BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Eventos numa cidade do interior

Como vocês já sabem, moro em uma cidade bem pequena chamada Warwick, no centro da Inglaterra, mas  a vida pode surpreender e viver aqui não é tão calmo como se espera quando se escuta sobre uma cidade com 30 mil habitantes. Warwick é uma cidade medieval que completou 1100 anos no ano de 2014 e, além de ser a “capital” do condado, tem um castelo de fazer inveja a muito conde e que é responsável pelo turismo local.

O castelo de Warwick tem sua história desde William, o conquistador, em eras normandas, o que fez com que a cidade fosse imprescindível para a proteção da região de Midlands, no centro da Inglaterra. Essa cidade também já contou com a presença real de Elizabeth I, Rainha Victoria, Rainha Elizabeth II, do Príncipe de Gales e outras figuras importantes. É também o escritório de algumas empresas como a Jaguar, National Grid e etc, o que dá uma movimentada a mais. Ou seja; tem tudo e não está prosa, uma cidade pequena e bem movimentada.

Acontecem eventos aqui frequentemente e me sinto naqueles filmes de Hollywood que vemos na sessão da tarde. Feiras, parques, carrossel na praça, barraquinha de algodão doce, uma delícia!

Só durante este ano tivemos: festivais de bebida, de comida, de música, de cinema (um durante as férias de verão e outro que ocorrerá agora em dezembro com filmes de Natal), de literatura, para celebrar a colheita, festival de música pop e clássica no castelo, Halloween no castelo assombrado (dentro do castelo de Warwick, fantástico, né?), fogos de artifícios, fogueira (celebração inglesa), festival folclórico, parque de diversões na praça, festival de carros antigos, além das feiras que ocorrem todo sábado na praça central.

 

Warwick food festival 2015
Warwick food festival 2015
Peace festival 2015
Peace festival 2015
Mop fair 2015
Mop fair 2015

Mas o meu favorito, além dos eventos que acontecem no verão, que são maravilhosos, é o Christmas Victorian Evening (em português: Noite Vitoriana de Natal). Este evento acontece todo ano no final de novembro e é uma festa mega divertida para todas as idades. A praça se enche de iluminação, barraquinhas de comidas e bebidas, carrossel, carrinhos bate-bate, barracas de escolas e instituições locais vendendo coisas para angariar fundos (revertidos para caridade e/ou para melhoramento da parte física da instituição). Todo mundo participa e se diverte!

O evento tem um charme a mais sendo uma festa Vitoriana, pois as pessoas envolvidas nas barracas se vestem a caráter, tendo, inclusive, um concurso que condecora a melhor fantasia. É o máximo rodar pela cidade e encontrar personagens da época, como Sherlock Holmes, e vivenciar como seria se estivéssemos na época da Rainha Victoria.

Passeata em prol dos valores da época Vitoriana. Christmas Victorian Evening
Passeata em prol dos valores da época Vitoriana.
Christmas Victorian Evening
Christmas Victorian Evening
Christmas Victorian Evening

O Christmas Victorian Evening acontece todo ano e é um super evento para a cidade. Fecham as ruas, liberam os estacionamentos da prefeitura, montam o palco, barracas de comidas e brincadeiras, teatros de fantoches e a cidade se transforma. O evento é transmitido pela rádio local (Free Coventry & Warwickshire) e é quando a prefeita inicia a contagem regressiva para ligar as luzes de Natal da cidade. É muito emocionante, dá para se sentir super importante sendo parte de uma evento como esse. Eu me senti, hehe

Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Depois de ligadas as luzes, que ficarão acesas até o início de janeiro, acontecem os julgamentos das melhores fantasias. Gente, é fantástico ver toda a população participando, não apenas as pessoas que estão nas barracas (e que são “obrigadas’’), são crianças, adultos, idosos, todo mundo super engajado na movimentação e dando vida ao evento que é super esperado por todos. A prefeita da cidade, que também está à caráter, juntamente com seu corpo de jurados, faz a votação e elege o melhor caracterizado. Além do prêmio de melhor caracterização, também existe a melhor vitrine Vitoriana. Imagina, toda a cidade envolvida nesta fantasia durante todo o mês de novembro! Eu amei fazer parte desta festa!

E para se preparar para o ano que vem, vamos decorar os “Victorian Values” (em português: valores vitorianos). A moral vitoriana se descreve como um código de conduta bem rigoroso, sem bebidas, pouca tolerância ao crime e restrição sexual. Esses valores foram difundidos nesta época – acho que ainda os vemos hoje em dia, né? – devido a proeminência da monarquia britânica e sua influência em outros países do mundo.

A pledge we make, no wine we take, nor brandy red that turns the head, nor brewers beer, for that we fear, and cider too, will never do – for moral loos, there’s no excuse, so here we pledge to berate all that can intoxicate!’

” Uma promessa fazemos, vinho não beberemos, nem o conhaque que nos vira a cabeça, nem cerveja, para aquilo que tememos, e a cidra também, nós não faremos – por perdas morais, não tem desculpas, então aqui prometemos evitar tudo o que pode intoxicar!”  Essa é uma tradução livre, e rima mais em inglês, mas dá para ter uma ideia.

Agora os festivais se acabaram, as luzes estão acesas, os valores vitorianos confirmados (ou não rs), a melhor caracterização escolhida, as vitrines prontas para o Natal e todos à espera do Christmas Jumpers Day. Então, um feliz Natal para todos e até 2016.

Related posts

Quero morar na Inglaterra. E agora?

Juliana Brandão

Custo de Vida em Cambridge

Amanda Meneguetti

Como é o transporte público em Londres

Natália Rodrigues

14 comentários

Tati Sato Dezembro 11, 2015 at 3:10 pm

Meu… Você encontrou o Sherlock? <3 Que lindo!
Sabe, uma das coisas que eu amo na Europa é que a vida em cidades pequenas sempre tem seus acontecimentos, sejam festas organizadas pela prefeitura, seja algo histórico que há para se conhecer, seja algum evento que a população se move! Acho o máximo!

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 12, 2015 at 6:03 pm

Ai Tati,
Eu encontrei o Sherlock, muito legal, né?!
E concordo com você, a Europa nunca decepciona no quesito coisas para fazer. Até pequenos vilarejos dão uma movimentada.
Não dá para se queixar de monotonia!!

Beijos.

Resposta
Cintia Dezembro 11, 2015 at 7:24 pm

Oi Juliana,

Adorei a descrição dos eventos em Warwick, que por sinal acabei de colocar na minha lista de lugares a visitar. Abs

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 12, 2015 at 6:00 pm

Oi Cíntia,

Eu amo os eventos daqui 🙂
Tira uns dias para passear pela região daqui, é muito legal e super bacana de trazer crianças 🙂
Vou adorar te ver por aqui.
Beijoos

Resposta
Erika Martins Carneiro Dezembro 12, 2015 at 6:22 pm

Muito bom, Ju! Deve ser super divertido!!!
Um dia eu vou aí.
Beijos, adorei!!!

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 14, 2015 at 2:13 pm

Venha sim, Erika!!

Aqui tem muita coisa para fazer e o mais legal é que a maioria dos eventos é super convidativo pra crianças.
Traz as meninas =)

Beijos

Resposta
Rosário Martins Dezembro 13, 2015 at 2:29 am

Adoraria morar em uma cidade medieval. Parabéns pelo texto!

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 13, 2015 at 9:51 pm

Olá,

Obrigada pela visita 🙂

As cidades medievais são bem charmosas, né?!

Volte sempre para saber como é a vida por aqui.

Beijos

Resposta
Renata Salas Collazo Dezembro 15, 2015 at 1:36 pm

Oi Ju, adorei saber de tanta atividade. A Maria Antonia ia amar!!! Eu curto demais essa ideia de programas para toda a familia….E agora a vontade de conhecer Warwick, como fica? Lindo post. Bjs

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 15, 2015 at 4:26 pm

Rê,
Traz a Maria pra escrever um post do blog aqui. Tem muita coisa legal pra criança fazer. E ela ainda pode sair fantasiada de princesa ou guarda medieval 🙂
É o máximo.

Beijos,
Ju.

Resposta
Gabriela Julho 3, 2016 at 12:46 am

Olá Juliana,
Adorei saber noticias de Warwick, estamos indo morar em Warwick no próximo mês, eu meu marido e dois filhos de 10 e 8 anos e também somos cariocas.
Queria saber informações sobre a cidade, melhores escolas e lugar para morar, Pode dar algumas dicas ?

Muito Obrigada!!
Gabriela.

Resposta
Juliana Brandão Julho 3, 2016 at 10:25 am

Oi Gabriela,

Oba! Mais um casal para agregar aos brasileiros daqui.

Qd vcs chegam? Olha, escola pública aqui é pelo seu cep, então tem que escolher uma área boa 🙂

Me escreve no [email protected] que te falo um pouco da divisão da cidade 🙂

Warwick é lindo!!

Beijos,

Resposta
Joao Luis Agosto 9, 2016 at 5:53 pm

Quero saber como é a vida laboral ai. Recebi convite para trabalhar numa empresa ai.

Resposta
Juliana Brandão Agosto 24, 2016 at 11:08 am

Olá João Luis,

O mercado de trabalho aqui é um pouco diferente do Brasil, e em algumas áreas de trabalho é mais fácil se adaptar do que outras.

Não sei o que você está querendo dizer como vida laboral, pois cada um tem sua percepção do mercado de trabalho, mas vou colocar os links de alguns artigos escritos por colegas aqui no BPM que falam do mercado de trabalho e sobre propostas de empregos.

Espero que ajude a clarificar as suas idéias,

http://www.brasileiraspelomundo.com/escocia-sua-oferta-de-emprego-e-legitima-161622779

http://www.brasileiraspelomundo.com/inglaterra-emprego-em-londres-por-onde-comecar-a-procurar-131835209

http://www.brasileiraspelomundo.com/inglaterra-emprego-na-inglaterra-10-diferencas-culturais-no-escritorio-061938645

Espero ter ajudado e continue nos acompanhando aqui no BPM,

Juliana.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação