BrasileirasPeloMundo.com
Noruega

Diferenças entre o Norte e o Sul da Noruega

Diferenças entre o Norte e o Sul da Noruega.

Antes de aterrissar na Noruega, meu conhecimento sobre o país era precariamente resumido em Oslo, Vikings, bacalhau, A-ha e o frio.

Aproveitando as férias de verão e da faculdade, vim pela primeira vez em 2005 para passar o meu primeiro Natal e Ano Novo fora de casa. A cidade para onde fui, Narvik, tinha pouco mais de 19.000 habitantes. Para quem não sabe aonde fica, aqui está uma imagem para que vocês possam ter uma idéia:

Cheguei em pleno início de inverno. Pense no frio. Ok, pense de novo. Se você já viu a série Game of Thrones, com certeza você vai entender a referência à “Terra do inverno eterno”. Essa era a sensação de morar acima da linha do Círculo Polar Ártico. Para uma brasileira acostumada com temperaturas acima de 20 graus, o choque ao sair do aeroporto foi grande. Ainda mais ao acordar às 8:00 da manhã e descobrir que o dia ainda não tinha amanhecido.

Eu vivi nas cidades de Narvik e Bodø por 4 e 5 anos, respectivamente. Acima do Círculo Ártico, as pessoas, independente da nacionalidade reagem de forma diferente à ausência da luz do sol por quase 2 meses no inverno,  algumas ficam deprimidas (SAD – Depressão  de inverno), outras apenas se sentem mais sonolentas e cansadas, enquanto outras, aparentemente, não se mostram afetadas. Por umas 3-4 horas, no meio do dia, o que se vê é um céu num tom azul-escuro, caso o tempo não esteja nublado.

No Norte há muitas montanhas e o inverno cria uma paisagem fascinante e idílica, principalmente no campo e especialmente quando a Aurora Borealis dança com suas luzes no céu.

Aurora Borealis
Aurora Borealis

O outono e a primavera estão sempre com pressa. O outono dá um “oi” e se vai, antes mesmo de sentirmos o gostinho dele. E o clima do inverno bate à porta já em outubro. No Norte, muitas vezes a primavera nem chega. Passamos do inverno direto para o verão.

Considerando que a Noruega tem a mesma latitude que Alasca, eu não esperava que o verão seria como o do Rio de Janeiro. Porém, graças à sua localização e à Corrente do Golfo, a Noruega tem um clima muito mais amigável do que a sua latitude indica. O clima mostra grandes variações, a primeira impressão que eu tive do verão foi como se eu estivesse no inverno em Minas Gerais, que é frio. Então toda vez que o sol dá o ar de sua graça, a sensação é absurdamente deliciosa!

No verão, a atração favorita de todos é o todo poderoso sol que acima do Circulo Polar Ártico, não se põe, ou seja, a claridade se estende o dia inteiro. O lado positivo nisso é que temos mais tempo e mais energia para se fazer as coisas, trabalhar, curtir passeios e simplesmente aproveitar o dia ao máximo, como dizemos por aqui. O “Sol da meia noite” também é outro espetáculo à parte. O Norte da Noruega oferece aos seus habitantes uma natureza exuberante para se explorar e colocar a expressão Carpe Diem em prática.

sol da meia noite
Sol da meia noite. Tysfjord. Foto: Wendy Dantas

Claro que o sul tem sem dúvida, uma temperatura melhor, umas das principais razões pela quais eu me mudei para cá. Fiz muitas viagens para conhecer o sul, visitei muitas cidades até encontrar Sandefjord, que fica cerca de uma hora de Oslo. Aqui, as estações do ano são bem definidas. Enquanto no norte as pessoas tendem a ficar mais em casa ou se concentrar nos shoppings e cafés protegidos do frio do inverno, no sul há mais pessoas circulando nas ruas para quando você quiser ir fora tomar um café e observar o vai e vem delas.

O fluxo de pessoas  é bem maior, especialmente devido ao turismo. O acesso às outras cidades também é mais fácil. Distância é o menor dos problemas pois há mais opções de transporte entre as cidades e passagens de avião mais em conta para toda a Europa.

Stavanger
Stavanger. Foto: Wendy Dantas

Quanto a língua norueguesa, o idioma que aprendemos na escola é o Norueguês Bokmål. Porém, na Noruega há dialetos que variam de região para região. Eles são mutuamente inteligíveis, ou seja, o norueguês escrito é o mesmo em todo país, mas diferem significativamente em relação ao sotaque, gramática, sintaxe e vocabulário. Até mesmo um norueguês nativo do sul pode ter dificuldade para entender o dialeto do norte.

Agora, imaginem uma brasileira com sotaque carioca falando norueguês com dialeto do norte (nordnorsk) vivendo no Sul? Impossível escapar das piadas! E piadas é o que mais existe aqui entre os moradores do Norte e Sul. Uma leve e divertida rixa como por exemplo, entre cariocas e paulistas.

Depois de quase 10 anos, algumas coisas que me pareciam estranhas, hoje parecem completamente normais, e outras nem tanto. No fim, o inverno chega para todos. Eu nunca me acostumei com o inverno, mas aprendi a lidar  melhor com ele, bem como a agradecer e usufruir de toda essa experiência única que é viver em um outro país.

Wendy
Mjelle, Bodø. Esta sou eu aproveitando o inverno com prazer.

Muitas pessoas ainda perguntam como eu consigo sobreviver no inverno. Eu digo para elas o que eu aprendi : “det fins ikke dårlig vær, bare dårlig klær”. Em português podemos traduzir como:

“Não existe clima ruim, existem apenas roupas inadequadas para o clima lá fora.”

Related posts

Dicas para alugar imóvel na Noruega

Michele Silva

Sistema de saúde norueguês e a saúde da mulher

Wendy Dantas

Carga tributária na Noruega

Gabriela Rocha

17 comentários

Fabricio Janeiro 19, 2016 at 12:56 am

Wendy, Parabéns pela matéria!
Ficou muito bom.
Embora esteja tão longe, carrega espírito brasileiro!

Resposta
Wendy Dantas Janeiro 19, 2016 at 9:40 pm

Hei Fabrício! 🙂 Muito obrigada pelo comentário! Como estou morando há pouco tempo no Sul, estou conhecendo cada vez melhor essa parte do país, e as surpresas tem sido apenas boas! Há muito mais o que se dizer, mas aos poucos eu vou colocando aqui! Venha conhecer sim, vale a pena! Um abraço forte!

Resposta
Fabricio Janeiro 19, 2016 at 1:03 am

Wow comento de novo…
Ótima descrição. Quero conhecer aí e levar minha família n
este mundo diferente!

Resposta
sandra Helena de Souza Janeiro 19, 2016 at 1:35 pm

Muito bom o texto, deu para aprender um pouco sobre a Noruega. Parabéns Wendy.

Resposta
Elton Pereira de Souza Janeiro 19, 2016 at 1:53 pm

Para mim é só saudades e cada palavra que você coloca aqui é prazerosa, que venham mais textos e inspirações para que possamos curtir e sonhar com as belezas que tem nesse lugar maravilhoso!!!

Resposta
Wendy Dantas Fevereiro 2, 2016 at 1:18 pm

Você sabe que é sempre bem vindo! Saudades demais! Beijos, pai! <3

Resposta
Janaina Santos Janeiro 20, 2016 at 12:29 am

Adorei seu artigo, muito bem escrito e explicativo para curiosas como eu. Obrigada!

Resposta
Wendy Dantas Janeiro 22, 2016 at 4:00 pm

Eu é que agradeço o carinho, Janaina! 🙂 Há muito o que se dizer, e ainda muito para eu explorar por aqui no Sul. Aos poucos eu vou colocando mais aqui no blog pra vocês! Um abração!

Resposta
anabarandas Janeiro 29, 2016 at 11:41 am

Sensacional esse texto. Me deu muito mais vontade de conhecer a Noruega… Só conheci Bergen e Oslo e o passeio dos fiordes no caminho dos dois…. Parabéns Wendy! Quando der, escreva mais curiosidades da Noruega para a gente!

Resposta
Wendy Dantas Fevereiro 2, 2016 at 1:15 pm

Que maravilha, Ana! 😀 Fique de olho, todo mês eu vou colocar um tema interessante aqui pra vocês! Muito obrigada pela atenção e pelo carinho! Um beijo! Wendy

Resposta
Bernadete Gonçalves Março 11, 2016 at 3:39 am

Adorei saber um pouco mais sobre a Noruega, aliás eu sei muito pouco, mas vivo tentando saber mais e mais. Eu amo este país justamente por ser a terra do A-ha.

Resposta
Benedita Maria Dias Março 12, 2016 at 12:54 am

Gostei do texto.Eu sei pouco sobre a Noruega, mas agora eu passei a entender melhor .Tudo ficou mais encantador.Obrigada.

Resposta
Wendy Dantas Março 16, 2016 at 8:40 am

Que ótimo Benedita! 🙂 Eu é que agradeço pela sua atenção e pela leitura! Se você quiser saber um pouco mais, fique atenta aos próximos textos que virão! Prometo falar mais sobre! Um abraço!

Resposta
Eder Azevedo Abril 27, 2016 at 8:10 pm

Linda matéria, também estou em narvik, acabei de chegar a um mês, realmente é muito frio,mas também muito lindo e o povo bem acolhedor

Resposta
Wendy Dantas Maio 2, 2016 at 5:26 pm

Olá Eder! Que legal você estar em Narvik! 😀 Tenho muitas lembranças daí! No próximo fim semana estarei aí novamente visitando amigos. Espero que você esteja curtindo bastante. Estamos caminhando para o verão e logo o clima estará mais propício à passeios! Há muitos lugares bonitos para visitar. Entre em contato com a secretaria de turismo da cidade para se informar sobre o que fazer nesse período. E não se esqueça: Vista-se de acordo com o tempo lá fora e você poderá aproveitar o máximo! 😉 Abraços!

Resposta
Katia Março 11, 2017 at 5:28 pm

Muito lindo a Noruega!!! Adoro suas postagens e.um dia irei conhecer as terras do norte… Fjords, Nordlys ,Meu sonho mesmo é viver ai…quem sabe um dia…Jeg elsker Norge ❤? Gde abraço Wendy

Resposta
LEONARDO DALASUANNA Janeiro 26, 2018 at 12:45 pm

oi tudo bem legal seu post muito top
estou amadurecendo a ideia de ir visitar
esse pais lindo
e frio kkkkkk

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação