BrasileirasPeloMundo.com
Aplicativos pelo mundo Taiwan

Aplicativos para usar em Taiwan

Taipei, capital de Taiwan, é certamente umas das cidades mais tecnológicas do mundo. Mesmo em um país onde a escrita é praticamente uma combinação de hieróglifos e a língua falada não soar nada familiar para nós, é possível se virar aqui e muito bem. Já tenho até minha lista de aplicativos “queridinhos” – o melhor de tudo é que todos eles são gratuitos – e percebi o quanto essa cidade permite que nosso dia a dia tenha uma infinidade de facilidades. Se ainda não possui um chip de celular, recomendo comprar um, mas há Wi-Fi gratuito disponível em quase toda a cidade.

Easywallet

É o aplicativo do cartão EasyCard, mais conhecido como YoYo Card – um cartão indispensável em Taiwan, quase equivalente ao nosso “bilhete único” de São Paulo; pode ser usado nos transportes públicos, para alugar bicicletas, há estações de bicicletas espalhadas por toda a cidade, em alguns táxis, todas as lojas de conveniências, nas redes Watsons e Cosmed, uma espécie de farmácia/perfumaria que encontramos de tudo, e redes de fast food. Ao registrar um número de celular para o EasyCard, é possível utilizá-lo em diversos serviços compatíveis com esse sistema. O aplicativo permite ver o saldo, as últimas transações e oferece uma série de cupons de desconto. Esse cartão é tão maravilhoso que valeria um post só para ele.

Family Mart

Uso o aplicativo dessa loja de conveniência (que leva o mesmo nome) pelo menos uma vez por dia. Taiwan possui quase uma loja de conveniência por esquina, inclusive nas cidades pequenas do interior. Essas lojinhas são um salva-vidas, a maioria delas funcionam 24 horas por dia e é possível tomar café da manhã e até comprar produtos emergenciais como calcinhas descartáveis ou papel higiênico. Eu gosto muito do Family Mart; na verdade é a minha rede favorita dentre as diversas opções que existem pois possui um programa de pontos que pode ser gerenciado pelo aplicativo. Os pontos podem ser trocados por produtos, descontos e até itens exclusivos como almofadas, panelas e cadeira de massagem.

Leia também: 14 dicas para morar em Taiwan

LINE

Whatsapp? Aqui só se usa LINE! Como a maioria dos meus amigos só usa Whatsapp, não sou uma usuária assídua e o uso só para falar com meus familiares e alguns amigos locais. Gostaria de explorar mais esse aplicativo pois é praticamente uma rede social: dá pra postar fotos, realizar transferência de dinheiro e pagamentos, fazer compras, ver notícias e até jogar online. Esse aplicativo é tão popular que os personagens dos stickers (desenhos com personagens engraçados que expressão emoção e são muitos populares na Ásia) ganharam até loja física de bichinho de pelúcia além disso, diversos comércios disponibilizam o QR code de seu usuário para os clientes receberem novidades e descontos. Fiquei impressionada! O único problema é que não é possível usá-lo na China.

Taiwan Lottery Receipt

O governo de Taiwan possui um programa que incentiva a emissão de nota fiscal: para todas as compras realizadas e assim recebemos um recibo com um número que permite participar de uma “loteria” a cada dois meses. As chances de ganhar são imensas e os prêmios variam de NT$200 (equivalente a menos ou menos R$25) até NTD$10.000.000. Na verdade, o nome do aplicativo que baixei está em mandarim mas basta colocar na busca “Taiwan Lottery Receipt” e baixar qualquer uma das primeiras opções. O aplicativo escaneia os QR codes do recibo e informa se você ganhou ou não. Cada recibo é um bilhete lotérico e os sorteios são sempre feitos para os dois meses anteriores. O único problema desse programa é o tempo de espera, sempre fico muito ansiosa para conferir minhas notas.

Google Maps

Esse aplicativo é indispensável, principalmente em um país onde o alfabeto não se assemelha em nada ao nosso. Com ele é possível chegar ao destino tranquilamente usando transporte público. Os metrôs são bem sinalizados, possui nomes grafados em inglês e as estações são anunciadas em quatro idiomas: inglês, mandarim, hokkien e hakka. Dentro dos ônibus, as paradas também são anunciadas e através do aplicativo podemos acompanhar as próximas paradas. Com o Google Maps, além de ter as rotas bem traçadas, é possível ver os horários dos ônibus, dispensando outros app de transporte público.

Leia também: Como abrir conta bancária em Taiwan

Travel Taipei

Esse aplicativo desenvolvido pelo governo de Taipei é muito interessante para quem quer explorar a cidade. O aplicativo traz uma compilação de atrações como museus, hot springs (fontes termais), rotas para bicicletas e das famosas feiras noturnas de Taiwan. Tem opções para quem quer explorar a parte histórica da cidade, para quem quer conhecer os parques e fazer atividades em família, para quem quer fazer compras, para os turistas gastronômicos, entre outros.

Uber eats

E claro, um aplicativo para entrega de comida. Como a cidade é pequena, o pedido sempre chega muito rápido. Esse aplicativo não precisa de muitos detalhes.

Não coloquei o Uber na lista porque tem muito táxi aqui e a cidade sendo pequena, acaba saindo bem barato. Sem contar que a maioria das vezes que peguei o Uber (em outras palavras, chovendo) pelo preço dinâmico acabei pagando um valor muito mais alto do que pagaria com o táxi.

Se tiver algum aplicativo bacana que queira compartilhar conosco, deixe nos comentários suas sugestões.

 

Related posts

8 aplicativos para usar no Chile

Isabela Vargas

Apps para facilitar a vida em Toronto

Flávia Bartholo

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação