BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Reciclagem e Meio Ambiente

O futuro dos jardins de pedra na Alemanha

O futuro dos jardins de pedra na Alemanha.

Não sei se você, leitor(a) desse artigo, já esteve na Alemanha, mas a maioria das pessoas por aqui vive ainda em casas. Há casas de uma ou mais famílias. Às vezes, a casa tem três andares e cada andar é um apartamento diferente. Ainda assim, a estrutura é de uma casa. Muitas dessas casas têm jardins frontais e/ou traseiros. Não há dúvida sobre a paixão dos alemães pelo cuidado com os jardins. Porém, a tendência vem mudando com os anos, e eu vou lhe explicar a razão.

Um bom jardim precisa de dedicação

Eu já vivo na Alemanha há dez anos e sempre tive que cuidar de jardins por aqui. Morei por oito anos em um apartamento que ficava no andar térreo. Com isso, era de minha responsabilidade cuidar do jardim da casa, que dividia com outras duas famílias dos andares de cima.

Naquele período, aprendi o termo Unkraut (ervas daninhas). Unkraut nasce o tempo todo e dá certo trabalho manter os canteiros limpos. Realmente demanda um tempo de dedicação.

Leia também:  Tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Como a vida moderna está cada vez mais corrida em função do trabalho, filhos ou outros compromissos, uma parte dos alemães está optando por jardins mais fáceis de cuidar, que demandem menos tempo. A escolha é o jardim de pedras.

Assim começou a tendência de colocar uma folha plástica ou de tecido bem fino na terra, para evitar o surgimento de ervas daninhas, e por cima espalhar muitas pedras. No meio, fica uma ou outra planta decorativa.

Então, o jardim de pedra virou um problema

Com o tempo, algumas casas optaram por decorar o jardim apenas com pedras, o que ficou conhecido com jardim de cascalho ou pedregulho. Então, os mais ligados ao meio ambiente começaram a discutir se esse tipo de jardim deveria ser proibido.

É claro que a questão estética é muito pessoal, afinal o gosto varia de pessoa para pessoa. Mas os impactos no meio ambiente são observados. Com o jardim de pedra ou cascalho, há menos alimento para pássaros, ouriços, coelhos, abelhas etc. No mundo atual vemos uma redução do número de abelhas. De fato, isso é bem preocupante, pois devemos às abelhas e alguns outros insetos a polenização das plantas, que também serão consumidas por nós.

Fora isso, temos menos sombra e, com a mudança climática, o jardins de pedra e cascalho tornam a área bem mais quente. A água da chuva também não será bem armazenada nesse solo.

Proibir ou não proibir

A discussão sobre a proibição desses tipos de jardim é acirrada. Os defensores sempre afirmam que não têm tempo suficiente na rotina para cuidar de forma apropiada dos jardins e que têm o direito de fazer com o espaço de sua propriedade o que bem entender, o que não é bem assim na Alemanha (falarei mais sobre isso outro dia).

Leia também: Mudança de estação e de humor na Alemanha

Porém, o povo alemão tem se mostrado cada vez mais interessado no meio ambiente, o que explica inclusive o aumento dos votos do Partido Verde.

Algumas cidades já começaram a proibir novas construções imobiliárias usando esse tipo de jardim. Outras estão planejando ajudar financeiramente as famílias que quiserem reformar seu jardim para o tradicional novamente.

Mais fácil, mas não para sempre

Além da questão estética, que varia de acordo com o gosto pessoal, a maior desculpa para essa escolha é de ser mais prático, pela falta de tempo em cuidar do jardim. Entretanto, mesmo entre as pedras podem nascer ervas daninhas. Fora isso, as pedras ficam sujas e precisam de limpeza depois de um certo tempo. A previsão é de que depois de 10 anos, as pedras precisem ser trocadas.

Na minha humilde opinião, esses jardins são muito sem graça. Mas é questão de gosto pessoal. Prefiro escolher plantas resistentes ao inverno e muito verde e cor para admirar em um belo dia de primavera e verão. Um pouquinho de cuidado todo mês deixa o jardim em bom estado. E você? Conhece os jardins alemães?


Quer saber mais sobre o BPM? Siga-nos também no Instagram e no Facebook

Related posts

Futebol Alemão: indo ao Estádio

Karina Finke

Vantagens de ser Au Pair na Alemanha

Gabrielle Moura

Quanto custa fazer compras no supermercado na Alemanha?

Sarah Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação