BrasileirasPeloMundo.com
França Turismo Pelo Mundo

Dez dicas de inverno em Clermont Ferrand

Uma das coisas que sempre me perguntam é: “O que tem pra fazer no inverno na França?”. Pois é, por que todo carioca acha que se o tempo não está quente o suficiente para ir à praia, dar uma volta na lagoa Rodrigo de Freitas ou tomar aquele chopinho gelado com os amigos, não existe nada de interessante pra fazer?

Como boa carioca que sou, não sou muito fã de inverno também não, mas confesso que depois do meu 3º inverno em terras francesas acabei descobrindo varias coisas interessantes pra se fazer. No texto de hoje, vou contar pra vocês 10 coisas para vocês fazerem durante o inverno em Clermont-Ferrand e arredores.

1) Esquiar

A primeira coisa que a gente pensa quando se fala em neve é: “vamos esquiar?”. Eu nunca esquiei, e pareço uma extra-terrestre quando conto isso por aqui. Os franceses não conseguem entender como alguém com mais de 30 anos na cara nunca esquiou. Pois é, é algo que não me atrai.
Próximo à Clermont-Ferrand existem algumas estações de ski e a mais próxima se chama Super-Besse.
A estação de Super-Besse possui 27 pistas separadas em 4 nives de dificuldade, o que chega a aproximadamente 84km de pistas de ski!! Esse local fica aproximadamente entre 1300 a 1800 m de altitude e possui diversos teleféricos para ajudar a galera a subir: 1 teleférico de 20 lugares (comportando : 3 000 pers/h) , 5 teleféricos individuais, 15 téléskis.
Super Besse fica aberta de dezembro até final de março e também possui pistas para ski noturno!

2) Andar de Raquette
Vocês sabem o que é andar de Raquette? Nada mais é do que andar pela neve fofinha calçado com um sapato que tem um formato de raquete de tenis nos pés.
Em todas as estações de ski você pode alugar sua “raquette” e sair andando e admirando a paisagem. Eu recomendo, pois é fantástico!

3) Visitar museus
Está aquele frio e você não está afim de ficar andando em locais abertos? Uma ótima sugestão é selecionar alguns museus para visitar. Em Clermont-Ferrand existem vários museus mas eu sugiro: L’aventure Michelin, Museu de Arte Roger-Quilliot et Museu Henri-Lecoq. Este último fica em frente ao Jardin Lecoq, um jardim lindo na primavera que possui um lago que, muitas vezes no inverno, fica congelado. Vale a pena conferir!

4) Visitar igrejas
Outra sugestão é visitar o centro histórico e as igrejas da cidade. Não deixe de visitar a Catedrale de Clermont e a Basílica Notre Dame du Port.

5) Passar uma tarde no Royatonic
Continuando os passeios por lugares cobertos, uma ótima sugestão é passar uma tarde no Royatonic. É um centro termal fechado onde existem várias piscinas quentes, spa e programas de beleza. Um ótimo local para relaxar e retomar as energias

6) Ir ao Marché de Noël (escrevi sobre o Natal nesse artigo)

Se o período que você estiver por aqui for final de novembro a dezembro, você não pode deixar de visitar o Marche de Noël, que nada mais é do que uma feira ao ar livre com várias coisas de Natal e comidas típicas de inverno. Se o frio estiver quase insuportável, sugiro que comprem um copo de vin chaud (vinho quente); tenho certeza que vai fazer um bem enorme.

7) Ver a cidade com outros olhos
Ver a decoração da cidade nessa época do ano é um passeio imperdível! Sendo assim, sugiro que peguem uma tarde e saiam andando pela cidade reparando nas pessoas, nas coisas, na neve (quando tem)… Reparem nas árvores, na maioria das vezes nuas, e no cheiro gelado de inverno! Reparem nas montanhas ao redor da cidade com seus topos branquinhos de neve! Eu acho lindo, e tenho certeza de que vocês vão achar também!

8) Assistir uma partida de rugby
Outra sugestão é assistir uma partida de rugby no estádio Marcel-Michelin. E de preferência num dia que tivermos o jogo do time ASM (Association Sportive Montferrant). ASM é o time preferido da cidade, e quando jogam, Clermont Ferrand e arredores viram uma explosão de azul e amarelo, as cores do time. Vale a pena conferir; mesmo que você não faça idéia do que seja rugby. Não precisa entender, basta sentir o clima do estádio para curtir.

9) Comer comidas de inverno
O que é engraçado aqui na França, é que eles possuem essa diferenciação entre comidas de inverno e comidas de verão. No verão eles curtem uma comida mais leve, e no inverno eles gostam de comidas mais “pesadas” e bem quentes. Sendo assim, vamos fazer como eles e aproveitar ao máximo as comidas de inverno de Clermont: aligot, truffade e raclette. Ambos são feitos com batata e queijos da região. Não sei dizer qual é o meu prato favorito, sendo assim, sugiro que vocês provem os três.

10) Beber vinho e comer queijo
Tenho certeza que todo mundo que vem pra França já vem pensando nos inúmeros queijos e vinhos franceses. Sendo assim, não poderia deixar de mencionar isso nessa minha lista. É claro que vinho é bom, não importa qual época do ano. Sendo assim, sugiro que vocês escolham um restaurante bem aconchegante, e não deixem de beber um bom vinho com um bom queijo, de preferência da região de Clermon-Ferrand. Sugiro como queijo o Saint-Nectaire e o Foire d’ambert; e como vinho o Saint Pourçain.

Boa degustação, bom passeio e um ótimo inverno pra vocês!

Até o mês que vem!

Related posts

Passeando e conhecendo o mundo: do Recife para a França

Rosana Alcântara

Aurora Boreal na Lapônia

Thais Cristine

A saga por um apartamento em Lyon

Sabrina de Paula

5 comentários

Izabel Março 14, 2017 at 3:11 pm

Já fiz alguns desses passeios, realmente são excelentes.
Eu recomendo.
Vale a pena conhecer Clermont Ferrand.
Texto muito bom.

Resposta
Eliane Pessoa Março 14, 2017 at 3:28 pm

Ah! Que vontade de ir na França e visitar Clermont Ferrand, fazer estes passeios maravilhosos e degustar dos queijos e vinhos. Muito bom suas dicas. Espero ir ai em breve.

Resposta
Alfredo B. P. Nunes Março 14, 2017 at 3:41 pm

Adorei as 10 dicas para passar o inverno em Clermont-Ferrand, principalmente na dica dos vinhos, queijos e comidas de inverno, até porque as comidas são à base de batatas e queijos, que eu adoro, valeu…Marcella.

Resposta
O que fazer com as crianças no inverno francês Fevereiro 5, 2018 at 3:35 pm

[…] Marcella deu algumas dicas do que fazer no inverno em Clermont-Ferrand (veja aqui) algumas são válidas com crianças […]

Resposta
Maria Luiza Regalado de Queiroz Novembro 1, 2019 at 12:25 am

Oi Marcella! Tudo bem?

Meu marido foi expatriado para Clermont pelo trabalho e estamos nos mudando no início do ano que vem!

Encontrei o seu blog e achei muito bacana!

Bom saber que vou encontrar algum brasileiro em Clermont!

Beijos, Malu

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação