BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Espanha

Dez motivos para morar na Espanha

Quando a gente mora fora é comum as pessoas perguntarem quais são as coisas boas que se encontram neste novo lugar. A pergunta também é válida para os nativos que sempre questionam o que você mais gosta no país de acolhida.  Notem que ainda não conheço toda Espanha, mas viajei bastante e depois de quatro anos creio que posso me arriscar sobre os “10 mais” deste lado de cá da Península Ibérica.

1 – Aqui se come muito bem. A comida espanhola é variada: peixe, crustáceos, carne vermelha, coelho, cordeiro, arroz, grão de bico, vagem, batata. Sem falar na paixão nacional, o presunto serrano (jamón serrano) ou pata negra. Os pratos mais conhecidos são tortilla de batata, gazpacho (sopa fria de tomate) e a paella (arroz com carnes variadas ou frutos do mar ou os dois juntos). No quesito vinho tinto é melhor nem comentar senão eu choro: La Rioja ou Ribera? Estou me decidindo ainda.

2- É possível viver bem com pouco dinheiro. Mesmo que você esteja apertado de grana, sempre tem uma exposição gratuita, uma apresentação musical ao ar livre ou dias especiais para o público, em teatros e cinemas, cuja entrada é mais barata.

3-  Carro ? Pra quê ? Ter carro é dispensável para quem vive e trabalha na cidade. Os transportes públicos são adaptados para todos inclusive para carrinhos de bebês e vovôzinhos.

4 – A saúde pública é de qualidade. Apesar de questionado por causa da crise, a saúde é um direito universal e gratuito para o cidadão espanhol e para todos os estrangeiros que tem visto permanente na Espanha. Claro que existem abusos – gente que atravessa fronteiras para fazer operações aqui – mas os hospitais públicos são bem equipados e os profissionais, competentes.

5 – Sempre há uma festa acontecendo em alguma cidade espanhola. Toda cidade espanhola que se preze comemora uns três santos padroeiros, promove um festival de verão, acolhe alguma feira romana ou medieval, faz representação de batalhas históricas ajudadas pelos seus vizinhos, etc. Há festas espanholas que já estão catalogadas como festas de Interesse Turístico Internacional  como as “Fallas”, de Valência que é celebrada em honra a São José; e uma das características é a construção de bonecos que serão queimados após serem exibidos para o público. Outras manifestações culturais foram classificadas como Patrimônio Imaterial da Humanidade como o flamenco e o Festival dos Pátios cordobeses que acontece em maio, na cidade de Córdoba e os “castells” (castelos, em catalão), na Catalunha, especialmente em Barcelona e Tarragona. Some-se a isso a espetacular Semana Santa de Sevilha, a Feira de Abril também nesta cidade; o “encierro” de São Fermín, em Pamplona; e as festas em honra a São Tiago, na Galícia.

DSC07217
Ninguém teve coragem de queimar Cantiflas em 1946. Museu das Fallas, em Valência.

6- A vida cultural é variada. Vivi na cidade de Alcalá de Henares,berço de Cervantes, para estudar. Alcalá tem 200 mil habitantes e promovia festivais de curta-metragem, teatro clássico, música barroca, encontro de corais. Quer mais? Noite de museus e espetáculos gratuitos, além das festas dos padroeiros e da cidade. Ora, direis, você estava numa cidade universitária! Pois respondo: minha amada Niterói abriga a Universidade Federal Fluminense, tem 500 mil habitantes e só tem vida cultural graças aos esforços de muita gente abnegada.

7 – É possível ir do mar à montanha no própio país. A Espanha tem o privilégio de ter praias do Atlântico e Mediterrâneo, para o verão e também montanhas onde se pode esquiar no inverno. Não faltam opções para descansar e passar uns dias junto a natureza.

8- História para todos os lados e gostos. Esta é uma característica muito forte dos países europeus em geral. Em Altamira se vai à pré-história visitando as famosas cavernas; em Mérida estão as ruínas dos tempos do Império Romano. Barcelona é o passaporte para a Idade Média e para o modernidade do século 20, assim como Valência. Sevilha, Córdoba e Granada, abrigam os palácios  mais espetaculares da ocupação árabe nessas terras; finalmente, Madri e arredores são o esplendor do Século de Ouro espanhol e também do 19.

DSC08281
Museu dos Concílios e de Arte Visigoda, em Toledo

9 – Espanhol se aprende em pouco tempo. Dizem que é preciso uma vida para aprender alemão; holandês também não é fácil e apesar de ser uma língua latina, se custa aprender as milhares conjugações do francês. Por ser próximo do português é fácil se integrar por aqui. Claro que é feio ficar falando portunhol, mas o aprendizado é mais breve que se fosse um idioma anglo-saxão.

10 – Brasileiro e espanhóis tem mais semelhanças que diferenças. Gostar de futebol, de festa, de sair para ficar com os amigos e com a família. Esteriótipos ? Sim! Estou exagerando? Sim e de propósito. Só para vocês fazerem uma ideia que um brasileiro não se sentirá deslocado em uma cultura que valoriza mais o lazer que o trabalho.

Como todas as listas, esta é arbitrária e com certeza estou esquecendo de mencionar alguma festa ou cidade deste belo país. Também poderia listar as razões pelas quais não se deveria viver na Espanha, mas hoje estou de bom humor, fui bem atendida no mercado e falo das coisas boas que encontro aqui.

DSC06522
No estádio do Real Madri, mas vestindo a camisa do Flamengo. E sim, estava grávida e fui sem medo. Real Madri x Betis, 2013.

Related posts

Um ano em Barcelona

Gleice Garcia Santiago

10 motivos para morar em Varsóvia

Vivian Kulpa

Os espanhóis e o fumo

Juliana Bezerra

106 comentários

Giselle Botelho Novembro 9, 2014 at 1:02 am

Juliana, parabéns por mais um artigo.

Resposta
Juliana Novembro 11, 2014 at 5:53 pm

Obrigada, Gi!

Resposta
deyse Julho 14, 2015 at 4:37 pm

Creo que tenemos muchas diferencias entre Brasil y España.

Resposta
Juliana Bezerra Julho 15, 2015 at 10:16 am

Así es! Y me encanta descubrirlas.

Resposta
Luciana Martins Setembro 4, 2015 at 2:52 pm

Olá Juliana Bezerra,

Adorei a reportagem

Juliana Bezerra Setembro 4, 2015 at 3:17 pm

Muito obrigada, Luciana!

Cristian Março 4, 2017 at 7:47 pm

tenemos muchas diferencias entre brasileños e brasileños…

Resposta
» Dez razões para morar na Espanha | Rumo a Madrid Novembro 9, 2014 at 3:03 pm

[…] Dez razões para morar na Espanha […]

Resposta
Luiz Fevereiro 16, 2015 at 6:38 pm

Oi Juliana, admiro sua coragem de viver em outro pais, digo isso porque tenho dupla cidadania Espanhola, tenho tios e primos na Espanha e me dou muito bem com todos eles, já estive ai por 4 vezes, inclusive no ano passado fui com minha mulher e duas filhas, elas também ficaram encantadas, adoramos esse pais, porém ainda não tive coragem de largar tudo aqui e ir embora de mala e cuia, quem sabe um dia!!!

Resposta
Juliana Bezerra Março 5, 2015 at 8:22 pm

Oi, Luis! Quem sabe? 😉 Obrigada pelo comentário.

Resposta
Bruno Maio 6, 2015 at 11:04 pm

Olá
Gostei muito do post, sou aluno do curso de História e estou pesquisando , pois também quero morar na Espanha.
Abraço
Bruno

Resposta
Juliana Bezerra Maio 7, 2015 at 2:37 pm

Seja bem-vindo, colega! Há ótimas universidade no nossa área e aqui se respira História. Boa sorte!

Resposta
Nathalia Novembro 10, 2014 at 7:53 pm

Oi Juliana! A Espanha é incrivel mesmo, ano passado fiz intercambio em Santiago e me apaixonei pelo país! Eu q sou chata para comer não tive problemas aí (só o fato que as vezes não entendia bem como eram alguns pratos hahaha), e que senti falta do self service (preciso ver a comida pra saber oq é hahah). É incrivel o tanto de festas que eles fazem, sempre tem alguma coisa para fazer, e mts eventos culturais msm, eu sou de Niteroi e saio mt pouco aqui :s infelizmente ta cada dia pior por causa da violência então nem tenho vontade de sair de casa, não vejo a hora de ir embora. Tbm não notei mts diferenças entre brasileiros e espanhois não, porém por estar em um intercambio convivi mais com pessoas de outros países. E realmente não é necessário ter carro, o transporte público é otimo (até avisam a hora do seu onibus) e em mts cidades pode-se andar pra qlq lado.
Enfim, morro de saudades da Espanha *-* um dia voltarei pra ficar!

Resposta
Juliana Novembro 11, 2014 at 5:55 pm

Oi, Nathalia! Que honra ter uma conterrânea por aqui. Obrigada. Quem sabe você não volta? Beijo.

Resposta
cyro Março 29, 2015 at 2:47 pm

Ops !!! Um Decreto Real de 2013 não permite mais que não-espanhóis usufruam do sistema de saúde pública. A partir dessa data, eles tem que fazer obrigatoriamente um seguro saúde para obter o NIE.

Resposta
Juliana Bezerra Março 29, 2015 at 6:37 pm

Oi, Cyro! Obrigada. Foi isso que disse: “estrangeiros que tem visto permanente” que necessariamente terão que fazer o NIE para trabalhar aqui, abrir conta de banco, etc. Mas muito obrigada pelo toque.

Resposta
Aurineide Novembro 11, 2014 at 1:50 pm

sou brasileira nacionalizada espanhola, vivo em Espanha a quase 20 anos, concordo em tudo menos em que a saúde é um direito gratuito para o cidadão espanhol e para todos os estrangeiros que tem visto permanente na Espanha. tenho uma experiencia que discorda totalmente disso e sim os hospitais públicos são bem equipados, os profissionais, competentes? onde Madrid? Galicia um profissional que nao ve que uma criança tem um tumor so pelo simples fato de nao querer fazer uma eco nao me parece competente, bom deixo o tema por aqui q vc nao tem a culpa da minha experiencia, mas te desejo td de bom e que sua vida siga sendo satisfatoria em Espanha. Infelizmente como em tds os lados ha coisasq ficam ocultas, infelizmente.

Resposta
Juliana Novembro 15, 2014 at 9:08 am

Oi, Aurineide! Obrigada. Como disse lá no começo, minha experiência é muito madrilenha e, realmente, não sei de tudo que possa acontecer na Espanha. E o texto é muito otimista, óbvio. Não gostei nada da minha ginecologista que me acompanhou durante minha gravidez, por exemplo. Enfim. País perfeito não há. No mais, lamento pelo que você passou e tomara que isso não se repita. Beijos !!

Resposta
Aurineide Novembro 11, 2014 at 1:52 pm

sem embargo amo meu segundo país, é o país q escolhi pra viver criar meu filho brasileiro e ter dois mais aqui. beijinhos

Resposta
JOSILAINE MARITNS COSTA Julho 10, 2015 at 7:11 pm

Oii, vc pode me passar seu e-mail para trocar umas idéias??? estou me programando para ir morar na Espanha mais gostaria de mais informações antes de ir!

Resposta
Juliana Bezerra Julho 12, 2015 at 2:56 pm

Olá, Josilaine! Tudo bem ? Obrigada pela sua mensagem. Se você deseja mais informações pode ler os outros textos que escrevi aqui e sobretudo consultar meu blog sobre Madri. Somente esclareço dúvidas pontuais, pois tenho um serviço de consultoria para quem deseja vir para Espanha. Abraços!

Resposta
ackolb Novembro 12, 2014 at 8:48 pm

Ju adorei seu texto, fiquei até mais fan do que ja era da Espanha, Olé! kkkkkk também tô de bom humor hoje, enbora no momento tendo dor de cabeça com o machismo de espanhos zelador do meu predio! Mas ia gente acende uma vela, reza pro santo dele e OLé! Adoro a espanha pra passear, realmente um pais maravilhoso e começo como voce pela comida, vinho nem se fala….. e por ai vai, montanha e mar! Festas…. e eventos culturais, saude e transporte publico, tudo de bom! Adorei seu texto linda! 🙂

Resposta
Juliana Novembro 14, 2014 at 8:55 pm

Obrigada, querida! Abraços!

Resposta
Tati Sato Novembro 14, 2014 at 1:10 pm

Ju… O que eu posso dizer? Eu amo a Espanha e os espanhóis – sempre me senti em casa… Acho que a lingua pode ser um problema – quem não domina muito bem o português vai se confundir na hora de falar o espanhol e nunca sairá do “portunhol”… Anyways, preciso tomar vergonha na cara e começar a aplicar de forma intensiva a trabalhos na Espanha… E comer até explodir! Codillo, tortilla, jamón (iberico de cebo ou bellota – prefiro!), queijos… Ah, os queijos! Ficou triste? Passa no mercado e compra um Ribera por menos de EUR 5,00. Já senti saudades! 😉 Beijos

Resposta
Juliana Novembro 14, 2014 at 8:57 pm

Tati, obrigada! Você é suspeita! haha. Mas a questão do idioma é terrível porque você acaba não falando nem um bom português e nem um espanhol correto. No mais, vou comprar um Ribeira em sua homenagem. 😉 Beijos !!

Resposta
Rosane de Oliveira e S. F. Matoso Novembro 15, 2014 at 1:54 pm

C’est super, ton article, ma chère Juliana! J’ai appris un tas de choses que je savais pas! C’est pourquoi je t’avais demandé des renseignements sur les études en Espagne et pas en France… Mes félicitations! Je t’embrasse, Rosane de Oliveira e S. F. Matoso

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 29, 2015 at 2:23 pm

Merci, ma chère professeur! Il faut que tu vienes à France mais aussi à Espagne. Je t’embrasse!

Resposta
Jessica Duenha Novembro 19, 2014 at 4:38 am

Juliana , estou querendo estudar na Espanha e queria algumas dicas

Resposta
Juliana Bezerra Janeiro 29, 2015 at 2:26 pm

Oi, Jessica, você poderia ser mais específica ? Universidade ? Pós ? Escrevi um artigo sobre isso também:
http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-cursos-de-pos-graduacao-23104549 Espero que te ajude.

Resposta
Katia Março 4, 2015 at 6:25 pm

Oi Juliana, meus parabens pelo blog, estamos pensando em morar em madrid ainda este ano, vai a familia toda até nossa filha de 4 patas, meu marido é espanhol e ele quer voltar *(transferido), queria saber onde seria melhor para se morar tenho uma filha de 10 anos e não queria cair em bairros mais complicados….acho que é trauma daqui do Brasil….rsrrs….super obrigada….

Resposta
Juliana Bezerra Março 5, 2015 at 7:58 pm

Oi, Kátia! Obrigada pela visita e pelo comentário. Não se preocupe que nenhum bairro de Madri é tão complicado como os do Brasil… Bem, claro que precisaria de mais informações para te ajudar, mas quem tem filho, geralmente, foge do centrão (Porta do Sol) e vai para o norte de Madri e cidade vizinhas como São Sebastián de los Reyes, Las Tablas ou Alcobendas. Por que você não entra no enalquiler.com e localiza os bairros no Google Maps? Pelo menos você já vai ter um noção de onde estão. Beijo e boa sorte!

Resposta
Bianca Março 7, 2015 at 7:49 pm

oi Juliana, eu amo a Espanha, amo o espanhol, amo historia e tudo mais que esse país pode oferecer! Eu quero muito ir cursar faculdade de medicina aí, mas confesso que estou extremamente perdida, primeiro que a inflação aqui no Brasil esta terrível e tentar deixar um dinheiro no final do mês para estudo ta difícil, segundo que eu não sei por onde começar para dar entrada nesse sonho. Será que você poderia fazer um post dando dicas para quem quer ir pra aí mas não sabe por onde começar, falando sobre aluguel de casas, trabalho e falar um pouquinho sobre as universidades e faculdades daí? desde já te agradeço por esse cantinho que você fez pra gente (seu blog), pois deixa mais pertinho da Espanha, e pela atenção.
Te desejo o melhor de tudo! Bjão.

Resposta
Juliana Bezerra Março 7, 2015 at 8:17 pm

Olá, Bianca! Obrigada pela sugestão. Realmente, comentei sobre cursos de pós-graduação e não de graduação. Quanto ao custo de vida abordei isso no meu blog, o Rumo a Madrid. Mas como não quero deixar você esperando (sonho é sonho) te recomendo olhar no Ministério de Educação espanhol: http://www.mecd.gob.es/portada-mecd/ e também nos sites das próprias universidades espanholas, como o da Universidad de Alcalá:http://www.uah.es/facultad-medicina-ciencias-salud/estudios/grado-int.asp?cd=101&plan=G215 Abraços !!

Resposta
Bianca Março 28, 2015 at 11:07 pm

muito obrigado Juliana. Abraços

Resposta
Andressa S. Almeida Março 14, 2015 at 12:29 pm

Oi querida adorei suas dicas,estamos pensando em morar na Espanha tbm,mas a minha dúvida é aonde morar pois meus filhos são pequenos e como faria para trabalhar eu e meu esposo,tbm levaremos nosso filho de 4patas rsrsrs

Resposta
Juliana Bezerra Março 15, 2015 at 3:53 pm

Oi, Andressa! Em primeiro lugar é preciso ver os papéis. Não venha como ilegal, nem para aventuras e também com um pensamento de “trabalho em qualquer coisa”. Com a crise “qualquer coisa” já não existe ou todos estão trabalhando em “qualquer coisa”. Informe-se direitinho com o consulado da sua região. Abraços!

Resposta
Anna Carolina Março 27, 2015 at 4:15 pm

Oi Andressa! Estou na mesma situação que você!!! Nós moramos no Rio de Janeiro!!! Gostaria de manter contato comigo!!!??? Estou um pouco aflita e com medo dessa situação! Meu marido no momento deseja muito ir morar na Espanha. Ele tem nacionalidade de Espanhol. Temos uma filha de 2 anos que também tem. Carol.

Resposta
Anna Carolina Março 27, 2015 at 4:18 pm

Oi Juliana! Indo morar na Espanha eu posso levar meu gatinho? Estou um pouco aflita como falei nom comentário acima para a Andressa! Meu marido tem família perto de Santiago de Compostela, mas não sei se gostaria de ficar lá! Meu desejo seria de ficar mesmo em Madri! Alguma dica? Para Trabalho? Escola? Onde morar? Minha filha terá 3 anos. Eles tem nacionalidade espanhola…
Obrigada.. Carol.

Resposta
Juliana Bezerra Março 27, 2015 at 4:38 pm

Oi, Anna Carolina!! Obrigada por comentar. Imagino que para você trazer seu gato deva que cumprir alguns requisitos como vacinas e outras burocracias. Como sempre, o consulado espanhol é a melhor fonte de informação. Para te ajudar melhor precisaria saber qual a sua profissão e o que você espera de uma escola para sua filha. Quero dizer, tudo depende do bairro onde você vai morar e aí você tem mais opções. No mais, boa sorte!

Resposta
helena Março 28, 2015 at 8:50 pm

Oi florgostaria de saber qual é o melhor lugar na espanha o melhor estado pra viver com pouco dinheiro

Resposta
Juliana Bezerra Março 29, 2015 at 6:25 pm

Oi, Helena! Obrigada por comentar. Pergunta complicada. No sul do país, o custo de vida costuma ser mais baixo, mas há poucas opotunidades de trabalho. Madri e Barcelona tem quase a mesma faixa de preços e custos com pouca diferença entre elas.Boa sorte !

Resposta
Gabriela Abril 1, 2015 at 4:24 pm

Olá, sou estudante e gostaria de fazer algumas perguntas em relação à moradia na Espanha e ao custo de vida. Podem me passar o e-mail pra contato?
Obrigada pela atenção! 😉

Resposta
Cesar Santana Abril 8, 2015 at 10:03 pm

Olá Juliana, consegui a nacionalidade espanhola para mim e para meus filhos menores e estava penando em mandar o mais velho( 17) para estudar aí em colegios publicos. Você pode me ajudar com algumas dicas? onde morar ? como funciona? Grato Cesar

Resposta
Juliana Bezerra Abril 10, 2015 at 2:58 pm

Oi, Cesar ! Primeiro, para estudar em um colégio público é preciso estar morando e pagando impostos aqui. Onde morar depende dos seus gostos e gastos. No mais, cada comunidade autônoma da Espanha tem suas regras e precisaria saber, no mínimo, onde você pretende viver. Abraços e obrigada pelo comentário.

Resposta
be Abril 23, 2015 at 4:55 pm

nossa q legal

Resposta
Elisabete Perez Delpaço Abril 28, 2015 at 8:25 pm

olá Juliana!!! Gostaria de saber como anda o mercado para Psicólogos na Espanha, pois tenho parentes em Pontevedra e eles comentam que a situação tá muito difícil para conseguir emprego. Bjs.

Resposta
Juliana Bezerra Maio 1, 2015 at 6:28 pm

Oi, Elisabete! Infelizmente, seus parentes têm razão. Aliás, não quero te desanimar, mas espanhóis não fazem terapia. Há muitos psicólogos em hospitais, escolas, crecher, etc., mas psicoterapia de “divã” é praticamente ignorada por aqui. Um abraço e obrigada pela visita.

Resposta
Eduardo Abril 30, 2015 at 11:46 pm

Boa noite juliana
Eu gostaria de saber quais são as formas q eu tenho de conseguir a dupla nacionalidade e poder morar ai na espanha
Esse é meu grande sonho

Resposta
Juliana Bezerra Maio 1, 2015 at 6:23 pm

Boa noite, Eduardo! Obrigada pela visita. Cada país tem sua regra, mas primeiro é preciso saber se você tem parentes espanhóis e levantar toda documentação pertinente. O melhor lugar para obter estas informações é o consulado espanhol da sua jurisdição. De qualquer forma encontrei este site do Ministério da Justiça espanhol e espero que seja útil: http://www.mjusticia.gob.es/cs/Satellite/Portal/es/areas-tematicas/nacionalidad/nacionalidad/como-adquiere-nacionalidad

Resposta
Eduardo Maio 2, 2015 at 2:41 pm

Muito obrigado pela ajuda

Resposta
Eduardo Maio 2, 2015 at 2:44 pm

Eu gostaria de saber mais uma coisa.
O mercado na área de elétrica é bom ai na espanha ?

Resposta
Juliana Bezerra Maio 2, 2015 at 4:23 pm

Oi, Eduardo! Sinceramente, não sei. Mas por que você não faz uma pesquisa no https://www.infojobs.net/ ? Boa sorte!

Fabiane lopes polastro Maio 1, 2015 at 11:42 pm

Oi Juliana boa noite !Gostei muito do seu blog !Sou casada com um espanhol e moramos no Brasil conheco a Espanha e de verdade me encanta !Talvez em 2016 no mudamos para ahi porem como trata se de uma decisao conjunta tenho medo pela questao da crise !O pais anuncia melhoras …mas so vivenciando e que realmente se pode opnar !!!!

Resposta
Juliana Bezerra Maio 2, 2015 at 4:19 pm

Verdade, Fabiane! Vamos esperar para que melhorem realmente. Obrigada e um abraço.

Resposta
Cindy Calistrato Maio 7, 2015 at 7:46 pm

Juliana, pretendo fazer faculdade de Moda na Espanha e gostaria de saber como funciona o processo de seleção. Não queria ir através de uma agencia, mas sim, independente. O que você aconselharia em primeira mão? Tô meio que perdida e fazendo pesquisas achei o Blog, Agradeço caso você possa entrar em contato.

Resposta
Juliana Bezerra Maio 9, 2015 at 5:19 pm

Olá, Cindy! Obrigada pela mensagem. As universidades de Madri em um só vestibular e cada universidade estipula uma nota por faculdade. Não sei como seria o processo para um estrangeiro, sinto muito. Mas encontrei uma lista com as melhores escolas de moda pra você. Abraço! http://www.trendencias.com/otros/donde-estudio-moda-en-espana

Resposta
Herica Maio 9, 2015 at 11:05 pm

Oi adorei seu texto! Eu e meu marido estamos tirando a dupla cidadania e ano que vem podemos imigrar para a Europa! O grande problema que não sei a onde vamos morar. Poderia me dizer como é o tempo ai principalmente no inverno ? A crise ? Trabalho ? Poderia me ajudar ? Obrigada

Resposta
Juliana Bezerra Maio 11, 2015 at 3:59 pm

Obrigada, Herica! Bem, no norte da Espanha o inverno costuma ser mais rigoroso, mas no sul, ameno. Aqui em Madri – na cidade – quase não há mais neve. Na serra sim, sempre cai uma nevasca. A crise ainda está presente, mas tudo depende da área que você atua, flexibilidade e sorte. Trabalho, principalmente os que não exigem qualificação, está ruim. Apareça e boa sorte!

Resposta
catarina Maio 19, 2015 at 10:09 am

Olá Juliana,estou pretendendo mudar de vida também e dentre os países da Europa a Espanha é o que mais me identifico, o detalhe é que tenho 2 filhos e gostaria de saber se é possível conseguir escola,saúde. Tenho o curso de fisioterapia,lá tem validade? Mas tenho disposição pra trabalhar em qualquer área,em janeiro 2016 pretendo ir como turista pra ter uma idéia,mas não sei por onde começar,gostaria muito das suas dicas.
Att
Catarina

Resposta
Juliana Bezerra Maio 22, 2015 at 3:16 pm

Olá, Caterina! Obrigada pela sua mensagem. Bem, você teria que ravalidar seu diploma e é um processo caro e longo se a sua universidade não tem convênio com alguma universidade da Espanha. Quanto à saúde e escola, não é possível conseguí-los gratuitamente sem o visto de permanência ou sem estar contribuindo com a previdência. Venha para ficar só legalmente e com os papéis certos. Tem mais dicas no meu blogo pessoal e nos outros textos que escrevi pra cá.Um abraço e boa sorte!

Resposta
Lia Maio 25, 2015 at 8:27 pm

Olá! Fiquei curiosa sobre seu campo de atuação. Na Espanha você trabalha com História ou em Relações Internacionais?

Resposta
Juliana Bezerra Maio 27, 2015 at 8:44 am

Oi, Lia! Obrigada pela mensagem. Na verdade, atualmente trabalho como jornalista e professora de português. Como vê não trabalho diretamente na minha área, mas meus estudos me ajudam e muito! Abraços!

Resposta
Walter vidal Maio 29, 2015 at 11:39 pm

Oi Juliana! Tudo bem? Tenho além da nacionalidade brasileira, também a espanhola. Estou estudando junto com minha familia a possibilidade de morar na Espanha. Tenho um irmão em Vigo-Galicia. Tenho dúvidas em que cidade morar. Adoro Vigo, mais ainda a comida da Galicia, mas tenho que levar em conta tambem, trabalho, saude, escola para meua dois filhos, morada, enfim, tudo que se necessita para viver. Você tem algum contato onde possa conseguir essas informações nas diversas cidades espanholas?

Resposta
Juliana Bezerra Maio 30, 2015 at 1:07 pm

Olá, Walter! Tem um grupo no Facebook chamado “Brasileiros na Galícia” do qual NÃO faço parte, mas que você poderia tentar entrar e aí buscar informações. No mais, há muitos brasileiros que também são blogueiros e escrevem sobre suas cidades de adoção. No mais, boa sorte !!

Resposta
Ludy Maio 30, 2015 at 3:56 pm

Olá. Estamos pensando em mudar para Espanha (Marido e 2 filhos). A idéia é a ficar por um tempo pra conhecer outros lugares, culturas e tal… Meu marido trabalha com tecnologia da informação, faz sitemas, programas, site… sabe se nessa área o mercado é bom? Acha que ele pode conseguir algo indo de (porta em porta nas empresas) com seu portifólio? ou teria que ter uma indicaçao? Como são os espanhois nesse quesito? De preferência em Madri. Outra coisa, queria ir pra uma cidazinha bonitinha perto de Madri, se puder dar uma idéia.

Resposta
Juliana Bezerra Maio 30, 2015 at 7:06 pm

Olá, Ludy! Obrigada por nos acompanhar. Primeiro de tudo, para trabalhar na Espanha é preciso a nacionalidade espanhola/europeia ou o visto de trabalho. Imagino que você já tenha ou um ou outro, caso contrário, esqueça porque ninguém contrata gente sem os papéis em dia. Segundo, TI sempre é uma área solicitada e apesar da crise persistir, talvez ele poderia encontrar trabalho. Indicação ajuda, mas enviar o CV também dá resultado. Finalmente, cidade bonitinha perto de Madri é fácil: Alcalá de Henares! No mais, visite meu blog: http://www.rumoamadrid.com.br e acompanhe os textos que publico aqui. Abraços e boa sorte!

Resposta
Ludy Maio 31, 2015 at 12:54 am

Obrigada por responder, ajudou bastante. Só para finalizar. Meu marido tem empresa no Brasil e pretende continuar, pois tem uma boa clientela por todo o País. Se formos pra Espanha só como turista, à passeio mesmo sem ter que trabalhar, por 6 meses, temos que ter um visto de turista? Meu filho consegue entrar em alguma escola pública ou só particular? Obrigada!

Resposta
Juliana Bezerra Junho 1, 2015 at 10:54 am

Oi, Ludy ! Fico feliz. Qualquer estrangeiro, se for passar mais de 90 dias, tem que ter aglum tipo de visto. Para saber qual será, melhor perguntar diretamente ao consulado espanhol. Segundo, seu filho só consegue estudar em escola pública se vocês estiverem “empadronado” ou seja, registrados na prefeitura. Talvez seja melhor considerar uma particular. Abraço e boa sorte!

Resposta
Ludymilla Junho 9, 2015 at 10:58 am

Olá. Tenho planos de ficar um tempo na Espanha. A priore a intenção é passear, conhecer outros lugares e culturas.
Tenho que levar meu filho de 11 anos, (vou ver os vistos… documentação… pois não vamos ficar ilegal.) Enfim, quero saber a média dos valores de escolas particulares, ele esta no sexto ano, e se não vai perder nada mudando de país (voltar série por exemplo). Ele continua seguindo como aqui? Pra isso é necessário que vá no fim do ano quando terminas as aulas ou em outro período? Preciso muito de alguns esclarecimentos para colocar em prática nossa mudança. Desde já agradeço. Amei o BLOG. Muy bueno.

Resposta
Juliana Bezerra Junho 9, 2015 at 5:31 pm

Obrigada, Ludymilla! A respeito do preço das escolas tudo depende do lugar onde você vai morar. Quanto a ele perder uma série ou não vai depender de cada escola, pois aqui é um pouco diferente do Brasil e as aulas aqui vão de setembro a junho. Para mais esclarecimentos posso te ajudar através do Rumo a Madrid. Boa sorte!

Resposta
Johnny Daniel Junho 10, 2015 at 4:08 pm

Juliana, comecei hoje a seguir seu blog. Desejo me formar em História também, porém, não no Brasil. Estou pesquisando sobre a Espanha e suas universidades. Me preocupo com essa crise na Europa, que tem gerado grande desemprego(segundo os jornais brasileiros). No que puder ir auxiliando por aqui, vou agradecendo. Abraço.

Resposta
Juliana Bezerra Junho 10, 2015 at 7:24 pm

Olá, Johnny! Escrevi um post sobre pós aqui na Espanha: http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-cursos-de-pos-graduacao-23104549 Espero que vc goste. Um abraço, Juliana.

Resposta
kelly Junho 22, 2015 at 2:12 pm

ola eu e meu marido estamos querendo ir passar um tempo na espanha trabalhando talvez ate mora mas como eu consigo o visto permanente da espanha nao gostaria de ir ilegal

Resposta
Juliana Bezerra Junho 25, 2015 at 7:44 pm

Olá, Kelly! Obrigada pela mensagem. Realmente, não venha ilegal. Bem, para você vir para Espanha é preciso conseguir um trabalho aqui, vir como estudante ou ter o passaporte espanhol ou europeu. Abraços!

Resposta
Marcos Aurélio Julho 2, 2015 at 3:44 pm

Ola Juliana,
Tudo bem ?

Tenho nacionalidade espanhola e estou pretendendo ir morar em definitivo na Espanha, porem minha esposa e minha filha (27 anos), não tem nacionalidade espanhola.
Quero levar as duas comigo, pelo que você conhece das leis, acha possível ?
Qual cidade espanhola você me recomenda ?
Tenho algumas referencias das cidades de Burgos e Toledo, o que você acha ?

U*m Abraço

Resposta
Juliana Bezerra Julho 4, 2015 at 2:17 pm

Olá, Marcos Aurélio !! Obrigada pela mensagem. Sua esposa e sua filha podem vir no regime “familiar de espanhol”. Aconselho você ir ao consulado da sua jurisdição para mais detalhes. Quanto à cidade depende dos seus gostos e do que você deseja fazer. Burgos é linda, mas fria que dói. Toledo é um sonho medieval. A minha preferida é Madri (por que será?), mas Barcelona é tudo bom! No meu blog tem informações sobre as cidades que visitei. Abraços e boa sorte!

Resposta
Ervelem Rodrigues Julho 2, 2015 at 9:28 pm

Olá, Juliana! Tudo bem?
Sempre sonhei em morar na europa, e agora surgiu uma grande oportunidade. Em julho de 2016 estarei indo para a Espanha. Vi em alguns comentários que falavam sobre uma “crise”. Poderia me explicar que crise é essa? Como será? Quando ocorrerá?

Grata,

Ervelem Rodrigues!

Resposta
Juliana Bezerra Julho 4, 2015 at 2:11 pm

Olá, Ervelem ! Tudo bem ? A “crise” começou em 2008, atingiu em cheio o mercado espanhol, e meio mundo. Portanto, ela está ainda ocorrendo.Apesar das pequenas melhoras, algumas medidas para remediá-la como cortes no orçamento, ficarão para sempre. Ainda assim, é um bom país para se viver se seu objetivo é melhorar sua qualidade de vida, e não juntar dinheiro para voltar rica. Um abraço !

Resposta
Ervelem Rodrigues Julho 6, 2015 at 6:10 pm

Obrigada!! 🙂

Resposta
Rosa Maria Santos Bertollo Julho 3, 2015 at 12:54 pm

Juliana, para viver com algum conforto, quanto se precisa ganhar na Espanha?

Resposta
Juliana Bezerra Julho 4, 2015 at 2:06 pm

Olá, Rosa! Obrigada pela mensagem. Depende de você, dos seus gastos e de onde você vai morar. Desculpe, mas a pergunta é muito subjetiva para respondê-la assim. Tem um post no meu blog que fala sobre despesas em Madri e aqui no BPM também. Abraços! http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-custo-de-vida-em-madri-450915002

Resposta
Nicolas Julho 4, 2015 at 5:56 pm

Ola Juliana, primeiro de tudo eu gostaria de dizer que eu adorei seu blog! Tem muitas informações e tudo muito bem explicado, o que mais gostei é que você aborda vários assuntos pertinentes que são duvidas comuns a quem pretende ir para a Terrinha haha.
Eu tenho cidadania espanhola, como espanhol de origem apesar de ter nascido no brasil e estou indo para a Espanha pela primeira vez agora em dezembro para morar permanentemente.

Me casei agora no mês de junho e minha esposa é brasileira. Minha duvida é a seguinte. Ela poderia entrar como turista, com o seguro de saúde para 90 dias e assim que estiver na Espanha fazer um seguro para mais 9 meses e depois pedir a tarjeta comunitária? (Ja que em 1 ano ela teria direito a cidadania espanhola) ou ela teria de pedir um visto ainda aqui no brasil para moradia e trabalho e posteriormente na Espanha dar entrada no pedido da tarjeta comunitária?

O seguro de saúde eu ja estou ciente de que é obrigatório enquanto ela não possuir a cidadania… minha maior duvida mesmo é saber se teremos de pedir ou não o visto para ela e no caso e saber se ela poderia trabalhar normalmente..

Se poder me ajudar com a informação eu agradeço muito. Moro a mais ou menos 5h do consulado espanhol mais próximo e como tenho de renovar meu passaporte que venceu em dezembro ja gostaria de ir com tudo pronto para fazer uma viajem só.

[email protected]

Muito obrigado e sucesso

Att,
Nicolas.

Resposta
Juliana Bezerra Julho 6, 2015 at 10:21 am

Olá, Nicolas! Obrigada pela mensagem. Bem, sua esposa tem que pedir e tramitar o visto ainda aí no Brasil. O fato dela ser casada com um espanhol vai facilitar, mas nada é automático. Quanto à “tarjeta comunitaria”, cuidado que estão demorando a entregar. Estou esperando pela do meu filho há dois anos! Toda consulta é uma chatice. Mas, claro, cada caso é um caso e espero que você não tenha que passar por isso. Infelizmente, não posso te ajudar mais e o consulado é o mais indicado para te responder essas dúvidas. Boa sorte !!

Resposta
Fernando Agosto 9, 2015 at 12:38 pm

Olá,

Estou caçando várias informações sobre morar na Espanha pois recebi uma proposta de trabalho para morar em Barcelona. Porém nunca fui a espanha muito menos a europa. Estou bem perdido mas algumas coisas começam a clarear. Uma dúvida recorrente é sobre salário. Não sei se o salário que me ofereceram é bom.

Existe imposto de renda aí? É deduzido mensalmente do contra cheque igual aqui no brasil? Geralmente nas ofertas de emprego, o que é anunciado é o valor liquido?

Uma pessoa morando em algum bairro bem localizado em Barcelona, quanto gastaria para alugar um pequeno apto, fazer compras do mes e transporte?

Muito obrigado e parabéns pelos seus textos.

Resposta
Juliana Bezerra Agosto 10, 2015 at 5:57 pm

Oi, Fernando! Tudo bem ? Como falo mais sobre Madri não posso te responder sobre Barcelona mas, no fundo, as duas cidades têm quase o mesmo custo de vida. P ara Barcelona procure a minha xará: http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-viure-a-barcelona-viver-em-barcelona-490918315 .
Saiba que aqui se ganha menos que no Brasil, mas se vive muito melhor. Portanto, não se assuste.
Escrevi um texto sobre o custo de vida em Madri: http://www.brasileiraspelomundo.com/espanha-custo-de-vida-em-madri-450915002 E sim, existe imposto de renda, aqui. Quanto às outras dúvidas, é melhor perguntar diretamente à sua empresa. Boa sorte e volte sempre!

Resposta
Alda de Oliveira Witkowski Agosto 10, 2015 at 2:40 pm

Olá Juliana td bem? Meu marido tem nacionalidade espanhola e está indo em set para tentar arrumar emprego, e quem sabe ir toda a família. A questão é que temos dois filhos adolescentes um de 15 e uma de 13, me preocupa bastante a questão de escola (aqui no Brasil é o ensino médio, não sei como é aí na Espanha). Vc tem dicas para me falar sobre isso? A cidade que ele tem família é Tarragona, a princípio ele ficará lá.

Abs.,

Resposta
Juliana Bezerra Agosto 10, 2015 at 5:53 pm

Oi, Alda! Tudo bem ? Para saber mais informações sobre escola você pode ler este link: http://www.rumoamadrid.com.br/site/educacao-escolar-em-madri/ Seus filhos vão estar no equivalente ao ensino médio aqui, mas acontece que eles já vão ter que escolher se vão cursas matérias de exatas, humanas ou científicas. Parece muito como era antigamente no Brasil onde os alunos optavam por estudar o “Clássico” ou ” Científico”. Boa sorte e volte sempre!

Resposta
Bruno Setembro 5, 2015 at 9:20 pm

Olá Juliana
Sou Bruno, estou na faculdade de História e gosto da área de relações internacionais assim como você , possuo nível intermediário em espanhol pelo instituto Cervantes e iniciei o inglês. Motivo do contato é que eu quero sair do Brasil, por diversos motivos que não gostaria de expor aqui e também não estou disposto a tentar mudar esse país , sou realista, se em 500 anos ninguém conseguiu mudar , então eu não quero nem tentar.
Estou fazendo acompanhamento diário da situação de Portugal e Espanha, pois serão meus prováveis destinos, sei que existem problemas nesses países , mas esses problemas são incomparáveis aos do Brasil, não tem nem como estabelecer um parâmetro comparativo, sem igual.
Pretendo usar o estudo como forma de imigração, pois é uma forma de chegar qualificado, dessa forma pretendo fazer o mestrado em Portugal ou Espanha, gosto dos dois, mas a infraestrutura da Espanha é muito melhor, por isso é a minha preferida, sou casado , minha esposa é fisioterapeuta pós-graduada e temos um filho, o pensamento dela era diferente do meu, mas estou convencendo ela a ideia de morar na Europa mostrando dados estatísticos e estimativas do que está para acontecer no Brasil.
Diante disso, Juliana, no segundo semestre do ano que vem eu irei iniciar o meu TCC, perante a banca da Universidade Está Io de Sá , mas eu gostaria também de saber se tem como ou você poderia me orientar , sobre a hipótese de eu também apresentar meu TCC em alguma universidade na Espanha, com o objetivo de eu começar a aparecer para a comunidade acadêmica espanhola, estando aí é conhecendo professores e reitores, pode ajudar a abrir algumas portas e convites para emprego e estudo, e outra coisa também, nossa área tem muito assunto interessante para um TCC, mas seria interessante também algo sobre União Européia ou especificamente a Espanha, o que você acha?
Gostaria de sugestões,
Obrigado amiga.
Bruno Santos de Oliveira

Resposta
Juliana Bezerra Setembro 6, 2015 at 7:21 pm

Olá, Bruno! Tudo bem? ufa! que mensagem! Obrigada por confiar em mim. Bem, acho muito complicado opinar de forma contundente em uma decisão tão trascendental para a vida de uma família. POr isso, prefiro dizer que há muitos congressos que acontecem durante todo o ano letivo nas universidades onde você pode apresentar trabalhos. Eu mesma participei de um em Salamanca e a experiência foi bastante positiva. Quanto à bolsas e indicações, elas existem, mas são mais raras agora com a crise. A área de humanas é sempre a mais prejudicada em tempos como este, mas também nunca tentei revalidar o diploma, por exemplo, por vários fatores que não cabem ser expostos aqui.
Porém duas coisas posso te advertir. Se você vai concorrer com espanhóis, seu nível no idioma deve ser impecável. Segundo, você deve buscar algo que eles não tenham em termos de formação acadêmica. No mais, se este é seu sonho, siga adiante. Boa sorte!

Resposta
wagner Outubro 12, 2015 at 8:00 pm

Parabens pelas informações, já estive na Espanha por duas vezes , volto em 2017 para ficar mais tempo e preparar documentos para cidadania pois minha esposa e neta, bom tenho uma boa dica para quem vai para Espanha. Para não passar perrengue fiz um excelente curso de espanhol com um professor que achei no YouTube; ele é espanhol, Joaquim Angel, excelente. E para quem quer ir morar em Portugal, a dica é fazer o bp4. E um seguro saúde vinculado ao INSS, e isso aí
Boa viagem

Resposta
Welber Nascimento Setembro 22, 2015 at 3:00 am

Olá Juliana, td bem?

Eu e minha esposa estamos pensando em passar um tempo em Espanha. Ainda não temos data prevista, apenas o desejo latente. Enfim, como estão as coisas por aí no sentido de trabalho? Sou formado em Administração e ela advogada ambos com MBA em gestão de pessoas. Não temos pretensões de trabalhar na área de formação. Pensamos em arranjar algo q permita custear nossa vida por aí, nada demais. Empregos simples mesmo. Também tenho nacionalidade portuguesa e já vivi em terras lusitanas por alguns anos, mas me encanta passar um bom tempo em Espanha conhecer melhor o país, a cultura e o povo que parece bem alegre.

Aguardo seu comentário.

Desde já obrigado.

Resposta
Juliana Bezerra Setembro 23, 2015 at 7:31 am

Olá, Welber! Obrigada pela sua mensagem. Em primeiro lugar, o governo diz que a crise estã acabando, mas a oposição discorda. Em segundo, se me permite a ousadia faria ao contrãrio e buscaria empregos na sua área de formação e depois sim partiria para outras áreas. No mais, a cidadania portuguesa vai permitir voce e sua mulher morar e trabalhar legalmente aqui e será uma ajuda e tanto com os papéis. Leia os demais textos e até mesmo o meu blog pessoal. Boa sorte e mais uma vez obrigada!

Resposta
vitor de souza Dezembro 28, 2015 at 12:54 am

A camisa do flamengo deixou tudo ainda mas bonito , parabens pela reportagem .

Resposta
jessica Janeiro 21, 2016 at 1:25 am

Olá, vc tem alguma informação sobre empregos na Sevilha, estou procurando, mas só acho noticias antigas, se vc tiver algum blog atual para me indicar. A maioria só fala de Barcelona e Madrid.

Resposta
Patrick Jordão Gonzalez Janeiro 23, 2016 at 1:51 pm

Adorei bastante , curti cada mensagem e as 10 razões , sou brasileiro mas de familiares Espanhóis, espero um dia estar nesse país. Obrigado e parabéns pelo blog super 10

Resposta
MARLI SANSON Março 3, 2016 at 6:58 pm

Oi, Juliana!
Tenho dois filhos, um no ensino médio(2ºano) e a menina no 8º ano – Ensino Fundamental. Eles tem nacionalidade Espanhola desde que nasceram, tem registro de nascimento, passaporte.
Estamos pensando em morar em Vigo, pois já temos moradia, o avô tem apartamento lá. Mas minha dúvida é se consigo escola, a princípio que seja em português, para depois eles quando tiverem fluentes, estudarem em espanhol.
Pode me orientar, por favor!
Abçs,
Marli

Resposta
Cristiane Leme Março 4, 2016 at 8:20 am

Marli, a Juliana Bezerra parou de colaborar com o blog, mas temos outras colunistas na Espanha em várias regiões. Tente escrever um recado em um dos textos da Fernanda, nossa colunista na Galícia, já que esta é a sua região de interesse.
Abraços
Edição BPM

Resposta
Claudia Agosto 13, 2016 at 5:28 pm

Ola, Marli. Eu vivo na Espanha ha 12 anos e tenho um pouco de conhecimento do pais. Nao creio que em Vigo haja escolas em Portugues, mas nao acho que isso deva ser motivo de preocupacao. Vigo esta na Galicia, onde o espanhol eh mais parecido ao portugues. E as criancas aprendem muito rapido! Em todo caso, voce pode matricula.las num curso intensivo de espanhol ainda no Brasil. Nao sera complicado para eles. Sorte.

Resposta
Alexandre Abril 14, 2016 at 11:31 am

Bom dia, Juliana, tudo bem?
Como é a segurança na Espanha, por exemplo em Madri?
AS coisas funcionam por aí, serviço público, ou outras coisas que vc sabe não funcionam no Brasil.?
O Brasil me deixa muito triste, o desrespeito com o cidadão é muito grande.
Felicidades
Alexandre

Resposta
Claudia Agosto 13, 2016 at 5:34 pm

Ola, Alexandre. A Espanha eh um dos paises mais seguros da UE. Quantos aos servicos publicos, alguns funcionam de maravilha. Outros sao mais lentos, mas nada comparado ao Brasil.

Resposta
Evellyn Junho 6, 2016 at 1:51 pm

Muito bom!
Ano que vem eu vou para Barcelona morar com minha tia,irei para estudar. a verdade é que ainda estou com o pé atrás,por isso estou pesquisando mais sobre a vida na Espanha…

Resposta
Abdo Junho 15, 2016 at 8:10 pm

Juliana, valeu pelas dicas, mas ainda tenho uma duvida sobre tudo que pesquisei, quem sabe vc me ajuda. Estou pensando em mudar para Espanha para tirar a cidadania, e talvez não voltar para o Brasil, e tenho 3 filhos pequenos, como é o sistema de ensino?

Resposta
Gabriel Teixeira Campos Setembro 4, 2016 at 4:38 pm

Preciso ser descendente de Espanhol ou ser casado com uma espanhola, para conseguir cidadania espanhola?

Resposta
Wilian Melo Fevereiro 8, 2017 at 4:24 pm

Parabéns pelo artigo.
Estou na Itália com a minha esposa e em breve me mudo pra Espanha.

Resposta
Aline Nuñez Fevereiro 13, 2017 at 12:39 am

Oi querida, adorei seu artigo!!!
Gostaria de saber como é a área de fonoaudiologia (logopedia), se existe atuação desta função na área hospitalar?!
Boa sorte e obrigada!

Resposta
Penha Gomes Junho 20, 2018 at 11:08 am

Olá Juliana, sou graduada em Pedagogia e fazendo pós em Historia, estou indo para Espanha em Setembro devo ficar uns vinte dias por aí… Lendo seu post só aumenta minha ansiedade.
Boa Sorte e forte abraço.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação