BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Estações do Ano pelo Mundo

Estações do Ano na Espanha

Neste texto falarei um pouco sobre as estações do ano na Espanha. Assim como no Brasil, o clima já não é mais o mesmo e as estações do ano não são tão marcadas por suas características, principalmente durante o inverno, não mais tão longo e nem tão frio. Eu, particularmente, adoro que esteja assim, pois sou muito friorenta.

Estações do ano na Espanha:

  • Inverno: de 21 de dezembro a 21 de março

A temperatura média é de mais ou menos 10 graus Célsius. Tem dias que são mais frios de manhã e à noite, durante o dia costuma chover mas, de vez enquando, pode até dar uma esquentada. Dependendo da região é possível nevar. Quem vive em áreas mais altas, mais perto das montanhas, ao acordar pode encontrar uma paisagem toda branca de gelo. Por outro lado, quem vive mais próximo ao centro de Barcelona raramente verá esse tipo de paisagem. Durante o inverno, as pessoas costumam sair com um casaco bem quente e, geralmente, o tiram quando entram no carro, em restaurantes ou no trabalho, devido a calefação usada nos ambientes internos. Nos restaurantes e bares que têm mesas na calçada, usa-se torres de calefação para esquentar um pouco o ambiente – em lugares como Campos do Jordão, vemos essas torres no Brasil. – O frio é particularmente difícil para mim e, as vezes, até mesmo dentro de casa com a calefação acesa eu passo frio. Mas isso pode ser  algo pessoal e não há nada que duas calças, três blusas e algumas meias não resolvam.

  • Primavera: de 21 de março a 21 de junho

Bom, essa é uma estação linda! Ainda faz um pouco de frio, a temperatura varia entre 15 e 25 graus Célsius (quando começa a chegar mais perto do verão). Nos vasos ou nos parques, as flores aparecem para alegrar ainda mais o dia. As árvores ficam bem floridas também. O curioso é que as flores e as plantas durante o inverno parecem morrer por causa do frio, mas, como num passe de mágica, basta começar a primavera para que elas surjam de novo!

IMPORTANTE! Em março ou abril temos a semana santa. É importante estar atento a ela, pois a maioria do comércio fecha e se você vier de férias justamente nessa época, é possível que fique sem fazer nada. Em 23 de abril é dia de Sant Jordi, quando se comemora o dia dos namorados, onde a mulher presenteia o homem com um livro e o homem a presenteia com uma flor. Nessa época, também fazemos o ajuste dos relógios para o horário de verão e temos dias mais longos, estando claro até umas 8 horas da noite.

  • Verão: de 21 de junho a 21 de setembro

Eu acho que esta é a estação mais esperada por todos que moram na Espanha e para os que vêm visitar também. Alguns dias podem ser muito quentes. Algumas empresas fazem redução da jornada de trabalho e tende-se a trabalhar menos nessa época, pois muitas pessoas viajam. É comum sair mais cedo do trabalho e, a depender da empresa, funcionários aproveitam para marcar atividades na praia e aproveitar o calor e a luz do dia. Há também festas pelas ruas onde cada bairro monta uma decoração diferente a cada ano. É muito comum que os residentes aproveitem esta época para viajar para outros países, mas nós que moramos aqui há pouco tempo procuramos explorar as praias próximas de Barcelona. Em aproximadamente uma hora e meia é possível chegar à Costa Brava que, para mim, até o momento, é uma das regiões de praia mais bonitas da Catalunha com uma mais bonita do que a outra. Há praias com areia bem fina, assim como as do Brasil, mas também há outras com areia um pouco mais grossa, areia com pedras e areia preta. Eu prefiro as de areia um pouco mais grossa, pois ela não gruda no corpo. As praias de areia pedregosa machucam na hora de deitar para tomar sol.

Uma dica: caso você queira pegar um lugar bom na praia, principalmente nas menores que eles chamam de calas, o ideal é chegar cedo, lá pelas 9 horas, ou você corre o risco de não conseguir lugar para estender sua toalha.

  • Outono: de 21 de setembro a 21 de dezembro

É normal chover neste período e, literalmente, vemos as folhas caírem das árvores. Eu não me lembro de ver isso com tanta frequência no Brasil, talvez por ter morado em São Paulo e não estar muito perto da natureza. Mas aqui é impressionante a quantidade de folhas que caem das árvores. Nessa época acaba o horário de verão e os dias ficam mais curtos.

Eu sei que cada pessoa gosta de uma estação do ano, tem gente que não gosta de passar calor e tem gente que não gosta de passar frio. Eu particularmente gosto de um tempo mais fresco, nada de calor e frio exagerado. Agora em fevereiro vai entrar a época mais fria aqui e já sei que vou sofrer com isso, ainda bem que no trabalho e em casa a calefação está a meu favor! Caso venha para cá nessa época, pode ser que veja neve! Pelo menos, se a temperatura cair como estão falando que vai, a chance é grande de nevar até no centro de Barcelona! Vamos esperar para ver! Enquanto isso, coloco uma foto do verão numa das praias mais lindas que conheci aqui!

Related posts

Barcelona com crianças

Juliana Azevedo Gomes

Diferenças entre as escolas espanholas

Melissa Dobrezanski

O verão nas Ilhas Baleares

Juliana Azevedo Gomes

4 comentários

Dah Outubro 15, 2017 at 7:06 pm

Texto muito explicativo! Obrigada! 🙂

Resposta
Cinthya Teodoro Fevereiro 18, 2018 at 2:58 am

Muito obrigada não gosto de frio kkkk

Resposta
Paula Maio 27, 2018 at 3:42 pm

Muito bom o texto! Estarei indo em outubro e farei Madri-Porto-Madri de carro. Queremos aproveitar a viagem descobrindo as belezas no caminho. Teremos 20 dias. Podes dar sugestão de lugares para visitar? Sugestão de melhores estradas.

Resposta
Liliane Oliveira Maio 28, 2018 at 10:19 pm

Olá Paula,
A Gleice Garcia Santiago parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação