BrasileirasPeloMundo.com
Taiwan

Dicas para fazer compras no supermercado em Taiwan

Dicas para fazer compras no supermercado em Taiwan

Imaginem vocês, sair para fazer compras em algum lugar que você não lê nada, e as embalagens dos produtos têm muita informação. Imaginaram? Missão difícil, mas não impossível. Hoje vou falar como é a experiência de ir ao supermercado aqui em Taiwan.

Já adianto que as primeiras idas ao supermercado viram um evento. São necessárias horas e muita paciência para conseguir comprar o básico. Em muitos produtos não é possível reconhecer nada. Ainda assim, não dá para desanimar, pois com o passar do tempo e a cada nova ida ao mercado, é possível descobrir coisas novas, e a tendência é cada vez voltar mais feliz para casa e com um carrinho de compras maior. Se você já tem contato com outras pessoas do seu país, as dicas são muito valiosas. Nós, por exemplo, já compramos muita coisa errada, ou que não agrada o paladar. São tentativas que ora ou outra dão certo.

Em geral, os produtos são posicionados de maneira bem diferente dos supermercados brasileiros. Um exemplo, é o leite condensado. Aqui fica junto do café e não próximo aos enlatados de creme de leite e pudins e etc. Outro ponto relevante, é a aparência da parte de frios como peixes, frangos e outros. No início é um pouco inusitado a forma como montam as vitrines, com o tempo a gente entende e dá até para arriscar comprar um produto e outro. A forma com que as carnes são cortadas aqui é bastante diferente do Brasil. Ainda não encontramos maminha ou alcatra. O que se vê muito são carnes fatiadas na espessura de papel. Apesar disso, aqui tudo é possível, e quando queremos fazer um churrasco, uma das lojas consegue nos fornecer uma picanha em um bom corte.

Sessão de temperos e farináceos

Parece mentira o que vou falar, mas nestes dois anos e meio, chegaram muitos novos produtos que no início não encontrávamos facilmente. A maionese tipo Hellman’s é uma delas. Ainda sentimos falta de bons queijos e não tão processados. O que acho bacana, é que a cada volta das férias do Brasil temos vindo com uma bagagem menor de comida. O que significa que já conseguimos encontrar muitas coisas boas aqui.

A rede de supermercados que mais compramos é o Carrefour, que é a maior rede de supermercados em Taiwan, e tem trazido muitos produtos importados, o que facilita a minha vidinha e de muita gente por aqui. Tem um bom estoque de produtos americanos e italianos. Encontramos as conservas parecidas com as nossas como: pepinos, azeitonas, tomate seco, champignon e outros. Sendo que a loja com maior variedade de produtos importados fica no Tianmu, conhecido bairro dos estrangeiros. Até um delicioso feijão orgânico é possível comprar lá.

O que acontece muito por aqui, é ter que correr a cidade em vários pontos para comprar ingredientes para uma receita.

Outra rede que visito para pequenas compras é o Wellcome. É uma rede local, que dispõe de alguns bons importados também. Enquanto não tínhamos um mercado mais perto, fazia muitas comprinhas nele já que era uma estação de metrô depois da nossa. Também tem em vários lugares da cidade.

Agora, se você gosta de comprar em grandes quantidades, não deixem de visitar o famoso Costco. Uma rede americana gigante, tipo atacado, com bastante produtos importados. É aqui que compramos carnes, leites, produtos de limpeza e muitas bugigangas boas. Sem dúvida, o melhor lugar para estes tipos de produtos. O único ponto é que para primeira compra você precisa aderir a um cartão, pagar uma taxa e, anualmente, é obrigatório a renovação. É o tipo de mercado que você gasta bastante, e chega em casa com nada, afinal tudo é em grande quantidade o que acaba fazendo gastar mais, embora tenha um estoque por mais tempo.

Ainda podemos contar aqui com mercados boutiques. São duas redes de supermercados: Jason’s e City Super, ambas  têm uma seleção muito boa de produtos, apesar do preço ser um pouco mais salgado. O City Super dispõe de uma seleção grande de queijos, bons azeites e enlatados.

Nos mercados locais, depois de um tempo de experiência de compras, já é bem possível comprar muitas coisas.

Aqui ainda contamos com as feiras de rua, de frutas, verduras e legumes, com bons preços. Muitos legumes são diferentes esteticamente; por exemplo, a berinjela aqui é bem fina, porém com a mesma cor. Tenho ainda dificuldades com as folhas, em feiras ainda mais difícil, com nomes todos em mandarim. Já cansei de comprar coentro achando ser salsinha. Tudo bem, errei tanto que agora já tenho meu vaso de salsinha e ainda orgânico.

Quanto aos preços, acho mais caro que no Brasil em razão da necessidade de comprar produtos importados; só com produtos locais não conseguiríamos fazer uma refeição com o gosto brasileiro. As etiquetas de preços são todas em mandarim. Alguns mercados, na parte de frutas e verduras, já estão traduzindo para o inglês, mas bem poucos. Ah! Se desejar tomar aquela caipirinha com uma cachaça bem brasileira, tem aqui também.

Related posts

O Ano Novo Chinês em Taiwan

Gisela Melo

Apresentando Taipei

Gisela Melo

Meios de Transporte em Taipei

Gisela Melo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação