BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Cheguei e agora?

Como jogar lixo fora na Alemanha

Como jogar lixo fora na Alemanha?

Parece uma pergunta boba, mas você sabe como jogar lixo fora na Alemanha? O procedimento deve ser aprendido por todo novo morador desse país. Esse texto então servirá para aqueles que iniciam a vida na Alemanha ou para aqueles que querem relembrar o que é jogado em cada lixeira.

Em toda casa alemã, há quatro lixeiras maiores em algum canto do lado de fora. As lixeiras têm as cores preta, marrom, azul e amarela. Ainda há containers para vidros que são localizados em algumas esquinas do seu bairro.

Leia também: Passo a passo para visto de reunião familiar na Alemanha

O ideal é já ter pequenas lixeiras dentro de casa com essa separação. Ao utilizar um produto, você tem que analisar a embalar e jogá-lo na lixeira correspondente. E para saber qual produto entra em qual lixeira, continue lendo a seguir.

Lixeira amarela – plástico e outras embalagens leves

Latas de alumínio vazias, embalagem Tetra Park como de leite e sucos, copos de plástico de yogurt, embalagens de plástico de papel higiênico e shampoo, redes de batatas e frutas como limão, sacos de plástico de terra de jardinagem, isopor, vasos de plástico, tampas de alumínio, tampinhas de garrafas, latas de spray vazias etc.

Muitas pessoas acham que precisam ficar lavando as embalagens, mas não é necessário. Antes da reciclagem, todo o material será higienizado. Não se deve enfiar um copo de yogurt no outro ao jogar fora e a tampa de aluminío também deve ser separada antes de ir para lixo.

Não jogue nessa lixeira: brinquedos infantis, móveis de plástico, latas de spray ainda com conteúdo, isqueiro, CDs, DVDs, isopor sujo.

Lixeira azul – papel e papelão

Caixas, caixas de pizza, sacola de papel para pão, embalagens de papel para alimentos, envelopes, placas de papel, jornais, cadernos escolares, cartões postais, caixas de ovos, revistas etc.

Atenção: Não jogue nessa lixeira notinhas de supercado ou de pagamento no cartão de crédito porque são de papel térmico. Também não pertecem a essa lixeira papel tolha ou lenço de nariz de papel, muito menos fotos.

Lixeira marrom – biodegradável

Restos de plantas, grama, flores, terra, folhas, palha (em pequena quantidade), restos de peixe e espinha, restos de queijo, de verduras e legumes, ossos, saquinho de chá, filtro de café, café, cabelo, pena, restos de comida embalados em papel toalha ou jornal, pão, cascas de nozes, ovos etc.

Não pertecem a essa lixeira excrementos de animais, arame (usado em flores e buquês por exemplo), restos de vela, fraldas, sacos de aspirador de pó, medicamentos, restos de madeira, talheres e pratos descartável (mesmo que esteja escrito que é biodegradável).

Lixeira preta – lixo restante

Excrementos de animais, fraldas, papel higiênico úmido, absorventes, sacos de aspirador de pó, cinzas, pontas de cigarro, fotos, porcelana e copos de vidros quebrados, lâmpadas queimadas, papéis sujos, areia para gatos etc.

Não se deve jogar na lixeira preta aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias, móveis, garrafas de vidro, produtos indicados acima que podem ser reciclados.

Container para vidros

Esses containers também tem sua divisão: verde, marrom e branco. São para as garrafas de vinho, de bebidas, de sopas, de perfumes etc. Nós jogamos fora na parte que corresponde à cor da garrafa.

Mas aqui não devem ser jogados cerâmica, baterias e pilhas, garrafas de cerveja, lâmpadas, espelhos, seringas, vidros de carro, vasos de plantas etc.

Toda semana, temos que levar a lixeira para a rua, onde o lixeiro coletará na manhã seguinte. Por isso, é importante ficar atualizado sobre as datas e quais as lixeiras que são da vez para serem recolhidas toda semana. Há aplicativos no celular para ajudá-lo a se lembrar. Também é possível pesquisar no Google. Nem todas as lixeiras são coletadas com muita frequência. A lixeira azul costuma ser coletada uma vez por mês apenas.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

É possível jogar fora pilhas na DM ou na Media Markt, por exemplo. Nesses locais, há um cantinho com indicação. Os produtos eletrônicos e móveis devem ser descartados na lixeira da cidade. Dependendo do que for, um valor pode ser cobrado. Sobre a coleta de móveis na sua rua falarei na próxima vez.

Roupas usadas podem ser doadas em containers específicos, mas sempre limpas, sem manchas e furos. Sapatos devem sempre estar em pares. Roupas e sapatos devem ser jogados em um plástico dentro do container. Nunca diretamente.

Espero que tenha ajudado a esclarecer ou a relembrar o que pertence em cada lixeira. Até a próxima!

Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Licença paternidade na Alemanha

Karina Finke

Jardim-de-infância da floresta na Alemanha (Waldkindergarten)

Bárbara Zimmermann

Família é tudo

Monique Abbehusen

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação