BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Turismo Pelo Mundo

Dicas para viajar de carro pela Austrália

Dicas para viajar de carro pela Austrália.

No meu primeiro ano na Austrália, tive a oportunidade de dirigir bastante em uma viagem que fiz com uma amiga até Cairns. Ela morava em Gold Coast, então partimos de lá no carro dela para essa pequena aventura de aproximadamente 1.800km rumo ao norte. Depois disso, fizemos o percurso de Gold Coast até Sydney, colocando mais uns 900km na nossa conta. Nas minhas férias também pude dirigir um pouco na Tasmânia e aí já estava mais tranquila quanto a pegar no volante por aqui. Vou passar para vocês um pouco das dicas que eu acho úteis para quem está pensando em dirigir pela Austrália.

Leia também: 6 lugares para conhecer enquanto estiver na Austrália

Carteira de habilitação brasileira

A nossa carteira de habilitação do Brasil vale em solo australiano, mas é importante ter uma cópia traduzida para o inglês ou até mesmo a carteira de habilitação internacional.

A mão inglesa

Como alguns já devem saber, na Austrália é usada a mão inglesa, ou seja, você vai pelo lado esquerdo e volta pelo direito. Sim, é totalmente ao contrário do que fazemos no Brasil. Pode parecer besteira, mas na prática leva um tempinho até você se acostumar a fazer as coisas sem pensar. Outro detalhe é que o câmbio fica do seu lado esquerdo e não do direito como no Brasil, a mesma coisa para a seta e o limpador de para-brisas, que ficam em lados diferentes. Eu costumava ligar o limpa-vidros quando queria dar sinal para algum lado, mas depois de alguns dias dirigindo, acho que meu cérebro se acostumou com o jeito novo.

Atenção para as placas

As estradas australianas são muito bem sinalizadas, então se houver qualquer coisa de anormal provavelmente você vai ser avisado antes. É muito comum fecharem trechos para construção e isso pode atrasá-lo um pouco, mas é importante respeitar os sinais de velocidade e qualquer outra sinalização como em qualquer lugar do mundo. As multas pesam bastante no bolso, então é bom tomar cuidado para evitar receber uma.

Animais na pista

Quando viajamos para o norte, vimos muitos animais mortos na pista e quando fui para o sul sozinha, também. O que mais aparecem são cangurus e wallabies, o wallaby é um tipo de marsupial um pouco menor que o canguru. É preciso tomar muito cuidado ao dirigir, principalmente à noite, para não provocar um acidente ao atropelar um desses animais. Como as áreas das estradas normalmente são mais selvagens e afastadas das cidades, é normal os animais passarem por ali e é bom ficar atento às placas que sempre chamam atenção para a presença de animais pela área. Nós não viajamos à noite por esse motivo, acredito que seja o melhor a se fazer para evitar acidentes.

Leia também: Custo de vida na Austrália

Planeje bem sua viagem

Uma boa dica é planejar quantos quilômetros você pretende dirigir por dia, quais os lugares onde quer parar e por quanto tempo. As estradas no geral são boas para dirigir, mas dependendo do lugar que você estiver as paisagens serão as mesmas por muitos quilômetros, pois as cidades costumam ser longe uma da outra. Isso pode deixar a viagem bem cansativa para o motorista, então é legal pesquisar e ir fazendo paradas estratégicas. Importante também é checar o horário de funcionamento dos mercados, restaurantes e conveniências nas cidades onde forem ser feitas as paradas, pois aqui não existe o costume de lojas 24 horas e se você não estiver preparado pode acabar passando um pouco de fome.

Áreas de descanso

As áreas de descanso são muito utilizadas pelos motoristas, principalmente para dormir ao viajar longas distâncias. Se esse é o seu caso, é importante checar nas placas se é permitido passar a noite, caso contrário você pode ser surpreendido com uma multa por ficar em local proibido. As áreas de descanso normalmente oferecem banheiros, estrutura para piquenique e algumas têm até café de graça. Nem todas têm chuveiros, então se você estiver viajando por um período mais longo, pesquise no site do governo quais são aquelas com estrutura para banho.

Posto de combustível self service

Na Austrália, como em muitos outros países do mundo, você não vai encontrar um frentista no posto de combustível. Você mesmo vai lá, abastece seu carro, limpa suas janelas e calibra seus pneus sozinho. Depois é só pagar na loja de conveniência dentro do posto, a maioria delas aceita cartão de crédito internacional ou dinheiro como formas de pagamento.

Alugando um carro

É sempre bom checar as cláusulas sobre seguro em caso de acidentes, assim como as tarifas em relação aos pedágios e quilômetros rodados. Alugar carros por aqui é muito comum e é possível encontrar lugares mais baratos, existem muitas agências onde você pode fazer uma cotação online de acordo com o que está procurando. Tudo que você vai precisar para alugar um carro na Austrália é a sua carteira de habilitação e um cartão de crédito válido, nada diferente do Brasil nesse aspecto.

Nunca beba e dirija

A legislação em relação ao álcool é bem rígida, inclusive no que diz respeito à direção. A taxa de álcool permitida no sangue pode variar de 0,00 a 0,05mg/100ml, dependendo da categoria da sua carteira de motorista e do tipo de veículo conduzido. É claro que o aconselhável é não beber nada alcóolico se for dirigir, primeiro para a sua própria segurança e segundo porque a fiscalização funciona.

Espero que tenham gostado das dicas e façam uma ótima viagem por esse país lindo que é a Austrália! Tem mais dúvidas? É só deixar nos comentários.

Related posts

Casar na Austrália

Sheyne Tanaka

Museus do Vaticano

Raquel Gonçalves

Vale a pena conhecer Abu Dhabi ?

Pollyane Martins

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação