Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Artigos em Destaque»Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra
    Artigos em Destaque

    Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

    Ann MoellerBy Ann MoellerSeptember 20, 2017Updated:January 29, 202124 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra.

    Um país de 53 milhões de pessoas (senso de 2011), com uma capital conhecida pela complexidade e beleza, parte de um Reino Unido (que poderá não durar muito já que a Escócia está bem insatisfeita com o Brexit, mas isso é conversa para outra hora), a Inglaterra encanta quem a conhece. Nesse texto você vai encontrar tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra!

    E mesmo com o fantasma do Brexit assustando a maioria das pessoas, a Inglaterra continua linda como sempre e morar no país da rainha Elizabeth ainda é o sonho de muitos, mas por onde começar?

    É preciso ler e se informar antes de tomar qualquer decisão. Todas as semanas brasileiros voltam para o Brasil através do Retorno Voluntário, uma parceira da Casa do Brasil em Londres com o Home Office. Na maioria das vezes se encontram depressivos e sem dinheiro, depois de ter passado por uma tentativa frustrada de imigração. Muitos chegam indocumentados e sem sequer falar a língua, ficando, claro, difícil encontrar trabalho e se integrar na sociedade.

    A Inglaterra está dificultando a vida dos indocumentados. Não é mais possível se registrar no médico de família (info abaixo), nem matricular crianças na escola sem um passaporte europeu ou com um visto de residência. Empregos e alugar casa? Também não. As multas são altas se alguma empresa ou landlord (dono da casa) empregar ou alugar a casa à pessoas indocumentadas e claro, ninguém quer correr esse risco.

    Vistos

    O primeiro passo antes de se desfazer de bens no Brasil é se informar sobre vistos, se você não tiver passaporte europeu, há várias possibilidades.  Se apenas o marido tiver passaporte europeu, a mulher irá precisar de visto de esposa.

    Depois dessa parte resolvida (os humanos) é hora de pensar como levar os animais de estimação para a Inglaterra, se tiver algum, para começarem uma nova vida junto com a família, afinal eles também fazem parte.

    Pronto, vistos resolvidos. Chegando no país, os primeiros passos são:

    Moradia

    Alugar casa em Londres, como? Todo mundo quer um cantinho para chamar de seu, e opções não faltam. Tudo vai depender do seu bolso e necessidade. A cidade é grande e quanto mais central, obviamente, mais caro. Porém, com a rede de transporte público e várias linhas de metrô hoje em dia funcionando 24h, fica fácil chegar em casa mesmo morando longe. Só é preciso um bom livro e você nem vê o tempo passar!

    E quando chegar a hora de comprar um imóvel, seja em Londres ou no interior, leia e se informa como funciona o processo de compra.

    E se quiser morar fora de Londres há várias opções de cidades que não ficam tão longe e ainda permitem trabalhar na capital, devido a curta distância.

    Conta bancária

    Como abrir conta bancária na Inglaterra? Bancos são vários. Entre os mais populares estão o HSBC e o Barclays com várias agências espalhadas por Londres e por todo o país.

    Taxas e impostos

    Primeiramente, vamos identificar e definir os dois tipos de impostos na Inglaterra cobrados dos trabalhadores registrados: NI (National Insurance) e Income Tax. Estes dois impostos aparecem no seu payslip/holerite como PAYE (Pay as you earn).

    Os empregados registrados são classificados como Class 1 para o NI, e terão seus descontos efetuados da seguinte forma:

    • Se o empregado recebe até £162.00 por semana ou £702.00 por mês, estará isento do pagamento do NI.
    • Caso o rendimento seja entre £162.01 e £892.00 por semana, ou entre £702.01 e £3.863.00 por mês, serão descontados 12%.
    • Acima dos valores acima mencionados (semanalmente ou mensalmente), serão descontados 2%.

     

    Médico de família (GP) e como se registrar

    O médico de família conhecido por GP (General Practitioner) ou Médico geral é o primeiro contato em caso de uma necessidade médica. Se for uma gripe, ou algo simples, ele mesmo passará a receita. Em caso de algo mais grave e complexo, o GP irá informar o hospital e departamento em questão (oncologia, ortopedia, etc) e você receberá uma carta, em casa, com a sua consulta no especialista, em geral demora entre 6 e 10 semanas. Não tem como escolher o médico, vocês será atendido por quem estiver de plantão no dia. Escolher médicos é possível apenas através de seguros de saúde como o Bupa.

    Tirar Insurance Number  (NINO)- Número fiscal

    Sem o Insurance Number você não faz muita coisa, para ser sincera. Tirar o Insurance Number deve ser uma das prioridades para poder arrumar emprego. Os adolescentes recebem o NINO ao completar 16 anos, idade que os jovens podem começar a  trabalhar, viajar e ter relações sexuais legalmente. Várias escolas secundárias (do ano 7 ao 11) tem clínicas oferecendo anticoncepcionais aos alunos com mais de 16 anos.

    Escolas

    Se você for morar na Inglaterra com crianças vai precisar se informar sobre escolas. E por falar nelas…vindo com crianças abre um leque de novas oportunidades e um mundo para ser descoberto. Há um mundo cultural especialmente para eles com vários teatros infantis em Londres e atividades feitas com os pequenos em mente. Eles são incluídos em vários acontecimentos durante os Half-Terms, que são as semanas de férias escolares durante o ano letivo.

    Na Inglaterra, as aulas começam na última semana de agosto/primeira de setembro, dependendo da escola e área e terminam no final de julho no ano seguinte. Porém, durante o ano letivo tem 5 mini férias, isso mesmo, você ouviu bem. Elas são:

    • 1 semana no final de outubro –  October Half-Term
    • 2 semanas durante o Natal – Christmas Holiday
    • 1 semana no meio de fevereiro – February Half-Term
    • 2 semanas e meia em abril – Easter Break
    • 1 semana no final de maio – May Half-term

    Os pais e mães que trabalham tem que se virar nos 30 e contar com ajuda de família, o que é muito raro por aqui, mandar os pequenos para clubes ou tirar férias do emprego também. Nem é preciso dizer que as crianças adoram. Durante essas semanas tem sempre acontecimentos, atividades por todo o país e é quando os amigos mais se visitam e se encontram com os pequenos.

    Devido a quantidade de férias durante o ano, a Inglaterra é um dos países com as férias de verão escolares mais curtas da Europa. Enquanto alguns países terminam as aulas em junho e recomeçam em setembro, como Portugal, que pode chegar a ter 12 semanas de férias, aqui só temos 6.

    foto: The Sun

    O sistema de ensino inglês também é diferente do brasileiro, já começando pelas crianças passaram o dia quase todo na escola. Os horários podem varias alguns minutos, mas em geral as escolas começam por volta das 9h da manhã e terminam entre as 15h- 15h30. As crianças almoçam na escola a um custo baixo, geralmente £2.20 por dia (setembro 2017), pago mensalmente pelos pais. Famílias com baixa renda comprovada tem a alimentação da criança subsidiada pelo governo. O mesmo para o uniforme escolar.

    As crianças são alfabetizadas a partir dos 4 anos de idade, no ano chamado Reception/Recepção, uma espécie de ano zero. Com 6/7 anos já leem livros com um nível de inglês bastante complexo para a idade deles.

    Transporte público em Londres

    Morar na Inglaterra e especificamente na capital te dará a chance de usar o transporte público em Londres, que é excelente e considerado um dos melhores do mundo. Várias linhas de metrô, algumas sendo estendidas nos dias de hoje, ônibus inclusive durante toda a madrugada e trens. Carro não é uma necessidade. O preço dessa facilidade toda não é barato, mas ninguém reclama, na verdade.

    Esqueceu ou não teve tempo de parar para comprar o bilhete? Hoje em dia é possível pagar a passagem com cartão de débito no metrô.

    A questão acessibilidade pode ser notada nas estações mais novas ou reformadas nos últimos anos. A maioria, tendo sido construídas décadas atrás, não possuem elevador.

    Custo de vida

    Morar na Inglaterra inclui pagar contas. Não é a toa que Londres é considerada uma das cidades mais caras do mundo. O custo de vida para morar na cidade da família real não é pouco. Aluguel, transporte e alimentação pesam no final do mês, ou da semana, e é preciso se organizar senão você vai ver as libras saírem da sua suada carteira bem rápido!

    Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

    Agora que você já sabe o essencial, se organize para se tornar mais uma Brasileira Pelo Mundo!

    Textos relacionados

    • Natal em tempos de guerra
    • O medo da mudança
    • Passatempos que os ingleses gostam
    • Países para morar fora do Brasil
    • Violência doméstica e contra a mulher pelo mundo
    • Melhores países para morar se você for mulher
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    cheguei e agora? inglaterra morar na Inglaterra visto
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Ann Moeller
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Ann é paulista de Santos e mora na Europa desde 1990. Morou em Lisboa por 6 anos onde estudou Engenharia no Instituto Superior Técnico, Dusseldorf, na Alemanha por 6 meses, 24 anos na Inglaterra e desde 2020 está na Polônia. É criadora & editora chefe da plataforma colaborativa Brasileiras Pelo Mundo/BPM. Recebeu o Brazilian International Press Award em 2013 na Categoria Evento Comunitário, pelo I Encontro das Brasileiras Pelo Mundo e já organizou vários Encontros do BPM em Londres e em Stuttgart, na Alemanha.

    Related Posts

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    Cidadania chilena, vale a pena?

    September 22, 2021

    Como jogar lixo fora na Alemanha

    June 14, 2021

    24 Comments

    1. Monica Paraiso Berge on September 22, 2017 9:33 am

      Texto excelente!
      Pela primeira vez vi um texto que abordasse todos os itens cruciais para viver aqui na ilha.
      Vou compartilhar no Facebook afim de esclarecer muitas duvidas dos amigos que sempre me questionam como e morar aqui.

      Reply
    2. Diogo on October 8, 2017 1:50 am

      Oi Ann,
      Muito legal seu texto, muito direto, claro e objetivo. Achei muito bom e esclareceu algumas coisas de forma bem simples. Faltaram dois assuntos que ainsa estou pesquisando e se puder me dar dicas eu agradeço.
      São eles : 1°) Morar no Interior em cidades fora de Londres, como Manchester, Birmingham, Liverpool, Nothingham e assim por diante, ou seja, sair do mercado de trabalho Londrino. Razão: Salários iguais e custos menores. 2°) Filhos adolescentes : High School e College. São públicos, como funcionam, processo de admissão.
      Mais para o futuro e não muito distante: Universidade na Inglaterra
      Detalhe: eu e meus filhos temos Cidadania Italiana.
      Muito obrigado

      Reply
      • Ann Moeller on October 23, 2017 2:53 pm

        Ola Diogo,
        Quanto a morar fora de Londres, desculpe mas não tenho noção de salários. Recomendo entrar em grupos de brasileiros na Inglaterra, no Facebook, e perguntar por la, tem sempre alguém morando nessas cidades com informações atualizadas para poder te ajudar. Quanto às escolas, você tem a opção do governo e particulares que são bem caras, uma média de 15 mil libras por ano. Você só poderá matricular o adolescente morando aqui no país. Universidades são pagas, média de 10 mil libras por ano. Aqui a universidade escolhe o aluno. Cada uma tem as notas exigidas e o aluno deve alcança-las se quiser conseguir um lugar. Hoje em dia apenas notas não são suficientes, eles querem muito mais do aluno como: trabalho voluntário, fazer algum esporte e ter interesses fora da escola como algum hobbie, blog, música, etc. Devido ao processo do Brexit não da para sabe o que vai acontecer nos próximos 2 anos, se os direitos para os estrangeiros com passaporte europeu vão ser os mesmos. Estamos passando por tempos sombrios, na verdade, até que tudo se resolva. Espero ter ajudado. Ann

        Reply
    3. Joelma de Freitas Souza on November 8, 2017 12:47 am

      Oi, Ann. Tudo bem? Adorei seu texto.
      Visitei Londres em outubro pela 1a x e me encantei!
      Eu e meu esposo, juntamente com nossas filhas de 4 e 7 anos, pretendemos passar 1 ano por aí, assim ele estuda inglês e as meninas vivenciam uma cultura diferente. Pretendemos tentar o Tier 4, mas estamos ainda ressabiados, pois toda mudança, por mais que pareça incrível, gera medo, especialmente com crianças envolvidas. Vc sabe dizer se cursando 1 ano de aulas no sistema inglês, ao retornar ao Brasil elas perderiam 1 ano letivo?
      Desde já, agradeço

      Reply
      • Ann Moeller on November 14, 2017 6:05 pm

        Ola Joelma,
        Eu não sei informar, desculpe.
        Recomendo entrar em contato com o Consulado brasileiro em Londres. Eles poderão te ajudar.
        Boa sorte!

        Reply
    4. Aline on November 13, 2017 1:23 pm

      Oi Ann,
      Muito interessante seus textos, estou devorando todos! rs
      Meu marido está estudando uma possibilidade de expatriação na empresa que trabalha para o norte da Inglaterra.
      Temos um filho de quase 1 ano, e minha dúvida é em relação à berçários / creches. Você sabe dizer como eles funcionam? São pagos? A partir de qual idade são aceitos?
      Achei bastante informação em escolas de ensino infantil (a partir de 4 anos), mas nada para essa fase.
      Obrigada!

      Reply
      • Ann Moeller on November 13, 2017 1:44 pm

        Ola Aline,
        da uma olhada no texto da Nathalia sobre creches.
        https://brasileiraspelomundo.com/opcoes-de-creches-e-cuidadores-de-criancas-na-inglaterra-011061095
        Em dezembro vou lançar um site novo, Brasileirinhos Pelo Mundo http://www.brasileirinhospelomundo.com
        A fanpage já está online, curte e nos acompanhe para saber sobre criar os pequenos fora do Brasil. O BPM kids vai ter bastante material sobre bilinguismo também.
        https://www.facebook.com/brasileirinhospelomundobpmkids/
        Boa sorte na mudança!
        Ann

        Reply
    5. Isabela on February 14, 2018 9:43 pm

      Olá Ann ! Eu queria fazer uma pergunta cuja resposta eu dei uma olhada mas nao achei nos posts anteriores .. Vc saberia dizer como que fica quanto à carteira de motorista ? Se eu tenho a brasileira, mudando pro UK, teria que fazer todo processo de novo pra tirar ? Ou seriam necessárias apenas aulas complementares, algo do tipo ? Quanto mais ou menos isso ficaria em libras ? Obrigada pela atenção.

      Reply
      • Ann Moeller on March 1, 2018 3:43 pm

        Ola Isabela,

        Você só pode usar a carteira por 1 ano, depois tem que fazer todo o processo do começo, pelo menos comigo foi assim, anos atrás, mesmo tendo carteira brasileira tive que fazer tudo. Aulas práticas e o teste teórico também. Não tenho ideia de preços no momento.
        Segue o link da página do governo com toda a info que você precisa.
        https://www.gov.uk/apply-first-provisional-driving-licence

        Reply
    6. Eduardo cicero dos santos ferreira on March 14, 2018 9:27 pm

      Texto maravilhoso

      Reply
    7. EMILIA MARIA F CURADO on May 21, 2018 12:29 am

      Olá Ann, que maravilha de texto o seu!!!..Tomei conhecimento dele hoje, 20 de maio/18, numa pesquisa feita no google para saber um pouco mais sobre a Inglaterra. Conheço outros países, mas nunca fui à Inglaterra. Sou portuguesa residente no Brasil há anos e irei me casar com um Irlandês (Irlanda do Norte), mas que mora e trabalha há anos na Inglaterra (filho de mãe inglesa e pai irlandês). Portanto, os assuntos abordados foram excelentes para mim e vou me inscrever para receber as Newslettres para ficar mais a par sobre o país. Sempre trabalhei com o inglês americano e sinto uma diferença no inglês britânico do meu futuro marido, mas ele já me tranquilizou, pois terei o help dele no que for preciso!.
      Grande abraço, Emilia Curado.

      Reply
      • Ann Moeller on May 22, 2018 4:39 pm

        Ola Emília,

        Fico contente que tenha ajudado, essa é a intenção.

        Boa sorte na Inglaterra!

        Reply
    8. Jhonathas Matos on May 21, 2018 6:19 pm

      Olá, adorei seu texto. Tenho uma Dúvida … Sou Brasileiro e moro no Brasil, tenho uma empresa e recebo meu mensal trabalhando por ela, de casa, e isso me despertou a vontade de me mudar pra algum outro país. Dentre as minhas buscas por países, me despertou Inglaterra e Portugal. Gostaria de saber se existe algum visto que eu consiga tirar comprovando que recebo mensalmente por minha empresa e não iria precisar de emprego no país. Agradeço desde já

      Reply
    9. Rita on August 10, 2018 2:23 am

      Olá
      Gostaria de saber se a certidao de casamento apresentada para o visto do family permity é a europeia, ou seja, no meu caso, sou italiana, e iria apresentar a certidao de casamento italiana juramentada para o ingles. Mas a dúvida é que eu já tenho a certidao de casamento brasileira com a traducao juramentada em ingles. Qual das duas seria melhor apresentar? Por favor me respodam o quanto antes, pois já tenho de enviar o processo.

      Reply
    10. isabela Tonon on August 19, 2018 9:22 pm

      Olá, tenho uma dúvida, meu avô é italiano e minha vó é alemã, eu teria passaporte europeu, porém meu marido não, como funciona daí?

      Reply
      • Liliane Oliveira on August 20, 2018 1:33 pm

        Olá Isabela,
        Temos algumas colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar com essa questão específica.
        Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply
    11. Carlos Bea on August 22, 2018 8:29 pm

      Olá tudo bem? eu falo inglês, eu tenho passaporte espanhol (europeu) eu poderia morar na Inglaterra sendo um cidadão europeu normal? com os mesmos direitos que outros?

      Reply
      • Ann Moeller on August 28, 2018 4:35 pm

        Ola Carlos, sim, com passaporte europeu você tem direito de morar na Inglaterra, trabalhar e estudar pelo menos até o Brexit acontecer, depois disso não sabemos o que irá acontecer.

        Reply
    12. Kely Pedrosa de Oliveira on September 13, 2018 2:30 pm

      Texto ótimo!!!!
      Não entendi muito mas esses vistos há para moradias são muito difícil de tirar ?
      Como fazer? Qual eo caminho?
      Socorro perdida.

      Reply
    13. PAUL WILLIAM DIXON on April 9, 2019 9:39 pm

      Um ponto que não foi mencionado aqui: fora das grandes cidades do Reino Unido o transporte público é péssimo ou inexistente. Isso porque a maioria dos ramais ferroviários e estações foram fechados nos anos 1960, deixando dezenas de milhares de localidades sem transporte nenhum. Há até uma localidade na Escócia que não vê nenhum transporte público a mais de 50 anos! Há outros em que, ‘para inglês ver’, põem um único trem, uma vez por semana e apenas num sentido.
      Então, se for morar numa região mais rural no interior vai precisar de carro sim.
      A falta de transporte atinge até cidades turísticas no litoral como Hunstanton, Wells-next-the-Sea e Bude.

      Reply
    14. Giovana Bulgaron on May 6, 2019 2:10 pm

      Esse texto é ótimo! Amei =)

      Reply
    15. Guilherme Falcão on May 10, 2019 2:40 pm

      Olá Ann Moeller, estou me organizando para mora no Reino Unido, já tive oportunidade de fazer intercambio em 2008 em Londres, estou estudando a possibilidade de morar em Oxford, você teria dicas, empregos ( Se é uma região boa para trabalhar ), escolas para meus filhos, onde alugar casa e o custo de vida no interior, caso, tenha alguma dica de alguma cidade do Interior que tenha mais facilidade de custo de vida emprego e etc, compartilhe.
      Obrigado.

      Reply
    16. Leonidas Cabral on October 8, 2019 12:03 am

      Excelente post muito bom conteudo me ajudou demais voltarei mais vezes parabéns para os redatores

      Reply
    17. Dilma Dalla Vecchia on April 22, 2020 7:24 pm

      Olá morei em Londres durante quatro anos. Hoje morando no Brasil faço curso de técnico de enfermagem e instrumentação cirúrgica. Algum enfermeiro que pudesse me dizer alguma coisa?

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.