ser o país da cerveja, nem todo alemão gosta de beber cerveja. É isso mesmo! Há quem só beba vodca ou whisky, e também há os que nem bebem. Então não se surpreenda se algum dia conhecer um alemão que não queira tomar aquele copo de cerveja geladinha com você.

6. Tudo na Alemanha é perfeito

Todo lugar tem seus altos e baixos, vantagens e desvantagens, e com a Alemanha não poderia ser diferente. Nem tudo é maravilha por aqui: o inverno é escuro, o verão pode ser bem quente e é raro ter ar condicionado nas casas; também acontecem acidentes de carros e assassinatos, mesmo que em outra proporção; imóvel é caro, entre outros aspectos.

10 mitos sobre a Alemanha

7. Alemão é um idioma impossível de se aprender

Quem nunca teve contato com o idioma alemão e se depara com ele pela primeira vez acha que as pessoas estão mesmo é brigando entre si, não é verdade? Imagina aprender a falar que nem eles? Vixe, complicou! Mas e se eu disser que um dia pensei a mesma coisa e hoje falo essa língua? Não é impossível, só é preciso esforço e paciência. Logo, logo, você verá que falar alemão não é um bicho de 7 cabeças.

8. As estradas da Alemanha são todas sem limite

As estradas da Alemanha são chamadas de Autobahn, e por mais que muitos achem que dá para acelerar o tanto que quiser em todas, não é verdade. Existem, sim, muitas partes das Autobahns que permitem alta velocidade, mas uma grande parte impõe o máximo de 100 km/h ou 120 km/h. Cuidado com a multa que é bem salgada!

9. Todo alemão é loiro de olhos azuis e alto

Esse é o famoso estereótipo alemão! A realidade não é bem essa. Claro que sim, essas características se aplicam à grande maioria, mas também existe uma grande parte que não se encaixa nesse padrão. Na Alemanha há pessoas baixinhas, de cabelos escuros e encaracolados, de olhos puxados e/ou escuros, de pele morena e negra. Afinal de contas, há uma grande mistura de culturas por aqui também.

10 mitos sobre a Alemanha

10. Todo alemão é pontual

Para toda regra há uma exceção, e nem todo alemão é pontual. Seja para um encontro ou para uma entrevista, seja seu médico ou dentista, seja o ônibus ou o metrô, eles também atrasam de vez em quando.

E você, já sabia de todos esses mitos? Deixe seu comentário!

Related posts

A vida do imigrante ilegal na Alemanha

Karina Finke

Fonoaudióloga brasileira na Alemanha

Larissa Da Costa

Primeira mesquita liberal da Alemanha

Nathalia Vitola

13 comentários

enoque Agosto 30, 2015 at 2:30 pm

oi.tudo bem?
ai existe pessoas q nao falem alemao mas que trabalhem?
é possivel arrumar algum trabalho sem falar alemão?

Resposta
Allane Milliane Setembro 3, 2015 at 7:21 am

Olá tudo bem?
Dependendo da área de trabalho é possível trabalhar só com inglês. Mas eventualmente todos acabam aprendendo nem que seja um pouco de alemão 🙂
E encontrar emprego falando alemão é bem mais fácil.

Abraço,
Allane

Resposta
Gilda della Corte Agosto 30, 2015 at 5:52 pm

Amei saber disso,como foi bom ficar informada tudo sobre alemanha.

Resposta
Allane Milliane Setembro 3, 2015 at 7:20 am

Fico feliz que tenha gostado Gilda 😀

Abraço,
Allane

Resposta
Valéria Agosto 31, 2015 at 11:46 am

Tive a oportunidade de conhecer a Alemanha em 2013 pois meu filho estava fazendo intercâmbio e ADOREI !
As estradas são ótimas, as cidades muito limpas, o sistema de transporte excelente e as pessoas sempre muito educadas quando pedíamos alguma informação !
Além do respeito que eles tem pelas instituições . Espero poder voltar e conhecer mais lugares desse país .

Resposta
Allane Milliane Setembro 3, 2015 at 7:20 am

Que legal Valéria!!! Fico feliz que tenha gostado da Alemanha. É um país incrível para conhecer e morar também 😀

Abraço,
Allane

Resposta
Allane Milliane Setembro 3, 2015 at 7:20 am

Que legal Valéria!!! Fico feliz que tenha gostado da Alemanha. É um país incrível para conhecer e morar também 😀

Abraço,
Allane

Resposta
Márcia Pinto Setembro 4, 2015 at 7:51 pm

Allane, prazer! Meu nome é Márcia, do Rio de Janeiro. Por favor, estou à procura de uma agência matrimonial, com endereço físico, idônea e séria, na Alemanha. Quero relacionar-me com um cidadão alemão para relacionamento sério (casamento). Não conheço ninguém que possa indicar-me, as agências pela Internet eu não considero confiáveis. Você poderia ajudar-me, indicando alguma agência do seu conhecimento e/ou de suas amigas? Falo Inglês e tensiono morar na Alemanha. Tenho 47 anos, negra, sem filhos. Agradeço sua atenção e resposta. Abraços.

Resposta
Allane Milliane Setembro 7, 2015 at 10:49 am

Olá Márcia,

Desculpa, mas não conheço nenhuma agência matrimonial.

Resposta
Hernani Galvão Fevereiro 29, 2016 at 2:19 am

Olá, parabéns pelo post. Como brasileira vivendo na Alemanha, qual a sua impressão atual sobre a oferta de empregos aí? Diminuiu, há um clima de xenofobia no país por conta da entrada dos refugiados do Oriente Medio?
Estou considerando a possibilidade de emigrar dadas as condições atuais do Brasil.
Grato

Hernani

Resposta
Cristiane Leme Março 2, 2016 at 4:16 pm

Hernani, a Allane parou de colaborar com o blog.
Edição BPM

Resposta
Wagner roberto Março 29, 2018 at 7:34 am

Allana,gostei muito do seu artigo que você fez falando sobre a Alemanha,eu só queria saber uma coisa,na Alemanha tem alemão com cabelos ruivos e olhos azuis!

Resposta
Liliane Oliveira Março 29, 2018 at 7:07 pm

Olá Wagner,
A Allane Milliane parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Alemanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação