Enfermeira brasileira pode trabalhar na Inglaterra?

3
1527
(Foto: Pixabay.com)
Advertisement

Enfermeira brasileira pode trabalhar na Inglaterra?

Após contar como foi a minha experiência em revalidar meu diploma de enfermagem do Brasil em Londres, várias dúvidas surgiram a respeito do tipo de trabalho na área da saúde, que o enfermeiro ainda sem registro no NMC (Nursing and Midwifery Council) pode exercer na Inglaterra. Para entenderem como o sistema de enfermagem funciona, descreverei as responsabilidades de acordo com o cargo exercido.

As vagas de emprego são divididas em grupos de 4 a 8. Essa classificação depende da experiência do profissional na Inglaterra.

Grupo 4, denominado Health Care Assistant, seriam os técnicos de enfermagem, com menos responsabilidade do que no sistema do Brasil. Não assumem os cuidados integrais dos pacientes, trabalham junto com o enfermeiro registrado, mas não administram medição nenhuma.

Grupo 5, denominado Staff Nurse, seriam os recém-formados ou com poucos anos de experiência. Assumem todos os cuidados do paciente. O enfermeiro não é responsável pela gerência do setor. Possui toda autonomia nos cuidados dos pacientes.

Grupo 6, Senior Staff Nurse/ Junior Sister, os profissionais são mais experientes e já começam a ficar responsáveis pelo gerenciamento e também para darem suporte ao grupo 5. Também são responsáveis pelos cuidados diários dos pacientes.

Grupo 7, Sister, responsáveis pelo gerenciamento interno do setor e suporte aos Grupos 5 e 6.

Grupo 8, Matron, responsável pelo gerenciamento geral do setor. Geralmente não trabalha fisicamente dentro do setor, mas é a gerente geral dele, sendo responsável por todos os grupos (5,6 e 7) e pela melhoria dos cuidados prestados aos pacientes.

Os enfermeiros qualificados em seu país de origem, mas sem o registro no NMC, podem trabalhar como Health Care Assistant (grupo 4) e a descrição do trabalho envolve: ajudar os pacientes a tomar banho e a se vestirem, ajudar durante as refeições, trocar as camas, verificar os sinais vitais e informar ao enfermeiro caso estejam alterados, participar de reuniões e treinamentos com outros profissionais de saúde. Toda vaga de emprego terá sua própria descrição do trabalho.

Como aplicar para trabalho?
Na maioria das vezes o que dificulta arrumar um trabalho na área da saúde é a fluência no inglês ou muitas vezes pela insegurança no indioma. Confesso que mesmo eu tendo estudado inglês no Brasil, quando mudei para a Inglaterra, não entendia muito o inglês e me lembro que demorou no mínimo uns seis meses para que eu pudesse ter um diálogo com alguém com mais confiança, apesar de sempre ter dado prioridade em estudar a língua. Trabalhava meio expediente para poder também estudar.

Aqui estão algumas locais de trabalho que contratam Health Care Assistant:

Residential Homes (menor dependência)
São casas de repouso para pessoas razoavelmente ativas, que gostariam de uma maior segurança, cuidado ou companhia. O cuidado pessoal inclui banhos, alimentação, curativo e supervisão em algumas atividades. Também possuem refeições e atividades diárias (internas e externas). Para aplicar para o trabalho, a maioria das empresas terá no website as vagas de emprego, ou é possível visitar pessoalmente as casas e deixar o seu currículo. Todo bairro provavelmente terá uma Residential Home, ou procure em um bairro, onde queira trabalhar.

Nursing home (cuidados de enfermagem)
São casas específicas para pessoas que requerem cuidados de enfermagem, tipo sonda gástrica, dificuldade de mobilização. Todos os cuidados de acordo com a necessidade do cliente serão oferecidos. Refeições, atividades internas e externas também estarão inclusos. Aplicação para emprego como citado acima.

Leia: sistema de saúde público e privado na Inglaterra

Nursing Home Or Residential Home para pessoas com Alzheimer. Um Fato da Alzheimer’s Society é que um terço das pessoas com demência vive em uma casa de repouso e pelo menos dois terços dos residentes em casa de repouso no Reino Unido têm demência. São casas com profissionais treinados para cuidar desses clientes, envolvendo atividades para promover o lado emocional, físico e social. A pessoa com demência terá uma avaliação e um plano de atendimento personalizado, abrangendo todos os cuidados de saúde e sociais para lidar com essa patologia da melhor maneira possível para com o indivíduo.

– Hospitais Privados
Terá oportunidades de trabalhar como Health Care Assistant (Grupo 4) em diferentes departamentos. Para aplicar para trabalho, pesquise os hospitais locais particulares da área que morar ou em outra localidade onde queira trabalhar. Geralmente, as vagas estarão no website da própria empresa e terá a chance de fazer o seu cadastro.

– Hospitais NHS, que seriam os hospitais públicos
Como nos hospitais particulares, são vários os setores que precisam de Health Care Assistant e também a aplicação será online. O envio da aplicação e toda a comunicação será feita pelo NHS Jobs. Pelo site tem como filtrar o cargo e localidade.

– Agências de trabalho
São várias as agências que oferecem trabalhos temporários. Não é necessário preencher uma certa carga horária. Basicamente você trabalha quando tiver disponível. Tem muitos trabalhos também Leave In, que quer dizer residir no local de trabalho (nesse tipo, você terá uma carga horária a ser cumprida), ou Leave Out, que não precisará residir no local de trabalho.

Leia também: tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra

Então uma vez que vocês tenham mais segurança com o inglês, as opções de trabalho como Health Care Assistent é bastante abrangente. Não irão exercer a profissão de enfermeira, pois precisarão do registro do NMC, mas poderão ter a oportunidade de trabalhar na área de saúde e se familiarizar com o sistema.

Vale ressaltar que se você não estiver exercendo a profissão de enfermeiro por três anos, terá que fazer um outro programa para ser aceito no NMC, Return To Practice. Mais Informações nesse site.

Dúvidas, por favor, deixem nos comentários abaixo.

3 Comentários

  1. Olá tudo bem!! Meu nome é Aparecida Pedroso sou formada há 21 anos em Enfermagem Oncológica e tenho 51 anos. Amei esse texto era tudo que estava procurando sobre enfermagem na Inglaterra. Fiz um intercâmbio de inglês em 2016 na Nova Zelândia em amei. Mas gostaria de ir para Inglaterra conhecer e aprender mais o inglês. Gostaria de fazer um trabalho voluntário ou até mesmo trabalhar com idosos, pois gosto dessa área. Perguntas : Será que consigo ainda algo na área dessa forma. Estou disposta a fazer voluntariado se for necessário para me afirmar na língua. O que vc acha? Obrigada pela atenção. Aguardo retorno.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.